ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Vol 20 N° 3  2018
Número especial América Latina

 

Editorial
1 -  Contribuiçoes latino-americanas para a pesquisa em psicoterapia e psicologia clínica: Os caminhos enriquecedores da diversidade
Juan Martín Gómez Penedo; Luis Farfallini; Pricilla Braga Laskoski
Páginas: 1 - 8

Espanhol

Descritores:

Artigo Original
2 -  Prevalência de depressao na adolescência: uma consulta a prontuários de uma clínica-escola em Porto Alegre
Eduarda Ferreira da Silva; Rita de Cássia Petrarca Teixeira; Sílvia Cristina Marceliano Hallberg
Páginas: 17 - 29

Resumo

INTRODUÇAO: Transtornos mentais representam uma significativa causa de sofrimento, incapacidade e dependência na populaçao, atingindo cerca de 15% de crianças e adolescentes no mundo. Conhecer o perfil sociodemográfico de adolescentes que buscam psicoterapia e a prevalência de psicopatologias contribui para plano de intervençoes precoces aprimoramento de técnicas terapêuticas.
OBJETIVO: Apresentar e discutir a prevalência de psicopatologias em adolescentes atendidos em uma clínica-escola de Psicoterapia de Orientaçao Psicanalítica em Porto Alegre.
MÉTODO: Estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal. Realizou-se uma pesquisa documental em 228 prontuários de pacientes, entre 12 a 20 anos de idade, atendidos entre os anos de 2013 a 2016. Buscou-se identificar as psicopatologias mais prevalentes e diferenças entre sexo e grupo etário. Resultados e discussao: transtornos depressivos foram os mais prevalentes na amostra. Nao houve diferença entre sexo e grupo etário.
CONCLUSOES: O presente resultado corrobora a literatura sobre alta incidência de transtornos depressivos na adolescência. Discutiu-se a relaçao entre depressao e adolescência.

Descritores: Adolescente; Prevalência; Psicopatologia; Depressao.

3 -  Análise de viabilidade do Programa de Treinamento em Mindfulness para adultos
Alessandra de Fátima Almeida Assumpçao; Cássia de Alcântara; Nazaré de Oliveira Almeida; Carmem Beatriz Neufeld; Maycoln Leôni Martins Teodoro
Páginas: 31 - 46

Resumo

As intervençoes baseadas em mindfulness (IBMs) tiveram crescimento exponencial nas últimas três décadas. Grande parte do interesse pela área advém dos efeitos positivos na qualidade de vida e na diminuiçao de sintomas psicopatológicos além dos resultados robustos de eficiência e eficácia para diferentes condiçoes médicas e psiquiátricas. O "Programa de Treinamento em Mindfulness para adultos" foi desenvolvido a partir do programa Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) e se trata de um treinamento de atençao plena com duraçao de seis sessoes, de 90 minutos cada, para adultos com sintomas leves e moderados de depressao, ansiedade e de estresse. O objetivo do presente estudo foi analisar a viabilidade do programa para que, futuramente, ele seja aplicado em maior escala (estudo clínico randomizado). O programa foi realizado com 34 participantes no Serviço de Psicologia Aplicada/UFMG. A análise de viabilidade consistiu na criaçao e verificaçao de 13 categorias nas quais foram apurados itens como: recrutamento, triagem, adesao, assimilaçao de conteúdos e prática, dentre outros. Após a intervençao, verificou-se a necessidade de modificaçao e adequaçao de cinco categorias para posterior conduçao de um estudo maior para avaliar a eficácia da intervençao. Estudos de análise de viabilidade sao recomendáveis para assegurar que as liçoes aprendidas com os erros e os acertos em outras pesquisas sejam compartilhadas na comunidade científica.

Descritores: Depressao; Estresse Psicológico; Ansiedade; Estudantes.

4 -  A noçao psicanalítica do desenvolvimento: contribuiçoes da Psicologia do Ego para a prática clínica e a pesquisa na psicanálise contemporânea
Santiago Juan; Nicolás Pescio
Páginas: 47 - 59

Resumo

Localizando alguns aspectos teóricos centrais da Psicologia do Ego, o presente trabalhoabrange e integra as contribuiçoes de Heinz Hartmann e Anna Freud em relaçao à noçao de desenvolvimento em psicanálise. As teorias de Heinz Hartmann10,12 sobre a origem e o desenvolvimento do Egosao descritas, enquadradas em seusconceitos de adaptaçao e autonomia do Ego. Essas poses é entao integrada aoconceito de "linhas de desenvolvimento" por Anna Freud13,14,28, que surgiu de seutrabalho sistemático de observar crianças. Finalmente, sao discutidas as implicaçoesdessasproduçoesconceituais para a prática clínica e pesquisa napsicanálisecontemporânea.

Descritores: Psicanálise; Psicologia do Ego; Desenvolvimento; Prática Clínica; Pesquisa Empírica.

5 -  Cómo valoran los pacientes la autorrevelación del terapeuta en sus tratamientos. Una investigación cualitativa
Julieta Olivera; Rocío Manubens; Laura Challú; María Paz Brnich; Andres Jorge Roussos
Páginas: 61 - 79

Descritores:

6 -  Resultados de um programa de cessaçao de tabagismo para mulheres com uso de adesivo de reposiçao de nicotina e terapia cognitivo comportamental em grupo
Priscila Regina Torres Bueno; Silvia Maria Cury Ismae; Alexandre Biasi Cavalcanti; Lucas Petri Damiani; Felipe Corchs; Marcio Bernik; Francisco Lotufo-Neto
Páginas: 79 - 93

Resumo

INTRODUÇAO: O tabagismo feminino atraiu atençao especial devido a um aumento na prevalência de tabagismo. Para entender o fenômeno e criar melhores estratégias de tratamento,este estudo descreveu os esquemas cognitivos de 112 mulheres que procuraram tratamento para parar de fumar, sintomas de depressao e ansiedade e resultados do estudo da terapia cognitiva para o comportamento de cessaçao do tabagismo. O modelo de terapia de esquemas propoe uma abordagem de avaliaçao e intervençao baseada na regulaçao emocional e em esquemas iniciais mal-adaptativos que podem estar envolvidos em comportamentos disfuncionais comuns na dependência de substâncias. A coleta de dados incluiu uma entrevista estruturada sobre padroes de tabagismo e fatores emocionais envolvidos no tabagismo e no processo de cessaçao.
OBJETIVO: Nosso objetivo foi descrever os resultados de um programa multicêntrico de cessaçao do tabagismo para mulheres que usam reposiçao de nicotina e terapia cognitivo-comportamental em grupo e avaliar a relaçao entre esquemas disfuncionais cognitivos e eficácia do tratamento.
MÉTODO: avaliar os esquemas cognitivos através do Questionário de Esquemas de Young. Os grupos foram conduzidos ao mesmo tempo que os cuidado usual e dirigidos por psicólogos e médicos segundo um protocolo definido.
RESULTADOS: nao foram encontradas diferenças na cessaçao do tabagismo entre os grupos de tratamento,27(51,9%) mulheres do grupo cognitivo-comportamental com reposiçao de nicotina e 25(48,1%) do grupo de reposiçao. Nossos resultados evidenciaram os esquemas cognitivos de mulheres que procuraram tratamento para parar de fumar. Também ficou evidente que o tempo total pelo qual o indivíduo havia fumado se correlacionou com menores taxas de possibilidade de cessaçao.
DISCUSSAO: A falta de estudos que avaliem os esquemas cognitivos de mulheres fumantes é um ponto forte do estudo. Estudos que avaliem a contribuiçao para o tabagismo e o impacto na cessaçao sao necessários para melhorar o tratamento.

Descritores: Depressao; Ansiedade; Hábito de Fumar; Terapia Cognitiva; Transtorno por Uso de Tabaco.

7 -  Investigaçao da adesao do processo terapêutico de uma paciente borderline a diferentes modelos prototípicos de psicoterapia
Suzana Catanio Nardi; Aline Alvares Bittencourt; Fernanda Barcellos Serralta; Silvia Pereira Benetti
Páginas: 97 - 114

Resumo

O objetivo da presente investigaçao é descrever o processo do primeiro ano de uma psicoterapia de orientaçao psicanalítica de uma paciente com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e determinar em que medida o tratamento ocorreu de acordo com os modelos ideais de processos da Psicoterapia Psicanalítica (PP), com o protótipo da Funçao Reflexiva (FR) ou com o protótipo da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). É um Estudo de Caso Sistemático, cujas 68 sessoes gravadas em vídeo foram mensuradas quanto à adesao aos protótipos de Psicoterapia Psicanalítica (PP) e de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), desenvolvidos no Brasil e o protótipo da Terapia Baseada na Mentalizaçao (FR) desenvolvido nos Estados Unidos. Para a verificaçao da adesao do tratamento aos protótipos, as sessoes foram codificadas por meio do Psychotherapy Process Q-set (PQS), avaliadas por juízes treinados na metodologia Q-Sort. Os resultados revelaram que o processo terapêutico aderiu a todos os modelos, e mais proximamente ao protótipo FR do que aos demais. A investigaçao está em consonância com o pressuposto de que a FR é fator comum no tratamento efetivo de pacientes borderline e indica que, com pacientes com patologias mais regressivas o terapeuta, por vezes, se afasta da técnica clássica e prioriza intervençoes que promovam a mentalizaçao.

Descritores: Psychotherapy process Q-Set; Protótipos; Psicoterapia psicodinâmica.

8 -  Terapia Baseada na Mentalizaçao de um adolescente em conflito com a lei
Luciane Maria Both; Taís Cristina Favaretto; Sílvia Pereira da Cruz Benetti
Páginas: 115 - 133

Resumo

A Terapia Baseada na Mentalizaçao (TBM) proporciona reativaçao da mentalizaçao - compreensao dos estados mentais reais e intencionais, desenvolvimento de representaçoes internas estáveis e estruturaçaodo self. Trata-se de um estudo de caso para verificar a efetividade da TBM de um adolescente em conflito com a lei, a partir da análise de resultado baseada no Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado (OPD-2). Foram analisados o atendimento inicial e o final após 18 meses de tratamento - análise de resultado, por dois juízes independentes. O coeficiente Kappafoi substancial. No Eixo I houve diminuiçao da gravidade dos sintomas com maior vivência do paciente, equivalendo-se o nível de sofrimento com a gravidade. No Eixo II, busca nao depender dos outros, ser autoconfiante, expoem-se ao risco, mas há maior crítica sobre suas açoes. No Eixo III, os conflitos atuavam com menor intensidade, prevalecendo a necessidade de ser cuidado versus autossuficiência. No Eixo IV, com nível mediano de estrutura, apresentou melhoras na mentalizaçao, na capacidade de vinculaçao. No Eixo V, o diagnóstico de Transtorno de Conduta nao correspondia mais ao final do tratamento. A partir dos critérios avaliativos do OPD-2, foi possível verificar uma melhora sintomática de maneira geral no paciente, e constatar o desenvolvimento da mentalizaçao pela TBM.

Descritores: Adolescente em conflito com a lei; Mentalizaçao; Psicodinâmica.

9 -  Características sociodemográficas e clínicas do abandono inicial em psicoterapia psicanalítica
Clarissa Machado Pessota; Luan Paris Feijó; Camila Piva Costa; Silvia Pereira da Cruz Benetti
Páginas: 135 - 150

Resumo

As altas taxas de risco do abandono psicoterapêutico em estudos nacionais e internacionais no início do tratamento sugerem atençao profissional, porém na perspectiva psicanalítica, ainda é necessária a ampliaçao de estudos sobre essa temática, considerando que esse modelo teórico apresenta restrita produçao acadêmica e empírica, em comparaçao com outras abordagens psicoterápicas. Sendo assim o objetivo deste estudo é identificar quais fatores, entre variáveis sociodemográficas e clínicas, estao associados ao abandono inicial (AI), divididos em três etapas, triagem, 1 mês e entre 1 e 2 meses, em psicoterapia psicanalítica. Trata-se de um estudo descritivo, realizado por meio de pesquisa documental retrospectiva, em 947 prontuários de pacientes adultos, que procuraram atendimento psicoterápico individual num Ambulatório de Psicoterapia Psicanalítica, localizado em Porto Alegre/RS, até o segundo mês de atendimento. Os instrumentos utilizados foram a ficha de dados sociodemográficos, o Symptom Checklist - 90 - R (SCL-90-R) e o Defensive Style Questionnaire (DSQ-40), anexados no banco de dados dessa instituiçao. Os resultados sugerem associaçoes entre o AI com renda baixa na etapa de triagem e renda alta entre 1 e 2 meses, escolaridade fundamental incompleto, médio e superior incompleto na triagem, médio incompleto e ensino superior incompleto até 1 mês e entre 1 e 2 meses ensino fundamental completo e ensino superior e sintomas de ansiedadena triagem e entre 1 e 2 meses.A expectativa é que os resultados desta pesquisa ampliem o conhecimento acerca dos fatores associados ao AI em psicoterapia psicanalítica.

Descritores: psicologia clínica; psicanálise; recusa do paciente ao tratamento.

Artigo Especial
10 -  El Programa Chileno de Investigación del Cambio en Psicoterapia
Mariane Krause; Carolina Altimir
Páginas: 149 - 173

Resumo

Este artículo sintetiza la evolución histórica del Programa Chileno de Investigación del Cambio en Psicoterapia, describiendo sus métodos y resultados. Las preguntas centrales que guiaron el Programa fueron:qué es lo que cambia a través de la psicoterapia y, cómo se produce el cambio. La primera pregunta remite a contenidos y trayectorias del cambio, plasmándose en estudios que incluyeron la visión subjetiva de los participantes, por una parte y en la investigación con indicadores de cambio, determinados observacionalmente, por otra. La segunda pregunta impulsó estudios sobre episodios significativos y acerca de lo que ocurre al interior de éstos, en términos de comunicación verbal y no verbal y de regulación mutua entre pacientes y terapeutas. A lo largo del artículo se van presentando estos estudios, ordenados cronológicamente, con las preguntas de investigación que los guiaron, y que se fueron desarrollando sobre la base de los resultados obtenidos en cada etapa. Metodológicamente, estos estudios incluyen tanto técnicas cualitativas como cuantitativas, dependiendo de si el estado de desarrollo de cada etapa requería una mayor orientación al descubrimiento, o a la verificación. El artículo, en su globalidad, muestra cómo el estudio sistemático del cambio psicoterapéutico, durante más de una década y media, ha permitido la creación y acumulación de conocimiento relevante tanto para la comprensión del cambio y sus factores asociados, como para el ejercicio clínico.

Descritores: proceso psicoterapéutico, episodios significativos, cambio psicoterapéutico

11 -  Inter-relaçoes entre a personalidade do paciente e os processos de vinculaçao e mudança em psicoterapia psicanalítica - notas sobre um projeto de pesquisa
Fernanda Barcellos Serralta; Eduarda Duarte de Barcellos; Lívia Fraçao Sanchez; Patrícia Dotta; Vitória Evaldt; Heitor Holland
Páginas: 177 - 196

Resumo

Embora já existam evidências que sustentamdiversos conceitos psicanalíticos e a eficácia dapsicoterapia psicanalítica (PP), ainda existem poucos esforços para integrar a pesquisa empírica e a prática clínica. O Laboratório de Estudos em Psicoterapia e Psicopatologia (LAEPSI) é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia da UNISINOS que tem como missao promoveresta integraçao com vistas a contribuir para a difusao do status científico da PP e para gerar conhecimentos que ampliem a sua efetividade e impacto na saúde mental da populaçao. Este artigo apresenta um panorama geral do projeto atual do grupo, "A personalidade borderline e seu impacto nos processos de vinculaçao e mudança em psicoterapia psicanalítica". Os achados destacam relevância do estudo dapersonalidade do paciente e da sua história infantil para uma maior compreensao do sofrimento psicológico na vida adulta e também para o desenvolvimento da aliança terapêutica.No seguimento, o projeto irá explorar quais variáveis estao associadas ao abandono de tratamento, examinando o papel das disfunçoes da personalidade neste problema. Por outro lado, será examinado, de modo intensivo e sequencial, o processo de casos bem e malsucedidos com pacientes com transtorno de personalidade borderline. Desse modo, o projeto deverá produzir evidências científicas sobre o impacto das características disfuncionais da personalidade na PP e contribuir para a prática clínica.

Descritores: Personalidade; Apego; Vínculo; Aliança; Processo de mudança; Psicoterapia psicodinâmica.

12 -  Produçao científica de Elisa Yoshida: contribuiçoes para o campo das psicoterapias (1990/2013)
Tales Vilela Santeiro; Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha; Giovanna Corte Honda; Maria Leonor Espinosa Enéas; Evandro de Morais Peixoto
Páginas: 197 - 215

Resumo

Considerando que a área de pesquisa em psicoterapia no Brasil e seus expoentes carecem de maior visibilidade, este estudo objetivou apresentar e analisar parcela da produçao científica da pesquisadora brasileira Elisa Medici Pizao Yoshida, por meio de uma revisao narrativa. O material analisado se constituiu de informaçoes declaradas no Currículo Lattes da Pesquisadora e de publicaçoes acadêmicas disponíveis on-linee/ou fisicamente. Entre 1990 e 2013 Elisa Yoshida publicou 65 artigos em periódicos científicos, relatando resultados de pesquisas desenvolvidas desde sua integraçao ao Departamento de Pós-Graduaçao em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. A média de publicaçoes nos 23 anos em que ali esteve foi de 2,8 artigos/ano (DP = 1,52). Ao considerar a publicaçao de artigos com foco específico em relatos de pesquisas sobre psicoterapias, ela correspondeu a 49% (n = 32) da produçao analisada. Feita a leitura das produçoes e da correspondente trajetória científica da Pesquisadora, observou-se o desenvolvimento de uma carreira sólida, coerente e com objetivos claros, iniciada em preocupaçoes nascidas da prática clínica no Brasil. Com o passar dos anos a integraçao da atuaçao clínica à produçao de conhecimento se consolidou, sendo a presidência do capítulo latino-americano da Society for Psychotherapy Research (2007-2008) um reflexo desse processo. Inquietaçoes relativas à criaçao de um corpo de conhecimentos adaptado à realidade brasileira e empiricamente embasado também marcaram a produçao considera da. Elisa Yoshida aposentou-se num momento em que seus estudos se aprofundavam em fatores que possibilitariam a mudança em psicoterapia, a partir de uma perspectiva teórica integrativa.

Descritores: Avaliaçao psicológica; Psicoterapia breve; Psicoterapia psicanalítica.

13 -  La organización de Aigle y la Investigación Orientada por la Práctica - POR -
Héctor Fernández-Alvarez
Páginas: 215 - 228

Resumo

La brecha entre la clínica psicológica y la investigación continúa siendo un desafió para el campo de la psicoterapia. En los últimos años una de las propuestas más activas se centra en desarrollar programas de trabajo de Investigación Orientada por la Práctica (POR por las siglas en inglés). Su labor es facilitar que los clínicos se involucren activamente en las actividades de desarrollo y diseño de los proyectos que llevan a cabo los investigadores. De manera complementaria, puede verse el POR como la promoción de programas de investigación que se nutren de los clínicos para orientar la elección de los temas relevantes para el trabajo empírico. La Fundación Aiglé con más de 40 años de trayectoria, desarrolla actividades clínicas, de docencia e investigación con el objetivo de brindar servicios en el campo de la salud mental en general y en promover el desarrollo de la psicoterapia en particular.

Descritores: Fundación Aiglé; Investigación orientada por la práctica; Modelo Integrativo de Psicoterapia; Desarrollo de terapeutas.

14 -  Cuando el diván no es el mismo. La irrupción de las tecnologías de información y comunicación (TIC) en la psicoterapia
Andrés Roussos
Páginas: 229 - 240

Resumo

Las tecnologías de la información y comunicación están alterando los tratamientos en el área de salud mental, ya sea irrumpiendo en los consultorios y cambiando la dinámica de las intervenciones tradicionales o generando nuevas intervenciones digitales, con o sin psicoterapeutas asociadas a las mismas. Esta irrupción, genera confusiones sobre lo que son y lo que no son estás prácticas, así como de sus potenciales efectos en la salud mental. El presente trabajo analiza dichas confusiones, las ventajas y los desafíos que enfrenta la psicoterapia en su interacción con el mundo de las tecnologías de información y comunicación.

Descritores: Tecnología y psicoterapia; Salud mental digital.