ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Vol 13 N° 3  2011

 

 
1 -  Nota do editor
Simone Hauck
Páginas: 7 - 8

Descritores:

Editorial
2 -  Novas perspectivas para a Revista Brasileira de Psicoterapia
Marcelo Pio de Almeida Fleck
Páginas: 9 - 10

Descritores:

Artigos Originais
4 -  Terapia interpessoal: teoria, formaçao e prática clínica em um serviço de pesquisa e atendimento em violência
Rodrigo Almeida Carvalho; Mariana Cadrobbi Pupo; Marcelo Feijó Mello
Páginas: 14 - 25

Resumo

A psicoterapia interpessoal (TIP) é uma terapia estruturada breve e focal desenvolvida inicialmente para o tratamento da depressao. Esse modelo psicoterápico foi adaptado para outros transtornos mentais, incluindo transtorno do estresse pós-traumático. O programa de atendimento e pesquisa em violência (PROVE) é um ambulatório ligado à Universidade Federal de Sao Paulo (UNIFESP) que presta assistência a vítimas de violência. A terapia interpessoal individual e de grupo é umas das formas de atendimento psicológico utilizado no PROVE. Um curso de formaçao anual é realizado com o objetivo de produçao de conhecimento e pesquisa em TIP.

Descritores: Ensino; Psicoterapia; Psicoterapia Interpessoal; TIP; Pesquisa; Violência; Assistência; Psicoterapia de Grupo; Transtorno de Estresse Pós-Traumático; TEPT.

5 -  O ensino da psicoterapia de orientaçao analítica no ambulatório assistencial/público de psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Cláudio Laks Eizirik; Fernando Grilo Gomes; Júlia Domingues Goi; Kariny Larissa Cordini; Mariana Benetti Torres; Simone Hauck
Páginas: 26 - 49

Resumo

O artigo descreve o ensino da psicoterapia de orientaçao analítica (POA) na residência em psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Inicialmente, é realizada uma revisao da literatura sobre a importância do ensino da POA nos programas de residência médica de psiquiatria, seguida do relato da história da entrada da psicanálise no Rio Grande do Sul e da evoluçao do ensino da POA no estado. As questoes metodológicas e éticas do ensino da POA na residência de psiquiatria do HCPA sao discutidas, e o atual programa teórico e prático é apresentado. Por fim, a possibilidade da integraçao da pesquisa com a assistência e ensino é discutida, e exemplos práticos desta integraçao sao apresentados, juntamente com o protocolo de avaliaçao e planejamento terapêutico do programa de POA do HCPA.

Descritores: psicoterapia; psicoterapia de orientaçao analítica; ensino; psicoterapia psicodinâmica; residência médica; internato e residência; pesquisa; psicanálise; avaliaçao psicodinâmica; indicaçao de psicoterapia.

6 -  Laboratório de Pesquisa e Intervençao Cognitivo-Comportamental (LaPICC): ensino-pesquisa-extensao no dia a dia da formaçao de psicólogos
Carmem Beatriz Neufeld; Ana Irene Fonseca Mendes; Caroline da Cruz Pavan; Renata Panico Gorayeb; Equipe LaPICC
Páginas: 50 - 62

Resumo

O presente trabalho visa apresentar o Laboratório de Pesquisa e Intervençao Cognitivo-Comportamental (LaPICC) do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo. Apesar de sua recente história, apenas três anos e meio, o mesmo já pode auxiliar um grande número de pacientes a manejarem suas dificuldades, e também ofertou formaçao a diversos terapeutas em Terapia Cognitivo- Comportamental e em Terapia Analítico-Comportamental. Como espaço de formaçao ele também tem atuado no aprimoramento de supervisores nestas áreas de atuaçao. O LaPICC conta com diferentes modalidades de intervençoes que variam desde o atendimento terapêutico individual, até processos em grupo visando a promoçao de saúde, passando por diferentes intervençoes em saúde e educaçao. Neste sentido, a metodologia de formaçao (de terapeutas e supervisores), a forma de avaliaçao dos formandos e das intervençoes, bem como do serviço prestado como um todo será discutido. Com um enfoque voltado para a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensao, as estratégias utilizadas e os resultados alcançados nestes campos sao apresentados e discutidos em termos de avanços e desafios a serem enfrentados.

Descritores: Ensino; Psicoterapia; Terapia Cognitivo-Comportamental; Terapia Analítico-Comportamental; Formaçao de terapeutas; Formaçao de Supervisores; Terapia Cognitiva.

7 -  Atendimento de crise no Ambulatório de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Unicamp Neury
José Botega; Egberto Ribeiro Turato; Joel Sales Giglio; Joao Baptista Laurito Jr.; Antonio Carvalho de Avila Jacintho; Amilton dos Santos Júnior
Páginas: 63 - 69

Resumo

O artigo descreve a história do ensino da psicoterapia na Residência Médica em Psiquiatria da Faculdade de Ciências Medicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Inicialmente baseado no referencial psicanalítico, o ensino da psicoterapia acabou perdendo espaço, devido à crescente demanda assistencial, ao agravamento do perfil clínico dos pacientes e a uma prática clínica mais descritiva e pautada em tratamento farmacológico, juntamente a aposentadoria da primeira geraçao de professores psicanalistas na década de 1990. Nesse contexto surgiu a proposta de um atendimento de crise que incluísse os aspectos psicoterápicos na assistência ao paciente como uma primeira tentativa de sanar essa deficiência. A experiência está em pleno andamento. O programa atual do Atendimento de crise no Ambulatório de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Unicamp é apresentado, bem como seus os pontos fortes e os perigos inerentes e cuidados a serem tomados nesse tipo de atendimento.

Descritores: ensino; psicoterapia; atendimento de crise; atendimento ambulatorial; psicoterapia focal; residência e internato; psiquiatria; atendimento multidisciplinar.

8 -  O ensino de psicoterapia de orientaçao psicanalítica no Curso de Especializaçao em Psiquiatria e Residência Médica em Psiquiatria na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Cesar Luís de Souza Brito
Páginas: 70 - 77

Resumo

Este artigo se propoe descrever o Curso de Especializaçao e a Residência Médica em Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O curso conta com a colaboraçao de doze professores e treze preceptores para o ensino da psiquiatria de forma abrangente, englobando desde conceitos psicanalíticos, diferentes modelos psicoterápicos, até as neurociências ao longo de três anos. Característica fundamental do ensino disponibilizado neste modelo de curso e na residência médica é o cuidado nao só com os pacientes, mas com o desenvolvimento pessoal de cada aluno que ingressa na instituiçao.

Descritores: ensino; psicoterapia; internato e residência; residência médica; especializaçao; psiquiatria.

9 -  Sobre o ensino de psicoterapia de orientaçao analítica
Antonio Carlos J. Pires
Páginas: 78 - 90

Resumo

O autor apresenta, de forma sucinta, sua experiência como professor de Psicoterapia de Orientaçao Analítica junto aos alunos do terceiro ano de residência em psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O programa de ensino da disciplina é discutido, bem como a forma de avaliaçao dos alunos. Sao feitas consideraçoes sobre algumas das dificuldades próprias dessa atividade.

Descritores: psicoterapia; ensino; internato e residência; psicoterapia de orientaçao analítica; avaliaçao e vicissitudes.

Resenha de Filme
10 -  Precisamos falar sobre Kevin: um breve momento de reflexao
Felipe Almeida Picon
Páginas: 91 - 93

Descritores: