ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Políticas de Acesso e Instruções aos Autores

Objetivos e escopo:
A Revista Brasileira de Psicoterapia (RBP) é uma publicação científica e interdisciplinar, de periodicidade quadrimestral, vinculada ao Centro de Estudos Luís Guedes. O objetivo da RBP é publicar artigos originais, relatos de caso, revisões sistemáticas e narrativas consistentes, desenvolvidas por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. Os artigos publicados pela revista abrangem o amplo espectro temático da psicoterapia.
 
Política de Acesso Livre:
A Revista Brasileira de Psicoterapia oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamento de taxas de submissão. Segue o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico, proporciona maior democratização do conhecimento.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. As instruções aos autores são baseadas no documento Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly work in Medical Journals publicado pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE).
 
Idioma de Publicação:
Os manuscritos poderão ser enviados em português, inglês ou espanhol. Recomenda-se o envio de artigos em inglês. O correto uso do idioma é responsabilidade dos autores, e somente artigos escritos em linguagem clara e compreensível serão publicados.
 
Orientações Gerais e Políticas de Privacidade:
Os direitos autorais de todo o material publicado são da Revista Brasileira de Psicoterapia, ao submeter o autor é responsável por garantir que todos autores estejam de acordo e cientes e pressupõe-se consentimento prévio dos pares.
Artigos submetidos na Revista Brasileira de Psicoterapia não devem ter sido publicados previamente.
Todos os autores devem ter participado ativamente da execução do artigo.
A Revista Brasileira de Psicoterapia não corrige os textos submetidos nos diversos idiomas com relação a aspectos gramaticais, ortográficos e de concordância. Esta tarefa é responsabilidade exclusiva do (s) autor (es) do manuscrito, sendo uma etapa prévia à submissão. Os artigos serão publicados sob a responsabilidade dos autores.
 
Plataforma de submissão:
Os artigos deverão ser submetidos através da plataforma online da revista http://gnpapers.com.br/rbpsicoterapia.
 
Preparação e tipos de artigos científicos aceitos pela RBP:
 
1) Editoriais: comentário relevante, crítico e aprofundado, escrito pelo editor ou por autor convidado com experiência reconhecida no tema em questão.
 
2) Carta ao editor: opinião ou comentário sobre material publicado na revista ou sobre tema atual e pertinente. Geralmente são escritos mediante convite dos editores, mas qualquer autor interessado pode entrar em contato com o (s) editor (es). Texto breve, com no máximo 500 palavras, com uma tabela ou figura e cinco referências.
 
3) Comunicação breve: artigo com dados originais, porém mais curto, que contenha resultados preliminares e de relevância imediata. Deve conter no máximo 1.500 palavras, 10 referências e uma tabela ou uma figura. Deve incluir as seções: Introdução, Método, Resultados e Discussão. O resumo (em português e inglês) deve conter no máximo 200 palavras, e deve ser apresentado no mesmo formato do corpo do texto.
 
4) Artigos originais: artigos que incluem resultados inéditos de pesquisa quantitativa ou qualitativa, devem conter todas as informações relevantes e necessárias para a reprodução, avaliação e conclusão do experimento. A estrutura deve conter (apresentar): Introdução, Método, Resultados, Discussão, Conclusão e outras subdivisões, caso seja necessário.
Os autores devem declarar que o estudo foi desenvolvido seguindo a Declaração de Helsinki, com uso do formulário de consentimento informado e aprovação do protocolo do estudo pelo comitê de ética da instituição onde o estudo foi realizado. Os ensaios clínicos publicados pela revista devem ter sido cadastrados em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE (endereços disponíveis no site http://www.icmje.org/faq_clinical.html; um registro brasileiro também está disponível no endereço http://www.ensaiosclinicos.gov.br). O número de identificação do registro deverá ser informado no resumo e na seção de Método.
Deve conter no máximo 4.500 palavras, excluindo referências, tabelas, figuras e resumo. Deve incluir até 40 referências, e até seis tabelas ou figuras. O resumo (em português e inglês) deve conter no máximo 250 palavras, e deve ser apresentado no mesmo formato do corpo do texto (Introdução, Método, Resultados, Discussão, Conclusão).
 
5) Relatos de caso: artigo que relata o processo de atendimento psicoterápico de um ou mais casos de caráter único ou excepcional. Deve conter as informações relevantes à discussão proposta, revisão da literatura que corrobora os aspectos discutidos e contribuições do autor para o entendimento do caso. A estrutura para este formato requer Introdução, design do estudo de caso, resultado e discussão (podem ser uma seção conjunta) e conclusões. Os autores devem ainda realizar um resumo (em português e inglês) contendo a mesma estrutura do texto escrito.  O resumo deve conter no máximo 200 palavras. O artigo deve conter no máximo 3.000 palavras e 20 referências.
Em todas as submissões que apresentem (contendo) dados de paciente, o autor deve informar qual método utilizado (foi escolhido) para proteger a privacidade do (s) paciente (s). Sugerimos consultar a seguinte referência que discute diferentes formas de proteger a confidencialidade em relatos de caso: Gabbard GO. Disguise or consent: Problems and recommendations concerning the publication and presentation of clinical material. International Journal of Psychoanalysis. 2000; 81:1071-1086. O autor deve enviar uma carta por ele assinada atestando que obteve o consentimento do (s) paciente (s) para a publicação do artigo ou que garante que os dados foram suficientemente reformulados, responsabilizando-se pelo anonimato do (s) paciente (s) relatado (s). O método utilizado para preservar o anonimato do caso relatado deve estar atestado no texto.
 
6) Artigos de Revisão Sistemática: revisão sistemática, seguida ou não de meta-análise, sobre temas atuais e relevantes para a linha editorial da revista. O método de revisão deve estar claramente descrito no texto. A estrutura deve apresentar: Introdução, Método, Resultados, Discussão, Conclusão e outras subdivisões, caso seja necessário.
Os artigos devem obrigatoriamente descrever a estratégia de busca e o processo para localizar, selecionar, extrair e resumir os dados. O processo de seleção deve estar de acordo com as diretrizes do PRISMA ou de outras fontes apropriadas. A estrutura deve apresentar: Introdução (incluindo objetivo (s) do estudo), Método, Resultados, Discussão, Conclusão e outras subdivisões, caso seja necessário. O texto deve conter no máximo 4.500 palavras (excluindo referências), 6 tabelas e/ou figuras, e ter um resumo em português e inglês de no máximo 250 palavras  (contendo Introdução, Método, Resultados, Discussão e Conclusão).
 
7) Artigos de Revisão Narrativa: revisões não sistemáticas ou narrativas devem descrever e discutir temas atuais e relevantes para a linha editorial da revista. Não é necessário descrever em detalhes o método de revisão, mas os autores devem fornecer evidências robustas para sustentar o texto desenvolvido. A estrutura deve apresentar: Introdução (incluindo objetivo (s) do estudo), Método, Resultados, Discussão, Conclusão e outras subdivisões, caso seja necessário. O texto deve conter no máximo 4.000 palavras (excluindo referências), 4 tabelas e/ou figuras, e ter um resumo (português e inglês) de no máximo 250 palavras (contendo Introdução, Método, Resultados, Discussão e Conclusão).
 
8) Resenha: Revisão crítica sobre livro recentemente publicado, filme ou outra manifestação artística de interesse ao escopo da revista. Deve conter no máximo 1.500 palavras.
 
Carta de apresentação (“cover letter”):
É necessário que no momento da submissão os autores enviem uma “cover letter” explicando brevemente o manuscrito, o formato e/ou tipo, e porque ele se adequa ao escopo da Revista Brasileira de Psicoterapia. Os autores devem declarar que os dados contidos no manuscrito submetido não foram publicados previamente no todo ou em parte, e não estão submetidos simultaneamente, ou estar em processo de submissão, em nenhuma outra revista. Declarar que todos os autores leram e aprovaram o manuscrito e indicar a existência (ou inexistência) de conflitos de interesse.
Os autores deverão informar nome, e-mail atual e instituição/afiliação para cinco potenciais revisores, que sejam experts no assunto abordado no manuscrito, atuantes no Brasil ou no exterior, e que não apresentem conflito de interesse para executar a tarefa.
 
Pontos importantes:
Se o artigo foi apresentado em reunião científica é necessário informar o nome do evento, data e local de realização. Se o artigo foi apresentado como tese ou dissertação, a indicação do grau, nome do orientador, instituição e data da defesa deverão ser informados.
 
Preparação do texto:
 
Formatação: o texto deve ser formatado com fonte Calibri e tamanho 11. Todas as páginas devem ser numeradas. Espaçamento: 1,5.
 
Título e resumo: apresentados em português e inglês ou espanhol e inglês. Os resumos devem seguir as normas de acordo com o tipo de artigo desenvolvido.
 
Palavras-chave: fornecimento de três a seis descritores para cada idioma (português e inglês ou espanhol e inglês)
 
Autoria: nome completo de todos os autores, na ordem que deverão ser publicados. Não incluir titulação (Dr., PhD, ou similares). Dever ser informado para todos os autores: e-mail, filiação completa (departamento, instituição, cidade, estado e país de origem) e ORCID. Indicar o autor responsável para correspondência, com dados completos para contato (endereço eletrônico, telefone e endereço).
É necessário indicar a contribuição de cada autor no manuscrito.
Os autores devem tomar o cuidado de remover do documento seus nomes, filiações ou qualquer informação que possa identificá-los.
Importante: O ICMJE recomenda que a autoria seja baseada em quatro critérios. Todos os autores devem atender a todos os quatro critérios listados a seguir:
Contribuições significativas à concepção ou desenho do estudo; ou à aquisição, análise ou interpretação dos dados do estudo; E
Redação ou revisão crítica do conteúdo intelectual do manuscrito; E
Aprovação final da versão a ser publicada; E
Concordância em assumir responsabilidade por todos os aspectos do estudo, garantindo que eventuais questões relacionadas à exatidão ou integridade de qualquer parte do trabalho serão adequadamente investigadas e respondidas.
 
Manuscrito: O texto de artigos originais deve ser dividido nas seções Introdução, Método, Resultados e Discussão. Subtítulos podem ser necessários para organizar o conteúdo, e fica a critério do autor a inclusão dessas seções. Outros tipos de artigo, como revisões e relatos de caso, podem exigir formatos diferentes. Para maiores informações a respeito do tamanho do texto, seções e subseções, favor consultar “Preparação e tipos de artigos científicos aceitos pela RBP”.
 
Tabelas: submetidas dentro do corpo do texto. As tabelas devem ser numeradas em ordem consecutiva, com algarismos arábicos e título conciso. Devem ser citadas no texto e complementar, e não duplicar, informações contidas no texto. Não devem ser submetidas como imagem e devem ser criadas utilizando ferramentas de processadores de texto específicas. Os autores podem incluir conteúdo explicativo através de notas de rodapé, e utilizar símbolos para incluir explicações. Deve-se obter permissão e citar a fonte completa caso estejam usando dados de outra fonte publicada ou não publicada.
 
Figuras: submetidas em arquivo separado do corpo do texto (formato PNG, JPG ou TIFF). Devem ter largura superior a 1000 pixels, DPI igual ou maior que 300 e tamanho máximo de 8MB. Devem ser numeradas de forma consecutiva, em números arábicos. Cada ilustração deve conter um título e uma legenda, a ser informada no corpo do texto em uma página separada. Deve-se obter permissão e citar a fonte completa caso estejam usando dados de outra fonte publicada ou não publicada.
 
Apoio financeiro: nome completo da agência de fomento que concedeu auxílio (bolsas de estudo/pesquisa, equipamentos, medicamentos e/ou outro tipo de apoio). Caso a fonte de apoio tenha qualquer papel nos resultados e conclusões do estudo, uma declaração deve ser incluída. Estudos que não receberam apoio financeiro devem indicar isso claramente.
 
Conflitos de interesse: a existência (ou inexistência) de conflitos de interesse de cada um dos autores deve ser incluído no manuscrito.
 
Agradecimentos: não obrigatório. Caso seja necessário, é possível incluir pessoas, grupos ou instituições que fizeram contribuições importantes ao estudo, porém não preenchem os critérios de autoria.
 
Referências: apresentação de acordo com as normas de Vancouver, com a seguinte modificação: as referências deverão ser numeradas consecutivamente no corpo do texto, na ordem que são mencionadas, usando números arábicos sobrescritos. Deverão ser listadas no fim do artigo de acordo com a ordem numérica. A exatidão das referências é responsabilidade dos autores. Os autores podem usar gerenciadores de referências, como o EndNote (https://endnote.com/) ou Mendeley (https://www.mendeley.com/reference-management/reference-manager/) para auxiliar nesta formatação.
 
Transferência de direitos autorais: anexar durante o processo de submissão, uma declaração de ciência de que os direitos autorais de todo material publicado é da Revista Brasileira de Psicoterapia.
 
Processo de Revisão por pares (“peer review”):
Os artigos submetidos serão inicialmente revisados pelo corpo editorial para avaliar a adequação às normas de publicação exigidas para cada tipo de artigo e ao escopo da revista. Se o artigo estiver adequado, será enviado para dois revisores anônimos, escolhidos pelos editores, em processo duplo-cego. Os artigos que necessitam de ajustes serão enviados para os autores para correção.
Dentro de um prazo de aproximadamente 90 dias, o autor será comunicado através do e-mail informado no momento da submissão sobre a aceitação, rejeição ou necessidade de revisão do artigo, conforme decisão do corpo editorial. Será enviado um e-mail com a decisão e os comentários dos revisores.
Os autores devem retornar o artigo com as correções cabíveis destacadas no texto (em negrito ou realçadas com marcador amarelo) e enviar uma carta contendo as respostas (item por item) a cada uma das sugestões ou questionamentos dos editores. A carta resposta deve ser incluída durante a submissão online da correção do artigo no passo 7 "Comentários", no prazo de 30 dias. A não submissão do artigo no prazo citado será entendida como desistência do processo, e o artigo será arquivado no sistema.
Os artigos corrigidos serão novamente enviados aos revisores. Após nova revisão do artigo corrigido, o corpo editorial toma uma nova decisão de aceitação, rejeição ou necessidade de novas revisões.