ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2011; 13(3):9-10



Editorial

Novas perspectivas para a Revista Brasileira de Psicoterapia

New Perspectives for the Brazilian Journal of Psychotherapy

Marcelo Pio de Almeida Fleck*

 

 

A criaçao da Revista Brasileira de Psicoterapia foi uma iniciativa do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal e do Centro de Estudos Luis Guedes no ano de 1999. A psicoterapia é extremamente importante no repertório de tratamentos disponíveis na área da Saúde Mental e possui questoes específicas tanto metodológicas como temáticas. A ausência de uma publicaçao com este escopo aliada à vocaçao e tradiçao do Departamento de Psiquiatria da UFRGS nesta área, fez dele o ambiente propício para gerar esta iniciativa.

A Revista Brasileira de Psicoterapia nestes 13 anos se desenvolveu e foi consolidando seu espaço na sua área. O Departamento de Psiquiatria e a diretoria do Centro de Estudos Luis Guedes consideraram o ano de 2011 o momento oportuno para que a Revista seguisse a sua trajetória de crescimento e inovaçao. Assim, após uma análise de suas características e de sua missao, foram feitas modificaçoes em vários níveis. Primeiro, optou-se por modificar o caráter regional da Revista e num primeiro momento transformá-la numa publicaçao de escopo nacional, para posteriormente seguir a trajetória de internacionalizaçao. Com este foco em mente, reformou-se o Conselho Editorial da revista, buscando incorporar os diferentes centros que trabalham em psicoterapia de várias orientaçoes e tornando-a um periódico mais abrangente e plural. Segundo, procurou-se adaptar o formato aos novos tempos, torando-a uma revista digital para facilitar o seu acesso aos vários centros e diminuir seu custo de produçao através de uma maior racionalizaçao do processo editorial.

Assim, o produto deste esforço coletivo pode ser visto nestas novas ediçoes e no novo sistema de submissao online. Para isto contamos com a dedicaçao e a competência da nova editora Dra. Simone Hauck e sua equipe, que conseguiram num rápido período de tempo adequar a Revista Brasileira de Psicoterapia a um novo estágio da produçao científica brasileira.

A Revista Brasileira de Psicoterapia tem agora um formato mais moderno e ágil, mas fundamentalmente uma nova missao de servir como instrumento propulsor da pesquisa e da atividade científica na área de Psicoterapia em nosso país e um destino e uma vocaçao para sempre inovar nesta área.










* Professor Associado do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Mestre e Doutor em Clinica Médica pela UFRGS. Presidente do Centro de Estudos Luís Guedes (CELG).

Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.

Correspondência
Marcelo Fleck
Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal - UFRGS
Rua Ramiro Barcelos, 2350
CEP 90035-000, Porto Alegre, RS, Brasil
+55 51 3359 8294
mpafleck@gmail.com

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo