ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Vol 24 N° 2  2022

 

Editorial
1 -  Editorial Revista Brasileira de Psicoterapia
Ana Margareth Bassols
Páginas: 1 - 2

Descritores:

Artigo Original
2 -  Big Five Inventory-2-Short: Evidências de Validade e Confiabilidade na Segurança Pública
Sérgio Eduardo Silva de Oliveira, Cristiane Faiad, Luscélia Pereira Castro, Germano Gabriel Lima Esteves, Lara Letícia Pinto Barbosa, Marcela Mansur Alves
Páginas: 3 - 17

Resumo

O presente estudo teve como objetivo reunir evidências de validade de construto, baseadas na estrutura interna, do Big Five Inventory-2-Short (BFI-2-S) para o contexto da segurança pública brasileira. Participaram do estudo 9.742 agentes da segurança pública de diferentes corporações de todas as unidades federativas do Brasil. A maioria dos participantes era do sexo masculino 80,1% (ƒ = 8.156), com idades entre 18 e 73 anos (M = 41,55; DP = 8,02) e com tempo de trabalho na corporação entre 1 e 45 anos (M = 14,51; DP = 8,46). Os agentes responderam ao teste de personalidade BFI-2-S e a um questionário sociodemográfico, por meio de questionário eletrônico. A amostra foi dividida aleatoriamente em duas subamostras para validação cruzada. Em ambas as subamostras foram realizadas análises fatoriais exploratórias que indicaram uma estrutura trifatorial da BFI-2-S, com índices de fidedignidade adequados. Foram identificados os fatores extroversão, neuroticismo e conscienciosidade. Os itens referentes aos fatores amabilidade e abertura à experiência não apresentaram cargas fatoriais satisfatórias. Apesar da estrutura fatorial ter sido divergente do modelo teoricamente proposto pelo instrumento, isto é, o modelo de cinco fatores, o BFI-2-S se mostrou como um instrumento adequado para a avaliação das dimensões de conscienciosidade, neuroticismo e extroversão em servidores da segurança pública brasileiros.

Descritores: Psicometria; Personalidade; Precisão da Medida Dimensional

3 -  Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado (OPD-2) em pacientes com comportamento suicida prévio
Cleonice Zatti, Luciane Maria Both, Andre Goettems Bastos, Sérgio Eduardo Silva de Oliveira, Taís Cristina Favaretto, Luciano Santos Pinto Guimarães, Lucia Helena Machado Freitas
Páginas: 19 - 42

Resumo

OBJETIVO: avaliar o funcionamento psicodinâmico de pacientes pós-tentativa de suicídio através do Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado (OPD-2) e de outros instrumentos complementares.
MÉTODOS: estudo de caso utilizando métodos mistos de análise (quali-quantitativa). Os pacientes foram avaliados em follow up 3 anos após a primeira entrevista (que ocorreu logo após a tentativa de suicídio), e dois deles concordaram em participar do follow up.
RESULTADOS: observou-se nível moderado de funcionamento global nos pacientes. Os conflitos psíquicos com maior prevalência foram o de 'autoestima' e 'necessidade de ser cuidado' versus 'autossuficiência'. Em suas relações, mostraram-se dependentes, impulsivos e exigentes, o que ocasiona sensação constante de abandono. Nessa perspectiva, o medo de ser abandonado faz com que se distanciem e se isolem. Os fatores protetivos de tendências suicidas foram a qualidade da rede de apoio (MOS), a maior interação social, a maior estabilidade do self, o nível de defesas maduras e o tratamento em saúde mental posterior à alta hospitalar.
CONCLUSÃO: o OPD-2 demonstrou-se um instrumento apropriado para uma ampla compreensão psicológica de pessoas que tiveram tentativas de suicídio.

Descritores: Tentativa de Suicídio, Apoio Social, Fatores Protetivos, Saúde Pública.

4 -  Clusters de processamento executivo em crianças com diagnóstico de TDAH
Geise Machado Jacobsen, Mirella Liberatore Prando, Gledis Lisiane Correa Luz Motta, Renata Kochhann, Rochele Paz Fonseca
Páginas: 43 - 59

Resumo

Este estudo buscou grupos de processamento executivo em crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Para tal, foram utilizadas medidas de flexibilidade cognitiva (FC), inibição (IN) e memória de trabalho (MT) e conduzidas análises de clusters hierárquicos e MANCOVA (p=0.05). Foram identificados três subgrupos com os seguintes perfis de processamento executivo: 1) déficits em FC e IN; 2) déficits em IN; 3) déficits em FC e MT. Esses resultados indicaram a presença de diferentes perfis de déficits em componentes executivos entre crianças com diagnóstico de TDAH. Esses achados podem contribuir para a elaboração de estratégias de intervenção e de programas de psicoeducação para estudantes com diagnóstico de TDAH em contextos clínicos e educacionais.

Descritores: Função Executiva; Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade; Neuropsicologia

5 -  Intenção de se vacinar contra a COVID-19 e hesitação vacinal no Sul do Brasil: Prevalência e fatores associados
Juliana Nichterwitz Scherer, Paulo Matheus Dorneles Martins, Vanessa Andrighetti Azevedo, Laura Elena Sperling, Marília Verissimo Veronese, Priscila Goergen Brust Renck
Páginas: 61 - 73

Resumo

INTRODUÇÃO: A vacinação contra a COVID-19 é um dos principais recursos de saúde pública para mitigar a pandemia globalmente. As taxas de vacinação dependem diretamente da aceitação e adesão da população. Sabese que a aceitação vacinal é muito heterogênea entre as diferentes regiões do globo, mas há poucos estudos avaliando a percepção geral das vacinas contra a COVID-19 no Brasil.
OBJETIVO: Avaliar a intenção de vacinação contra COVID-19 entre moradores do Rio Grande do Sul (RS), Brasil, durante o início da campanha de vacinação no país, e identificar fatores associados à hesitação vacinal.
MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa com coleta de dados online, que recrutou um total de 953 respondentes. O questionário foi divulgado em mídias digitais de março a maio de 2021, por meio do método de amostragem bola de neve.
RESULTADOS: Aproximadamente 96% da amostra informou que pretendia tomar a vacina contra a COVID-19. A hesitação vacinal foi positivamente associada a ser casado, ter filhos e ser mais velho. Indivíduos sem intenção de se vacinar também foram mais propensos a não respeitar o distanciamento social e outras ações de proteção individual.
CONCLUSÕES: Nossos achados estão de acordo com os dados atuais de cobertura vacinal no RS. Embora o Brasil esteja apresentando taxas de vacinação superiores à maioria dos países do mundo, devemos atentar para os grupos populacionais que não aderem à vacinação. Reforçamos a importância da constante divulgação científica e educação em saúde para toda a população como aliadas no fortalecimento das políticas públicas de vacinação.

Descritores: Vacinas contra COVID-19. COVID-19; Hesitação vacinal

Artigos de Revisao
6 -  Quando homens vão à psicoterapia: uma revisão de contextos e demandas
Germano Iaroseski Neto, Christian Haag Kristensen
Páginas: 75 - 86

Resumo

INTRODUÇÃO: Homens, como grupo, buscam menos ajuda em uma gama de contextos (e.g., acadêmico, médico, profissional), incluindo em saúde mental. A população masculina menos acessa os serviços de saúde mental disponíveis, apresentando também menor busca e engajamento em psicoterapia. O menor engajamento da população masculina também foi observado em diferentes faixas etárias, nacionalidades e contextos socieconômicos.
OBJETIVO: Revisar quais são os contextos e demandas apontados na literatura científica internacional que influenciam a busca masculina por ajuda em saúde mental, e acrescentar à literatura científica nacional que é limitada nessa temática.
MÉTODO: O presente artigo faz uso do método de revisão narrativa da literatura, realizando uma busca ampla na literatura sobre a temática do engajamento masculino em saúde mental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A população masculina, estatisticamente, apresenta um perfil diferente de prevalência de transtornos mentais, com menor prevalência de transtornos de humor porém prevalência significativamente maior em transtornos de abuso por substâncias. Homens também desproporcionalmente compõe as estatísticas de vítimas de suicídio. O menor engajamento masculino em saúde mental comparado a outras populações é influenciado por fatores culturais (e.g.: papéis de gênero, estigma associado aos transtornos mentais) e contextuais (e.g.: pessoas próximas, etapa de vida, modalidade de terapia). Considerações finais: há a necessidade de ampliar o engajamento masculino em serviços de saúde mental. Mudanças culturais de médio e longo prazo, melhor treinamento dos profissionais de saúde mental e realização campanhas públicas podem ser ferramentas para melhor engajar essa população.

Descritores: Homens; Saúde Mental; Psicoterapia

7 -  Relações de apego e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade infantil
Lao Tse Maria Bertoldo, Carolina Schuch, Fernanda Barcellos Serralta
Páginas: 87 - 101

Resumo

A insuficiência de condições seguras de apego pode estar associada a dificuldades no desenvolvimento infantil e vulnerabilidade para o surgimento de condições clínicas diversas, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Foi realizada uma revisão narrativa da literatura buscando contribuições da Teoria do Apego para a compreensão de fatores ambientais associados ao TDAH infantil. A revisão incluiu artigos teóricos e empíricos dos Portais do Index Psi, PubMed, Capes e Google acadêmico publicados nos idiomas português, inglês e espanhol entre 2002 a 2021. Os estudos apontaram que: crianças com TDAH apresentam em geral as mesmas dificuldades no desenvolvimento das que possuem apego primário inseguro; o apego de crianças com TDAH difere das crianças típicas, sendo predominantemente inseguro; estudos com pais dessas crianças têm encontrado dificuldades na função reflexiva destes. Conclui-se que o laço estabelecido entre criança e cuidador principal pode ser considerado um fator de proteção ou risco para o desenvolvimento infantil. A Teoria do Apego pode oferecer suporte para pensar diferentes fatores ambientais associados ao TDAH.

Descritores: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; Apego a objetos; Mentalização

Relato de Caso
8 -  Observações sobre a identificação projetiva como forma de comunicação em um caso de avaliação-intervenção
Maria Angela Favaro Nunes, Bruno Gomes Valente
Páginas: 103 - 114

Resumo

O objetivo deste artigo foi o de compreender o fenômeno da identificação projetiva que se originou em um processo de avaliação-intervenção sob a orientação psicanalítica, no atendimento de uma criança e sua família. A análise do material teve como eixo primevo as concepções de Klein e Winnicott a fim de descrever as aproximações e distanciamentos no decorrer dos encontros, sustentando as reflexões sobre a relação construída. A totalidade dos atendimentos foi marcada pela comunicação não-verbal do paciente. Sobretudo os gestos, as poucas vocalizações e os sentimentos despertados no autor tornaram-se as vias possíveis de uma comunicação. Com o holding oferecido pelo setting, o menino começou a fazer atividades por iniciativa própria, espalhando tintas e cola, fazendo montagens com papeis, uns sobre outros. O rolo de papeis servia para uma montagem no próprio corpo, tal como o fio da seda, na busca de um continente para sua mente nascente, emergente no encontro com um ego auxiliar, mente-casulo para abrigar. A experiência do atendimento e as discussões na supervisão mostraram a importância do vínculo com o paciente que favoreceu a identificação da dor mental e abertura com vistas à expansão do espaço mental a partir da dupla.

Descritores: Criança; Contratransferência; Psicanálise

Comunicaçao breve
9 -  O impacto da pandemia da COVID-19 na Qualidade de Vida em residentes locais no sul do Brasil
Joana Bücker, Letícia Sanguinetti Czepielewski
Páginas: 115 - 122

Resumo

INTRODUÇÃO: O impacto das medidas restritivas durante a pandemia de COVID-19 resultou em efeitos negativos na Qualidade de Vida (QV). É importante avaliar essa medida em uma região específica com perfil homogêneo e com altas taxas de transmissão durante a pandemia em uma nação em desenvolvimento como o Brasil.
OBJETIVOS: o objetivo deste estudo foi avaliar, por meio de um questionário autoaplicável online, o impacto da pandemia de COVID-19 na QV em uma região específica do Sul do Brasil, denominada "Vale do Taquari", na fase inicial do Surto de COVID-19.
MÉTODOS: Este estudo foi realizado com 325 indivíduos. Foram avaliadas variáveis sociodemográficas e sintomas de depressão, ansiedade e estresse (Depression, Anxiety and Stress Scale-21 (DASS-21), qualidade do sono (The Pittsburgh Sleep Quality Index PSQI), sintomas de estresse pós-traumático (Impact of Event Scale-IES-R scale) e QV (The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOLbref).
RESULTADOS: sintomas psicológicos reduzidos, melhor qualidade do sono, menor duração do isolamento social, não vivenciar situações estressantes durante a pandemia, ensino superior e idade avançada foram associados ao aumento da QV.
CONCLUSÃO: Nossos resultados podem ser usados como referência histórica e ajudar as autoridades locais a definir futuras estratégias de intervenção, pois provavelmente precisaremos lidar com os efeitos deletérios da pandemia mesmo após seu controle total.

Descritores: COVID-19; Qualidade de vida; Brasil

Resenha
10 -  Psicanálise e cultura a partir da análise do filme "Nerve - um jogo sem regras"
Ana Julia Candida Ferreira, Renata Garutti Rosaffa
Páginas: 123 - 136

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma análise crítica do filme "Nerve - Um jogo sem regras", relacionando diversos elementos do filme com aspectos da cultura contemporânea, uma vez que essa obra fonográfica traz interessantes elementos de reflexão sobre as formas de existência e de ação do sujeito frente às redes sociais e às diferentes demandas que delas surgem. A trama do filme se desenrola a partir do acesso da personagem Venus a um jogo na Internet: Nerve. Esse jogo coloca a personagem frente a duas opções: jogadora ou observadora. Ao optar pela posição de jogadora, a personagem aceita se submeter às regras de um jogo que vai se revelando perverso, impondo a ela sujeição da qual se vê impossibilitada de sair. O contexto social apresentado pela película é utilizado como pano de fundo para uma análise da cultura contemporânea, estabelecendo um diálogo entre conceitos da psicanálise, o conceito de sociedade do espetáculo1 e as noções de técnicas de poder², fluidez e liberdade³. Considera-se que, onde a castração parece não incidir como forma de sinalizar os limites entre o Eu e o outro, poderá prevalecer a ideia de liberdade e fluidez como pressuposto para que a subjugação dos sujeitos ocorra.

Descritores: Resenha crítica; Psicanálise; Cultura; Psicologia