ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Vol 25 N° 1  2023

 

Artigo Original
1 -  Psicoterapia breve centrada na pessoa no contexto hospitalar
Andréa Batista de Andrade Castelo-Branco; Paulo Coelho Castelo-Branco
Páginas: 01 - 11

Resumo

A Psicoterapia Breve (PB) e a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), pela via do plantão-psicológico, são práticas interventivas que fazem interface com os campos das terapias de curta duração e da saúde mental. Para além da clínica, ambas possibilitam implicações em diferentes contextos. Este artigo objetiva desenvolver um diálogo entre a PB e a ACP de modo a propor uma PB Centrada na Pessoa que possa ser usada no contexto hospitalar. Emprega-se uma revisão narrativa sobre o tema. Analisa-se as aproximações e distanciamentos entre a PB e a ACP. Apresenta-se uma proposta de registro de atendimento psicológico e de elaboração de projeto terapêutico. Conclui-se com apontamentos sobre os potenciais e limites da PB Centrada na Pessoa.

Descritores: Psicoterapia breve; Psicoterapia centrada na pessoa; Saúde mental

2 -  Se abusada fui, abusadora serei? Estudo exploratório com fatos clínicos psicanalíticos
Maria Elizabeth Barreto Tavares Reis; Beatriz Leal Santos; Larissa Osete Souza
Páginas: 13 - 23

Resumo

O estudo aborda implicações do abuso sexual vivenciado na infância na vida afetivo-emocional do adulto. A pesquisa foi fundamentada no método psicanalítico, usando a construção de fatos clínicos psicanalíticos. Participaram uma paciente adulta e seu respectivo psicoterapeuta. Os atendimentos em psicoterapia psicanalítica foram realizados na modalidade online, no serviço-escola de uma universidade pública no sul do Brasil. A partir da leitura, com atenção flutuante, dos relatórios de atendimento foram selecionados fatos vivenciados durante o processo psicoterápico, posteriormente analisados segundo os fundamentos da psicanálise e transformados em fatos clínicos psicanalíticos. Dois fatos clínicos se destacaram, relacionados às relações afetivo-emocionais estabelecidas entre paciente-mãe-prima e à vivência de abuso sexual na infância. Os resultados indicam que o abuso sexual intrafamiliar vivenciado pela paciente comprometeu a organização psíquica e os seus relacionamentos na vida adulta. Entre eles, evidenciou-se o receio da paciente de abusar do próprio filho.

Descritores: Abuso sexual na infância; Transferência Psicológica; Psicanálise; Psicoterapia

3 -  Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado (OPD-2) e estilos defensivos em mulheres com Transtorno de estresse pós-traumático: um estudo comparativo
Taís Cristina Favaretto; Luciane Maria Both; Cleonice Zatti; Lúcia Helena Freitas
Páginas: 25 - 41

Resumo

INTRODUÇÃO: O Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é diagnosticado após a exposição a um ou mais eventos traumáticos de ameaça à vida, lesão grave ou violência, desencadeando sintomas que causam problemas no funcionamento mental, social e laboral.
OBJETIVO: Descrever as características do funcionamento psicodinâmico em pacientes com TEPT, sob uma perspectiva dimensional operacionalizada, e uso de mecanismos de defesa (MD) e estilos defensivos avaliando a linha de base (T0) e possíveis alterações após três meses de tratamento (T1).
MÉTODO: Quantitativo, exploratório e comparativo. Utilizou-se: Questionário sociodemográfico e clínico, Entrevista Clínica para avaliação do TEPT e Entrevista Clínica do OPD-2. A amostra foi composta por 27 pacientes, com média de idade 39.07 (SD = 13.73). A confiabilidade entre juízes foi superior a 73%.
RESULTADOS: História pregressa de traumas e doenças psiquiátricas. Sintomas ocasionaram perdas no funcionamento geral. Abandono terapêutico de cerca de 50% em três meses. Houve diminuição significativa dos sintomas quando comparados T0 e T1. Estrutura, com nível moderado de integração, e Conflito, Necessidade de Cuidado x Autossuficiência, e Relações Interpessoais, baseadas na necessidade de cuidado/isolamento, mantiveram-se nos dois tempos. Uso variado de MD maduro, neurótico e imaturo ocorrendo aumento significativo baixo no uso de Agressão Passiva, no T1.
CONCLUSÃO: Este estudo fornece evidências empíricas sobre características psicodinâmicas de pacientes com TEPT. O OPD-2 foi capaz de avaliar diferentes tempos do tratamento. Observa-se a necessidade de psicoterapias voltadas para danos ao Self, possibilitando maior integração de personalidade, regulação emocional e melhorando a capacidade relacional, indispensáveis para melhor qualidade de vida.

Descritores: Estresse; Transtorno de estresse pós-traumáticos; Psicoterapia psicodinâmica

4 -  Tecnologia social para saúde de pessoas em situação de rua na pandemia
Gabrielle Figueiredo Bruno; Ana Paula Pereira Nabero; Consuelena Lopes Leitão; Marck de Souza Torres; Breno de Oliveira Ferreira
Páginas: 43 - 55

Resumo

As pessoas em situação de rua estão entre os grupos mais vulneráveis à pandemia de Covid-19, e, sem intervenções ou estratégias adequadas, elas foram expostas a situações muito complexas. O presente estudo descreve a construção de uma tecnologia social voltada para a saúde das pessoas em situação de rua durante a pandemia de Covid-19 no Amazonas. A metodologia envolveu revisão de estudos sobre o tema, oficinas com pessoas em situação de rua e por fim, a elaboração de uma cartilha. A investigação, tematização e problematização identificaram seis itinerários e apontaram que as estratégias de prevenção em saúde para as pessoas em situação de rua, desenvolvidas durante a pandemia, envolveram barreiras para o acesso aos serviços, bem como a necessidade de flexibilizar as estratégias de acordo com a lógica das próprias pessoas em situação de rua, que precisam ser compreendidas em suas necessidades e particularidades, para o desenvolvimento de políticas que envolvam a escuta qualificada e a assistência humanizada.

Descritores: Tecnologia social; Pessoas em situação de rua; Covid-19

5 -  O novo modelo diagnóstico de transtornos da personalidade da CID-11 e a sua aplicação
Neidsonei Pereira de Oliveira; Sérgio Eduardo Silva de Oliveira; Marcela Mansur-Alves; Lucas Francisco de Carvalho
Páginas: 57 - 75

Resumo

O diagnóstico de transtornos da personalidade (TP) vem passando por extensas reformulações, culminando em mudanças significativas nos sistemas de classificação de transtornos mentais. As mudanças visam produzir diagnósticos com melhores indicadores de maior validade e confiabilidade e uma abordagem mais ágil com utilidade clínica e epidemiológica. A Organização Mundial da Saúde, na publicação da 11ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) em janeiro de 2022, propôs um modelo radicalmente diferente de seu antecessor. O diagnóstico de TP é feito dimensionalmente quase em sua totalidade. O modelo inclui uma avaliação da gravidade geral do TP (dimensão do funcionamento da personalidade), assim como dos qualificadores de traços patológicos da personalidade (afetividade negativa, desapego, dissociabilidade, desinibição e anancastia) e também do qualificador padrão borderline, que é um resquício do paradigma categórico. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo detalhar as mudanças realizadas na CID-11 para diagnosticar os TP e discutir como esse novo modelo dimensional se insere no contexto atual a partir de uma reflexão sobre suas vantagens, desafios e implicações para os profissionais que trabalham com saúde mental. Este artigo procura responder às seguintes perguntas: Por que a mudança de um paradigma categórico para um dimensional para diagnosticar TP? Qual é a história por trás desse modelo? Quais são as mudanças teóricas e práticas que esse novo modelo fornece? Como diagnosticar um TP usando esse novo modelo? Quando esse sistema será usado no Brasil?

Descritores: Transtornos da personalidade; Classificação Internacional de Doenças; Diagnóstico

Artigo Especial
6 -  Estrutura fatorial, confiabilidade e validade do Instrumento de Avaliação do Ambiente de Trabalho-7 (WEEI-7) e sua associação com sintomas de burnout segundo o Maslach Burnout Inventory (MBI)
Gabriela Massaro Carneiro Monteiro; Carolina Meira Moser; Luciana Terra de Oliveira; Glen Owens Gabbard; Pricilla Braga Laskoski; Simone Hauck
Páginas: 77 - 90

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma versão resumida do Instrumento de Avaliação do Ambiente de Trabalho (WEEI) e avaliar sua associação com sintomas de burnout.
MÉTODO: 2.537 médicos e estudantes de medicina brasileiros responderam ao WEEI e ao Maslach Burnout Inventory (MBI) como parte de uma pesquisa online. Análise Fatorial Exploratória (EFA), Análise Fatorial Confirmatória (CFA), Análise de Teoria de Resposta ao Item (TRI) e regressões lineares simples foram realizadas.
RESULTADOS: Foi proposto um constructo unidimensional baseado nos itens sobre instituição e supervisor. O modelo resultante incluiu sete itens, revelando um excelente ajuste com os dados (cargas fatoriais: 0,583-0,869). McDonald's Omega foi de 0,89, mostrando uma alta consistência interna. Os escores dos fatores explicaram 10%-22% da variância das dimensões do MBI (P<0,001).
CONCLUSÃO: O WEEI-7 surge como uma escala breve válida e confiável para avaliar aspectos institucionais que podem ser abordados para amenizar o burnout.

Descritores: Ambiente de instituições de saúde; Riscos ocupacionais; Esgotamento profissional

Artigo Original
7 -  Saúde mental, insatisfação corporal e realização de procedimentos estéticos entre adultos jovens: Um estudo transversal
Nickole de Avila Ramão; Juliana Nichterwitz Scherer
Páginas: 91 - 107

Resumo

INTRODUÇÃO: Estudos mostram que cerca de 50% dos indivíduos que buscam por tratamentos estéticos possuem critérios diagnósticos para transtornos psiquiátricos, principalmente transtornos associados à imagem corporal.
OBJETIVO: Investigar frequência e a associação entre a realização de procedimentos estéticos, sofrimento mental, percepção de imagem corporal e Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) em uma amostra de jovens adultos de 18 a 35 anos.
MÉTODO: Estudo transversal, com coleta de dados on-line. O recrutamento de participantes ocorreu através da divulgação do estudo em mídias sociais. O questionário utilizado na coleta de dados incluía perguntas sobre aspectos sociodemográficos e histórico de realização de procedimentos estéticos. Sofrimento mental e nível de satisfação corporal foram mensurados respectivamente pelo Self Report Questionnaire-20 e pelo Body Shape Questionnaire. O risco para a presença de TDC foi avaliada pelo The Body Dysmorphia Test.
RESULTADOS: Dos 217 participantes que responderam ao questionário (89% mulheres, idade média de 25 anos), 47,0% relataram já terem realizado algum tipo de procedimento estético, 65,9% apresentaram indícios de sofrimento mental, 55,8% apresentam algum grau de insatisfação com seu próprio corpo e 27,3% apresentavam risco para TDC. O histórico de realização de procedimentos estéticos não foi associado à presença de sofrimento mental, aos níveis de insatisfação corporal e ao risco de TDC. Por outro lado, foi verificado uma associação positiva entre risco de TDC e sofrimento mental. A maioria dos participantes que realizou procedimentos estéticos relatou ter se sentido mais confiante (82,1%) e feliz (79,5%) após a realização do procedimento.
CONCLUSÃO: Verificou-se uma alta frequência de sofrimento mental e insatisfação corporal na amostra. A saúde estética é um elemento importante no bem-estar das pessoas, impactando diretamente na saúde mental e na autoconfiança.

Descritores: Estética; Saúde mental; Transtorno dimórfico corporal; Transtornos psiquiátricos; Cirurgia plástica

8 -  Fatores associados a prejuízos de desempenho em usuários de Cannabis
Diogo Fernando Bornancin Costa; Anne Orgler Sordi; Felipe Ornell; Juliana Nichterwitz Scherer; Nino Marchi; Renata Pereira Limberger; Felix Henrique Paim Kessler
Páginas: 109 - 135

Resumo

A Cannabis é a droga ilícita mais utilizada no mundo, e seu uso está associado a prejuízo socioeconômico, acadêmico e profissional. Diversos são os malefícios decorrentes de seu consumo, contudo não há estudos que explorem, de forma ampla, os motivos pelos quais esses déficits em desempenho ocorrem. Este estudo é uma revisão narrativa, com artigos selecionados das bases de dados Embase, Medline, PsycInfo e Web of Science, com o objetivo de explorar quais são os déficits de desempenho associados ao uso de Cannabis, bem como quais são as possíveis alterações cognitivo-comportamentais, emocionais e motivacionais que poderiam explicá-los. O uso crônico de Cannabis resulta em mudanças no sistema nervoso central, compreendendo alterações no sistema endocanabinóide, sistema de recompensa cerebral e funcionamento cortical, resultando em déficits em diversos domínios cognitivos, comportamentais, emocionais e motivacionais. Percebe-se um prejuízo mais pronunciado na aprendizagem, atenção, memória, tomada de decisão, no controle inibitório, assim como um aumento de sintomas depressivos, ansiosos e disfóricos, que podem estar associados a um menor desempenho acadêmico, menor chance de obter graduação, mais evasão dos estudos, maior desemprego, maior absenteísmo ao trabalho, menores salários e maior necessidade de auxílio financeiro. Os resultados encontrados sugerem que os déficits em desempenho relacionados ao uso crônico da Cannabis podem ocorrer devido a fatores biopsicossociais, os quais se inter-relacionam gerando prejuízos em diversos domínios da vida dos usuários.

Descritores: Cannabis; Desempenho acadêmico; Desempenho profissional; Cognição; Motivação

9 -  Associação entre motivação para psicoterapia e aliança terapêutica em pacientes diagnosticados com TOC: um estudo de intervenção
Ana Carolina Tronquini Schein; Jéssica Puchalski Trettim; Carolina Coelho Scholl; Viviane Porto Tabeleão; Andressa Jacondino Pires; Rafaelle Stark Stigger; Mariane Lopez Molina; Fernanda Teixeira Coelho; Luciana de Avila Quevedo; Mariana Bonati de Matos
Páginas: 137 - 150

Resumo

INTRODUÇÃO: A motivação do paciente e a aliança terapêutica são consideradas preditores de melhores resultados no tratamento psicoterapêutico. A motivação impulsiona o paciente na busca por ajuda, constituindo assim a origem da aliança terapêutica. Sendo assim, o objetivo foi investigar a relação entre a motivação para psicoterapia e a aliança terapêutica em pacientes diagnosticados com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) na cidade de Pelotas/RS.
MATERIAL E MÉTODO: Estudo de intervenção com pacientes entre 18 e 60 anos de idade com diagnóstico primário de TOC. Para o diagnóstico de TOC foi utilizada a versão brasileira validada do Mini International Neuropsychiatric Interview PLUS. Para avaliar a motivação para psicoterapia foi utilizada uma versão traduzida e adaptada da University of Rhode Island Change Assessment (URICA), e o Helping Alliance Questionnaire (HAQ) foi utilizado para avaliar a aliança terapêutica nas versões do paciente e do terapeuta.
RESULTADO: Foram encontradas correlações significativas entre a aliança terapêutica do paciente e do terapeuta e três (pré-contemplação, contemplação e ação) dos quatro estágios de motivação para mudança avaliados, assim como, no nível de prontidão para mudança (p<0,05). Já o estágio de manutenção não apresentou associação com aliança terapêutica do paciente e do terapeuta (p>0,05).
CONCLUSÃO: Nossos resultados contribuem no planejamento da prática clínica de pacientes com TOC, enfatizando que os terapeutas estejam atentos ao estágio motivacional e ao nível de prontidão para mudança de seus pacientes para que as intervenções e a técnica proposta sejam adequadas.

Descritores: Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Motivação; Aliança terapêutica; Psicoterapia