ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2011; 13(2):193-194



Livros

Dicionário de Psicologia APA

APA Dictionary of Psychology

Maria Lucia Tiellet Nunes*

 

 

VandeBos, G. R. (Org.) Dicionário de Psicologia da APA.
Porto Alegre: Artmed, 2010.
American Psychological Association.
Porto Alegre: Artmed, 2010.

O mercado editorial brasileiro já publicou inúmeros dicionários de psicologia, psiquiatria, psicanálise e, em 2010, foi enriquecido pelo Dicionário de Psicologia APA, publicado pela Artmed, hoje Grupo A. Para melhor situar esta obra, é necessário colocá-la no contexto da editora da obra original.

A Associaçao Norte-Americana de Psicologia (American Psychological Association-APA), sediada em Washington, D.C., congrega cerca de 150 mil membros de todo o mundo, em cerca de 54 diferentes áreas do conhecimento em psicologia e áreas afins. Trata-se de uma associaçao com o objetivo de desenvolver o conhecimento psicológico e sua aplicaçao de modo a beneficiar a sociedade e a vida das pessoas. Para tal, dentre inúmeras açoes, está empenhada em publicar produtos de alta qualidade. Sua editora publica mais de 340 periódicos científicos, revisados às cegas por pares, contabiliza atualmente 500 livros em diversas áreas da psicologia e ainda produz várias bases eletrônicas de informaçoes de interesse para a área, destacando-se a base eletrônica de dados da literatura psicológica chamada PsycINFO, que contém resumos de artigos de periódicos científicos, capítulos de livros e de livros com materiais desde 1887, e ainda a base PsycARTICLES, que apresenta o texto completo de 50 dos periódicos científicos publicados pela APA desde 1988. Certamente, sao as bases de dados da literatura mais completas que existem e as mais consultadas por profissionais e estudantes de psicologia e de áreas afins.

Dos livros publicados pela APA, agora ao alcance dos interessados no Brasil, se encontra o Dicionário de Psicologia- APA, organizado por Gary R. VanderBos, publicado em português pela Editora Artmed, em 2010, com traduçao de Daniel Bueno, Maria Adriana Veríssimo Veronese e Maria Cristina Monteiro. Realizaram a revisao técnica do dicionário as psicólogas Maria Lucia Tiellet Nunes e Giana Bitencourt Frizzo.

O Dicionário de Psicologia APA é tido como um empreendimento editorial de indiscutível valor acadêmico, cobrindo vários campos da chamada área psi, desde os mais tradicionais e conhecidos até os campos recém-criados e aqueles interdisciplinares. A obra em português é de primoroso trabalho editorial, apresenta guia para o usuário, contém 1.040 páginas nas quais estao cerca de 25 mil verbetes sobre teorias, conceitos e processos em diferentes áreas da psicologia e afins. Milhares de referências cruzadas auxiliam o leitor a manejar melhor cada consulta; além disso, 8 mil termos estao listados em palavras-chave, o que possibilita ao leitor usá-las nas buscas eletrônicas como o PsycINFO. Ainda oferece quatro apêndices com verbetes sobre biografia de pessoas importantes para a psicologia e áreas afins, instituiçoes, associaçoes e organizaçoes diversas de interesse, listas de terapias e intervençoes psicológicas e testes psicológicos e instrumentos de avaliaçao.

Com a riqueza de informaçoes que oferece, o Dicionário de Psicologia APA é um marco editorial para todos aqueles interessados na Psicologia e áreas relacionadas, que sejam profissionais, estudantes ou leigos, uma vez que a Psicologia cunha novas expressoes, porque cresce em descobertas e refinamentos de seu cabedal de conhecimento constantemente.










* Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Universidade de Berlim-Alemanha, professora coordenadora do Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Endereço para correspondência:
Maria Lucia Tiellet Nunes
E-mail:

Recebido em: 31/01/2011
Aceito em: 15/02/2011

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo