Rev. bras. psicoter. 2014; 16(2):89-102
Pereira MP. A metáfora dos campeonatos no atendimento de um menino com Síndrome de Asperger. Rev. bras. psicoter. 2014;16(2):89-102
Relatos de Casos
A metáfora dos campeonatos no atendimento de um menino com Síndrome de Asperger*
The Metaphor of Championships in the attendance of a boy with Asperger's Syndrome*
Marília Pithan Pereira
Resumo
Abstract
INTRODUÇAO
Este trabalho discute aspectos do funcionamento autista e suas possíveis compreensoes partindo de uma sucinta revisao teórica dos conceitos propostos por alguns psicanalistas. Contando com um relato de caso de um menino com Síndrome de Asperger atendido em psicoterapia de orientaçao analítica, ampliarei o conteúdo teórico.
Sabe-se que a apreciaçao global e nao dicotômica é o ideal nessas situaçoes, inserindo componentes biológicos associados à etiologia num contexto de entendimento psicodinâmico. Entretanto, objetivo enfocar a compreensao psicodinâmica dos estados autísticos, e nao tecer consideraçoes quanto aos aspectos biológicos envolvidos na gênese dessas disfunçoes do desenvolvimento.
"[...] a criança autista nao teve um defeito na
sua construçao, mas um incidente na sua
constituiçao" (F. Dolto)
"[...] a efetividade da psicoterapia depende de sua liberaçao. Nunca sabemos como isto acontece. Mas acreditamos que à medida que os pacientes em um estado autista elaboram gradualmente suas experiências de separaçao, e começam a relacionar-se aos seres humanos que sao experimentados como separados e diferentes deles próprios, eles tornam-se capazes de deixar que forças invisíveis, impalpáveis que estao além de seus controles comecem a trabalhar dentro deles. Esperança e confiança começam a desenvolver-se. Isto significa que existe a base para crenças reais sobre eles mesmos e sobre o mundo exterior. Em resumo, pulsoes inatas que estavam anteriormente bloqueadas entram em açao"1.Agradecimento:
artigo anterior | voltar ao topo | próximo artigo |
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax