ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Vol 13 N° 2  2011

 

Editorial
1 -  Em busca de excelência
Claudio Moojen Abuchaim
Páginas: 77 - 78

Descritores:

Artigos Originais
2 -  Falso self, pseudomaturidade, segunda pele e identificaçao adesiva: uma revisao sobre os conceitos
Márcia Knijnik
Páginas: 81 - 91

Resumo

Neste trabalho a autora apresenta, descreve e compara os conceitos de falso self, pseudomaturidade, segunda pele e identificaçao adesiva, baseando-se nas definiçoes originais de Winnicott, Melzer e Esther Bick. No final do trabalho, conclui que os quadros clínicos descritos pelos autores sao semelhantes. O que difere sao as formas como cada autor os pensa ou explica, uma vez que eles partem de postulados teóricos bastante diferentes.

Descritores: Falso Self; Pseudomaturidade; Segunda Pele; Identificaçao Adesiva; Psicanálise; Identificaçao; Teoria Psicanalítica

3 -  Transmissao do psiquismo entre as geraçoes
Ingrid Borba Hartmann; Sidnei Schestatsky
Páginas: 92 - 114

Resumo

O debate sobre a transmissao do psiquismo entre geraçoes, embora presente desde o início na obra de Freud, teve nos últimos anos um novo impulso na psicanálise, com vários trabalhos dedicados à articulaçao da realidade psíquica do sujeito singular com a realidade psíquica do grupo. O estudo desses fenômenos pode enriquecer a compreensao do sofrimento psíquico, e o objetivo deste trabalho é realizar uma revisao teórica sobre o tema da transmissao do psiquismo entre as geraçoes, nas modalidades intergeracional e transgeracional, exemplificando-se com um caso clínico.

Descritores: relaçao entre geraçoes; psicologia identificaçao (psicologia).

Artigo de Revisao
4 -  O Conceito de Resiliência: Diferentes Olhares
Anne Orgler Sordi; Gisele Gus Manfro; Simone Hauck
Páginas: 115 - 132

Resumo

O conceito de resiliência transita entre aspectos físicos, biológicos e psíquicos. Podemos identifica-lo desde o primórdio da teoria psicanalítica, evoluindo para além da psicanálise nas mais diversas áreas da ciência. Seu estudo é muito útil na busca do entendimento dos fenômenos humanos, a partir da inter-relaçao entre as experiências primitivas, o ambiente, a neurobiologia e a genética. Este trabalho se propoe discutir o conceito de resiliência através de uma revisao histórica, partindo das teorias clássicas da psicanálise e da psicologia do desenvolvimento e de sua evoluçao nos diferentes campos da ciência até os achados mais recentes da psicobiologia.

Descritores: resiliência; trauma; psicobiologia; neurociência.

Relato de Caso
5 -  Suspeita de abuso sexual: um caso de psicoterapia de uma criança de cinco anos
Luciana Terra
Páginas: 133 - 145

Resumo

Este relato de caso propoe-se apresentar o atendimento de uma criança de cinco anos de idade que, no decorrer de suas sessoes de psicoterapia, pôde comunicar à terapeuta o abuso sexual que vinha sofrendo. Para a compreensao dinàmica do caso, faz-se uma breve revisao da literatura sobre conflitiva edípica, abuso sexual e contratransferência. Paciente e terapeuta podem encontrar uma saída quando ambos se opoem ao abuso; nao havendo, dessa forma, meios para manter o trauma "esquecido".

Descritores: maus-tratos infantis, psicoterapia, psicanálise, infància.

Artigos Especiais
6 -  Anorexia: domínio familiar ou família sob domínio
Gérard Ostermann
Páginas: 146 - 168

Descritores:

7 -  Incesto e resiliência
Gérard Ostermann
Páginas: 169 - 187

Descritores:

Carta ao Editor
8 -  Um estudo exploratório sobre uso de álcool e outras drogas no trànsito e transtornos psiquiátricos em motoristas no Brasil
Sibele Faller; Raquel Brandini De Boni; Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte; Flavio Pechansky
Páginas: 188 - 192

Descritores:

Livros
9 -  Dicionário de Psicologia APA
Maria Lucia Tiellet Nunes
Páginas: 193 - 194

Descritores: