Rev. bras. psicoter. 2017; 19(1):43-54
Pimentel MEP, Siquara GM. A utilizaçao da psicoeducaçao no tratamento de pacientes com transtorno bipolar: uma revisao sistemática. Rev. bras. psicoter. 2017;19(1):43-54
Artigo Original
A utilizaçao da psicoeducaçao no tratamento de pacientes com transtorno bipolar: uma revisao sistemática
The use of psychoeducation in the treatment of patients with bipolar disorder: a systematic review
Maria Emília Pereira Pimentel1; Gustavo Marcelino Siquara2
Resumo
Abstract
INTRODUÇAO
O humor é um traço afetivo que permeia as experiências dos indivíduos, como uma lente de fundo que pode modificar as vivências em sua natureza e seus sentidos1. Para que os seres humanos conseguissem interagir de forma mais eficaz com as circunstâncias do meio, já que viviam em intensa instabilidade ambiental, o humor foi importante para a adaptaçao. Desta forma, a oscilaçoes do humor a partir de influência de fatores internos e externos, como os neurobiológicos, sociais e ambientais, tornaram o humor um sistema eficiente de socializaçao de sobrevivência. O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por um quadro de humor que nao responde às situaçoes ambientais de maneira adequada. Com isso, influencia diretamente nas relaçoes, formas de enfrentar os problemas e percepçao do mundo2.
O TB é caracterizado pela oscilaçao do humor depressivo e maníaco/hipomaníaco, de maneira grave e prevalente na vida dos indivíduos3. Esse transtorno é considerado complexo do ponto de vista fisiopatológico. O Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, 5ª ediçao (DSM-5) considera que a presença de um ou mais episódios de mania ou hipomania permite efetuar o diagnóstico de TB. Segundo a nova divisao do DSM-5, existem 3 tipos de classificaçoes para os TBs, sendo os do tipo I, II e o ciclotímico4. Estudos recentes sobre a epidemiologia estimam que cerca de 1 a 3% da populaçao mundial apresenta o transtorno5.
No funcionamento psicossocial, os prejuízos com a desregulaçao do humor podem ser apresentados através de problemas de sono, maior irritabilidade, gastos financeiros excessivos, desgaste nas relaçoes interpessoais, psicossociais e diminuiçao da qualidade de vida6. Outro estudo evidenciou perdas afetivas e laborais associadas aos efeitos colaterais das medicaçoes e da sintomatologia das crises vividas pelos pacientes7.
O curso do TB é complexo e por isso sao necessárias intervençoes terapêuticas farmacológicas e psicossociais. Os medicamentos visam diminuir as alteraçoes comportamentais causadas pela alteraçao do humor, controlar os sintomas agudos e prevenir a ocorrência de novos episódios8. Outro desafio para o sucesso no tratamento está na adesao pelos pacientes. A baixa adesao resulta em consequências clínicas, como o aumento de recaídas e recorrências, além do aumento de internaçoes e das tentativas de suicídio9.
O tratamento farmacológico, quando isolado, nao sustenta o tratamento do TB, visto que a adesao medicamentosa é estimada em cerca de apenas 50% dos pacientes. A baixa adesao terapêutica e as dimensoes psicossociais precisam ser melhor estudadas e necessitam cuidados alternativos e eficazes10,11. Desse modo, Machado-Vieira et al.12 evidenciam razoes para o uso auxiliar das abordagens psicossociais no tratamento do TB. Dentre os motivos estao a promoçao da autonomia, que auxilia a criar estratégias para lidar com conflitos e eventos estressores, aumenta a adesao medicamentosa, mudanças no estilo de vida e facilita a identificaçao de sintomas iniciais. Sendo assim, sao fundamentais outras terapêuticas associadas à farmacológica, especialmente as abordagens psicossociais, que permitem o cuidado ao sofrimento psíquico do sujeito e a PE sobre sua condiçao13.
A PE é uma das abordagens psicossociais que tem como principal objetivo fornecer informaçoes teóricas e práticas aos pacientes e/ou aos familiares sobre a condiçao de saúde. Na intervençao com pacientes com TB, as informaçoes, em geral, giram em torno do curso do transtorno e do seu tratamento. Um dos objetivos dessa técnica é ajudar o paciente a conviver de forma menos conflituosa e disfuncional com sua doença14. Segundo Justo e Calil13, apesar de o termo sugerir um fluxo unidirecional dos ensinamentos, os profissionais devem fazer do paciente um colaborador ativo do processo de tratamento, de forma que possam expor suas dificuldades e os aspectos mais específicos do convívio com o transtorno, como a relaçao com a rede de apoio, com os medicamentos, entre outros.
A abordagem psicoeducacional se desenvolveu na década de 70, em oposiçao aos tratamentos comuns na época, tais como os de base psicanalítica e os confrontacionais. Aliada ao modelo biopsicossocial, a intençao é ser uma terapêutica alternativa, mais educativa e de suporte, que atue em conjunto com os psicofármacos, evitando internamentos psiquiátricos e reinserindo o sujeito na sociedade15.
Segundo Bäuml et al.16, o termo PE foi empregado para designar uma abordagem terapêutica comportamental que tem como objetivo discutir junto com os pacientes e familiares sobre o transtorno, treinar habilidades de comunicaçao, autoafirmaçao e a resoluçao de problemas.
A PE começou com o tratamento de pacientes com esquizofrenia e também se mostrou eficaz no tratamento com outros transtornos mentais, como o TB15. Os resultados na utilizaçao da PE para o TB têm sugerido eficácia na prevençao de recaídas, principalmente das fases maníacas/hipomaníacas nos modelos em grupo17. No contexto de pacientes com TB, Andrade15 sugere três indicaçoes para o uso da PE: após o diagnóstico em situaçoes de nao adesao terapêutica, alta hospitalar ou quando se percebe a presença de crenças disfuncionais. Já com os familiares, a PE pode ser usada quando as relaçoes familiares interferirem no tratamento, assim como quando a expressividade emocional for alta. A expressividade emocional é definida por comportamentos disfuncionais dos familiares com o paciente, tais como a crítica, hostilidade e superproteçao14. Desta forma, quanto maior a expressividade emocional, maior a necessidade de intervençao com a família. Assim como na PE para o paciente, a PE focada na família tem alta eficácia na diminuiçao das taxas de recaída e apresenta melhora nos sintomas depressivos18.
Um dos problemas que motivaram o presente estudo foi a importância das intervençoes psicossociais e como sao utilizados os protocolos de PE para as pessoas com TB. A hipótese levantada no estudo é que existem na literatura diferentes modelos de protocolos de intervençao em PE validados e padronizados para pacientes com TB.
O objetivo do estudo é analisar os diferentes protocolos de PE utilizados no tratamento de pacientes com TB. Os objetivos específicos sao avaliar a validade dos modelos de PE para TB; identificar os pontos em comuns e as diferenças entre os modelos; analisar a utilizaçao desses protocolos com os pacientes com TB.
MÉTODO
Este é um estudo de revisao sistemática de trabalhos científicos.
Bases de dados e estratégia de busca
Através da busca bibliográfica utilizando as seguintes bases de dados: Cochrane, Lilacs, Pubmed e Scielo. Como estratégia de busca utilizaram-se os descritores: Psicoeducaçao, Psicoeducacional, Psicoeducativo e Transtorno Bipolar. Foram realizadas as combinaçoes: COCHRANE (psychoeducation OR psychoeducative OR psychoeducational AND bipolar disorder); LILACS (psicoeducaçao OR psicoeducativo OR psicoeducacional AND transtorno bipolar); PUBMED (psychoeducation OR psychoeducative OR psychoeducational AND bipolar disorder) e SCIELO (psicoeducaçao OR psicoeducativo OR psicoeducacional AND transtorno bipolar).
Método de seleçao dos artigos
Os artigos identificados pela estratégia de busca foram avaliados, de forma independente, por dois pesquisadores, obedecendo aos critérios de inclusao: texto na íntegra, estudos do tipo ensaio clínico, que usaram como intervençao a psicoeducaçao, populaçao-alvo (adulto com diagnóstico de TB), idioma sem delimitaçao e tempo sem delimitaçao. Foram considerados critérios de exclusao artigos que usassem a PE com familiares de pacientes com TB, sujeitos participantes com comorbidades psiquiátricas, sujeitos que nao estivessem eutímicos ou em remissao, ou pesquisas com outros grupos de transtornos. Os critérios de inclusao e exclusao foram utilizados para que se alcançassem apenas os protocolos de PE com TB em adultos. Para isso foram utilizados apenas ensaios clínicos que tenham utilizado os protocolos. Estudos que apresentassem a PE com outros transtornos mentais foram retirados, uma vez que o estudo foca apenas em pessoas com TB.
A revisao foi realizada em fevereiro de 2016.
Procedimentos de análise dos dados
Os artigos originais identificados na busca foram apresentados na tabela de resultados de acordo com: título, autor, revista, número de participantes total no estudo e forma de utilizaçao. As três primeiras sao colunas que têm por finalidade identificar os estudos. A última coluna traz detalhes sobre os estudos, como, por exemplo, o número de pessoas em grupos que participaram da intervençao de PE, número de sessoes, tempo para cada sessao e informaçoes sobre o programa de PE e o modelo teórico em que o estudo se baseou.
Os artigos incluíram as características especificadas pelo PICR:
Populaçao = Pacientes adultos com diagnóstico de transtorno bipolar
Intervençao = Uso de psicoeducaçao no tratamento
Comparaçao = Sem comparaçao
Resultado = Utilizaçao da psicoeducaçao no tratamento do Transtorno Bipolar
RESULTADOS
A partir da estratégia de busca definida, foram encontrados 648 artigos com as palavras-chave "transtorno bipolar", "psicoeducaçao", "psicoeducativo" e "psicoeducacional". Após a inserçao dos filtros de busca (ensaio clínico e texto completo), 227 artigos foram selecionados. Desses, 79 foram selecionados após a inserçao de demais critérios de inclusao (intervençao com psicoeducaçao e populaçao de adultos com diagnóstico de TB).
Os critérios de exclusao (artigos que usassem a PE com familiares de pacientes com TB, sujeitos participantes com comorbidades psiquiátricas, sujeitos que nao estivessem eutímicos ou em remissao, ou pesquisas com outros grupos de transtornos) foram aplicados em seguida, através da leitura dos resumos dos artigos. Esses critérios foram aplicados para poder alcançar os objetivos do estudo. Com isso totalizou-se 4 artigos que contemplassem o objetivo do presente trabalho.
Para o presente estudo foram encontrados artigos apenas na língua inglesa e estes variaram quanto ao ano entre 2013 a 2014. O total de artigos incluídos e excluídos está demonstrado na Figura 1. Foi realizada uma descriçao individual dos 4 estudos, seguindo a ordem cronológica de publicaçao conforme apresentado na Figura 2.
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