ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2011; 13(3):7-8



 

Nota do editor

Editor's note

Simone Hauck

 

 

Foi com alguma ansiedade que, em meados de 2011, aceitei a tarefa de ser editora da Revista Brasileira de Psicoterapia do Centro de Estudos Luís Guedes (RBP-CELG). Em atividade desde 1999, em parceria com o Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com o Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), a RBP-CELG representa muito daquilo que faz sentido para mim: a integraçao entre as diferentes formas de abordar o sofrimento humano e os transtornos psiquiátricos específicos, a capacidade de diálogo entre os diferentes pontos de vista, a manutençao de um lugar para o subjetivo sem perder o ganho trazido pela neurociência e o desejo verdadeiro de criar um espaço que prime pela qualidade científica, sem perder de vista as especificidades da psicoterapia em seu exercício, ensino e pesquisa. Eu acredito verdadeiramente nessa possibilidade e, junto com a excelente equipe que vem trabalhando comigo na execuçao dessa empreitada, constituída pelos editores juniores Anne Orgler Sordi, Caroline Buzzatti Machado, Christian Kieling, Débora Vigevani Schaf, Érico de Moura Silveira Junior, Lívia Hartmann de Souza e Luciana Terra, posso dizer que esse foi (é) nosso espírito. Meu agradecimento a esse grupo de talentosos jovens que certamente foi (é) vital para cada passo até entao. Da mesma forma, nada disso seria possível sem o apoio, incentivo e longos anos de ensinamento e parceria dos professores do Departamento de Psiquiatria da UFRGS e dos médicos contratados do HCPA.

Como vocês poderao ver nos editorias do professor Marcelo Fleck e do professor Sidnei Schestatsky, respectivamente, atual diretor do CELG e fundador da revista, esse momento, em que publicamos uma série de três números sobre o ensino da psicoterapia no Brasil, reflete a evoluçao natural de nosso departamento e de suas aspiraçoes iniciais e, esperamos, o início de uma possibilidade de diálogo entre os diferentes centros que generosamente nos trazem suas próprias histórias, seu caminho, conquistas e dificuldades e o que resultou de tudo isso: um grande aprendizado e sua realidade atual de ensino, assistência e pesquisa.

O contato com as pessoas que sao responsáveis por esses centros e que, como fica claro nos diferentes artigos, se dedicam verdadeiramente ao ensino e ao crescimento do pensamento psicoterápico e, em última instância, ao ser humano foi uma experiência muito enriquecedora e emocionante. Muito obrigado por compartilhar conosco esse ideal e meu sincero desejo que esse seja somente o início.

A partir deste número, que apresenta a experiência de seis importantes centros de ensino em nosso país, mais dois números, cada um trazendo mais informaçao e descobertas sobre o que acontece em diferentes locais, vao ser publicados com intervalo de um mês. Editorias e resenhas que discutem e enriquecem essa temática também estarao presentes, e esperamos que os leitores possam sentir-se enriquecidos como nós.

Para mim o subjetivo está na essência do ser humano e o que ocorre, a partir daqui, com essa tentativa coletiva de desenvolver um espaço científico para a psicoterapia, vai depender de todos nós!

Além da valiosa colaboraçao de muitas pessoas, tivemos uma consultoria que examinou detalhadamente os pontos a ser modificados para estarmos dentro dos padroes para indexaçao no SCIELO e, futuramente, nas demais bases de dados de artigos científicos. A importância da indexaçao reside no fato de que este é o indicador que atualmente permite que nossas ideias sejam difundidas nos mais variados meios. Nesse sentido, além da adequaçao às normas e formato da revista, foi construído um novo sistema de submissao de artigos on-line que pode ser acessado diretamente no site da revista http://www.rbp.celg.org.br.

Suas ideias sao muito valiosas para nós. Submetam seus artigos, divulguem nossa revista e participem do nosso processo!

Atenciosamente,


Dra. Simone Hauck
Editora da Revista de Psicoterapia

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo