Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Vol 13 N° 1  2011

 

Editorial
1 -  Editorial revista brasileira de psicoterapia
Simone Hauck; Lívia Hartmann de Souza; Anne Orgler Sordi; Caroline Buzzatti; Débora Vigevani Schaf; Érico de Moura Silveira Júnior; Luciana Terra
Páginas: 7 - 10

Descritores:

Artigos Originais
2 -  Reflexões teórico-clínicas a respeito do sentimento de vazio, ilustradas através de um conto de Allan Poe
Kátia Jung
Páginas: 11 - 26

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo abordar alguns aspectos teórico-clínicos relativos à psicopatologia da clínica do vazio, através de autores como Freud, Green e Rosenfeld. A partir de uma reflexão, tece um paralelo entre o funcionamento emocional dos casos limites, considerando os movimentos de relações de objeto de seu mundo interno/externo e a dinâmica das relações dos personagens do conto de Edgar Allan Poe, "A queda do solar de Usher". Para tanto, a autora busca, através de metáforas clínicas, estabelecer aproximações, identificando semelhanças no plano simbólico.

Descritores: clínica do vazio; metapsicologia dos limites; estados confusionais; indiferenciação eu-não-eu; psicologia do self.

3 -  A neurose obsessiva e os enigmas da masculinidade
Jacqueline de Oliveira Moreira
Páginas: 27 - 38

Resumo

Neste pequeno ensaio pretende-se pensar a dúvida que aparece em alguns homens neuróticos obsessivos sobre a sua masculinidade. Buscamos no caso freudiano "O Homem dos Ratos" subsídios para pensar os enigmas da masculinidade na neurose obsessiva e as possíveis inserções do obsessivo no campo da alteridade. Acreditamos que a pergunta "Sou ou não homem?", que aparece em alguns casos de neurose obsessiva, representa uma estratégia para manter o pai no lugar de potência.

Descritores: neurose; transtorno obsessivo-compulsivo; masculinidade; individualidade; relações pai-filho.

Artigo de Revisão
4 -  Evidências de efetividade e procedimentos básicos para Terapia Cognitivo-Comportamental para crianças com transtornos de ansiedade
Circe Salcides Petersen
Páginas: 39 - 50

Resumo

Este artigo de revisão apresenta estudos baseados em evidências e procedimentos clínicos para os transtornos de ansiedade na infância. Os ensaios clínicos revelam que a terapia cognitivo-comportamental para crianças ansiosas pode ser considerada um tratamento bem estabelecido, que indica uma sequência organizada de intervenções. A estrutura básica do tratamento deve contemplar tópicos claros tais como: psicoeducação; solução de problemas; reestruturação cognitiva e exposição. Esse conjunto de técnicas pode ser aplicado pelo clínico com flexibilidade para adaptar as características individuais de cada paciente e família observando a fidelidade ao modelo manualizado testado previamente em ensaio clínico.

Descritores: transtornos internalizantes; terapia cognitivo-comportamental de crianças; transtornos de ansiedade na infância.

Relato de Caso
5 -  Sonhar é preciso; Viver não é preciso
Elena Beatriz Tomasel da Silva
Páginas: 51 - 59

Resumo

Os sonhos foram centrais na fundação e no desenvolvimento de toda a teoria de Freud e têm sido motivo de estudo, discussão e entendimento ao longo da evolução do pensamento e da técnica psicanalítica. No caso clínico que descrevo neste trabalho, os sonhos têm particular importância. Estes são alguns dos motivos que me instigaram à elaboração do mesmo, no qual apresento uma vinheta clínica da evolução de uma psicoterapia de orientação analítica. Dessa vinheta foram trabalhados dois sonhos que entendi como progressivos, por demonstrarem o mesmo conteúdo onírico, porém simbolizado de forma ampliada. Essa diferença na encenação onírica foi entendida como um dos sinais de evolução da psicoterapia e, desta forma, um dos indicadores de mudança psíquica. Associado ao material clínico, descrevo uma breve revisão teórica de alguns dos conceitos de Freud sobre sonhos.

Descritores: sonhos; mudança psíquica; psicoterapia de orientação psicanalítica; transtornos da alimentação.

Carta ao Editor
6 -  A Utilização da Eletroconvulsoterapia na Prática Psiquiátrica*
Rose Mary Carvalho Pinheiro; Paulo Ricardo Alves; Ana Paula Vieira Fernandes Benites Sperb
Páginas: 60 - 63

Descritores: