ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Vol 15 N° 1  2013

 

Editorial
1 -  A nova Revista Brasileira de Psicoterapia: uma transiçao bem-sucedida
Marcelo P. Fleck
Páginas: 7 - 7

Descritores:

2 -  Editorial
Sidnei Schestatsky
Páginas: 8 - 9

Descritores:

Carta ao Editor
3 -  A experiência prática do iCelg na educaçao continuada em psicoterapia
Débora Schaf; Daniel Spritzer; Érico de Moura Silveira Júnior; Felipe Picon; grupo iCelg
Páginas: 10 - 11

Descritores:

Artigos Originais
4 -  A criança frente à doença e à morte: aspectos psiquiátricos
Ana Margareth Siqueira Bassols; Maria Lucrecia Zavaschi; Regina Beatriz Palma
Páginas: 12 - 25

Resumo

O atendimento da criança com doença grave ou terminal é uma situaçao bastante delicada e complexa, que envolve questoes psicológicas importantes do paciente, de sua família e de todos os envolvidos no seu cuidado. A partir da revisao das etapas evolutivas das crianças, este artigo tem o objetivo de auxiliar a identificar as reaçoes que elas apresentam diante da sua própria doença e/ou morte, ilustrando com alguns exemplos clínicos. Destaca-se a importância da participaçao da consultoria psiquiátrica na internaçao hospitalar em pediatria, que pode ser requisitada para avaliar e/ou atender, do ponto de vista psiquiátrico, a criança portadora de doença grave ou terminal e, também, a família do paciente. Cabe ainda ao consultor psiquiátrico o desafio de proporcionar atençao à equipe assistente, visto que o estresse a que sao submetidos os "profissionais da linha de frente" é de tamanha intensidade, que alguns autores o compararam ao vivido no campo de batalha. A busca de um conhecimento profundo sobre si mesmos e sobre os aspectos relacionados à doença e à natureza do paciente sob seus cuidados pode permitir que os profissionais de saúde se posicionem com tranquilidade diante de uma criança gravemente doente e sua família. Quaisquer decisoes que venham a ser tomadas precisam estar de acordo com os princípios éticos que cada indivíduo adota, mas também de acordo com os princípios éticos vigentes na contemporaneidade.

Descritores: desenvolvimento emocional da criança e do adolescente; paciente terminal; psiquiatria infantil; medicina paliativa; consultoria psiquiátrica; psiquiatria.

5 -  A influência da imigraçao na relaçao de casal: estudo de um caso
Luisa Falceto de Barros; Karla N. Conejero Roos; Inmaculada Edo Badia; Begoña Gil Hernández; Dora Rebelo Honório
Páginas: 26 - 45

Resumo

INTRODUÇAO: Um grande número de imigrantes sul-americanos se traslada para Barcelona em busca de novas condiçoes de vida. As tensoes e decisoes complexas que os imigrantes precisam enfrentar influenciam a dinâmica de suas relaçoes significativas.
OBJETIVO: Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre os efeitos da imigraçao na relaçao conjugal de um casal chileno residente em Barcelona.
MÉTODO: A análise do discurso é o método utilizado para a obtençao de resultados. Foram utilizadas as primeiras cinco sessoes da terapia de casal. O escopo é indagar como os membros do casal experimentaram o processo migratório individualmente, como os modelos culturais influenciaram na hierarquia interna do casal, delimitar a adaptaçao de cada cônjuge ao país de acolhida e o papel da rede social no novo contexto.
RESULTADOS: Além das categorias que correspondem diretamente ao casal (estilos de comunicaçao, componentes do amor, vinculaçao amorosa, projetos básicos, comprometimento, componentes relacionais do casal), variáveis culturais parecem ter influído na mudança da hierarquia interna do casal estudado. O processo migratório e a adaptaçao ao país de acolhida foram vivenciados de forma diferente por cada um dos membros, tendo repercussoes significativas em sua dinâmica relacional,facilitando a mudança de papéis, especialmente o maior poder da mulher. CONCLUSAO: Os modelos culturais do país de acolhida tiveram um papel importante, já que propiciaram mudanças na dinâmica do casal. A influência da rede social na adaptaçao ao novo contexto é significativa.

Descritores: Casal, imigraçao, hierarquia interna, perda ambígua, vínculos.

6 -  Algumas consideraçoes sobre postura ética em psicoterapia de orientaçao analítica
Adriano Neujahr Agostini
Páginas: 46 - 58

Resumo

INTRODUÇAO: a ética em psicoterapia de orientaçao analítica vem sendo discutida desde o início da psicanálise, visto que é condiçao indispensável ao aparato técnico do psicoterapeuta. Determinadas situaçoes na clínica psicoterápica tendem a tirar o terapeuta de sua posiçao ética, sendo necessário que ele resolva o problema sem infringir o código de valores da profissao.
OBJETIVOS: o autor busca identificar e discutir brevemente fatores relevantes em uma possível definiçao de postura ética a ser seguida pelo psicoterapeuta de orientaçao analítica.
MATERIAL E MÉTODO: foi realizada revisao sobre o tema na literatura de embasamento predominantemente freudiano e foram elaboradas, para ilustraçao e reflexao, quatro vinhetas clínicas, a partir da prática psicoterápica do autor.
RESULTADOS/CONCLUSOES: sao apontados os seguintes fatores: 1) a capacidade de se manter uma atençao livremente flutuante ao longo do processo; 2) a possibilidade de sustentar a estrutura do setting; e 3) o monitoramento da contratransferência e do que ocorre no campo bipessoal. É discutida a importância desses fatores de acordo com as particularidades de cada caso, bem como seu papel crucial na decisao de seguir ou nao com os atendimentos.

Descritores: Ética; Psicoterapia; Ordens quanto à conduta (Ética médica).

7 -  Complexidade e esquizofrenia
Raúl Medina Centeno; Silvana Mabel Nuñez Fadda; Esperanza Vargas Jiménez; Remberto Castro Castañeda
Páginas: 59 - 71

Resumo

Hoje em dia, falar de esquizofrenia implica falar de complexidade. "Complexidade" significa incluir a ordem recorrente-estrutural, os padroes circulares sistêmicos em diferentes dimensoes (biológica, psicológica e social), mas também a desordem, o que muda nessas mesmas dimensoes. Ordem e desordem fazem parte dos processos de saúde e doença mental, e um sem o outro nos levaria ao reducionismo ou ao relativismo ingênuo. Conceitualizar a doença mental a partir da complexidade implica gerar intervençoes complexas, necessariamente interdisciplinares e complementares. Neste breve trabalho, abordamos a evoluçao da terapia familiar em torno da esquizofrenia, desde os primeiros modelos interacionais da comunicaçao até as atuais propostas de equipe interdisciplinar, levando em conta a mudança do enfoque inicial, baseado em explicaçoes causais relacionais, para os enfoques que privilegiam a soluçao dos problemas e desafiosimpostos pela doença para a pessoa que a padece e sua família. Apresentamos os desafios atuais da relaçao profissional entre a terapia familiar e a psiquiatria para atender os casos de esquizofrenia, baseando-nos na teoria da complexidade de Morin (1984), autor que propoe uma reflexao epistemológica e ética dos profissionais da saúde. Concluímos que o trabalho em rede na atençao a pessoas e famílias com psicose requer, indubitavelmente, o diálogo inclusivo entre profissionais de diversas áreas que permita relacionar e organizar os diferentes saberes numa prática eficiente e verdadeiramente interdisciplinar.

Descritores: Esquizofrenia, complexidade, interdisciplinaridade, terapia familiar, psiquiatria.

8 -  (Des)Construindo a violência filioparental - análise de um caso de intervençao terapêutica na violência filioparental com adolescente em acolhimento institucional
Neusa Patuleia; Isabel Alberto; Roberto Pereira
Páginas: 72 - 92

Resumo

Na sequência do crescente fenômeno de violência filioparental (VFP) em Portugal, e sem que profissionais e famílias tenham um referencial comum em torno dessa problemática, proliferam pedidos de avaliaçao e intervençao no âmbito da proteçao de adolescentes com comportamentos disruptivos colocando-se recorrentemente em situaçoes de risco, sem que os pais lhes consigam impor qualquer limite. Depois de avaliados, percebemos que as problemáticas apontadas sao consequência de um padrao de VFP. Ilustramos um processo de intervençao terapêutica num desses casos, com adolescente em acolhimento institucional, visando a reunificaçao familiar. Numa perspetiva de intervençao ecossistêmica, preconizou-se trabalho em todas as áreas de vida da adolescente, nos diferentes níveis socioterapêuticos, a partir da intervençao terapêutica familiar, que decorreu em sessoes de coterapia mensais (10 sessoes+2 follow-up). Tendo como referência o protocolo utilizado no Centro de Intervençao em VFP, Euskarri, procurou-se reformular o problema identificado e desconstruir as narrativas dominantes em torno da VFP, incidindo nas 3 áreas disfuncionais da família: hierarquia; proteçao/segredo; separaçao/fusao. Com a intervençao terapêutica realizada, o problema passou do adolescente violento para a dinâmica familiar vigente, pela circularidade e metacomunicaçao; verificaram-se mudanças qualitativas no padrao de funcionamento familiar, e foi possível a reunificaçao familiar.

Descritores: Violência filioparental; Intervençao terapêutica; Acolhimento institucional; Mudança; Reunificaçao familiar.

9 -  Primeiros Socorros Psicológicos: relato de intervençao em crise em Santa Maria
Thiago Loreto Garcia da Silva; Patricia Gaspar Mello; Karine Aline Laini Silveira; Laura Wolffenbüttel; Beatriz de Oliveira Meneguelo Lobo; Carla Hervê Moram Bicca; Rodrigo Grassi-Oliveira; Christian Haag Kristensen
Páginas: 93 - 104

Resumo

No Brasil, a psicologia das emergências e desastres é concebida como uma área de estudo e intervençao em fenômenos que envolvem situaçoes de catástrofe. Nesse contexto, as intervençoes em crise objetivam aumentar o percentual de sujeitos que se recuperam da tragédia e acelerar esse processo de reconstruçao. Os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) sao protocolos de intervençao que visam padronizar o atendimento às vítimas com base em evidências sobre reaçoes agudas ao estresse. No presente artigo, é relatada a experiência de aplicaçao do referido protocolo em vítimas do incêndio da boate Kiss em Santa Maria. Ressalta-se que a intervençao possibilitou o acolhimento emocional dos sujeitos de forma empática e nao invasiva, o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento (coping) adaptativas de forma conjunta e a busca de apoio social. Aponta-se para a necessidade de aprimoramento técnico e profissional para futuras intervençoes em crise no contexto brasileiro.

Descritores: intervençao em crise, prevençao pós-desastre, primeiros socorros psicológicos.

Resenha de Filme
10 -  "O lado bom da vida": um olhar psicanalítico
Patrícia Fabrício Lago
Páginas: 105 - 109

Descritores: