ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Vol 21 N° 3  2019

 

Artigo Original
1 -  Caracterização de Clientela em Comunidade Terapêutica Infanto-Juvenil
Luiza Tolardo Dal Conte; Sílvia Cristina Marceliano Hallberg
Páginas: 1 - 12

Resumo

Comunidade Terapêutica (CT) é uma técnica psicoterápica que enfatiza as influências ambientais e interpessoais na ressocialização e reabilitação do paciente. Há pouca literatura sobre perfil de pacientes em CT Infanto-Juvenil. Objetivou-se caracterizar a clientela atendida em CT numa clínica-escola de Porto Alegre/RS, entre os anos de 2008 a 2017. Trata-se de uma análise documental, descritiva, quantitativa e de corte transversal. Consultou-se 49 prontuários de pacientes, entre 2 a 12 anos de idade (M= 7,04; DP= 2,3), sendo a maioria do sexo masculino (87,8%). As variáveis pesquisadas foram: sexo; idade; escolaridade; tipo de ensino; tratamentos prévios à CT; fontes encaminhamento; sintomatologia; diagnóstico; tempo de tratamento; terapêuticas complementares à CT e tipo de encerramento do atendimento. Os dados coletados receberam tratamento estatístico. Os resultados mais expressivos indicaram um perfil predominante de meninos, com história de múltiplas terapêuticas (psicoterapia, acompanhamento psiquiátrico e neurológico) e uso de psicofármacos. O Transtorno do Espectro Autista foi o diagnóstico mais prevalente e agressividade foi o sintoma mais frequente.

Descritores: Comunidade Terapêutica; Criança; Clínica-escola

2 -  Do acolhimento da queixa à compreensão da demanda na terapia centrada no cliente
Paulo Coelho Castelo Branco
Páginas: 13 - 24

Resumo

Este artigo objetiva fazer uma reflexão teórica sobre o acolhimento da queixa e a compreensão da demanda no processo clínico da terapia centrada no cliente, de Carl Rogers. Inicialmente, apresenta uma distinção entre queixa e demanda e argumenta que o acolhimento da queixa e sua conversão em demanda faz parte do manejo clínico. Posteriormente, apresenta algumas noções rogerianas para entender como se estruturam os fenômenos da queixa e da demanda. Em seguida, descreve os aspectos relacionados ao acolhimento da queixa e sua conversão em demanda, segundo o desenvolvimento do processo terapêutico, via consideração positiva incondicional e compreensão empática. Conclui que a terapia centrada no cliente possui implicações conceituais que possibilitam um olhar clínico sobre tais fenômenos em relação aos seus aspectos constituintes, distintivos e conversivos. Sugere, finalmente, outras reflexões e estudos empíricos.

Descritores: Terapia Centrada na Pessoa; Processos Psicoterapêuticos; Psicologia do Self; Psicoterapia

Artigos de Revisao
3 -  Caracterização dos estudos sobre ambivalência em Psicoterapia: uma revisão de literatura
Camilla Gonçalves Brito Santos; Taís Andrade Calixto Jucá; Ana Luísa Caetano Melo; Laisa Marcorela Andreoli Sartes
Páginas: 25 - 40

Resumo

Em psicoterapia, a ambivalência é definida como posições opostas, do paciente, em relação à mudança e tem sido apontada como uma variável de forte interferência nos resultados terapêuticos. Devido à importância e influência desse fenômeno para o desenvolvimento e resultado da terapia, e à escassez de pesquisas que tenham essa temática como objeto de estudo, objetiva-se apresentar uma revisão de literatura englobando artigos que definam a ambivalência, apresentem sua relação com o sucesso terapêutico, avaliem instrumentos e abordem teorias que embasam o fenômeno. Foram utilizados os descritores "Ambivalence", "Psychotherapy" e "Motivation for change" nas bases de dados PubMed, PsychoINFO e Web of Science. Inicialmente foram encontrados 2178 artigos, dos quais 13 foram incluídos por preencherem os seguintes critérios: estudos em português, inglês ou espanhol, que tinham como objetivo principal relacionar a ambivalência com resultados terapêuticos, definir a ambivalência, avaliar instrumentos de identificação e mensuração da ambivalência ou apresentar a ambivalência a partir de alguma teoria. Os critérios de exclusão foram: teses, dissertações, livros e capítulos de livros, ou estudos realizados há mais de 10 anos. Através dessa revisão de literatura, a Entrevista Motivacional e a teoria dos Momentos de Inovação se apresentaram como principais bases teóricas do fenômeno e diversos estudos evidenciaram a relação da ambivalência com o sucesso terapêutico, indicando a necessidade de que as pesquisas futuras apliquem esforços na construção de melhores definições para esse constructo, no aprofundamento em suas bases teóricas, e principalmente na construção e avaliação de formas de mensuração da ambivalência no contexto da psicoterapia.

Descritores: Ambivalência; Psicoterapia; Sucesso terapêutico; Entrevista Motivacional; Momentos de Inovação

4 -  Reflexão a respeito dos fatores de risco relacionados ao suicídio em idosos: revisão sistemática
Raiana Almeida de Souza; Kelvim Klaim Almeida Cristóvão; Helton Camilo Teixeira
Páginas: 41 - 53

Resumo

O envelhecimento é um processo natural, progressivo e irreversível, acarreta modificações de caráter fisiológico, psicológico, emocionais e sociais. Neste momento o idoso estará suscetível e vulnerável a situações de sofrimento mental, sentimentos de desesperança, desamparo, desespero e depressão, levando-o a pensar, planejar e, tentar ou cometer suicídio. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo descrever através da revisão sistemática quais evidências cientificas há na literatura nacional publicada entre os anos de 2009 até 2018 a respeito dos fatores de risco relacionado ao suicídio em idosos. A busca de artigos científicos no Portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), através das nas bases de dados da SCIELO (Scientific Eletronic Libray Online), LILACS (Literatura Latino-americana e PEPSIC (Periódicos de Psicologia), utilizando-se ainda o instrumento metodológico PICoS, com o intuito de responder à seguinte questão norteadora: "Quais evidências cientificas há na literatura nacional a respeito dos fatores de risco relacionados ao suicídio em idosos". Foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): "Idosos", "Suicídio", "Fatores de Risco". Incialmente foram identificados 72 artigos, entretanto, através dos critérios de inclusão e exclusão obteve como amostra final o total de 16 artigos. Após a leitura e análise dos artigos selecionados e revisados, observa-se que os principais fatores de risco relacionados ao suicido em idosos são: aposentadoria, diminuição de possibilidades de escolhas, perda das habilidades, problemas de relacionamento familiar e depressão. É importante a reflexão a respeito da temática por parte dos profissionais de saúde e das politicas públicas de saúde, com intuito de avaliar, intervir, prevenir o suicido em idosos, além de fortalecer os laços familiares e sociais, diminuindo consequentemente a incidência do suicídio nessa população.

Descritores: Idosos; Suicídio; Fatores de Risco

5 -  Função-Alfa e obesidade
Katiê Paula Caumo; Diou Rodrigues Monteiro
Páginas: 55 - 68

Resumo

A obesidade é uma patologia crônica, caracterizada pelo acúmulo progressivo de gordura corporal, com impactos significativos na saúde física e mental dos sujeitos. Ela se apresenta como um desafio para os psicoterapeutas tento em vista sua crescente prevalência nas mais diversas fases do desenvolvimento humano. Para tanto, o presente estudo tem como objetivo contribuir para o entendimento da relação entre a função-alfa descrita por W. Bion e o desenvolvimento da obesidade. Dessa maneira, buscou-se realizar uma revisão bibliográfica narrativa com o intuito de analisar o desdobramento desse tema nas pesquisas atuais. Para elaboração deste estudo foi utilizado o seguinte protocolo: definição do tema, do problema e objetivos de pesquisa, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, estratégias de busca, avaliação dos textos na íntegra e interpretação dos resultados. Concluiu-se que, há um número escasso de pesquisas com essa temática, entretanto, pode-se concluir que a relação entre a função-alfa e o desenvolvimento da obesidade possui uma dinâmica estreita, já que o déficit na função-alfa não permitirá a transformação dos elementos-beta em elementos-alfa, conferindo concretude à experiência emocional do sujeito. Dessa maneira, para o paciente obeso, o alimento cede lugar à simbolização das vivências, ficando com a função de minimizar elementos impensáveis e incontroláveis.

Descritores: Psicanálise; Função-Alfa; Obesidade; Elementos-Beta; Elementos-Alfa; Continente-contido

Comunicaçao breve
6 -  "Biópsia Psicológica": releitura do conceito, uma estratégia de avaliação prospectiva
Cleonice Zatti; Lúcia Helena Machado Freitas
Páginas: 69 - 75

Resumo

INTRODUÇÃO: Enfrentar o tema da morte como uma consequência natural da vida não é fácil para muitas pessoas, e as circunstâncias se tornam mais complexas quando o assunto é suicídio.
OBJETIVO: essa comunicação breve visa apresentara construção de um questionário sobre intenção suicida chamado "biópsia psicológica".
MÉTODOS: Na literatura mundial não há uma definição consistente do termo "biópsia psicológica" conforme busca em diversas bases de dados (PubMed, SciELO, Bireme, PsycInfo, Web of Science, Google Acadêmico, Embase, SCOPUS, LILACS ou BVS Psicologia).
RESULTADOS: o questionário construído propõe investigar a intenção suicida, ou seja, realizar uma biópsia psicológica.
CONCLUSÃO: A biópsia psicológica foi projetada para produzir um diagnóstico de tentativa de suicídio, a fim de complementar as informações necessárias para qualificar os distúrbios emocionais da pessoa.

Descritores: Psicológico; Biopsia; Ideação suicida

Relato de Caso
7 -  Incidência da escuta psicanalítica no processo de triagem no âmbito do serviço-escola de psicologia: um relato de experiência
Ana Carolina de Moraes Silva; Amanda Carolina Pagan de Oliveira; Guilherme Severo Lins de Almeida; Daniel Polimeni Maireno
Páginas: 77 - 91

Resumo

A triagem consiste em uma entrevista inicial com intuito de coletar informações, compreender demandas e realizar encaminhamentos, sendo um procedimento padrão em serviços-escola de psicologia. Neste artigo, propomos discutir acerca da possibilidade de, a partir da perspectiva psicanalítica, ultrapassar esses objetivos. Buscou-se relatar as potencialidades do instrumento e a importância da escuta psicanalítica no serviço-escola através de um relato de experiência. Este relato foi construído a partir do atendimento de dois casos de triagem infanto-juvenis no estágio supervisionado de clínica psicanalítica com alunos do 3º ano de psicologia. Percebeu-se que por se tratar de crianças e adolescentes há uma maior complexidade, visto que a situação a ser escutada se estende do sujeito a uma família e geralmente é narrada por um outro interlocutor, não aquele que será atendido. Diante dos casos, a escuta analítica possibilitou se atentar ao discurso latente dos sujeitos, a fim de atender aos anseios que são da ordem do inconsciente. É por meio desta escuta que se tornou possível identificar quais conteúdos se apresentaram em meio às demandas e a quais sujeitos eles, de fato e mais intimamente, diziam respeito. Conclui-se que a escuta psicanalítica potencializa e enriquece o processo de triagem, permitindo direcionamentos mais efetivos.

Descritores: Psicanálise; Escuta psicanalítica; Ética psicanalítica; Serviço-escola; Triagem

Resenha
8 -  A arte de fingir dor: o que diz o poema Autopsicografia sobre quem somos como humanos
Isadora Vilela de Arruda
Páginas: 93 - 98

Resumo

Trata-se de uma resenha sobre o poema Autopsicografia de Fernando Pessoa. Traz discussões a respeito da dimensão psicológica do texto, com enfoque na epistemologia de Maturana, no pensamento complexo de Edgar Morin e em estudos sobre as emoções. O eu lírico do texto pode ser comparado a todos os seres humanos, constantemente lidando com uma dor real sempre fingida, uma dificuldade de comunicação inerente à própria habilidade comunicativa e à relação infinitamente paradoxal e intrinsecamente complementar de seu coração e sua razão.

Descritores: Terapia Focada em Emoções; Poesia; Cognição