A Revista Brasileira de Psicoterapia, fundada em 1999 publica artigos na área de psicoterapia, englobando todas as práticas psicoterápicas cientificamente reconhecidas e temas que cubram o amplo espectro de disciplinas correlatas. A Revista Brasileira de Psicoterapia visa ao incremento da produção científica nacional, através da disponibilização de um veículo de divulgação que incentive o desenvolvimento do conhecimento interdisciplinar na área da psicoterapia. Visa também à divulgação de pesquisas, argumentações teóricas, construções conceituais, relatos clínicos e intersecções da psicoterapia com a área da saúde, das ciências humanas, sociais, exatas, biológicas e artísticas, contribuindo para a atualização em diferentes temas que possam ser aplicados pelos psicoterapeutas em seu exercício profissional.
A revista oferece um espaço para comunicação entre diferentes centros de ensino, pesquisa e assistência em psicoterapia no Brasil e no exterior. Com isso, pretende-se propiciar a disseminação do conhecimento e da experiência dos diferentes centros do país e ampliar o diálogo entre os profissionais que trabalham na área acadêmica e assistencial, delineando objetivos em comum.
É uma publicação multidisciplinar revisada por pares ( peer-reviewed), publicada pelo Centro de Estudos Luis Guedes em colaboração com o Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Objetivos e escopo:
A Revista Brasileira de Psicoterapia é uma publicação científica e interdisciplinar quadrimestral do Centro de Estudos Luis Guedes, cujo escopo é a publicação de artigos sobre psicoterapia, incluindo pesquisa experimental (metodologia quantitativa ou qualitativa), pesquisa teórica, revisões narrativas, revisões sistemáticas e relatos de caso. Além dos números regulares, a Revista Brasileira de Psicoterapia publica números temáticos sobre assuntos de interesse aos seus leitores.
Periodicidade:
Quadrimestral
Indexação
Lilacs
Index Psi (Conselho Federal de Psicologia)
Sumários.org
Bireme