Rev. bras. psicoter. 2018; 20(2):53-63
Maia RS, Araújo TCS, Maia EMC. Aplicaçao da psicoeducaçao na saúde: revisao integrativa. Rev. bras. psicoter. 2018;20(2):53-63
Artigo de Revisao
Aplicaçao da psicoeducaçao na saúde: revisao integrativa
Application of psychoeducation in health: an integrative review
Rodrigo da Silva Maiaa; Tereza Cristina Santos de Araújob; Eulália Maria Chaves Maiac
Resumo
Abstract
INTRODUÇAO
A psicoeducaçao se caracteriza como uma intervençao ou técnica psicoterapêutica, que surgiu fortemente influenciada pela abordagem cognitivo-comportamental1. É uma técnica utilizada para auxiliar no tratamento de transtornos psiquiátricos, que consiste na transmissao de conhecimento sobre o quadro clínico associado a estratégias de acolhimento psicológico e promoçao de insight sobre o estado de saúde do sujeito1,2.
Trata-se de uma técnica embasada no modelo biopsicossocial, no qual o indivíduo é visto como um ser holístico e sistêmico, em que se une conceitos de teorias e da prática psicológica com o processo educativo de aprendizagem, tendo como principal objetivo poder dar melhor assistência as complexidades que envolvem a saúde do indivíduo2,3. Aliado a isso, a técnica psicoeducativa se propoe a - por meio da promoçao de um ambiente acolhedor e de confiança, associada ao fornecimento de informaçoes - incentivar mudanças comportamentais, sociais e emocionais para, subsequentemente, prevenir adoecimentos e promover saúde3.
A psicoeducaçao reúne conhecimentos psicológicos e educativos, além de recorrer a outras disciplinas e campos de conhecimentos - como a medicina, nutriçao, farmacologia, entre outras -, visando ampliar o fornecimento de informaçoes para o usuário assistido. De modo tal, espera-se que, com esta intervençao, o indivíduo obtenha conhecimento holístico e empoderamento acerca de sua demanda em saúde4,5.
A técnica psicoeducativa mostra-se complexa, uma vez que ela envolve o uso da transdisciplinaridade para o fornecimento de informaçoes que promovam mudanças no âmbito social, comportamental e cognitivo do indivíduo, possibilitando uma compreensao sistêmica a qual envolve o adoecimento. Essa abordagem pode ser empregada em diferentes locais e contextos, bem como diante de diferentes problemáticas, sendo seu uso importante na prática clinica, pois esta objetiva, simultaneamente, a prevençao de agravos, a promoçao e a educaçao em saúde6. No contexto da saúde, especificamente, reconhece-se a eficácia que a psicoeducaçao tem tido para o manejo clínico dos pacientes5,6. Diante do exposto, o presente estudo tem por objetivo analisar, por meio de uma revisao integrativa da literatura, as produçoes científicas sobre a aplicaçao da técnica da psicoeducaçao no contexto da saúde.
MÉTODO
Este é um estudo de revisao de literatura, do tipo integrativa, elaborado a partir dos procedimentos metodológicos apresentados em Mendes, Silveira e Galvao7. Este tipo de estudo objetiva reunir e sintetizar achados de estudo sobre um tema ou questao específicas, aprofundando o conhecimento da temática investigada. Construiu-se o trabalho alicerçado em sugestoes para qualidade de revisoes de literatura8,9. O estudo partiu da seguinte pergunta de revisao: "Quais sao as características dos artigos que discutem a aplicaçao da técnica da psicoeducaçao no contexto da saúde? Do que estes tratam? Estes trazem aspectos e dados sobre sua aplicaçao e eficácia?".
Procedemos a uma busca eletrônica, em março de 2018, nas bases de dados Periódicos CAPES, Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scopus e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Realizamos a busca por artigos publicados de janeiro de 2004 a dezembro de 2017. Para a busca utilizamos a expressao: "psicoeducaçao" OR "psychoeducation".
Foram incluídos no presente estudo artigos disponíveis em texto completo, publicados nos idiomas espanhol e português, e que constassem o termo "psicoeducaçao" em um dos dois idiomas citados, em especial, no título do trabalho, os quais foram selecionados inicialmente a partir da leitura dos títulos e resumos, quando disponíveis. Excluíram-se desta revisao: editoriais, artigos de opiniao, cartas ao editor, resenhas de livros, teses, dissertaçoes e monografias.
Inicialmente, todos os títulos e resumos, quando disponíveis, foram avaliados pelo primeiro autor do estudo. Em seguida, dois autores avaliaram os estudos na íntegra, verificando aqueles que nao atendiam aos critérios de seleçao (objetivo do estudo, inclusao e exclusao). Os casos em que houve dúvidas e/ou discordância sobre a inclusao (ou nao) de um artigo entre os dois primeiros avaliadores foram submetidos a análise do terceiro autor.
A coleta das informaçoes inspirou-se no instrumento elaborado por Coriolano-Marinus e colaboradores10, o qual contemplou informaçoes como autor, ano de publicaçao, periódico, objetivo, método, principais resultados. Além disso, acrescentamos a análise do nível de evidência científica. Os dados foram analisados por meio de análise bibliométrica e análise de conteúdo temática.
RESULTADOS
Ao todo foram encontradas 27 publicaçoes nas bases de dados exploradas com a expressao utilizada.
Dentre estes, nove estavam disponíveis no SCIELO, oito disponibilizados no LILACS, seis artigos estavam indexados no Portal de Periódicos CAPES e quatro vinculado ao SCOPUS. Considerando os artigos duplicados em mais de uma base de dados e a aplicaçao dos critérios de seleçao, permaneceu um total de 13 artigos a serem escrutinados nesta revisao, conforme explicitado no Quadro I.
artigo anterior | voltar ao topo | próximo artigo |
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax