ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2018; 20(2):10-27



Artigo Original

Estratégias de coping em indivíduos com transtorno por uso de substâncias: revisao sistemática de literatura*

Coping strategies in individuals with substance use disorder: systematic literature review

Isabella Carvalho Oliveira Rochaa; Ederaldo José Lopesb

Resumo

O transtorno por uso de substâncias (TUS) é considerado complexo, de difícil tratamento e sua compreensao envolve fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais. Nesse campo, a Terapia Cognitivo Comportamental tem sido o modelo de tratamento mais amplamente utilizado e de reconhecida efetividade. Estudos têm relacionado a dependência de substâncias a estratégias ineficazes de enfrentamento das situaçoes cotidianas de estresse. Nesse sentido, o presente estudo conduziu uma revisao sistemática de literatura dos últimos 10 anos, com a finalidade de identificar estudos nacionais e internacionais que avaliem estratégias de coping em indivíduos com TUS. Ao final da análise, onzeestudos foram identificados, revelando que estratégias desadaptativas de coping, como os estilos de enfrentamento evitativo e focado na emoçao, sao os mais frequentes em populaçoes clínicas. Apesar das divergências entre os principais achados, todos convergem para a conclusao de que o enfrentamento ineficaz do estresse pode estar na base da etiologia e manutençao do TUS.

Descritores: Coping; Estratégias de enfrentamento; Transtorno por uso de substâncias; Abuso de substâncias; Dependência de substâncias.

Abstract

Substance use disorder (SUD) is considered complex and difficult to treat.Its understanding involves biological, psychological, social and environmental factors. In this field, Cognitive Behavioral Therapy has been consideredthe most widely used treatment model with recognized effectiveness. Researches have associated substance dependence to ineffective coping strategies in everyday stressful situations. Therefore, the present study conducteda systematic review of literature published over the past 10 years,in order to identify national and international studies that evaluatecoping strategies in individuals with SUD.At the end of the analysis, eleven studieswere identified, showing that maladaptive coping strategies,such as avoidant and emotion-focused coping styles, are the most prevalent in clinical samples. Despite the divergences between the main findings, all of them converge to the conclusion that ineffective ways of coping with stress may underlie the etiology and maintenance of SUD.

Keywords: Coping; Coping strategies; Substance use disorder; Substance abuse; Substance dependence.

 

 

O consumo de substâncias psicoativas no Brasil e no mundo tem atingido níveis alarmantes a cada ano e, por isso, é considerado uma grande preocupaçao social e de saúde pública mundial. Sabe-se que o uso de álcool e outras drogas também está diretamente relacionado a problemas relevantes como violência doméstica, lesoes corporais, tentativas e atos de homicídio e suicídio, além de prejuízos em relacionamentos interpessoais e de ordem ocupacional. Atualmente, quase 30 milhoes de pessoas no mundo usam drogas de forma problemática e desenvolvem transtornos relacionados ao consumo de substâncias1.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5)2, o transtorno por uso de substâncias (TUS) consiste em um padrao sintomático cognitivo, comportamental e fisiológico de uso contínuo da substância apesar de problemas significativos. Envolve critérios de baixo controle do uso da substância, prejuízo social, consumo arriscado, além de critérios farmacológicos2. Por ser considerado um transtorno complexo e de etiologia múltipla, sua compreensao envolve fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais. Tais fatores, de forma integrada, ajudam a explicar o porquê, estabelecida a dependência, é tao difícil abandoná-la3.

Estudos têm demonstrado a relevância da compreensao de comportamentos e cogniçoes disfuncionais para o tratamento da dependência e, nesse sentido, a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tem sido o modelo de terapia mais amplamente utilizado e de reconhecida efetividade4.Nesta abordagem, o preditor mais importante da recaída é a incapacidade do indivíduo de utilizar estratégias de enfrentamento efetivas ao lidar com situaçoes de alto risco. Para Marlatt e Donovam3, em momentos de proteçao à abstinência, o indivíduo faz uso de estratégias cognitivas e comportamentais, adaptativas ou nao, disponíveis em seu repertório, denominadas habilidades de enfrentamento. O pressuposto é que comportamentos aditivos podem ser mantidos por uma maneira desadaptativa de lidar com situaçoes cotidianas de estresse, isto é, um desequilíbrio entre as exigências do ambiente e os recursos próprios do indivíduo, levando aqueles com repertórios de habilidades de enfrentamento pouco desenvolvidos a utilizarem a substância como tentativa de restabelecer o equilíbrio5. Segundo o pressuposto de Lazarus e Folkman6, o conceito de coping se define como os esforços cognitivos e comportamentais para manejar demandas específicas internas e/ou externas, avaliadas como sobrecarregando ou excedendo recursos do indivíduo. Embora faça parte de uma teoria mais ampla de enfrentamento, tal definiçao se aplica perfeitamente ao contexto específico da dependência de substâncias5.

Nesse sentido, pesquisas têm buscado avaliar a estrutura e os resultados do enfrentamento entre indivíduos com problemas no uso de substâncias, demonstrando que estratégias de enfrentamento adequadas podem prevenir a recaída do uso de drogas7,8,9. Um estudo com pacientes tabagistas10 identificou que o craving (fissura) mais intenso pode levar o indivíduo a utilizar estratégias pouco eficientes na contençao das emoçoes e no enfrentamento de situaçoes de risco de recaída. Forys et al.11 indicaram que quanto maior o repertório de estratégias de enfrentamento, menor o consumo de álcool, os problemas relacionados e a frequência de uso de outras drogas. Da mesma forma, em um estudo com usuários de heroína, os participantes que estavam abstinentes demonstraram maior uso de respostas de enfrentamento em comparaçao aos participantes que tiveram lapsos ou recaídas12.

De fato, o treinamento de habilidades de enfrentamento tem sido utilizado como uma ferramenta importante no tratamento do transtorno por uso de substâncias, através de uma prática supervisionada no uso de habilidades de enfrentamento que devem ser particularmente úteis na diminuiçao da probabilidade e gravidade da recaída. Estudos demonstram que ensinar maneiras de identificar e lidar com situaçoes de alto risco resulta em recaídas menores e menos graves13.

Nesse sentido, o entendimento das estratégias de coping como elementos importantes que predispoem os indivíduos ao uso abusivo de substâncias se mostra essencial para possibilitar o desenvolvimento de intervençoes mais direcionadas e efetivas e colaborar para um melhor planejamento do processo de interrupçao do uso, bem como prevenir a recaída14. A partirdo exposto, destaca-se a relevância do presente estudo por possibilitar pensar em estratégias mais eficazes de prevençao e tratamento do TUS. Assim, os objetivos centrais desta revisao de literatura consistem em levantar estudos nacionais e internacionais que investiguem diferentes estratégias de coping em indivíduos com TUS, analisando e comparando os resultados entre os diferentes estudos. Além disso, a revisao tem como foco identificar possíveis lacunas nessa área de conhecimento, a fim de fomentar pesquisas futuras.


MÉTODO

Para o levantamento dos estudos, optou-se pelas bases de dados Lilacs, Scielo, Pubmed, APA PsycNet e Google Acadêmico, por serem referência na busca de artigos nacionais e internacionais no campo da Psicologia e saúde mental em geral. O método de revisao foi baseado nos critérios do PRISMA Statement (Transparentreportingofsystematicreviewsand meta-analysis)15, optando-se por um levantamento de artigos publicados nos últimos 10 anos, entre 2008 a 2017, e restringindo-se a estudos escritos em português, inglês e espanhol.

Para a identificaçao do tema abuso e dependência de substâncias, foram utilizados diferentes descritores nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola a fim de ampliar os resultados, uma vez que nao há uma definiçao única acerca da terminologia utilizada nem mesmo correspondência exata entre os termos nos diferentes idiomas. As palavras-chave escolhidas foram aquelas mais comumente encontradas na literatura de referência no tema em questao. A Tabela 1 apresenta as palavras chave, campos de busca e os respectivos filtros aplicados em cada base de dados, conforme as opçoes de campos e filtros de busca oferecidos por cada plataforma, a fim de melhor selecionar os resultados.




A busca inicial nas diferentes bases de dados a partir dos descritores e filtros acima resultou em 682 produçoes em sua totalidade. Em seguida, na fase de identificaçao, a partir de uma análise preliminar dos títulos quanto à presença das palavras chave selecionadas e sua relevância no tema em questao, foram identificados 117 artigos. Após a exclusao de itens duplicados entre as bases de dados, os resultados totalizaram 81 estudos. Destes, na etapa de seleçao, 06 estudos foram excluídos da amostra pelos seguintes critérios: (1) artigos que nao dispunham de texto completo disponível na web(quatro artigos), (2) aqueles compostos apenas de resumo, pela impossibilidade de analisar os resultados do estudo(um artigo), e (3) aqueles que apareceram nos resultados de busca nas bases de dados, porém o link de acesso estava indisponível (um artigo).

Ao final da seleçao, 75 artigos foram rastreados e tiveram seus resumos avaliados quanto aos critérios da etapa de elegibilidade, incluindo na composiçao da amostra aqueles que: (1) tivessem como temática central a avaliaçao de estratégias de coping em indivíduos com quadro de abuso de substâncias ou transtorno relacionado, (2) fizessem a investigaçao em amostra clínica e (3) por meio de instrumentos (questionários, inventários) validados. Além destes, os critérios de exclusao da etapa de elegibilidade eliminaram da análise artigos que nao apresentavam nos resultados conteúdo descritivo sobre a prevalência das estratégias de coping na amostra ou com conteúdo divergente do objetivo desta revisao.

Ao final desta etapa, 11artigos em texto completo foram incluídos na análise. A Tabela 1sintetizaos resultados obtidos em cada base de dados na fase de identificaçao. A sistemática de busca descrita é apresentada na Figura 1, com o respectivo fluxograma conforme a recomendaçao PRISMA (Galvao & Pansani, 2015)15.


Figura 1. Fluxograma PRISMA com as fases da revisao sistemática



RESULTADOS

Os 11 artigos selecionados foram inicialmente avaliados quanto ao ano e país de produçao, além do número de vezes em que apareceram nas diferentes bases de dados. Posteriormente, foram analisados quanto à caracterizaçao da amostra, instrumento utilizado para avaliar estratégias de coping e quanto aos resultados apresentados. O detalhamento das informaçoes sobre cada critério de análise encontra-se a seguir.

1. Ano e país de produçao

Observou-se uma produçao considerável de estudos nos últimos cinco anos, com mais da metade das publicaçoes encontradas (58%),havendo maior concentraçao no ano de 2015 (quatro artigos), conforme apresentado no Tabela 2. Desta análise, pode-se inferir que este seja um tema contemporâneo, relativamente recente e ainda pouco estudado. Quanto ao país de origem, foram identificados artigos majoritariamente produzidos por pesquisadores dos EUA (três artigos) e Espanha (dois artigos), seguidos de demais países europeus e latino americanos, como Brasil e Colômbia (Tabela 3).






2. Resultados por bases de dados

Analisando quantitativamente os resultados obtidos entre as diferentes bases de dados pesquisadas, conforme apresentado na Figura 2, as plataformas Google Acadêmico e Lilacs apresentaram a maior concentraçao dos 11artigos selecionados (73% dos resultados). Revelaram, ainda, o maior número de resultados antes e após a fase de identificaçao dos estudos, conforme apresentado anteriormente na Tabela 1, se mostrando como ferramentas relevantes e eficazes na busca de produçoes científicas, capaz de conferir visibilidade às publicaçoes. Analisando individualmente cada estudo, observou-se que apenas três apareceram nos resultados de mais de uma plataforma (Tabela 4). Por outro lado, dos 11 artigos selecionados, nenhum estava entre os resultados apresentados pela plataforma Scielo, possivelmente por se tratar de uma base de dados regionais, que contempla estudos majoritariamente da América Latina.


Figura 2. Artigos por bases de dados




3. Caracterizaçao das amostras

Analisando os estudos quanto à caracterizaçao da amostra, observou-se que a maior parte deles investigou indivíduos com diagnóstico de TUS em geral, sem especificar a substância consumida (oito artigos), e apenas três deles restringiram a investigaçao a indivíduos dependentes de opióides, álcool e crack. Quanto ao delineamento dos estudos, apenas alguns compararam os resultados entre amostras clínicas e nao clínicas (três artigos). Os demais tiveram como objetivo principal investigar estratégias de coping apenas em amostras clínicas (oito artigos). Destes, a maior parte teve a amostra dividida em dois subgrupos quanto a diferentes tipos de tratamento (três artigos), outros investigaram um único grupo com diagnóstico de TUS (quatro artigos) e apenas um deles comparou os resultados entre grupos de homens e mulheres.

Chama a atençao o fato de que, dos onze estudos analisados, grande parte tenha priorizado amostras compostas exclusivamente por homens (três artigos) ou mulheres (um artigo) e um deles comparou os resultados entre ambos, evidenciando a presença de questoes relacionadas ao gênero nas pesquisas. A Tabela 5 apresenta as características quanto ao delineamento e amostra e os principais resultados obtidos por cada estudo.




4. Instrumentos utilizados para avaliar estratégias de coping

Diferentes instrumentos foram utilizados para avaliar estratégias de coping nos diversos estudos. Trêsdeles16,17,18 utilizaram o questionário COPE, um instrumento desenvolvido por Carver, Scheiere Weintraub19, para avaliar estilos de coping, como o planejamento, coping ativo, suporte social e instrumental, religiao, reinterpretaçao positiva, autoculpabilizaçao, aceitaçao, expressao emocional, negaçao, distraçao, desinvestimento comportamental e uso de substâncias. Outros dois estudos20,21 fizeram uso da versao espanhola do Coping Strategies Inventory22 traduzida por Cano García, Rodríguez Franco e Martínez23. Este inventário avalia estratégias de coping a partir de oito escalas primárias: resoluçao de problemas, reestruturaçao cognitiva, suporte social, expressao emocional, evitaçao, pensamento fantasioso, isolamento social e autocrítica.

O inventário The WaysofCoping24 também foi utilizado em outros dois estudos, sendo que um deles utilizou a versao original25 e o outro26 a versao adaptada para o português por Savóia, Santana e Mejias27. O inventário é subdividido em oito subescalas que avaliam diferentes estratégias de coping focadas no problema (confronto, busca por apoio social e resoluçao de problemas) e na emoçao (afastamento, autocontrole, aceitaçao de responsabilidade, fuga-esquiva e reavaliaçao positiva).

Os demais (quatro estudos) utilizaram instrumentos diversos, como o Utrecht Coping List, o Coping Inventory for Stressful Situations Questionnaire, o Coping Responses Inventory e a Escala de Estrategias de Coping Modificada. O Utrecht Coping List consiste em sete subescalas que avaliam as seguintes estratégias de coping: resoluçao ativa de problemas, reaçao paliativa, evitaçao, socializaçao, reaçao passiva, expressao emocional e autoencorajamento ou pensamentos tranquilizadores28. Já o Coping Inventory for Stressful Situations Questionnaire29, basicamente avalia estratégias de coping agrupadas em três grandes fatores: estratégias focadas no problema, na emoçao e evitaçao. O Coping Responses Inventory avalia oito diferentes estratégias de coping, que sao a análise lógica, reavaliaçao positiva, suporte, resoluçao de problemas, evitaçao cognitiva, aceitaçao, recompensas alternativas e descarga emocional30. Por fim, a Escala de Estrategias de Coping Modificada é composta de 69 itens que avaliam os 12 seguintes fatores: resoluçao de problemas, suporte social, espera, religiao, evitaçao emocional, busca por apoio profissional, reaçao agressiva, evitaçao cognitiva, expressao da dificuldade de enfrentamento, reavaliaçao positiva, negaçao e autonomia31.

Apesar de se tratarem de instrumentos diferentes, o que se observa é que, em geral, todas as sete escalas analisadas avaliam várias estratégias de coping em comum, em geral, agrupadas em categorias de estratégias comportamentais e cognitivas com foco no problema, na emoçao ou de evitaçao.

5. Resultados obtidos

A análise geral dos estudos sugeriu a dominância de estratégias desadaptativas de coping em populaçoes clínicas, enquanto estilos de enfrentamento mais adaptativo se revelaram em amostras de indivíduos que já passaram por algum período de tratamento para o TUS. Os principais resultados obtidos por cada estudo foram sintetizados na Tabela 5, apresentada anteriormente.

Os três estudos16,32,33 que compararam indivíduos saudáveis com os que apresentavam TUS, de modo geral, identificaram escores menores em estilos de coping adaptativo, como enfrentamento focado no problema. Ainda, maiores níveis de estratégias desadaptativas, como o coping evitativo e reaçao passiva, também foram identificados nas amostras clínicas nos três estudos16,32,33.

Nas demais pesquisas que investigaram apenas amostras clínicas (oito estudos), os resultados, em sua maioria, também identificaram associaçao positiva entre o TUS e estratégias desadaptativas de coping. O estudo de Gąsior et al.17 sugeriu que a fissura pelo álcool é fortalecida pela gravidade da dependência e pela dominância de comportamentos ineficazes de enfrentamento do estresse (ex. uso de substâncias, desengajamento comportamental, evitaçao e distraçao), enquanto estratégias eficazes como o enfrentamento ativo, planejamento e a ressignificaçao positiva exercem uma influência dificultosa sobre a fissura. Nos achados de Boden et al.30, os estilos de enfrentamento evitativo e emocional, porém nao ativo, também estiveram positivamente associados ao uso de álcool. No entanto, apenas o coping focado nas emoçoes esteve positivamente associado ao uso de outras drogas. No mesmo estudo, após um período de 12 meses de tratamento, estratégias de enfrentamento ativo aumentaram, enquanto o enfrentamento evitativo e emocional diminuíram no mesmo período.

Na investigaçao de Capella e Adan21 , indivíduos com TUS apresentaram menor probabilidade de usar estratégias adaptativas de enfrentamento e altos escores foram identificados para estratégias de desengajamento, evitaçao do problema e afastamento social em indivíduos que iniciaram o tratamento antes dos 16 anos de idade. Na amostra total, gravidade da dependência, o número de recaídas e a idade de início do tratamento foram relacionados ao coping desadaptativo. De forma semelhante, nos achados de Adan, Antúnez e Navarro20, que utilizaram o mesmo instrumento de investigaçao do estudo citado anteriormente, indicaram que pacientes apenas com diagnóstico de TUS tiveram escores mais altos em estratégias como Reestruturaçao Cognitiva, Expressao Emocional, Pensamento Fantasioso, Afastamento Social e Autocrítica, enquanto os pacientes com TUS e transtorno depressivo maior tiveram escores mais baixos em Resoluçao de Problemas e maiores em Evitaçao do Problema, Pensamento Fantasioso, Afastamento Social e Autocrítica.

Já o estudo brasileiro de Araújo et al.26 teve como resultados as seguintes estratégias de coping como as mais utilizadas em uma amostra de usuários de crack: Aceitaçao de Responsabilidade (57,2%), Confronto (54,3%) e Fuga-Esquiva (45,7%). Enquanto isso, estratégias de Autocontrole (22,8%) e Resoluçao de Problemas (22,9%), foram pouco utilizadas pelos pacientes do estudo, o que também reflete resultados semelhantes aos anteriores. Os achados de Sudraba et al.25sugeriram que dependentes de álcool e outras drogas utilizam mais frequentemente estratégias de coping focadas na emoçao que estratégias focadas no problema. No entanto, de forma diferente dos demais resultados apresentados, ambos os grupos apresentaram maiores escores em estratégias adaptativas como aceitaçao de responsabilidade, busca por apoio social e autocontrole.

Por fim, outros dois estudos também revelaram resultados divergentes dos demais18,31, sendo estilos de enfrentamento ativo e mais adaptativo aqueles com maior frequência entre os participantes. O estudo de Fullerton-Hall18, em uma amostra de 51 pacientes, identificou como as estratégias mais comumente relatadas a Aceitaçao, Planejamento, Reavaliaçao Positiva, Apoio Instrumental, Apoio Emocional, Religiao, Desabafo e Autodistraçao. De forma semelhante, os achados de Salazar31 revelaram com maior frequência na amostra as estratégias Soluçao de Problemas e Busca por Apoio Profissional, seguidas de Apoio Social, Reavaliaçao Positiva e Autonomia. No entanto, ao analisar tais resultados, vale ressaltar que ambos os estudos foram feitos a partir de uma investigaçao em indivíduos abstinentes de substâncias, durante ou após um período considerável de tratamento para o TUS.

Apesar de nao ter sido observado um consenso entre os estudos sobre um padrao de estratégias de coping que possa estar na base do abuso de substâncias, todos os resultados apontaram forte associaçao entre estratégias desadaptativas de enfrentamento do estresse e o transtorno relacionado ao uso de substâncias.


DISCUSSAO

No que se refere ao objetivo inicial de identificar estudos que investiguem estratégias de coping em indivíduos com quadro de TUS, pode-se dizer que os resultados revelam um número ainda escasso e relativamente recente de publicaçoes. Mais especificamente no Brasil, pode-se dizer que seja um tema ainda pouco estudado, com um número inexpressivo de pesquisas.

Embora grande parte dos estudos tenha identificado elevados escores em estratégias desadaptativas de coping para indivíduos com o TUS, nao se pode afirmar que haja um padrao na literatura que caracterize esta populaçao. Uma das possíveis explicaçoes para isso se deve ao fato dos estudos encontrados terem utilizado diferentes instrumentos de medida das estratégias de coping, o que impede generalizaçoes. Nas sete escalas utilizadas, sao encontradas mais de vinte diferentes categorias de avaliaçao de estratégias de enfrentamento ao todo. Outra razao pode ser atribuída à diversidade das amostras estudadas, que divergiram entre si quanto ao gênero, idade, substância consumida e modalidade de tratamento a que estavam submetidos.

Entretanto, apesar de algumas divergências encontradas, todos os estudos convergem para a conclusao de que o enfrentamento ineficaz do estresse pode estar na base da etiologia e manutençao do transtorno por uso de substâncias. O que se observa é que estratégias desadaptativas de coping, como os estilos de enfrentamento evitativo e focado na emoçao, sao as mais frequentes em populaçoes clínicas. Tais achados sustentam a hipótese de que comportamentos aditivos podem ser mantidos por uma maneira desadaptativa de lidar com situaçoes cotidianas de estresse, ou seja, um desequilíbrio entre as exigências do ambiente e os recursos próprios do indivíduo, levando ao uso da substância como tentativa de restabelecer o equilíbrio5.

O fato de estilos de enfrentamento ativo e mais adaptativos também terem sido identificados em amostras de indivíduos abstinentes, em recuperaçao, pode subsidiar a ideia de que ensinar maneiras de identificar e lidar com situaçoes de alto risco resulta em recaídas menores e menos graves34. Quanto mais situaçoes de alto risco o indivíduo enfrentar e nas quais for bem sucedido, mais sua autoeficácia se desenvolverá e ele estabelecerá um senso realista de confiança na própria capacidade de lidar com momentos adversos, prevenindo a recaída e facilitando o processo de manutençao da abstinência35. De forma semelhante, em um estudo com usuários de heroína, os participantes que estavam abstinentes demonstraram maior repertório de respostas de enfrentamento eficaz em comparaçao aos participantes que tiveram lapsos ou recaídas36. De fato, a aquisiçao de habilidades eficazes para manejar eventos estressores cotidianos é fundamental para aprimorar e fortalecer o enfrentamento do indivíduo na abstinência do álcool37.

Nesse sentido, compreender as estratégias de coping enquanto estados que podem predispor os indivíduos ao comportamento aditivo ou, por outro lado, à manutençao da abstinência, torna-se essencial para possibilitar repensar novas formas de intervençao mais eficazes no tratamento do TUS, o que reforça a relevância desta revisao de literatura. Diante da constatada escassez de estudos principalmente nacionais sobre o tema levantado, sugere-se que futuras pesquisas em amostras brasileiras sejam realizadas a fim de investigar a relaçao dos diferentes estilos de enfrentamento e o abuso de substâncias.

Embora este artigo se trate de uma revisao sistemática da literatura, certamente seus achados nao contemplam a totalidade dos estudos já realizados. A vasta terminologia empregada no campo da dependência química e a dificuldade em encontrar descritores precisos para a busca podem ter se configurado com uma das principais limitaçoes desta revisao, seja pelo excesso ou omissao de termos. Da mesma forma, possíveis vieses na metodologia de identificaçao e seleçao dos estudos também podem ter limitado os resultados pela possível exclusao de pesquisas relevantes.

Ainda que as limitaçoes deste estudo impeçam a generalizaçao dos resultados, a presente revisao possibilitou uma visao mais abrangente da relaçao entre comportamentos aditivos e as estratégias de enfrentamento do estresse, fomentando futuras pesquisas na área. No campo acadêmico da Psicologia, estudos sobre fatores que estejam na base do TUS ainda sao insuficientes, o que corrobora a necessidade de mais estudos que investiguem cogniçoes e comportamentos que possam estar na base da etiologia e manutençao do transtorno, a fim de repensar e propor estratégias terapêuticas aliadas.


REFERENCIAS

1. United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC). World Drug Report 2017. Disponível em: http://www.unodc.org/wdr2017/. Acessado jun 2018.

2. American Psychiatric Association. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (5a ed.) [Versao digital]. 2014. Disponível em: http://c026204.cdn.sapo.io/1/c026204/cldfile/1426522730/6d77c9965e17b15/b37dfc58aad8cd477904b9bb2ba8a75b/obaudoeducador/2015/DSM%20V.pdf

3. Marlatt GA, Donovan DM. Prevençao da recaída: estratégias de manutençao no tratamento de comportamentos adictivos. Porto Alegre: Artmed; 2009.

4. Silva CJ. A dependência química e o modelo cognitivo de Aaron Beck. In: Zanelatto N, Laranjeira R, orgs. O tratamento da dependência química e as terapias cognitivo-comportamentais: Um guia para terapeutas. Porto Alegre: Artmed; 2013. p. 122-34.

5. Sá, LGC. Propriedades psicométricas do Inventário de Habilidades de Enfrentamento para a Abstinência de Alcool e Outras Drogas (IDHEA-AD) [tese]. Sao Paulo: Universidade Federal de Sao Carlos; 2014.

6. Lazarus RS, Folkman S. Stress, appraisal and coping. New York: Springer Publishing Company; 1984.

7. Monti PM, Kadden RM, Rohsenow DJ, Cooney NL, Abrams DB. (2005). Tratando a dependência de álcool: um guia de treinamento das habilidades de enfrentamento. Sao Paulo: Roca; 2005.

8. Moos RH, Brennan PL, Fondacaro MR, Moos BS. Approach and avoidance coping responses among older problem and nonproblem drinkers. Psychology and Aging. 1990, 5(1): 31-40.

9. Rohsenow DJ, Martin R A, Monti PM. Urge-specific and lifestyle coping strategies of cocaine abusers: relationships to treatment outcomes. Drug and Alcohol Dependence. 2005;78(2): 211-9.

10. Araújo RB, Castro MG, Oliveira MS, Pedroso RS. Estratégias de coping para o manejo do craving em dependentes de tabaco. Revista Brasileira de Psiquiatria. 2009;31(2): 89-94.

11. Forys K, McKellar J, Moos R. Participation in specific treatment components predicts alcohol-specific and general coping skills. Addictive Behaviors. 2007;32: 1669-80.

12. Gossop M, Stewart D, Browne N, Marsden J. Factors associated with abstinence, lapse or relapse to heroin use after residential treatment: protective effect of coping responses. Addiction. 2002;97(10): 1259-67.

13. Monti PM, Rohsenow DJ, Michalec E, Martin RA, Abrams DB. Brief coping skills treatment for cocaine abuse: substance use outcomes at three months. Addiction. 1997;92(12): 1717-28.

14. Constant HMRM, Figueiró LR, Signor L, Bisch NK, Barros HMT, Ferigolo M. Traduçao, adaptaçao transcultural e validaçao de conteúdo da versao em português do Coping Behaviours Inventory (CBI) para a populaçao brasileira. Cad. Saúde Pública. 2014;30(10): 2049-56.

15. Galvao TF, Pansani TSA. Principais itens para relatar Revisoes sistemáticas e Meta-análises: A recomendaçao PRISMA. Epidemiol. Serv. Saúde. 2015; 24(2): 335-42.

16. Hyman SM, Hong KIA, Chaplin TM, Dabre Z, Comegys AD, Kimmerling A, Sinha R. A stress-coping profile of opioid dependent individuals entering naltrexone treatment: A comparison with healthy controls. Psychology of Addictive Behaviors. 2009; 23(4): 613-9.

17. Gąsior K, Biedrzycka A, Chodkiewicz J, Ziółkowski M, Czarnecki D, Juczyński A, Nowakowska-Domagała K. Alcohol craving in relation to coping with stress and satisfaction with life in the addicted. Health Psychology Report. 2015; 4(1): 65-78.

18. Fullerton-Hall FL. Coping styles and levels of perceived stress in persons recovering from substance abuse. California State University, Long Beach. 2009.

19. Carver CS, Scheier MF, Weintraub JK. Assessing coping strategies: A theoretically based approach. Journal of Personality and Social Psychology. 1989; 56(2): 267-83.

20. Adan A, Antúnez JM, Navarro JF. Coping strategies related to treatment in substance use disorder patients with and without comorbid depression. Psychiatry Research. 2017; 251: 325-32.

21. Capella M, Adan A. The age of onset of substance use is related to the coping strategies to deal with treatment in men with substance use disorder. PeerJ. 2017; 5(e3660): 1-18.

22. Tobin DL, Holroyd KA, Reynolds RV, Wigal JK. The hierarchical factor structure of the coping strategies inventory. Cogn. Ther. Res. 1989; 13: 343-61.

23. Cano García FJ, Rodríguez Franco L,García Martínez J. Adaptación española del Inventario de Estrategias de Afrontamiento. Actas Españolas de Psiquiatría. 2007; 35(1): 29-39.

24. Folkman S, Lazarus RS. If it changes it must be a process: study of emotion and coping during three stages of a college examination. Journal of Personality and Social psychology. 1985;48(1): 150-70.

25. Sudraba V, Millere A, Deklava L, Millere E, Zumente Z, Circenis K, Millere I. Stress coping strategies of Drug and Alcohol Addicted patients in Latvia. Procedia Social and Behavioral Sciences. 2015; 205: 632-6.

26. Araújo RB, Pansard M, Boeira BU, Rocha NS. As estratégias de coping para o manejo da fissura de dependentes de crack. Clinical & Biomedical Research. 2010;30(1): 36-42.

27. Savóia MG, Santana PR, Mejias NP. Adaptaçao do Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus para o português. Psicologia USP. 1996; 7(1-2): 183-201.

28. Turner H, Bryant‐Waugh R, Peveler R, Bucks RS. A psychometric evaluation of an English version of the Utrecht Coping List. European Eating Disorders Review. 2012; 20(4): 339-42.

29. Endler NS, Parker JD. Assessment of multidimensional coping: Task, emotion, and avoidance strategies. Psychological assessment. 1994; 6(1): 50-60.

30. Boden MT, Kimerling R, Kulkarni M, Bonn-Miller MO, Weaver C, Trafton J. Coping among military veterans with PTSD in substance use disorder treatment. Journal of substance abuse treatment. 2014; 47(2): 160-7.

31. Salazar AMN. Estrategias de afrontamiento ante el riesgo de recaída en adolescentes que realizaron tratamiento de recuperación para el trastorno por consumo de sustâncias psicoactivas. Risaralda. Artículo de Investigación - Universidad Católica de Pereira; 2014.

32. Moghaddam MR, Mohseni RA, Khorshidi MR. Comparison of Coping and Self-esteem Styles in Drug Abuse Women and Normal Women (Case Study: Ghaemshahr City, Iran). International Journal of Basic Sciences & Applied Research. 2015; 4(8): 442-7.

33. Kronenberg LM, Goossens PJ, van Busschbach J, van Achterberg T, van den Brink W. Coping styles in substance use disorder (SUD) patients with and without co-occurring attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD) or autism spectrum disorder (ASD). BMC Psychiatry. 2015; 15(1): 159.

34. Monti PM, Rohsenow DJ, Michalec E, Martin RA, Abrams DB. Brief coping skills treatment for cocaine abuse: substance use outcomes at three months. Addiction. 1997;92(12): 1717-1728.

35. Knapp P, Bertolote JM. Prevençao da recaída: um manual para pessoas com problemas pelo uso de álcool e das drogas. Porto Alegre: Artes Médicas; 1994.

36. Gossop M, Stewart D, Browne N, Marsden J. Factors associated with abstinence, lapse or relapse to heroin use after residential treatment: protective effect of coping responses. Addiction. 2002;97(10): 1259-1267.

37. Forys K, McKellar J, Moos R. Participation in specific treatment components predicts alcohol-specific and general coping skills. Addictive Behaviors. 2007; 32(8): 1669-1680.










a Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Atençao ao Dependente Químico/Oficina da Vida (PADEQ) - Diretoria de Qualidade de Vida do Servidor - Uberlândia - MG - Brasil. Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia / Instituto de Psicologia - Uberlândia - MG - Brasil
b Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia / Instituto de Psicologia - Uberlândia - MG - Brasil

Correspondência
Isabella Carvalho Oliveira Rocha
Av. Mato Grosso, 3370
38405-314 Uberlândia, MG, Brasil
e-mail: isa_psico56@yahoo.com.br / e-mail alternativo: ederaldo@ufu.br

Submetido em: 07/11/17
Aceito em: 03/10/18

Instituiçao: Universidade Federal de Uberlândia

* Este artigo é derivado de parte da introduçao teórica da dissertaçao de mestrado em andamento no Programa de Pós-graduaçao em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Agradecemos à CAPES pelo financiamento.

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo