Rev. bras. psicoter. 2017; 19(1):105-242
Resumos: XXVIII Jornada Sul-Riograndense de Psiquiatria Dinâmica. Rev. bras. psicoter. 2017;19(1):105-242
Resumos
Resumos: XXVIII Jornada Sul-Riograndense de Psiquiatria Dinâmica
Resumos: XXVIII Jornada Sul-Riograndense de Psiquiatria Dinâmica
Uso de metilfenidato entre estudantes de cursos preparatórios para concursos públicos e sua associaçao com o indicativo de Transtorno do Déficit de Atençao e Hiperatividade
Stivie Sena Leston, Thiago Donassolo, Mariana Almeida Lopes Donassolo, Miguel Bezerra dos Passos, Luciano Dias de Mattos Souza
Instituiçao: Universidade Católica de Pelotas, Programa de Pós Graduaçao em Saúde e Comportamento.
Este trabalho teve como objetivo identificar a prevalência do uso de metilfenidato entre estudantes e investigar se a utilizaçao desse fármaco está associada ao indicativo de TDAH. Para isso, realizou-se um estudo transversal com 178 alunos matriculados em cursos preparatórios para concursos públicos, na cidade de Porto Alegre/RS. A prevalência do uso de metilfenidato e frequência, a forma de acesso ao medicamento e os fatores associados foram obtidos por meio de questoes objetivas. O indicativo de TDAH foi aferido pela Adult Self Report Scale (ASRS-18) e relato de diagnóstico prévio. Entre os 178 estudantes, a prevalência do uso de metilfenidato durante a vida foi de 18.5%. Dentre esses alunos, 30,3% obtiveram a medicaçao com receita médica para o tratamento de TDAH, 30.3% tiveram acesso ao fármaco com receita e para melhorar o rendimento nos estudos e 39.4% consumiram metilfenidato sem prescriçao médica. A utilizaçao de metilfenidato em algum momento da vida teve associaçao estatisticamente significativa com o diagnóstico referido de TDAH (p=0.000), indicativo de TDAH pela ASRS (p=0.005), uso de tabaco nos últimos trinta dias (p=0.003) e diagnóstico relatado de transtorno depressivo (p=0.044). Conclui-se, portanto, que a utilizaçao de metilfenidato esteve associada ao indicativo de TDAH. Contudo, indivíduos sem justificativa clínica já fizeram uso da substância para aprimoramento cognitivo e foi identificada elevada prevalência de utilizaçao do medicamento entre os participantes.
Palavras chave: TDAH; Metilfenidato; Concursos Públicos; Aprimoramento Cognitivo.
Correspondência
Luciano Dias de Mattos Souza
Rua Gonçalves Chaves, 373, sala 416C, Centro
96.015-560 Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
(53)21288404
Un faro quieto nada sería
guía, mientras no deje de girar
no es la luz lo que importa en verdad
son los 12 segundos de oscuridad
- A Unitarizaçao ou transformaçao do conteúdo das entrevistas em unidades através de uma escrita flutuante das mesmas;
- A categorizaçao ou classificaçao das unidades em categorias que serao analizadas através da "Análise de significado"
- A Identificaçao das estruturas e regularidades de padroes no texto escrito
- A inferências baseadas nesses padroes
- A descriçao dos achados
- A interpretaçao e discussao dos achados.
artigo anterior | voltar ao topo | próximo artigo |
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax