ISSN 1516-8530
ISSN 2318-0404

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2017; 19(2):1-3



Editorial

Editorial

Editorial

Pricilla Braga Laskoski1; Stefania Pigatto Teche2

 

 

O presente exemplar da Revista Brasileira de Psicoterapia (RBP) / Brazilian Journal of Psychotherapy inaugura uma nova gestão editorial juntamente com a nova Diretoria (gestão 2017-2019) do Centro de Estudos Luís Guedes, casa que acolhe a Revista. Desde junho/2017, a Dra. Simone Hauck assume, junto com sua equipe, a presidência do Celg e a responsabilidade de manter a qualidade dos serviços prestados aos alunos, sócios, pacientes e comunidade, marca constante desse espaço tão querido por todos nós.

A RBP está em processo de internacionalização desde 2011, quando a atual Presidente, Simone Hauck, na época editora da revista, implementou a plataforma online, através da qual a submissão dos artigos e a publicação dos mesmos passou a ter um alcance maior. Em 2013, a equipe editorial coordenada pela Dra. Marina Gastaud reformulou a missão e ampliou o escopo das publicações da RBP, além de investir esforços em sua divulgação. Foram então já observados os primeiros sinais da ampliação do alcance geográfico de acessos à página da revista, na época aferido pelo programa Google Analitcs, que demostrou um crescimento de 43.500 visualizações para 65 mil visualizações no ano de 2014. A equipe da Dra. Neusa Sica da Rocha, na gestão 2015-2017, deu seguimento ao projeto de internacionalização empreendendo diversas adaptações ao processo editorial com vistas à indexação à base de dados Scielo.

Atualmente a RBP está se adequando às normas do DOAJ (Directory of Open Access Journals), um comitê que prioriza o rigor da publicação científica e no qual os membros estejam de acordo com a implementação de acesso livre aos leitores. A RBP tem recebido artigos de outras regiões do país assim como de grupos internacionais (Argentina e Portugal, especialmente) e por isso tem priorizado artigos escritos nas línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa. Também se nota a diversificação das abordagens psicoterápicas que vêm se fazendo presente nos nossos exemplares (psicoterapia interpessoal, terapia do esquema, terapia sistêmica, sejam individuais, grupais ou de casal). Essas modificações confirmam que a Revista Brasileira de Psicoterapia está de fato representando o significado do nome que a designa: um espaço de referência para todo o país, que congrega a pluralidade das teorias e técnicas psicoterápicas nele praticadas.

Além disso, com o intuito de dar continuidade ao processo de internacionalização da RBP, buscamos formar uma equipe que pudesse também refletir tal pluralidade. Os editores locais são atuais membros da Society for Psychotherapy Research (SPR), organização científica internacional que visa ampliar a pesquisa e divulgação em Psicoterapia no mundo. Através desta organização, vem sendo possível parcerias de trabalho com diferentes grupos internacionais.

Assim, com muita satisfação, apresentamos os novos editores júnior que colaborarão com a nossa gestão durante os próximos dois anos: Alcina Juliana Soares Barros (médica psiquiatra, especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo CELG e em Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria, membro da Academia Americana de Psiquiatria e Lei, atualmente doutoranda em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS) e Carolina Stopinski Padoan (psicóloga, especialista em Psicoterapia Psicanalítica de adultos, crianças e adolescentes pelo Contemporâneo, Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade, mestre e atualmente doutoranda em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS), membro do Núcleo Interinstitucional de Bioética) são representantes ligadas diretamente ao CELG e enriquecem a equipe com suas expertises em Psiquiatria Forense e Bioética, respectivamente. Além delas, contaremos também com os colegas Juan Martín Gomez Penedo (psicólogo, especialista em Psicoterapia Cognitiva pela Universidad Nacional de Mar del Plata / Argentina, atualmente doutorando na Universidad de Buenos Aires / Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica do Governo Argentino, desenvolvendo atividades de ensino na graduação e pós-graduação em metodologia de pesquisa e estatística, agraciado duas vezes com o Prêmio Latino-Americano e Internacional de estudantes concedido pela Society for Psychotherapy Research) e Luis Farfallini (psicólogo, especialista em psicoterapia individual e grupal pela Fundación AIGLÉ de Buenos Aires, mestre em Psicopatología, Salud y Neuropsicología e doutor en Psicologia pela Universitat Jaume I (UJI / España), atualmente pós-doutorando do programa RAICES / CIIPME-CONICET e pesquisador do Centro de Investigación en Psicoterapia da Fundación AIGLÉ) que estão sediados em Buenos Aires e poderão colaborar não apenas através de suas expertises, mas também como um canal de contato e divulgação da RBP junto à nossa vizinha Argentina e também nos demais países da América Latina.

Iniciamos este novo ciclo muito motivados com a missão de dar continuidade ao trabalho das gestões anteriores e também com a certeza de que a nossa Revista tem ainda grande potencial de desenvolvimento. Colocamo-nos à disposição de todos que tiverem sugestões e comentários e esperamos continuar disponibilizando aos leitores artigos de qualidade e relevância. Agradecemos aos colaboradores e à Direção do Celg pela confiança e apoio constante e desejamos um excelente trabalho à Dra. Simone em sua gestão, bem como à nova equipe editorial da RBP.

Desejamos a todos boas leituras!










1. Psicóloga, mestre em Filosofia, doutoranda em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS), editora da Revista Brasileira de Psicoterapia
2. Psiquiatra, médica contratada do serviço de Psiquiatria do HCPA, Diretora de Publicações do CELG

Correspondência
Pricilla Braga Laskoski
Centro de Estudos Luís Guedes
Rua Ramiro Barcelos, 2350 / sala 2218
90035-007 Porto Alegre, RS, Brasil
pricillab@hotmail.com

Submetido em: 16/10/2017
Aceito em: 16/10/2017

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo