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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Rev. bras. psicoter. 2011; 13(3):70-77



Artigos Originais

O ensino de psicoterapia de orientaçao psicanalítica no Curso de Especializaçao em Psiquiatria e Residência Médica em Psiquiatria na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

The teaching of psychoanalytic psychotherapy in the Specialization in Psychiatry and Medical Residency in Psychiatry at the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Cesar Luís de Souza Brito*

Resumo

Este artigo se propoe descrever o Curso de Especializaçao e a Residência Médica em Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O curso conta com a colaboraçao de doze professores e treze preceptores para o ensino da psiquiatria de forma abrangente, englobando desde conceitos psicanalíticos, diferentes modelos psicoterápicos, até as neurociências ao longo de três anos. Característica fundamental do ensino disponibilizado neste modelo de curso e na residência médica é o cuidado nao só com os pacientes, mas com o desenvolvimento pessoal de cada aluno que ingressa na instituiçao.

Descritores: ensino; psicoterapia; internato e residência; residência médica; especializaçao; psiquiatria.

Abstract

This article describes the Specialization Course in Psychiatry and the Psychiatry Residency of the Department of Psychiatry and Forensic Medicine of the School of Medicine of the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. The course has 12 teachers and 13 instructors for the teaching of psychiatry in a broad manner, comprehending psychoanalytic concepts, different psychotherapeutic models and neurosciences throughout 3 years. A fundamental feature of the teaching provided in the course and residency is the care with patients and with the personal development of the students.

Keywords: teaching; psychotherapy; internship and residency; medical residency; specialization; psychiatry.

 

 

O Programa de Especializaçao em Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famed-PUCRS) compreende o Curso de Especializaçao em Psiquiatria, Latu Sensu (CEP), aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçao desta Universidade e reconhecido pelo Ministério da Educaçao e Cultura e pela Associaçao Brasileira de Psiquiatria e a Residência Médica em Psiquiatria (RM) do Hospital Sao Lucas da PUCRS (HSLPUCRS), reconhecido pela Comissao Nacional de Residência Médica do Ministério da Educaçao e Cultura e Associaçao Brasileira de Psiquiatria, estando em funcionamento há 36 anos, capacitando médicos a exercerem a atividade de psiquiatria em sua forma mais abrangente.

Entendemos que o médico psiquiatra deva compreender o ser humano inserido dentro de um modelo biopsicossocial e, consequentemente, estar habilitado a abordar os diferentes aspectos do desenvolvimento saudável e do padecer humano.

Os doze professores do Curso de Especializaçao e da Residência Médica em Psiquiatria, mesmo aqueles que ensinam em áreas específicas, tais como psicofarmacologia, psicoterapia cognitivo-comportamental e tratamento de dependentes químicos, possuem formaçao e treinamento em psicoterapia de orientaçao psicanalítica de adultos, sendo que dois professores também possuem treinamento em psicoterapia de crianças e adolescentes. Seis possuem formaçao psicanalítica pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), filiada à International Psychoanalytical Association (IPA).

Contamos com treze preceptores, todos com formaçao e treinamento em Psicoterapia de Orientaçao Psicanalítica, um com formaçao psicanalítica pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA) filiada à International Psychoanalytical Association (IPA). Desse modo, em nosso modelo de ensino enfatiza-se a forte interaçao entre os atualizados aportes psicanalíticos e os aportes científicos da psiquiatria moderna dentro do modelo que chamamos psiquiatria dinâmica ou psiquiatria psicodinâmica1.

Em sua porçao teórica, o Curso de Especializaçao compreende 360 horas- aula de seminários obrigatórios, distribuídos em seis semestres, e a apresentaçao de Trabalho de Conclusao de Curso na modalidade de pesquisa empírica. Este modelo é estendido aos alunos da Residência Médica em Psiquiatria. Tal qual os alunos da RM, os alunos do CEP têm estágio prático de 8.640 horas sob supervisao no Serviço de Psiquiatria do Hospital Sao Lucas da PUCRS, distribuídos em três anos (2.880 horas por ano) seguindo a sugestao da Associaçao Brasileira de Psiquiatria.

Dessa forma, durante o processo de formaçao psiquiátrica, nosso aluno é exposto a muitas atividades práticas e ao denso corpo teórico de psicopatologia, neurociências, psicofarmacologia, psiquiatria comunitária, psiquiatria forense, psicoterapia cognitivo-comportamental e psicoterapia de orientaçao psicanalítica. Atualmente recebemos, a cada ano, dois novos residentes no Programa de Residência Médica e seis alunos no Curso de Especializaçao em Psiquiatria.

As disciplinas em forma de seminários e os estágios práticos distribuem- se durante os três anos da seguinte forma:


PRIMEIRO ANO

Os alunos do primeiro ano de psiquiatria concentram suas atividades de treinamento, sob supervisao e orientaçao de professores e preceptores, na Unidade de Internaçao Psiquiátrica (UIP) do Hospital Sao Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS). Igualmente, realizam atendimentos de emergência na emergência, na interconsulta psiquiátrica e no ambulatório de reabilitaçao do HSL-PUCRS, conforme a demanda.

Durante o primeiro ano, o treinamento visa ao aluno colher a história clínica psiquiátrica do paciente, estreitar a relaçao médico-paciente e estabelecer os diagnósticos a) das condiçoes de saúde em geral, b) dos aspectos neurológicos e neuropsiquiátricos básicos, c) das condiçoes psiquiátricas específicas (psicopatologia, recursos das funçoes egoicas, psicodinâmica e fatores ambientais). Também é visado a que o aluno aprenda a planejar e implementar a terapêutica dos quadros psiquiátricos agudos e disruptivos, situaçoes de emergência e de intervençoes em que sao necessários cuidados intensivos e imediatos, bem como dar seguimento ao acompanhamento da evoluçao do paciente no pós-alta hospitalar.

Durante o primeiro ano, o contato com os aportes teóricos iniciais necessários para o entendimento psicodinâmico é ministrado nas disciplinas de Desenvolvimento da personalidade I e II. Os alunos aprendem as principais teorias de desenvolvimento, entre as quais as de E. Erikson, M. Mahler, O. Kernberg, S. Freud, A. Freud, M. Klein, D. Winnicott, A. Aberastury, J. McDougall, R. Stolorow e O. Kernberg, G. Katz, G. Costa (casamento) e D. Varella (morte no hospital). A aplicaçao dos conceitos é realizada pelos preceptores e professores da UIP conforme a oportunidade com os casos em atendimento.

O conhecimento teórico é desenvolvido em seminários distribuídos conforme áreas de conhecimento específico:






SEGUNDO ANO

O objetivo do segundo ano do curso é propiciar ao aluno o conhecimento das técnicas de intervençao psicoterapêutica (apoio, psicoterapia de orientaçao psicanalítica e psicoterapia cognitivo-comportamental), planejar a psicoterapia e outras intervençoes necessárias, integrar a utilizaçao da psicofarmacoterapia, psicoterapia e intervençao psicossocial.

O foco do treinamento visa à assistência de quadros psiquiátricos cuja intervençao exija aprofundamento da relaçao médico-paciente (psicoterapias), sofisticaçao no uso de psicofármacos e contato sensível com a complexidade da mente humana.

Os alunos do segundo ano concentram suas atividades de treinamento nos ambulatórios do Serviço de Psiquiatria,tanto o ambulatório geral de psiquiatria quanto os ambulatórios especializados: Comunitário da Vila Fátima, Ambulatório de Psicoterapia Analítica (AMPA), Ambulatório de Ansiedade (AMBAN), Ambulatório de Bipolaridade (AMBIP), Ambulatório de Dependência Química (ADEQUI), Ambulatório de Psiquiatria Geriátrica (AMPEG) e ambulatório do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica (COMPUCRS).

No AMPA, a ênfase é na supervisao visando o treinamento prático da aplicaçao técnica da psicoterapia de orientaçao psicanalítica. As avaliaçoes sao feitas em sala de espelho a cargo da professora, psiquiatra e psicanalista experiente e da preceptora, psiquiatra e psicoterapeuta experiente. Nos ambulatórios AMPEG e COMPUCRS, o trabalho clínico é de psiquiatria psicodinâmica, fortemente baseado na compreensao dinâmica aliada aos conhecimentos das neurociências e psiquiatria geral, além de aportes de psicoterapia de apoio dinamicamente informada e intervençoes cognitivo-comportamentais nao sistemáticas. Convém destacar que no AMBAN a ênfase recai sobre o treinamento em psicoterapia cognitivo-comportamental. No ADEQUI e AMBIP a psicoterapia é associada às técnicas de Apoio e Motivacional, além do tratamento farmacoterápico e clínico-psiquiátrico.

Durante o segundo ano, os alunos têm, ligada às disciplinas de Psicoterapia de Orientaçao Psicanalítica I e II, a prática de atendimento a pacientes em psicoterapia de orientaçao psicanalítica. Todos os alunos possuem um supervisor de orientaçao psicanalítica próprio, que acompanha um caso em desenvolvimento a seu encargo durante um semestre.

Essa modalidade de supervisao é individual e sistemática, uma vez por semana, sendo supervisionados dois casos de por ano. No semestre seguinte, há a troca de supervisor para que o aluno tenha contato com diferentes modelos de supervisores durante o segundo e terceiro ano da formaçao em que este modelo de supervisao permanece. Assim, podem experimentar o trabalho com quatro supervisores distintos no decorrer do segundo e terceiro ano. Além desses acompanhamentos e treinamentos, os alunos recebem supervisoes individuais ou em grupo nos ambulatórios especializados e uma supervisao em grupo de ambulatório de psiquiatria geral. É importante ressaltar também que nos demais ambulatórios aplicam-se a psiquiatria clínica e psicoterapia de apoio dinamicamente informada e a psicoterapia cognitivo-comportamental.

Os conteúdos teóricos específicos para a formaçao de psicoterapia de orientaçao psicanalítica sao oferecidos pelas disciplinas de Psicoterapia de Orientaçao Psicanalítica I e II e Introduçao à Teoria Psicanalítica I e II, sendo os conteúdos aplicados na prática psicoterápica e supervisionados pelos supervisores específicos. Na bibliografia encontram-se obras de S. Freud, W. R. Bion e capítulos de livros de G. Gabbard, C. Eizirik, D. Zimmermann, bem como outros textos ocasionais.

Os seminários seguem a seguinte distribuiçao:






TERCEIRO ANO

Os alunos do terceiro ano concentram suas atividades de treinamento no acompanhamento da consultoria psiquiátrica e Liaison (adulto, infância e adolescência) nas enfermarias do HSL-PUCRS em equipes especializadas, bem como em seus consultórios, sob supervisao dos supervisores de orientaçao psicanalítica.

O objetivo do terceiro ano do curso é propiciar ao aluno o conhecimento das técnicas de intervençao psicoterapêutica, psicofarmacológica e outras intervençoes necessárias, em situaçoes clínicas que ocorrem no ambiente hospitalar. Visa também a preparar o aluno para trabalhar em situaçoes extraconsultório (nas enfermarias, corredores, emergência) com pacientes que nao buscaram primariamente auxílio psiquiátrico e sim outras especialidades médicas. O aluno deve desenvolver habilidades de intervençao com pacientes e familiares, auxiliando as equipes de saúde em diagnosticar quadros psiquiátricos; decodificar comunicaçoes e conflitos latentes da relaçao médicopaciente/ familiares, situaçoes de quebra de comunicaçao e elaboraçao intraequipe decorrentes de situaçoes psiquiátricas do paciente ou familiares; trabalhar com a realidade orgânica, psiquiátrica e socioeconômica dos pacientes internados em hospital geral. Nos seus consultórios privados, os alunos desenvolvem habilidades pertinentes à prática psicoterapêutica privada e aprofundam os conhecimentos de psicoterapias, particularmente a psicoterapia de orientaçao psicanalítica.

Além das supervisoes individuais que seguem desde o segundo ano, ocorrem supervisoes e reunioes de grupo para a discussao de casos, conduzidas pelos professores supervisores e preceptores dos serviços de interconsultas.

No terceiro ano, os alunos têm as disciplinas de Desenvolvimentos Psicanalíticos I e II, em que sao aprofundados os temas psicanalíticos da formaçao e constituiçao do aparelho psíquico e dos processos inconscientes, representaçao e falhas de representaçao psíquica, bem como aspectos técnicos decorrentes. Sao estudados autores como S. Freud, M. Klein, W. R. Bion, P. Heimann, S. Isaacs, D. Winnicott, B. Joseph, A. Ferro, T. Ogden, P. Aulagnier, A. Green, C. Botella e S. Botella.

Os seminários seguem a seguinte distribuiçao:






CONSIDERAÇOES FINAIS

Nossos alunos terminam o curso com conhecimento e treinamento básico para exercer a prática da psicoterapia de orientaçao psicanalítica. Em geral, seguem seus rumos profissionais, e muitos procuram seguir aprofundando o conhecimento da teoria e técnica dessa abordagem. Também saem habilitados para a prática geral da psiquiatria.

Pensamos que a habilidade da prática psicoterapêutica de orientaçao psicodinâmica requer o aprendizado teórico constante e renovado, a supervisao por longo tempo e o tratamento pessoal necessário como forma de ampliar a capacidade de escuta e de intervençao do psiquiatra psicodinâmico.

Para se ser um bom terapeuta psicodinâmico, todo esse processo, embora essencial, nao é o suficiente. Para além, existe a necessidade de experiência pessoal da vida de relaçao dentro e fora do consultório que só o tempo associado à prática propicia, de modo a expandir o amadurecimento intelectual e emocional, a fluidez da capacidade de insight pessoal, a capacidade de compreensao para além do manifesto e concreto nas narrativas e discursos que ocorrem na dupla paciente-terapeuta.

Assim, abrem-se as condiçoes mais adequadas possíveis para que o campo psicodinâmico do processo psicoterapêutico de orientaçao psicanalítica siga seu caminho, muitas vezes tortuoso e, em algumas, incerto.

É a solidez interna da formaçao do psicoterapeuta de orientaçao psicodinâmica, fruto da internalizaçao de um bom modelo, ancorada sobre seus bons objetos internos, que, na conduçao da psicoterapia de seus pacientes, lhe permite trilhar caminhos onde outros se impacientam, nao escutam, agem no lugar de compreender e elaborar.

É o aprendizado da importância da manutençao do setting terapêutico, como forma de construçao de um aparelho adequado para observar, sentir, pensar e sonhar o paciente em interaçao conosco que será a baliza segura em que nos apoiaremos quando a turbulência emocional invadir o campo dinâmico do processo terapêutico.

Essa solidez é construída ao longo da vida em uma verdadeira formaçao pessoal e profissional, uma ética que se inicia desde suas fundaçoes a partir das experiências pessoais mas que, de modo sistemático e objetivo, vai ser forjada na internalizaçao resultante desde os primeiros encontros com professores, supervisores, terapeutas pessoais e textos com os quais terá contato. Por isso, reforçamos a necessidade do tratamento pessoal, do desenvolvimento intelectual e do uso da curiosidade para mover esse crescimento interno. O tratamento pessoal, embora nao obrigatório, é altamente recomendado. Na prática, pelas características do ambiente em que se encontram, aqueles alunos que ainda nao estao em tratamento pessoal buscam psicoterapias ou análises pessoais no decorrer do curso com terapeutas de outras instituiçoes para evitar a perda de neutralidade.

É um longo caminho a ser seguido e que apenas inicia-se na formaçao no curso, mas que sabemos valer a pena cruzar, pois o esforço é recompensado nao somente no resultado do trabalho em si, mas também em maior satisfaçao na vida pessoal e no sentido de qualidade obtido ao bem cuidar daqueles que sob diversas formas sofrem as consequências de seus déficits e conflitos psíquicos.


REFERENCIAS

1. Gabbard GO. Psiquiatria psicodinâmica na pratica clínica. 4 ed. Porto Alegre: Artmed; 2006.










* Psiquiatra (PUC-ABP-AMB), Psicanalista (SPPA, FEBRAPSI, IPA). Professor Adjunto da Famed- PUCRS. Mestre e Doutor em Psicologia (PUCRS), Especialista em Psicoterapia (ABP-AMB). Coordenador Adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Famed-PUCRS. Professor da disciplina de Desenvolvimentos Psicanalíticos I e II, e supervisor de Psicoterapia de Orientaçao Psicanalítica do Curso de Especializaçao em Psiquiatria e Residência Médica em Psiquiatria da PUCRS.

Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da FAMED - PUCRS.

Correspondência:
Cesar Luís de Souza Brito
Av. Maranguape 72/402, Petrópolis
Porto Alegre, RS, Brasil CEP 90690-380
clsbrito@via-rs.net

 

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