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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Rev. bras. psicoter. 2018; 20(2):53-63



Artigo de Revisao

Aplicaçao da psicoeducaçao na saúde: revisao integrativa

Application of psychoeducation in health: an integrative review

Rodrigo da Silva Maiaa; Tereza Cristina Santos de Araújob; Eulália Maria Chaves Maiac

Resumo

OBJETIVO: o presente estudo tem por objetivo analisar, através de uma revisao integrativa da literatura, as produçoes científicas sobre a aplicaçao da técnica da psicoeducaçao no contexto da saúde.
MÉTODO: Realizamos uma busca eletrônica por artigos, publicados até 2017, nas bases de dados Periódicos CAPES, LILACS, SCOPUS e SCIELO. Para a busca utilizamos o termo: "psicoeducaçao" OR "psychoeducation".
RESULTADOS: Ao todo foram encontradas 27 publicaçoes nas bases de dados exploradas. Contudo, após a aplicaçao dos critérios de seleçao, permaneceu um total de 13 artigos. De modo geral, estes tratam de testar a intervençao psicoeducativa com diferentes públicos. Dentre os estudos revisados, percebe-se que cinco estudos (38%) tratam da temática da psicoeducaçao aplicada ao tratamento do transtorno Bipolar, demonstrando sua eficácia, e três (23%) tematizam sobre o uso da técnica em intervençoes voltadas ao público idoso e seus familiares, dois (15%) abordam o uso da psicoeducaçao na prevençao do uso e promoçao de saúde diante do consumo abusivo de substância, e os demais abordam, respectivamente, a aplicaçao da psicoeducaçao para promoçao de saúde de pacientes hipertensos (n = 1, 8%), apresentam a técnica para a comunidade de enfermagem (n = 1, 8%) e investiga o uso da psicoeducaçao no campo da saúde (n = 1, 8%).
CONCLUSAO: Os dados sinalizam a eficácia da psicoeducaçao para a promoçao de cuidado em saúde para pacientes psiquiátricos, uma vez que promove empoderamento, fortalece vínculos destes com seus familiares e serviços de saúde e fortalece as redes de suporte social.

Descritores: Educaçao de Pacientes como Assunto; Pessoal de Saúde; Psicoterapia.

Abstract

OBJECTIVE: This study aims to analyza, through an integrative literature review, scientific productions on the implementation of psychoeducation technique in the context of health.
METHOD: We conducted an electronic search for articles published up to 2017 in the databases Periodicals CAPES, LILACS, SCOPUS and SCIELO. For the search we use the term "psicoeducaçao" OR "psychoeducation".
RESULTS: A total of 27 publications were found in databases explored with the expression used. However, after applying the selection criteria, a total of 13 articles remained. In general, they try to test psychoeducational intervention with different audiences. Among the studies reviewed, five studies (38%) deal with the topic of psychoeducation applied to the treatment of Bipolar Disorder, demonstrating its efficacy, and three (23%) discuss the use of the technique in interventions aimed at the elderly and (15%) approach the use of psychoeducation in the prevention of health use and health promotion in the face of substance abuse, and the others address, respectively, the application of psychoeducation for health promotion of hypertensive patients (n = 1, 8%) present the technique to the nursing community (n = 1, 8%) and investigates the use of psychoeducation in the health field (n = 1, 8%).
CONCLUSION: The data indicate the efficacy of psychoeducation for the promotion of health care for psychiatric patients, since it promotes empowerment, strengthens ties with their families and health services, and strengthens social support networks.

Keywords: PatientEducation as Topic; Health Personnel; Psychotherapy.

 

 

INTRODUÇAO

A psicoeducaçao se caracteriza como uma intervençao ou técnica psicoterapêutica, que surgiu fortemente influenciada pela abordagem cognitivo-comportamental1. É uma técnica utilizada para auxiliar no tratamento de transtornos psiquiátricos, que consiste na transmissao de conhecimento sobre o quadro clínico associado a estratégias de acolhimento psicológico e promoçao de insight sobre o estado de saúde do sujeito1,2.

Trata-se de uma técnica embasada no modelo biopsicossocial, no qual o indivíduo é visto como um ser holístico e sistêmico, em que se une conceitos de teorias e da prática psicológica com o processo educativo de aprendizagem, tendo como principal objetivo poder dar melhor assistência as complexidades que envolvem a saúde do indivíduo2,3. Aliado a isso, a técnica psicoeducativa se propoe a - por meio da promoçao de um ambiente acolhedor e de confiança, associada ao fornecimento de informaçoes - incentivar mudanças comportamentais, sociais e emocionais para, subsequentemente, prevenir adoecimentos e promover saúde3.

A psicoeducaçao reúne conhecimentos psicológicos e educativos, além de recorrer a outras disciplinas e campos de conhecimentos - como a medicina, nutriçao, farmacologia, entre outras -, visando ampliar o fornecimento de informaçoes para o usuário assistido. De modo tal, espera-se que, com esta intervençao, o indivíduo obtenha conhecimento holístico e empoderamento acerca de sua demanda em saúde4,5.

A técnica psicoeducativa mostra-se complexa, uma vez que ela envolve o uso da transdisciplinaridade para o fornecimento de informaçoes que promovam mudanças no âmbito social, comportamental e cognitivo do indivíduo, possibilitando uma compreensao sistêmica a qual envolve o adoecimento. Essa abordagem pode ser empregada em diferentes locais e contextos, bem como diante de diferentes problemáticas, sendo seu uso importante na prática clinica, pois esta objetiva, simultaneamente, a prevençao de agravos, a promoçao e a educaçao em saúde6. No contexto da saúde, especificamente, reconhece-se a eficácia que a psicoeducaçao tem tido para o manejo clínico dos pacientes5,6. Diante do exposto, o presente estudo tem por objetivo analisar, por meio de uma revisao integrativa da literatura, as produçoes científicas sobre a aplicaçao da técnica da psicoeducaçao no contexto da saúde.


MÉTODO

Este é um estudo de revisao de literatura, do tipo integrativa, elaborado a partir dos procedimentos metodológicos apresentados em Mendes, Silveira e Galvao7. Este tipo de estudo objetiva reunir e sintetizar achados de estudo sobre um tema ou questao específicas, aprofundando o conhecimento da temática investigada. Construiu-se o trabalho alicerçado em sugestoes para qualidade de revisoes de literatura8,9. O estudo partiu da seguinte pergunta de revisao: "Quais sao as características dos artigos que discutem a aplicaçao da técnica da psicoeducaçao no contexto da saúde? Do que estes tratam? Estes trazem aspectos e dados sobre sua aplicaçao e eficácia?".

Procedemos a uma busca eletrônica, em março de 2018, nas bases de dados Periódicos CAPES, Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scopus e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Realizamos a busca por artigos publicados de janeiro de 2004 a dezembro de 2017. Para a busca utilizamos a expressao: "psicoeducaçao" OR "psychoeducation".

Foram incluídos no presente estudo artigos disponíveis em texto completo, publicados nos idiomas espanhol e português, e que constassem o termo "psicoeducaçao" em um dos dois idiomas citados, em especial, no título do trabalho, os quais foram selecionados inicialmente a partir da leitura dos títulos e resumos, quando disponíveis. Excluíram-se desta revisao: editoriais, artigos de opiniao, cartas ao editor, resenhas de livros, teses, dissertaçoes e monografias.

Inicialmente, todos os títulos e resumos, quando disponíveis, foram avaliados pelo primeiro autor do estudo. Em seguida, dois autores avaliaram os estudos na íntegra, verificando aqueles que nao atendiam aos critérios de seleçao (objetivo do estudo, inclusao e exclusao). Os casos em que houve dúvidas e/ou discordância sobre a inclusao (ou nao) de um artigo entre os dois primeiros avaliadores foram submetidos a análise do terceiro autor.

A coleta das informaçoes inspirou-se no instrumento elaborado por Coriolano-Marinus e colaboradores10, o qual contemplou informaçoes como autor, ano de publicaçao, periódico, objetivo, método, principais resultados. Além disso, acrescentamos a análise do nível de evidência científica. Os dados foram analisados por meio de análise bibliométrica e análise de conteúdo temática.


RESULTADOS

Ao todo foram encontradas 27 publicaçoes nas bases de dados exploradas com a expressao utilizada.

Dentre estes, nove estavam disponíveis no SCIELO, oito disponibilizados no LILACS, seis artigos estavam indexados no Portal de Periódicos CAPES e quatro vinculado ao SCOPUS. Considerando os artigos duplicados em mais de uma base de dados e a aplicaçao dos critérios de seleçao, permaneceu um total de 13 artigos a serem escrutinados nesta revisao, conforme explicitado no Quadro I.




Os dados do Quadro I demonstram uma maior concentraçao de achados no ano de 2017, 2012 e 2011, com três publicaçoes cada. Quanto ao periódico, visualiza-se uma distribuiçao heterogênea dos estudos, ressaltando-se a repetiçao de publicaçoes apenas nos periódicos Revista Portuguesa de Enfermagem em Saúde Mental e Revista da Escola de Enfermagem da USP.

Verifica-se um predomínio de estudos de Revisao de Literatura (n=6; 46%), acompanhado de Relatos de Experiência (n=3; 23%). Dentre os estudos revisados, percebe-se que cinco estudos (38%) tratam da temática da psicoeducaçao aplicada ao tratamento do transtorno Bipolar e três (23%) tematizam sobre o uso da técnica em intervençoes voltadas ao público idoso e seus familiares. A seguir serao discutidos os principais resultados e conclusoes dos estudos revisados.


AVALIAÇAO CRITICA DOS RESULTADOS

Quanto ao tema da psicoeducaçao aplicada ao tratamento do Transtorno Bipolar, percebe-se que esta técnica tem sido apontada pelos autores enquanto uma ferramenta profilática adicional importante ao tratamento de diversos quadros clínicos6, em especial, em transtornos psiquiátricos19, como o Transtorno Bipolar. Esta estratégia tem sido amplamente sugerida, pois introduz ao sujeito informaçoes sobre seu transtorno, sobre as principais estratégias terapêuticas para o tratamento deste, além de discutir aspectos relativos a uso de fármacos - como efeitos secundários destes -, e uso de terapias psicológicas e alternativas coadjuvantes ao processo de cuidado11,18,22.

De acordo com os estudos revisados, a psicoeducaçao tem se mostrado eficaz no empoderamento quando se trata de indivíduos em sofrimento psíquico. Trata-se de uma intervençao que pode ser utilizada individualmente e em grupo, apresentando-se como um dispositivo favorável também ao fortalecimento de vínculos e à construçao de redes de apoio e suporte social/interpessoal13,16.

No que diz respeito aos estudos que discutem o uso da técnica em intervençoes voltadas ao público idoso, os estudos parecem nao trazer um consenso sobre a implementaçao e/ou eficácia destas nas intervençoes dirigidas a este grupo etário e para familiares de idosos. Cuevas-Cancino e Moreno-Pérezc21 ressaltam que a psicoeducaçao é uma ferramenta positiva e importante para a realizaçao de intervençoes no seio familiar e com cuidadores.

No entanto, Sampaio12 revisou, em dois artigos, o uso da psicoeducaçao na promoçao da reduçao de sobrecarga de cuidado para cuidadores informais de idosos. Os estudos revisados pelo autor discutiam a intervençao psicoeducativa, que em resumo baseavam-se em fornecimento de informaçoes, sobre estratégias minimizadoras do estresse e o incentivo ao compartilhamento de tarefas de cuidado com outros familiares. O autor verificou que os estudos revisaram apontavam a ineficácia da psicoeducaçao em reduzir a sobrecarga. Entretanto, este ressalta que tais dados nao podem ser generalizados, em razao de limitaçoes práticometodológicas dos estudos analisados12.

Gonçalves-Pereira e Sampaio14, por sua vez, revisaram estudos que utilizaram a técnica na intervençao com famílias que continham idosos vivenciando um quadro de Demência. Os autores perceberam que os benefícios das intervençoes psicoeducativas variam, de acordo com o seu conteúdo e destinatários, mas que estas contribuem para o enfrentamento familiar às mudanças e transformaçoes inerentes ao processo demencial do idoso na família.

O terceiro estudo, realizado exclusivamente com idosos, desenvolvido por Lima-Silva e Yassuda17, implementou intervençoes psicoeducativas com idosos hipertensos, visando promover conhecimento e mudança de atitude diante da doença. Neste estudo, participaram 64 idosos, divididos em grupo experimental (n = 35) e controle (n = 29), sendo este primeiro submetido a intervençoes psicoeducativas, em que eram apresentados dados sobre a doença, tais como diagnóstico, curso, prognósticose principais terapêuticas farmacológicas e nao farmacológicas, associado a treino cognitivo de memória, e avaliados antes e após intervençao, com o Questionário de Conhecimento sobre a Hipertensao (QCH) e outro questionário com questoes sobre atitudes a respeito de medicaçoes anti-hipertensivas. As autoras verificaram que o uso da técnica da psicoeducaçao quando associadas a treino cognitivo contribuíram expressivamente na promoçao de saúde e autonomia para os idosos e resultaram também em uma melhor adesao ao tratamento e, subsequentemente, no manejo da doença crônica17.

Andrade e Kesller20 construíram, a partir de uma revisao de literatura, uma intervençao grupal de 10 sessoes, baseada em psicoeducaçao, que objetiva a prevençao do uso de drogas. As autoras sugerem que a adolescência é uma fase de fortes mudanças no desenvolvimento do indivíduo e que este é um período que há predisposiçao e aumento no número de envolvidos com álcool e outras drogas. Portanto, estas sugerem que sejam criadas estratégias de prevençao primária, como a proposta no artigo, que busquem abranger os jovens dentro das escolas e visem reduzir o risco de desenvolvimento de dependência química entre adolescentes.

Coelho15 realizou uma intervençao psicoeducativa para professores, visando incrementar habilidades emocionais, tais como autoconsciência, gestao de emoçoes, automotivaçao, empatia e gestao de emoçoes em grupo, dos participantes. O estudo, de metodologia quase experimental, verificou melhores valores nos fatores anteriormente apontados, sugerindo um incremento na saúde mental dos participantes da intervençao, o que sugere que a técnica pode contribuir positivamente para promoçao de saúde psíquica15.


DISCUSSAO

A temática mais abordada nas publicaçoes revisadas aborda o uso da psicoeducaçao no Transtorno Bipolar. A respeito de sua efetivaçao, atualmente, esta técnica tem sido uma estratégia profilática que vem sendo notadamente eficaz no manejo dos sintomas deste quadro clínico e tem sido associada a terapêuticas farmacológicas para remissao dos sintomas do Transtorno Bipolar25. Bosaipo, Borges e Juruena25 ressaltam que a psicoeducaçao, quando utilizada no tratamento deste transtorno, visa informar o paciente sobre o quadro e aumentar a adesao ao tratamento, que seja medicamentoso ou psicoterapêutico, promovendo psicoeducaçao sobre estratégias comportamentais de monitoramento das mudanças de humor, informando sobre técnicas de reduçao de estresse e resoluçao de problemas, e técnicas de reestruturaçao de pensamentos. Outro dado que parece corroborar com referida eficácia da psicoeducaçao pode se dar devido ao relativo empobrecimento na habilidade de realizar insight, comum em pacientes com Transtorno Bipolar26, a qual pode ser minimizada com o uso da técnica psicoeducativa.

Ressalta-se que, ainda que nao houve consenso encontrado na literatura sobre a eficácia do uso da psicoeducaçao para a intervençao junto ao público idoso e seus familiares, a pesquisa quase-experimental de Lopes e Cachioni23 realizada com familiares de um grupo de idosos portadores da doença de Alzheimer, aponta que a intervençao psicoeducativa promoveu bem estar aos participantes da intervençao. O estudo demonstrou que os familiares que participaram da intervençao psicoeducativa apresentaram aumento na percepçao dos benefícios positivo do ato de cuidar, embora a técnica nao tenha se mostrado efetiva para diminuiçao da percepçao de ônus físico gerado pelo cuidado.

Vem se tornando imprescindível validar, de maneira científica, a eficácia e efetividade de qualquer intervençao24. Sendo assim, percebe-se que a ausência de consenso quanto a eficácia da psicoeducaçao para intervençoes com este público indica a necessidade de investimentos de pesquisa com esta populaçao.


CONCLUSAO

Através dos dados analisados nesta revisao, notou-se que o número de publicaçoes acerca da temática de psicoeducaçao prevaleceu à mesma, sem aumentos expressivos com o avançar dos anos. Este dado pode sugerir que nao houve aumento na perspectiva de interesse por parte de pesquisadores pela técnica nos anos observados nesta revisao. Dessa forma é pertinente despertar a necessidade de maiores pesquisas sobre seu uso, com intuito de promover maior discussao sobre a proposta psicoeducativa em diferentes áreas de atuaçao.

A revisao integrativa aqui realizada reuniu dados acerca da técnica psicoeducativa e discussao sobre seu uso no contexto da saúde. Tais achados sugerem que seu uso já vem sendo aplicado, mas indica a necessidade de maior disseminaçao sobre a técnica e sua aplicabilidade neste contexto. Os dados sinalizam a eficácia da psicoeducaçao para a promoçao de cuidado em saúde para pacientes psiquiátricos (transtorno bipolar), o que sugere que esta intervençao pode se mostrar eficaz também para outros grupos clínicos, quer sejam pacientes psiquiátricos e/ou com doenças crônicas.

Nesse sentido, sugere-se, a partir desta revisao, a necessidade de estudos que investiguem o uso da técnica da psicoeducaçao em outros quadros clínicos, com diferentes populaçoes e grupos etários. Ressalta-se que o presente estudo apresenta algumas limitaçoes, sendo uma delas, o recorte idiomático, para estudos publicados apenas em língua hispânica e portuguesa. Outra limitaçao identificada foi a dificuldade de incluir na revisao, também, referências sobre a psicoeducaçao que estivessem citadas nos artigos revisados.


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a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo de Estudos Psicologia e Saúde (GEPS) do Departamento de Psicologia - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil
b Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo de Estudos Psicologia e Saúde (GEPS) do Departamento de Psicologia - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil
c Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Grupo de Estudos Psicologia e Saúde (GEPS) do Departamento de Psicologia - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

Correspondência
Rodrigo da Silva Maia
Rua Itamarati de Minas, 2982, Apto 202, Neópolis
59088-120 Natal, RN, Brasil
Telefone: (84) 999800721
e-mail: rodrigo_maia89@yahoo.com.br

Submetido em: 27/07/2018
Aceito em: 03/09/2018

Instituiçao: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Colaboraçoes: Rodrigo da Silva Maia - Coleta de Dados, Conceitualizaçao, Gerenciamento do Projeto, Investigaçao, Metodologia. Redaçao - Preparaçao do original, Redaçao - Revisao e Ediçao, Supervisao, Visualizaçao; Tereza Cristina Santos de Araújo - Coleta de Dados, Investigaçao, Redaçao - Preparaçao do original, Redaçao - Revisao e Ediçao;
Eulália Maria Chaves Maia - Conceitualizaçao, Gerenciamento do Projeto, Metodologia, Redaçao - Preparaçao do original, Redaçao - Revisao e Ediçao, Supervisao, Visualizaçao

 

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