Rev. bras. psicoter. 2011; 13(2):146-168
Ostermann G. Anorexia: domínio familiar ou família sob domínio. Rev. bras. psicoter. 2011;13(2):146-168
Artigos Especiais
Anorexia: domínio familiar ou família sob domínio1
Anorexia: Family domain or family domained
Gérard Ostermann*
"O osso, sou eu.
A gordura, a pele e tudo que está grudado em cima
é o exterior, é a maldade, o mal.2"
D. Aubrey, paciente anoréxica
Certa tendência em terapias sistêmicas da anorexia nervosa levou à crença de que a família é intrinsecamente culpável pelos transtornos da conduta alimentar. Hoje se reconhece que nem todas as famílias sao disfuncionais, mas é certo que pacientes advindos de famílias perturbadas têm a tendência a evoluçoes pouco favoráveis, e esse fator tem tanto mais peso quanto mais jovem é o paciente anoréxico. Em vez de adotar uma postura culpabilizante, nos parece essencial considerar os pais como aliados no tratamento, valorizando as competências familiares em todas suas etapas. A vivência traumática dos pais ligada à separaçao nao é eliminada quando desaparece a causa, e a abordagem terapêutica deve levar em conta a dimensao conflitual subjacente.
Algumas ideias relacionadas à anorexia se destacam:
- a alimentaçao é, com frequência, um ponto sensível por três geraçoes;
- a anorexia foi a melhor soluçao encontrada pela pessoa para tenta sair de seu impasse; trata-se de um tipo de "greve de fome". A doença, em uma atitude de recusa, é a última defesa de uma identidade ameaçada de entrar em colapso;
- a anorexia é uma forma de oposiçao quando nao se sabe dizer "nao"!
- o que mudou nos últimos 20 anos foi o fato de se levar em conta o sintoma (a toxicomania do jovem) e o entorno familiar.
- há, no entanto, um paradoxo: de ano em ano, e cada vez que se demonstra um pouco melhor que as famílias nao sao patogênicas e nao têm nada de particular se comparadas a uma populaçao controle, surgem cada vez mais estudos que mostram que é trabalhando com a família que se têm as melhores chances de um resultado favorável.
artigo anterior | voltar ao topo | próximo artigo |
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax