ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Vol 22 N° 1  2020

 

Artigo Original
1 -  Atendimento psicológico e supervisão em terapia analítico-comportamental em um serviço-escola
Suzana Peron; Caroline da Cruz Pavan Cândido; Carmem Beatriz Neufeld
Páginas: 1 - 14

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever o estágio de atendimento individual na abordagem analíticocomportamental, oferecido pelo Laboratório de Pesquisa de Intervenção Cognitivo-Comportamental - LaPICC-USP (CPA - Instituição da FFCLRP-USP). Serão descritos os procedimentos de atendimento e supervisão assim como dados clínicos referentes aos atendimentos realizados entre 2009 e 2016. Trata-se de uma pesquisa descritiva com metodologia documental. As variáveis consideradas foram sexo, idade, escolaridade, ocupação, estado civil, indicação de atendimento, demanda e encaminhamento. Os resultados quantitativos foram analisados a partir de estatística descritiva, sendo atendidos 24 pacientes, havendo prevalência na busca espontânea por atendimento (54,17%), por clientela na faixa dos 20-29 anos (66,67%), com ensino superior completo (54,17%), economicamente ativa (83,33%), solteira (54,17%) e do sexo feminino (75,00%). Os procedimentos específicos relativos à supervisão também foram descritos com detalhes.

Descritores: Serviços-Escola de Psicologia; Caracterização de Clientela; Terapia Analítico-Comportamental

2 -  De Copérnico ao binarismo de gênero: o brincar e o brinquedo
Felipe Canterji Gerchman
Páginas: 15 - 24

Resumo

Este trabalho visa apresentar algumas reflexões sobre leituras psicanalíticas em sua relação com as questões de gênero, em especial com o sistema de oposição binário, e defende o brincar como potente paradigma da escuta analítica da sexualidade. Inicialmente é apresentada uma breve seleção de contribuições críticas acerca das problemáticas do binarismo, seguido de algumas ideias sobre o descentramento do sujeito e o brincar. Duas vinhetas clínicas são utilizadas para ilustrar a discussão. Nas considerações finais, uma integração das contribuições apresentadas ao longo do trabalho permite pensar que, ainda que o Eu possua identidade de gênero, o sujeito não é determinado por esta identidade.

Descritores: Identidade de gênero; Inconsciente; Psicanálise; Sexualidade

Artigo de Revisao
3 -  Três imagens para a Teoria das Funções de Wilfred R. Bion
Rafael Mondrzak; Ruggero Levy
Páginas: 25 - 37

Resumo

O estudo das teorias de Wilfred R. Bion é desafiador tanto para os iniciantes na psicanálise como para os mais experientes que estão em contato com sua obra há décadas. Ele demanda tolerância à não compreensão imediatista dos conceitos apresentados e paciência aos paradoxos propostos. Em sua obra, apresenta definições de extrema importância para o pensamento clínico e metateórico psicanalítico que justifica a necessidade visceral de aprofundamento em seus escritos. O presente trabalho pretende revisar os conceitos de função alfa, elementos alfa, elementos beta, barreira de contato, tela beta, reversão da perspectiva e de objetos bizarros expostos pelo autor em seu livro: Aprendendo com a Experiência. Para isso, o autor lança mão de três gráficos com o intuito de elucidar, de forma imagética, os conceitos citados em seu primeiro contato mais aprofundado com a Teoria das Funções.

Descritores: Elementos alfa; Elementos beta; Função alfa; Teoria das funções; Wilfred Bion

4 -  Métodos cognitivos e comportamentais para quando o paciente não está disponível para parar de beber
Samuel Pombo
Páginas: 39 - 52

Resumo

As orientações para a prática clínica dosTranstornos Relacionados ao Álcool(TRA)preconizam que a avaliação dos pacientesdeve ser efetuada desde logo sob os princípios da abordagem motivacional e que devem ser disponibilizadas intervenções psicológicas baseadas na terapia cognitivo-comportamental para prevenção da recaída ou treinamento do beber "moderado" (quando apropriado), quepossam ser combinadas com fármacos. Considerando que existem poucas evidências sobre o que fazer quando os pacientesnão estão preparados para parar totalmente de beber ou no período que antecede o início de um programa de desintoxicação medicamente assistida, esta revisãoincidiu sobre os vários métodos comportamentais e cognitivos que podem ser aplicadas nos casos em que a cessação total do consumo do álcool não se coloca como objetivo terapêutico imediato. As seguintes abordagens foram apresentadas: método BRENDA, Intervenção Comportamental para Preparação da Abstinência, Método Comportamental de Extinção de Sinclair,Experiência de um Mês de Abstinênciae as Técnicas de Moderação/Controle. Foram discutidos e caracterizados vários métodos comportamentais que permitem repensar radicalmente os tratamentos tradicionais para osTRA.

Descritores: Métodos comportamentais; Psicoterapia; Transtornos Relacionados ao Álcool; Beber

5 -  Instrumentos de avaliação da depressão infantil: revisão integrativa da literatura
Maria Odila Finger Fernandes Lima; Lídia Käfer Schünke Clarisse Pereira Mosmann
Páginas: 53 - 69

Resumo

A depressão é um transtorno que pode vir a acometer a infância equando não bem avaliada, tende a persistir na fase da adolescência. O objetivo desta revisão integrativa da literatura foi analisar a produção científica sobre o uso de instrumentos de avaliação da depressão infantil. Foram analisados 13 artigos publicados entre 2008 a 2018 e recuperados nas bases BVS, PubMed e EBSCOHOST. Os resultados permitiram caracterizar o panorama de validação e uso de instrumentos de avaliação da depressão infantil (PRISMA). Destacaram-se uso de instrumentos para triagem em saúde mental e propriedade psicométricas adequadas para avaliar sintomas de depressão infantil, bem como comorbidades com transtornos de ansiedade. Sugere-se mais pesquisas com o uso de instrumentos de avaliação da depressão infantil, principalmente estudos e validação de instrumentos no panorama nacional.

Descritores: Depressão; Infância; Instrumentos de Avaliação

6 -  Freud, a construção da neurose obsessiva nos primeiros escritos e as diferenças em relação ao TOC
Ana Luiza Martins Ribeiro Pires; Jacqueline de Oliveira Moreira
Páginas: 71 - 81

Resumo

A neurose obsessiva é uma das estruturas clínicas evidenciadas por Freud em 1894, nas suas primeiras publicações, cujo foco predominante era a histeria. Com a proposta de rastrear as movimentações da construção do conceito de neurose obsessiva do período pré-psicanalítico até 1900, buscamos levantar as características dessa organização psíquica para diferenciá-la do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), que se encontra no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-V). Dessa maneira, nos arriscamos a ampliar e a refletir sobre novas possibilidades de intervenção para além da medicalização.

Descritores: Neurose Obsessiva; Psicanálise; DSM-V; TOC; Obsessão

7 -  A escolha alimentar e a complexidade dos sistemas humanos
Ana Flavia Nascimento Otto; Maria Alexina Ribeiro
Páginas: 83 - 101

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre a complexidade da alimentação e a tomada de decisão do comedor na atualidade, a partir da Teoria Familiar Sistêmica de Bowen. Propõe-se um diálogo entre a biologia, a epigenética, a psicologia, a antropologia e a sociologia, de forma a esclarecer a complexidade da prática alimentar no contexto social e no desenvolvimento humano. Tal complexidade deve ser levada em conta quando se trata da prevenção e do tratamento da obesidade e de transtornos alimentares. Isso porque o comportamento alimentar está intimamente ligado aos processos de pertencimento e individuação nas famílias, sofre influência da dinâmica familiar e das pressões socioculturais e econômicas, e desempenha um papel confortador frente à ansiedade e ao estresse, podendo, inclusive, a depender da forma como é direcionado, acarretar alterações no funcionamento corporal. No cenário estressante atual, com os muitos desafios impostos às famílias, o uso da alimentação como alívio da ansiedade parece condizente com o aumento da obesidade. Dessa forma, estratégias que favoreçam a regulação emocional parecem ser o caminho mais efetivo para a prevenção e o tratamento do sintoma. A terapia boweniana mostra-se como uma alternativa condizente com essa proposta e pode contribuir para a melhoria das escolhas alimentares.

Descritores: Terapia familiar; Educação nutricional; Hábito alimentar

Resenha
8 -  A metamorfose em "A Vegetariana" de Han Kang
Bárbara Joana Almeida; Gustavo França Santos
Páginas: 103 - 106

Descritores: