ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2017; 19(2):1-3



Editorial

Editorial

Editorial

Pricilla Braga Laskoski1; Stefania Pigatto Teche2

 

 

O presente exemplar da Revista Brasileira de Psicoterapia (RBP) / Brazilian Journal of Psychotherapy inaugura uma nova gestao editorial juntamente com a nova Diretoria (gestao 2017-2019) do Centro de Estudos Luís Guedes, casa que acolhe a Revista. Desde junho/2017, a Dra. Simone Hauck assume, junto com sua equipe, a presidência do Celg e a responsabilidade de manter a qualidade dos serviços prestados aos alunos, sócios, pacientes e comunidade, marca constante desse espaço tao querido por todos nós.

A RBP está em processo de internacionalizaçao desde 2011, quando a atual Presidente, Simone Hauck, na época editora da revista, implementou a plataforma online, através da qual a submissao dos artigos e a publicaçao dos mesmos passou a ter um alcance maior. Em 2013, a equipe editorial coordenada pela Dra. Marina Gastaud reformulou a missao e ampliou o escopo das publicaçoes da RBP, além de investir esforços em sua divulgaçao. Foram entao já observados os primeiros sinais da ampliaçao do alcance geográfico de acessos à página da revista, na época aferido pelo programa Google Analitcs, que demostrou um crescimento de 43.500 visualizaçoes para 65 mil visualizaçoes no ano de 2014. A equipe da Dra. Neusa Sica da Rocha, na gestao 2015-2017, deu seguimento ao projeto de internacionalizaçao empreendendo diversas adaptaçoes ao processo editorial com vistas à indexaçao à base de dados Scielo.

Atualmente a RBP está se adequando às normas do DOAJ (Directory of Open Access Journals), um comitê que prioriza o rigor da publicaçao científica e no qual os membros estejam de acordo com a implementaçao de acesso livre aos leitores. A RBP tem recebido artigos de outras regioes do país assim como de grupos internacionais (Argentina e Portugal, especialmente) e por isso tem priorizado artigos escritos nas línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa. Também se nota a diversificaçao das abordagens psicoterápicas que vêm se fazendo presente nos nossos exemplares (psicoterapia interpessoal, terapia do esquema, terapia sistêmica, sejam individuais, grupais ou de casal). Essas modificaçoes confirmam que a Revista Brasileira de Psicoterapia está de fato representando o significado do nome que a designa: um espaço de referência para todo o país, que congrega a pluralidade das teorias e técnicas psicoterápicas nele praticadas.

Além disso, com o intuito de dar continuidade ao processo de internacionalizaçao da RBP, buscamos formar uma equipe que pudesse também refletir tal pluralidade. Os editores locais sao atuais membros da Society for Psychotherapy Research (SPR), organizaçao científica internacional que visa ampliar a pesquisa e divulgaçao em Psicoterapia no mundo. Através desta organizaçao, vem sendo possível parcerias de trabalho com diferentes grupos internacionais.

Assim, com muita satisfaçao, apresentamos os novos editores júnior que colaborarao com a nossa gestao durante os próximos dois anos: Alcina Juliana Soares Barros (médica psiquiatra, especialista em Psicoterapia de Orientaçao Analítica pelo CELG e em Psiquiatria Forense pela Associaçao Brasileira de Psiquiatria, membro da Academia Americana de Psiquiatria e Lei, atualmente doutoranda em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS) e Carolina Stopinski Padoan (psicóloga, especialista em Psicoterapia Psicanalítica de adultos, crianças e adolescentes pelo Contemporâneo, Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade, mestre e atualmente doutoranda em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS), membro do Núcleo Interinstitucional de Bioética) sao representantes ligadas diretamente ao CELG e enriquecem a equipe com suas expertises em Psiquiatria Forense e Bioética, respectivamente. Além delas, contaremos também com os colegas Juan Martín Gomez Penedo (psicólogo, especialista em Psicoterapia Cognitiva pela Universidad Nacional de Mar del Plata / Argentina, atualmente doutorando na Universidad de Buenos Aires / Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica do Governo Argentino, desenvolvendo atividades de ensino na graduaçao e pós-graduaçao em metodologia de pesquisa e estatística, agraciado duas vezes com o Prêmio Latino-Americano e Internacional de estudantes concedido pela Society for Psychotherapy Research) e Luis Farfallini (psicólogo, especialista em psicoterapia individual e grupal pela Fundación AIGLÉ de Buenos Aires, mestre em Psicopatología, Salud y Neuropsicología e doutor en Psicologia pela Universitat Jaume I (UJI / España), atualmente pós-doutorando do programa RAICES / CIIPME-CONICET e pesquisador do Centro de Investigación en Psicoterapia da Fundación AIGLÉ) que estao sediados em Buenos Aires e poderao colaborar nao apenas através de suas expertises, mas também como um canal de contato e divulgaçao da RBP junto à nossa vizinha Argentina e também nos demais países da América Latina.

Iniciamos este novo ciclo muito motivados com a missao de dar continuidade ao trabalho das gestoes anteriores e também com a certeza de que a nossa Revista tem ainda grande potencial de desenvolvimento. Colocamo-nos à disposiçao de todos que tiverem sugestoes e comentários e esperamos continuar disponibilizando aos leitores artigos de qualidade e relevância. Agradecemos aos colaboradores e à Direçao do Celg pela confiança e apoio constante e desejamos um excelente trabalho à Dra. Simone em sua gestao, bem como à nova equipe editorial da RBP.

Desejamos a todos boas leituras!










1. Psicóloga, mestre em Filosofia, doutoranda em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS), editora da Revista Brasileira de Psicoterapia
2. Psiquiatra, médica contratada do serviço de Psiquiatria do HCPA, Diretora de Publicaçoes do CELG

Correspondência
Pricilla Braga Laskoski
Centro de Estudos Luís Guedes
Rua Ramiro Barcelos, 2350 / sala 2218
90035-007 Porto Alegre, RS, Brasil
pricillab@hotmail.com

Submetido em: 16/10/2017
Aceito em: 16/10/2017

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo