Vol 20 N° 2 2018
Artigo Original
1 -
O papel dos objetos socias na constituiçao da mente
Simone Hauck; Lúcia Helena Freitas
Páginas: 1 - 8
A teoria das relaçoes objetais é fundamental para a compreensao psicanalítica do desenvolvimento da mente. As relaçoes iniciais com os cuidadores sao introjetadas como padroes de relaçoes contendo o self, o objeto (o outro) e os afetos relacionados, sendo repetidas ao longo da vida. O modo de lidar com as relaçoes (mecanismos de defesa), a capacidade de aceitar os aspectos bons e ruins do self e do outro e o nível de independência também sao desenvolvidos, a partir das experiências iniciais. Neste artigo, propomos uma outra ordem de objetos que é internalizada durante o desenvolvimento, seguindo um padrao que é semelhante ao característico à relaçao com os cuidadores. O indivíduo também introjeta a "sociedade" como um objeto: self + objeto social + afetos e defesas relacionadas ao padrao do relacionamento. A relaçao com esse objeto que representa a sociedade é vivida no mundo interno como se fosse um objeto humano, fazendo parte de toda dinâmica peculiar a essa realidade. As definiçoes e especificaçoes do conceito sao apresentadas, juntamente com sua relevância clínica e possíveis aplicaçoes.
Descritores: Psicanálise; Psicoterapia psicodinâmica; Relaçoes objetais; Sociedade; Desenvolvimento; Objeto social.
2 -
Estratégias de coping em indivíduos com transtorno por uso de substâncias: revisao sistemática de literatura
Isabella Carvalho Oliveira Rocha; Ederaldo José Lopes
Páginas: 10 - 27
O transtorno por uso de substâncias (TUS) é considerado complexo, de difícil tratamento e sua compreensao envolve fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais. Nesse campo, a Terapia Cognitivo Comportamental tem sido o modelo de tratamento mais amplamente utilizado e de reconhecida efetividade. Estudos têm relacionado a dependência de substâncias a estratégias ineficazes de enfrentamento das situaçoes cotidianas de estresse. Nesse sentido, o presente estudo conduziu uma revisao sistemática de literatura dos últimos 10 anos, com a finalidade de identificar estudos nacionais e internacionais que avaliem estratégias de coping em indivíduos com TUS. Ao final da análise, onzeestudos foram identificados, revelando que estratégias desadaptativas de coping, como os estilos de enfrentamento evitativo e focado na emoçao, sao os mais frequentes em populaçoes clínicas. Apesar das divergências entre os principais achados, todos convergem para a conclusao de que o enfrentamento ineficaz do estresse pode estar na base da etiologia e manutençao do TUS.
Descritores: Coping; Estratégias de enfrentamento; Transtorno por uso de substâncias; Abuso de substâncias; Dependência de substâncias.
3 -
Rebirthing-Breathwork, ativaçao do sistema nervoso autónomo, e defesas psicofisiológicas
Paulus A. J. M. de-Wit; Carolina Baptista Menezes; Cristiane Antunes Dias-de-Oliveira; Raquel Vieira da Luz Costa; Roberto Moraes Cruz
Páginas: 29 - 42
Rebirthing-Breathworkpode ser descrito como uma técnica que utiliza o ritmo respiratório para ativar um ciclo cognitivo-somático. Quando permitido o seu desenvolvimento, este ciclo traz questoes nao resolvidas à consciência, conduzindo-as à sua resoluçao. Este artigo é um estudo analítico-interpretativo com o objetivo de apresentar a base teórica para um modelo de processamento que está sendo desenvolvido pelos autores para utilizaçao do trabalho respiratório - Rebirthing-Breathwork - no tratamento de transtornos traumáticos relacionados ao estresse. Neste ensaio discutimos o Rebirthing-Breathwork à luz de uma teoria e uma abordagem desenvolvida por Peter Levine e tratamos sobre o papel que as defesas psicofisiológicas e o sistema nervoso autônomo desempenham no acesso a memórias reprimidas e traumáticas. Com base em evidências pessoais e clínicas, descrevemos como o trabalho de Rebirthing-Breathworkativa memórias reprimidas e traumáticas e como essas memórias ativadas, por sua vez, provocam um dos dois tipos de defesas psicofisiológicas. Descrevemos, ainda, como se pode lidar com essas defesas através de mindfulness, de uma melhor conexao com o corpo e empoderamento, a fim de que essas memórias ativadas possam ser processadas.
Descritores: Rebirthing-Breathwork; Experiência Somática; Sistema nervoso autónomo; Defesas psicofisiológicas; Memorias traumáticas.
Artigo de Revisao
4 -
Inside Out: um olhar kleiniano sobre o funcionamento mental de Riley no filme Divertida Mente
Carolina Silveira Campos
Páginas: 43 - 52
Sabe-se que um mesmo fenômeno evoca diferentes olhares conforme o observador. No filme Inside Out, traduzido no Brasil para Divertida Mente, o olhar das neurociências foi amplamente explorado e divulgado. Neste artigo, pretende-se visitar o filme a partir do enfoque psicodinâmico, baseado na teoria das relaçoes de objeto de Melanie Klein. Através da personagem Riley, serao acompanhados os momentos de integraçao/ desintegraçao de seus afetos, a elaboraçao de suas perdas no caminho da infância para a adolescência e o manejo de suas angústias primitivas. Sendo assim, discutir o arco da personagem Riley, em chave kleiniana, em especial, à luz das posiçoes esquizoparanoide e depressiva é objetivo deste artigo. Entenda-se arco da personagem como as mudanças internas pelas quais Riley passa ao longo da trama.
Descritores: cinema; teoria Kleiniana; angústias primitivas.
5 -
Aplicaçao da psicoeducaçao na saúde: revisao integrativa
Rodrigo da Silva Maia; Tereza Cristina Santos de Araújo; Eulália Maria Chaves Maia
Páginas: 53 - 63
OBJETIVO: o presente estudo tem por objetivo analisar, através de uma revisao integrativa da literatura, as produçoes científicas sobre a aplicaçao da técnica da psicoeducaçao no contexto da saúde.
MÉTODO: Realizamos uma busca eletrônica por artigos, publicados até 2017, nas bases de dados Periódicos CAPES, LILACS, SCOPUS e SCIELO. Para a busca utilizamos o termo: "psicoeducaçao" OR "psychoeducation".
RESULTADOS: Ao todo foram encontradas 27 publicaçoes nas bases de dados exploradas. Contudo, após a aplicaçao dos critérios de seleçao, permaneceu um total de 13 artigos. De modo geral, estes tratam de testar a intervençao psicoeducativa com diferentes públicos. Dentre os estudos revisados, percebe-se que cinco estudos (38%) tratam da temática da psicoeducaçao aplicada ao tratamento do transtorno Bipolar, demonstrando sua eficácia, e três (23%) tematizam sobre o uso da técnica em intervençoes voltadas ao público idoso e seus familiares, dois (15%) abordam o uso da psicoeducaçao na prevençao do uso e promoçao de saúde diante do consumo abusivo de substância, e os demais abordam, respectivamente, a aplicaçao da psicoeducaçao para promoçao de saúde de pacientes hipertensos (n = 1, 8%), apresentam a técnica para a comunidade de enfermagem (n = 1, 8%) e investiga o uso da psicoeducaçao no campo da saúde (n = 1, 8%).
CONCLUSAO: Os dados sinalizam a eficácia da psicoeducaçao para a promoçao de cuidado em saúde para pacientes psiquiátricos, uma vez que promove empoderamento, fortalece vínculos destes com seus familiares e serviços de saúde e fortalece as redes de suporte social.
Descritores: Educaçao de Pacientes como Assunto; Pessoal de Saúde; Psicoterapia.
6 -
Evoluçao dos critérios para o diagnóstico de Bulimia Nervosa: revisao sistemática
Ana Flavia Bonini; Felipe Alckmin-Carvalho; Renatha El Rafihi-Ferreira; Márcia Helena da Silva Melo
Páginas: 65 - 83
OBJETIVO: apresentar a evoluçao dos critérios diagnósticos de Bulimia Nervosa (BN) e discutir sobre as evidências que sustentam as atualizaçoes.
MÉTODO: foram analisados os critérios diagnósticos de BN apresentados no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM), terceira, quarta e quinta ediçao. As atualizaçoes identificadas foram discutidas a partir de artigos selecionados por meio de uma revisao sistemática da literatura de artigos publicados entre 1980 e 2017, conduzida de acordo com as diretrizes do PRISMA. A revisao da literatura foi realizada por dois pesquisadores independentes nas bases de dados PubMed e Scopus, a partir dos descritores em combinaçao: bulimia nervosa e diagnóstico, em inglês.
RESULTADOS: foram encontrados 257 artigos, dos quais 18 satisfizeram os critérios de inclusao. As principais alteraçoes verificadas foram: inclusao de estágios de remissao, do nível de gravidade; retirada dos subtipos restritivos e purgativos de BN; reduçao na frequência média mínima de compulsao alimentar e de comportamento compensatório inapropriado, além de alteraçoes terminológicas menores.
CONCLUSAO: as alteraçoes verificadas no DSM-5 foram eficazes em reduzir a alta proporçao do diagnóstico de Transtorno Alimentar Nao Especificado (TANE). Revisoes periódicas do DSM, a partir de achados de clínicos e de pesquisadores favorecem avaliaçoes mais precisas e o delineamento de intervençoes mais efetivas no tratamento de BN.
Descritores: Transtornos Alimentares; Bulimia Nervosa; Diagnóstico.
7 -
Avaliaçao da capacidade de mentalizaçao em crianças
Cibele Carvalho; Vera Regina Röhnelt Ramires
Páginas: 85 - 100
A mentalizaçao tem sido considerada um elemento importante para a compreensao do processo e dos resultados na psicoterapia psicodinâmica de crianças. No entanto, ainda é restrito o número de pesquisas nessa área. Em grande parte isso se deve à escassez de instrumentos disponíveis para avaliar o constructo com a populaçao infantil. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisao narrativa de estudos sobre a avaliaçao da capacidade de mentalizaçaoem crianças, com ênfase nos instrumentos de avaliaçao e em suas bases conceituais. Foram consultados os portais EBSCO e CAPES, utilizando-se os descritores "mentalization" ou "reflective functioning" e "instrument" e "children". Foram encontrados quatro procedimentos que atenderam aos objetivos do estudo: o Manchester Child Attachment Story Task (MCAST), a Child Reflective Functioning Scale (CRFS), a Friends and Family Interview (FFI) e o Método de Rorschach. Os resultados evidenciaram que as avaliaçoes no contexto das relaçoes de apego, abrangidas pelo MCAST, CRFS e FFI, têm sido mais utilizadas, no entanto, o Método de Rorschach é proposto como uma alternativa, pois permite a avaliaçao da mentalizaçao de uma perspectiva intra-individual. O estudo demonstrou o desafio de mensurar um constructo tao complexo em um único procedimento e em um período de desenvolvimento específico.
Descritores: Mentalizaçao; Teoria da mente; Crianças; Instrumentos.
8 -
A Psicologia Forense por trás de John Emil List
Amanda Gavioli Segatt
Páginas: 101 - 127
Cada vez mais encontramos, no dia a dia, sujeitos com intensa precariedade de sentimentos e com uma dificuldade enorme de representaçoes simbólicas. Estamos diante de um cenário de falhas na constituiçao psíquica dos sujeitos e nao conseguimos compreender os motivos dessas falhas; apenas julgamos, sem esclarecimento dos significados. O presente artigo pretende apresentar aspectos relevantes sobre a personalidade de sujeitos sem empatia e por isso aborda a história, feita através da literatura disponível, de John Emil List, um criminoso que cometeu familicídio, para discussao defragmentos de sua história pessoal e criminal, de acordo com relatos da literatura e teóricos nas diversas áreas do conhecimento, tais como: Psicologia Forense, Direito e Psiquiatria Forense. O presente artigo busca, através desses métodos, compreender de forma multidisciplinar os fatores de risco que conduzem determinados indivíduos à prática criminal, particularmente o familicídio.
Descritores: Empatia; Culpa; Homicídio; Transtorno da Personalidade Antissocial.
Relato de Caso
9 -
Sonho como quebra-cabeça pictográfico
Rita Francis Gonzalez y Rodrigues Branco
Páginas: 129 - 142
Trata-se de criança, que frente à violência doméstica, desenvolve sintomas físicos. Durante a consulta, o menino relata um sonho analisado pela autora com base no texto A Interpretaçao dos Sonhos.
Descritores: Psicanálise; Sexualidade; Sonhos.
10 -
Ecos do ressentimento: a compreensao de um caso clínico
Raíssa Ramos da Rosa; Bruna Holst
Páginas: 143 - 154
O fenômeno do ressentimento, entendido à luz da compreensao psicanalítica, refere-se à ferida ocasionada pela sensaçao de ter sido injustamente vitimado. Na impossibilidade de esquecer e elaborar ocorrências de maus-tratos, o sujeito ressentido repete compulsivamente relaçoes marcadas pela usurpaçao. Na clínica, apresenta-se queixoso, aprisionado na condiçao de vítima. Nao havendo espaço para a responsabilizaçao e implicaçao na própria história, nutre passivamente desejos de vingança por aqueles que lhe causaram dor. A partir do caso clínico de uma paciente atendida em contexto ambulatorial pelo período de um ano, pretende-se abordar o tema do ressentimento através do olhar psicanalítico e contribuir para as reflexoes acerca das vicissitudes do ressentimento na psicodinâmica. Vivências de abandono materno e abuso psicológico paterno parecem ter contribuído significativamente para o sofrimento mental da paciente, constituindo um núcleo de ressentimento que impede a paciente de construir relaçoes satisfatórias no campo alteritário. A partir deste tema, propoe-se o trabalho de ressignificaçao do ressentimento da paciente com os objetos primários, através da atualizaçao destas experiências passadas na relaçao transferencial e extratransferencial.
Descritores: Ressentimento; Psicanálise; Psicoterapia psicanalítica; Estudo de Caso.
11 -
O singular encontro no cenário terapêutico de escuta - possibilidades e devir ao sujeito psíquico
Mariana Machado Felin; Mônica Medeiros Kother Macedo
Páginas: 155 - 167
O presente artigo tem como objetivo explorar as potencialidades transformadoras do trabalho terapêutico frente à escuta psicanalítica da dor psíquica. Considera-se essencial para tal discorrer sobre a modalidade singular de encontro que se dá no campo transferencial. Trata-se de um encontro, que por ser produtor de interrogaçoes tanto para o paciente, quanto para o analista, poderá vir a gerar efeitos transformadores, inaugurando espaços de criaçao e de atribuiçao de sentido. As potencialidades clínicas decorrentes da escuta e do trabalho ancorado na transferência no campo das patologias do narcisismo sao ilustradas por meio da apresentaçao de um material clínico. A discussao teórico-clínica empreendida poe em evidência a fundamental relaçao entre o trabalho clínico e a produçao de conhecimento em Psicanálise. Entende-se que a Psicanálise como teoria, método e técnica demonstra sua potencialidade criativa na clínica contemporânea ao dar condiçoes para que ocorra, no encontro transferencial, elementos potenciais a um devir que se dá a partir do cuidado e do respeito pela autonomia e liberdade do sujeito.
Descritores: Psicanálise; Clínica psicanalítica; Escuta. Transferência; Patologias do narcisismo.
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax