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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Rev. bras. psicoter. 2013; 15(1):10-11



Carta ao Editor

A experiência prática do iCelg na educaçao continuada em psicoterapia

The Practical Experience at iCelg in Continuous Education in Psychotherapy

Débora Schaf; Daniel Spritzer; Érico de Moura Silveira Júnior; Felipe Picon; grupo iCelg1

 

 

Caro editor,

Embora se recomende a educaçao continuada (EC) como prática essencial para manter os profissionais da saúde atualizados e em constante aperfeiçoamento técnico, muito pouco existe na literatura científica sobre EC em psiquiatria 1, 2 e menos informaçao ainda em relaçao à educaçao continuada em psicoterapia (ECP) 3. Consideramos a ECP como o aprendizado (manutençao e aquisiçao de conhecimento) após o curso de formaçao em psicoterapia, constituído principalmente de grupos de estudo, supervisao individual e coletiva, clube de revista e leitura sistemática de artigos.

Com foco específico nos primeiros anos da formaçao de jovens terapeutas, foi criado em 2011, com apoio da diretoria do Centro de Estudos Luis Guedes (CELG), o iCelg. Sete associados dessa instituiçao iniciaram reunioes para pensarem e promoverem a ECP. O primeiro passo foi a realizaçao de uma pesquisa qualitativa com colegas em diferentes momentos da sua formaçao como psicoterapeutas para compreender as necessidades que eles tinham no constante desenvolvimento de seu treinamento e aperfeiçoamento em psicoterapia. A partir dessas demandas, ficou claro que o iCelg seria um grupo com o propósito de idealizar, planejar e executar atividades de ECP. As primeiras modalidades de ensino organizadas foram minigrupos de supervisao e cursos sobre tópicos atuais em psicoterapia 4. Um ponto importante é que as atividades oferecidas aos participantes têm um custo bastante acessível por nao implicarem fins lucrativos para o grupo nem para a instituiçao.

O iCelg mantém contato íntimo com a diretoria do CELG, mas tem autonomia plena na realizaçao das suas atividades. O grupo desenvolve o próprio material de divulgaçao e utiliza as redes sociais 5 para que o maior número possível de interessados possa acompanhar as oportunidades de aprendizado oferecidas. Pela necessidade de expandir o número de vagas, o iCelg conta desde o final de 2012 com novos integrantes e já está disponibilizando novas modalidades de atividades para o primeiro semestre de 2013.

O retorno dos alunos e professores que participaram das primeiras iniciativas tem sido positivo, e a proximidade com os associados (física e pelas mídias eletrônicas) acaba sendo fundamental na elaboraçao e aceitaçao das atividades. Um dos objetivos futuros do iCelg é desenvolver estratégias de ECP voltadas para os sócios que nao residam em Porto Alegre e também colaborar com outros grupos semelhantes para seguir aprimorando a metodologia de ECP.


REFERENCIAS

1. Sarrel PM, Sarrel LJ, Faraclas WG. Evaluation of a continuing edication program in sex therapy. AJPH. [Commentary]. 1982;72(8):839-43.

2. Wallesch CW, Heinrich K, Klosterkötter J, Neundörfer B, Peters UH. Continuous medical education and its certification. Fortschr Neurol Psychiatr. 2003;71(7):339.

3. Hirsch RD. Medical graduate and continuing education in gerontopsychiatry and psychotherapy. Z Gerontol Geriatr. 1997;30(2):89-93.

4. iCelg. http://www.celg.org.br/index.php/pt/icelg.html. Porto Alegre: Centro de Estudos Luís Guedes; 2011 [cited 2013 01/25/2013].

5. iCelg. http://www.facebook.com/icelg.celg. Porto Alegre: iCelg; 2011 [cited 2013 01/25/2013].










1 Demais integrantes: Daniela Poester, Caroline Buzzatti, Rafael Karam, Betina Kruter, Stefânia Teche, Vitor Breda, Paula Saffer.

 

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