Vol 19 N° 1 2017
Artigo Original
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Comparaçao dos níveis séricos da Cocaine and Amphetamine Regulated Transcript (CART) entre sangue de cordao umbilical e sangue periférico em gestantes usuárias de crack
Rodrigo Ritter Parcianello; Victor Mardini; Keila Maria Mendes Ceresér; Fernando Xavier; Maria Lucrécia Scherer Zavaschi; Luis Augusto Paim Rhode; Flávio Pechansky; Pâmela Ferrari; Claudia Maciel Szobot
Páginas: 1 - 13
INTRODUÇAO: No Brasil, o uso de crack permanece um desafio à saúde pública devido à facilidade de aquisiçao da droga e sua elevada capacidade de induzir dependência. A exposiçao intrauterina (EIU) à cocaína está associada a alteraçoes neurocomportamentais durante a infância e adolescência. Em estudo prévio do nosso grupo, achou-se menor nível de estresse oxidativo (EO) em recém-nascidos (RN) com EIU. Uma possível explicaçao pode ser a Cocaine and Amphetamine Regulated Transcript (CART), um antioxidante endógeno presente desde o período embrionário e ativado por maiores níveis de dopamina.
OBJETIVO: Verificar a correlaçao entre os níveis de CART no sangue de cordao umbilical (SCU) e sangue periférico de 57 gestantes com exposiçao ao crack.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, com amostragem consecutiva, em que o desfecho primário foi a correlaçao entre os níveis de CART no SCU e sangue periférico materno no pós-parto imediato. Dados gestacionais e perinatais foram sistematicamente coletados.
RESULTADOS: Houve correlaçao significativa entre os níveis de CART no sangue de cordao umbilical e sangue periférico materno (rs= 0,350 e p<0,05).
CONCLUSOES: Estes achados demonstram que os níveis de CART no sangue materno e no SCU se correlacionam. Todavia, nao se pode afirmar de quem é a produçao, ou se é produzida por ambos. O presente trabalho pode ajudar a elucidar os caminhos neurobiológicos responsáveis pelas alteraçoes de neurodesenvolvimento, contribuindo para a ampliaçao das possibilidades de intervençoes precoces.
Descritores: CART. Crack. Gestaçao. Sangue de cordao umbilical. Bebê. Estresse oxidativo.
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Caracterizaçao da clientela de bebês em uma clínica-escola de psicoterapia psicanalítica
Karina Recktenvald; Manoela Yustas Mallmann; Fernanda Munhoz Driemeier Schmidt; Guilherme Pacheco Fiorini; Camila Piva da Costa Cappellari
Páginas: 15 - 30
OBJETIVO: Descrever o perfil sociodemográfico e clínico dos bebês de zero a 36 meses que foram levados por seus pais ou responsáveis para psicoterapia em uma clínica-escola em saúde mental de Porto Alegre.
MÉTODO: Realizou-se um estudo documental de revisao de prontuários dos pacientes atendidos entre maio de 2009 a maio de 2016. Os responsáveis pelos pacientes que chegaram à instituiçao nesse período responderam uma ficha sociodemográfica, abarcando dados sobre a criança e seu contexto, e o Child Behavior Checklist (CBCL), versao de 1½ a 5 anos de idade. Incluíram-se no estudo todos os bebês triados na clínica-escola e suas respectivas famílias (n=25).
RESULTADOS: Grande parte dos pacientes cujas famílias procuraram atendimento já tinham completado 2 anos de idade (92%), e pouco mais da metade desses bebês residiam com ambos os pais (52%). Profissionais da área da saúde foram a principal fonte de encaminhamento (44%), seguidos das famílias dos bebês (28%) e das escolas que frequentam (24%). Os motivos de busca para atendimento mais encontrados foram comportamento agressivo (36%), problemas de atençao (20%) e ansiedade/depressao (16%). A partir dos resultados do CBCL, identificou-se que 48% dos bebês apresentaram escore clínico em sua média total, 44% apresentaram escore clínico para problemas internalizantes e 36% para problemas externalizantes.
CONCLUSAO: Ressalta-se a necessidade de popularizar os conhecimentos acerca da saúde mental dos bebês.
Descritores: Psicoterapia psicodinâmica. Sinais e sintomas. Pacientes ambulatoriais.
3 -
How do medical students defend themselves against anxiety?
Ana Margareth Siqueira Bassols; Guilherme Correa Guimaraes; Cíntya Kelly M Ogliari; Sthefano Machado dos Santos; Bruna Brasil Carneiro; Vânia Naomi Hirakata; Luis Augusto Rohde; Cláudio Laks Eizirik
Páginas: 31 - 42
OBJETIVO: A formaçao médica é geradora de ansiedade, tornando os estudantes de medicina vulneráveis a transtornos psiquiátricos, em particular os transtornos de ansiedade. Para lidar com a ansiedade o estudante de medicina lança mao de vários mecanismos de defesa. Objetivou-se avaliar a associaçao entre a presença de sintomas de ansiedade e o estilo defensivo em alunos de uma escola médica pública federal.
MÉTODO: Trata-se de um estudo observacional transversal, de uma amostra de estudantes de medicina, do primeiro e sexto ano, devidamente matriculados e frequentando regularmente as aulas. No presente estudo utilizou-se um questionário sócio-demográfico, o Inventário Beck de Ansiedade e o questionário de estilo defensivo (DSQ-40).
RESULTADOS: Responderam aos questionários 232 alunos, 110 do primeiro ano e 122 do sexto, representando 67,4% do total de alunos matriculados. Em relaçao aos mecanismos de defesa na amostra, as analises multivariadas mostraram que mecanismos de defesa neuróticos e imaturos estavam associados à presença de ansiedade (p < 0,001).
CONCLUSAO: Os dados encontrados no estudo apontam que alunos do curso médico que apresentaram sintomas de ansiedade utilizaram significativamente mais mecanismos de defesa neurótiocos e imaturos do que os que nao tinham esses sintomas. Planos de prevençao, atençao e estratégias de apoio psicológico deveriam ser desenvolvidos para esse grupo, pois os mecanismos de defesa nao parecem ser adaptativos em estudantes de medicina enfrentando ansiedade.
Descritores: Estudantes de Medicina, mecanismos de defesa, ansiedade.
4 -
A utilizaçao da psicoeducaçao no tratamento de pacientes com transtorno bipolar: uma revisao sistemática
Maria Emília Pereira Pimentel; Gustavo Marcelino Siquara
Páginas: 43 - 54
O transtorno bipolar é caracterizado pela oscilaçao dos estados de humor maníacos e depressivos, que promovem alteraçoes a níveis psicológicos e sociais importantes. Seu tratamento é feito principalmente à base de medicamentos que visam estabilizar o humor, mas apresentam limitaçoes na adesao ao tratamento. Assim sendo, as abordagens psicossociais atuam principalmente na melhora do funcionamento social e ocupacional dos sujeitos. Dessa forma, a psicoeducaçao pode promover aos pacientes informaçoes sobre o transtorno e com o objetivo de torná-lo colaborador ativo no tratamento, tornando o processo terapêutico mais efetivo.
OBJETIVO: Analisar a utilizaçao da psicoeducaçao no tratamento de pacientes com transtorno bipolar.
MÉTODO: Foi realizada uma revisao sistemática em quatro bases de dados. Os artigos foram avaliados, de forma independente, por dois pesquisadores, obedecendo aos critérios de inclusao e exclusao. As combinaçoes das palavras-chave utilizadas na busca foram: "psychoeducation OR psychoeducative OR psychoeducational AND bipolar disorder" e "psicoeducaçao OR psicoeducativo OR psicoeducacional AND transtorno bipolar".
RESULTADOS: Encontraram-se estudos que se baseiam em dois modelos de psicoeducaçao. Foram possíveis analisar a quantidade de sessoes, o tempo de duraçao de cada uma delas, o tema abordado, e a quantidade de pessoas por grupo.
CONCLUSAO: A partir da análise dos modelos de psicoeducaçao, existe um predomínio de apenas um modelo que serve de base para a maioria dos estudos encontrados. Com isso se identifica a necessidade de se desenvolverem novos modelos de psicoeducaçao dentro do transtorno bipolar.
Descritores: Transtorno bipolar. Ajustamento emocional. Educaçao em saúde.
5 -
O vínculo terapêutico nas terapias cognitivas
Diana Lopes Alves
Páginas: 55 - 71
O presente artigo, por meio de consulta à literatura específica sobre o tema, tratou de pesquisar a vinculaçao terapêutica na abordagem cognitiva. No desenvolvimento do trabalho, foram abordados os seguintes aspectos: como a aliança terapêutica foi concebida no contexto das terapias cognitivas; o papel do terapeuta na relaçao terapêutica; e como se constrói a vinculaçao terapêutica. A boa relaçao terapêutica é considerada por muitos autores como um preditor de sucesso do processo psicoterápico. No entanto, para se construir o vínculo deve-se considerar importantes aspectos, tais como: o cuidado precoce da relaçao, características específicas e individuais da terapia e do terapeuta. Ainda, constatou-se, na conclusao do artigo, a pouca produçao na língua portuguesa e o impacto do vínculo na condiçao do terapeuta. No âmbito teórico da abordagem cognitiva: a diferença na importância e na ênfase da vinculaçao entre a terapia cognitiva de cunho racionalista e a perspectiva construtivista.
Descritores: Terapia cognitivo-comportamental. Vínculo terapêutico. Terapia cognitiva. Empatia. Relaçao terapêutica.
Artigo de Revisao
6 -
A importância do vínculo materno na construçao do Eu e do Nao-Eu
Letiele dos Santos Massaroli; Daiana Zerbielli
Páginas: 73 - 85
Este trabalho realizou uma revisao teórica a partir do referencial psicanalítico sobre a importância e os impactos do vínculo materno na estruturaçao do Ego e reconhecimento do outro. A mae tem um papel de fonte de alimento nao somente físico, mas também psíquico para a estruturaçao do mundo interno da criança. Quando a funçao materna nao consegue proporcionar o suporte/apoio necessário para o desenvolvimento seguro e saudável do bebê, isso pode gerar uma desestruturaçao na noçao do Eu. Torna-se difusa a concepçao e noçao de Ego enquanto sujeito diferenciado e com características próprias de separaçao do outro. A mae, quando estabelece relaçoes afetivas de manejo e sustentaçao, auxilia o indivíduo a se perceber como ser único e integrado. A sociedade capitalista encontra na fragilidade psíquica, advinda da falha no vínculo materno, um meio de lucrar com o sofrimento. A cultura incentiva as relaçoes superficiais e a falta de experiências genuínas de afeto, transformando-se em um agente esvaziador de significado, que gera um querer sem limites. O sentimento de vazio, causado pela falha na vinculaçao materna, pode causar adoecimento psíquico, devido à busca incessante para preencher essa lacuna na formaçao e estruturaçao do Ego. Conclui-se com este estudo que o sujeito precisa ter vínculos afetivos verdadeiros para a formaçao saudável do Eu; é necessário capacitar os profissionais da área da saúde para que desenvolvam um olhar mais integrado sobre a maternidade e gerar uma reflexao sobre o nosso papel enquanto sociedade que contribui para o fortalecimento/empobrecimento das relaçoes afetivas.
Descritores: Relaçoes mae-filho. Ego. Saúde materno-infantil.
7 -
Sem o desejo da memória: reflexoes sobre o esquecimento
Rafael Mondrzak; Roaldo Naumann Machado; Nina Rosa Furtado
Páginas: 87 - 97
No trabalho que segue, inicialmente pretendo realizar uma breve revisao de alguns conceitos sobre memória expostos por Freud em seu trabalho intitulado "Projeto para uma psicologia científica" (1895) e utilizá-los ao longo do texto como um modelo proposto de pensamento, nao somente para a memória, como também para o esquecimento. Segundo, partindo das ideias de Bion sobre memória e intuiçao, demonstrar, através de duas ilustraçoes clínicas, o quanto um possível estado que chamo "desmemoriado" está também a serviço da clínica diária como ferramenta intuitiva para o par que trabalha de forma analítica. Por fim, utilizando-me do conto "Funes, o memorioso" e da genialidade do escritor Jorge Luis Borges, expor alguns aspectos do risco que correríamos se perdêssemos a capacidade de esquecer, ou, ainda pior, se ganhássemos a capacidade de lembrar tudo.
Descritores: Inconsciente (psicologia). Memória. Teoria freudiana.
Resenha
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Dor e sofrimento da adolescente violentada sexualmente: resenha do filme "O silêncio de Melinda"
Carolina Caruccio Montanari
Páginas: 99 - 103
Trata-se de uma resenha sobre o filme "O silêncio de Melinda", dirigido por Jessica Sharzer e lançado em 2004. Traz discussoes sobre a trama vivida pela protagonista - violência contra a mulher, abuso sexual, trauma e solidao. O isolamento é um mecanismo de defesa vivenciado em situaçoes como o estupro. A comunicaçao nao verbal, expressa através do comportamento de Melinda, deve ser observada em mulheres, principalmente adolescentes, na busca de alteraçoes que possam estar associadas a situaçoes desagradáveis vivenciadas. Os profissionais de instituiçoes educativas bem como os trabalhadores do setor da saúde devem trabalhar em conjunto para a prevençao e atençao das demandas de saúde mental.
Descritores: Adolescente. Violência sexual. Estresse psicológico.
Resumos
9 -
Resumos: XXVIII Jornada Sul-Riograndense de Psiquiatria Dinâmica
Páginas: 105 - 242
Descritores:
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