ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Vol 16 N° 2  2014

 

Artigos Originais
2 -  Sexualidade e novas tecnologias
Ana Sfoggia; Clarice Kowacs
Páginas: 4 - 17

Resumo

Nesta época de intenso engajamento com as emergentes tecnologias da comunicaçao, a socializaçao e a sexualidade vêm sendo redesenhadas. A proposta deste artigo é percorrer criticamente as motivaçoes para a socializaçao via internet e para o estabelecimento de relacionamentos sexuais virtuais. Outras questoes desenvolvidas compreendem as novas noçoes de intimidade e privacidade e como o borramento do que ocorre on-line e off-line pode afetar o desenvolvimento da sexualidade de crianças e jovens, chamados de nativos ou residentes digitais. Sao apresentados termos e conceitos criados nesta era de expansao da comunicaçao virtual, assim como novas tecnologias desenvolvidas com o intuito de favorecer o contato sexual via meios eletrônicos e redes sociais on-line. Analisam-se as oportunidades de contatos sociais e sexuais na rede, bem como os riscos de exposiçao, vitimizaçao e violência sexuais, adiçao e comportamentos sexuais compulsivos usando os meios digitais. Em termos de potenciais positivos, consideram-se a acessibilidade das novas tecnologias, o anonimato favorecendo indivíduos estigmatizados por sua identidade ou comportamento, a possibilidade de iniciaçao à experimentaçao sexual para pessoas com dificuldades de comunicaçao e a queda de barreiras geográficas. Por fim, procura-se contextualizar o assunto com ênfase na necessidade de contínua discussao e pesquisa sobre o tema.

Descritores: Sexualidade; Tecnologias; Redes sociais; Internet; Comportamento sexual.

3 -  Sexo na "telinha": da fantasia erótica transferencial ao enactment em "Sessao de terapia"
Antonio Marques da Rosa
Páginas: 18 - 37

Resumo

Inicialmente é delineada uma aproximaçao entre o cinema e a psicanálise, lembrando suas mútuas influências desde o nascimento, no mesmo ano de 1895. Depois é apresentado um breve histórico do surgimento do sexo nas telas. A seguir, através de uma psicoterapia ficcional de uma série para televisao, examina-se como uma fantasia erótica transferencial pode evoluir para uma transferência e contratransferência erotizadas, e daí para um enactment, quando a dupla terapeuta-paciente perde a noçao do "como se". Por fim, enumeram-se algumas conclusoes.

Descritores: Sexo; Cinema; Transferência; Contratransferência; Enactment.

4 -  Genética além dos rótulos
Katiane L. Silva; Marcelo M. Victor; Eduardo S. Vitola; Claiton H. D. Bau
Páginas: 38 - 48

Resumo

A genética, ao longo de sua história, foi frequentemente vinculada a conceitos de imutabilidade e determinismo. Entretanto, o pertinente reconhecimento das interaçoes complexas entre genes e ambiente apresenta-se como fundamental para o desenvolvimento de uma concepçao nao determinista do comportamento e dos transtornos mentais. Para contextualizar a visao sobre a genética psiquiátrica na área da saúde mental, discutimos, a partir de recortes históricos, o uso dessa ciência como justificativa para açoes fora dos limites éticos. Além disso, trabalhamos a concepçao da genética além dos rótulos, apresentando a questao da causa em transtornos mentais com uma abordagem centrada na interaçao gene x ambiente. Essa concepçao está ligada à ideia de complexidade e heterogeneidade em oposiçao ao reducionismo determinista. Por fim, propomos uma abordagem integrada, apontando a necessidade de novos modelos que levem em consideraçao o caráter multifatorial dos transtornos mentais. Esses modelos podem nao apenas auxiliar no entendimento das doenças, mas também no desenvolvimento de estratégias de prevençao e tratamento que minimizem o sofrimento advindo desses transtornos.

Descritores: Genética; Transtornos mentais; Determinismo; Interaçao gene x ambiente; Tratamento.

Artigo de Revisao
5 -  O complexo fraterno: reflexoes acerca do ciúme e da inveja entre irmaos
Silvia Bassani Schuch Goi
Páginas: 49 - 61

Resumo

Em psicoterapia de orientaçao analítica e psicanálise, entende-se o complexo fraterno como um conjunto organizado de desejos hostis e amorosos que a criança experimenta em relaçao aos seus irmaos. A compreensao do complexo de Édipo pode ser complementada pelo entendimento das repercussoes que a fratria insere na dinâmica familiar. Reúne desde os aspectos amorosos e as identificaçoes até a ambivalência e a consolidaçao da raiva e da inveja. Este trabalho destina-se a uma revisao sobre o tema complexo fraterno e suas repercussoes na formaçao do ciúme e da inveja, discutindo algumas teorias de autores clássicos e contemporâneos acerca desse tema, contextualizando com uma vinheta clínica.

Descritores: Relaçoes entre irmaos; Ciúmes; Relaçoes mae-filho; Relaçoes pais-filho; Filho único.

Artigo Especial
6 -  A representaçao da mulher e do homem na arte ocidental
Clara Pechansky
Páginas: 62 - 79

Resumo

Este trabalho faz referência às temáticas apresentadas na arte ocidental, explicando sua pouca ou nenhuma variaçao ao longo dos séculos. Aborda o tema da mulher como objeto, as causas e consequências desse tipo de representaçao, e faz comentários sobre a censura às obras de arte.

Descritores: História da arte; Ocidente; Feminino.

Relatos de Casos
7 -  O terapeuta iniciante em busca de sentido: sobre a dificuldade em conectar-se com os estados primitivos da mente
Rafael Cavalheiro
Páginas: 80 - 88

Resumo

O objetivo do trabalho é refletir sobre as primeiras experiências práticas do terapeuta e de seu contato com um paciente que apresenta funcionamento autístico acentuado, em um contexto de ambientoterapia. O autor tece reflexoes sobre sentimentos contratransferenciais de desamparo e insignificância, relacionando-os com a estrutura defensiva do paciente, bem como sua dificuldade em conectar-se com estados tao primitivos da mente. Utilizando algumas das contribuiçoes de Bion ao pensamento psicanalítico, tenta localizar onde esses fenômenos estariam situados em relaçao à experiência emocional que os vincula. Por fim, destaca que compreende os fenômenos autísticos como uma manobra psíquica protetora contra sentimentos de nao existência.

Descritores: Contratransferência (Psicologia); Processos psicoterapêuticos; Transtorno autístico.

8 -  A metáfora dos campeonatos no atendimento de um menino com Síndrome de Asperger
Marília Pithan Pereira
Páginas: 89 - 102

Resumo

Este trabalho visa discutir algumas consideraçoes teóricas que podem ser úteis no trabalho psicoterápico com crianças portadoras de transtornos globais do desenvolvimento. A autora faz uso do relato de caso de um menino com Síndrome de Asperger que foi atendido em psicoterapia de orientaçao analítica a fim de ilustrar os aspectos teóricos abordados e ampliar a discussao proposta.

Descritores: Autismo; Síndrome de Asperger; Psicoterapia.