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Revista Brasileira de Psicoteratia

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A contratransferência no processo supervisionado em Terapia Cognitivo-Comportamental
Janaína Bianca Barletta; Isabela Pizzarro Rebessi; Carmem Beatriz Neufeld
Páginas: 49 - 62

Resumo

A contratransferência, mesmo que seja considerada fundamental, é pouco discutida na Terapia Cognitivo- Comportamental (TCC) e, com menor ênfase ainda, na supervisão clínica. Este texto tem por objetivo fomentar a reflexão sobre a contratransferência em supervisão na TCC e a importância de seu manejo pelo supervisor. Para tanto, duas vinhetas de situações hipotéticas de supervisão são apresentadas, sendo uma em grupo e outra individual, a fim de ressaltar como possíveis reações esquemáticas do supervisor frente ao terapeuta e/ou à situação supervisionada, se não observadas, podem impactar nos propósitos primordiais formativos, normativos e restauradores da supervisão. Como consequência, é possível que supervisões venham a se tornar danosas ou prejudiciais. Considera-se a importância do treinamento de supervisor com intuito de aumentar o manejo contratransferencial, incluindo o uso de estratégias da própria TCC, para identificação e reestruturação de pensamentos distorcidos, regulação emocional e aumento de estratégias salutares no processo de ensino e aprendizagem clínica.

Descritores: Contratransferência; Terapia Cognitivo-Comportamental; Ensino

Análise de viabilidade do Programa de Treinamento em Mindfulness para adultos
Alessandra de Fátima Almeida Assumpçaoa; Cássia de Alcântarab; Nazaré de Oliveira Almeidac; Carmem Beatriz Neufeldd; Maycoln Leôni Martins Teodoroe
Páginas: 31 - 46

Resumo

A contratransferência, mesmo que seja considerada fundamental, é pouco discutida na Terapia Cognitivo- Comportamental (TCC) e, com menor ênfase ainda, na supervisão clínica. Este texto tem por objetivo fomentar a reflexão sobre a contratransferência em supervisão na TCC e a importância de seu manejo pelo supervisor. Para tanto, duas vinhetas de situações hipotéticas de supervisão são apresentadas, sendo uma em grupo e outra individual, a fim de ressaltar como possíveis reações esquemáticas do supervisor frente ao terapeuta e/ou à situação supervisionada, se não observadas, podem impactar nos propósitos primordiais formativos, normativos e restauradores da supervisão. Como consequência, é possível que supervisões venham a se tornar danosas ou prejudiciais. Considera-se a importância do treinamento de supervisor com intuito de aumentar o manejo contratransferencial, incluindo o uso de estratégias da própria TCC, para identificação e reestruturação de pensamentos distorcidos, regulação emocional e aumento de estratégias salutares no processo de ensino e aprendizagem clínica.

Descritores: Contratransferência; Terapia Cognitivo-Comportamental; Ensino

Atendimento psicológico e supervisão em terapia analítico-comportamental em um serviço-escola
Suzana Peron; Caroline da Cruz Pavan Cândido; Carmem Beatriz Neufeld
Páginas: 1 - 14

Resumo

A contratransferência, mesmo que seja considerada fundamental, é pouco discutida na Terapia Cognitivo- Comportamental (TCC) e, com menor ênfase ainda, na supervisão clínica. Este texto tem por objetivo fomentar a reflexão sobre a contratransferência em supervisão na TCC e a importância de seu manejo pelo supervisor. Para tanto, duas vinhetas de situações hipotéticas de supervisão são apresentadas, sendo uma em grupo e outra individual, a fim de ressaltar como possíveis reações esquemáticas do supervisor frente ao terapeuta e/ou à situação supervisionada, se não observadas, podem impactar nos propósitos primordiais formativos, normativos e restauradores da supervisão. Como consequência, é possível que supervisões venham a se tornar danosas ou prejudiciais. Considera-se a importância do treinamento de supervisor com intuito de aumentar o manejo contratransferencial, incluindo o uso de estratégias da própria TCC, para identificação e reestruturação de pensamentos distorcidos, regulação emocional e aumento de estratégias salutares no processo de ensino e aprendizagem clínica.

Descritores: Contratransferência; Terapia Cognitivo-Comportamental; Ensino

Competências do psicoterapeuta de grupos: uma revisão narrativa
Isabela Lamante Scotton; Carmem Beatriz Neufeld
Páginas: 103 - 119

Resumo

A contratransferência, mesmo que seja considerada fundamental, é pouco discutida na Terapia Cognitivo- Comportamental (TCC) e, com menor ênfase ainda, na supervisão clínica. Este texto tem por objetivo fomentar a reflexão sobre a contratransferência em supervisão na TCC e a importância de seu manejo pelo supervisor. Para tanto, duas vinhetas de situações hipotéticas de supervisão são apresentadas, sendo uma em grupo e outra individual, a fim de ressaltar como possíveis reações esquemáticas do supervisor frente ao terapeuta e/ou à situação supervisionada, se não observadas, podem impactar nos propósitos primordiais formativos, normativos e restauradores da supervisão. Como consequência, é possível que supervisões venham a se tornar danosas ou prejudiciais. Considera-se a importância do treinamento de supervisor com intuito de aumentar o manejo contratransferencial, incluindo o uso de estratégias da própria TCC, para identificação e reestruturação de pensamentos distorcidos, regulação emocional e aumento de estratégias salutares no processo de ensino e aprendizagem clínica.

Descritores: Contratransferência; Terapia Cognitivo-Comportamental; Ensino

Terapia Focada na Compaixão para pessoas com obesidade: um estudo de viabilidade
Nazaré de Oliveira Almeida; Carmem Beatriz Neufeld
Páginas: 139 - 158

Resumo

A contratransferência, mesmo que seja considerada fundamental, é pouco discutida na Terapia Cognitivo- Comportamental (TCC) e, com menor ênfase ainda, na supervisão clínica. Este texto tem por objetivo fomentar a reflexão sobre a contratransferência em supervisão na TCC e a importância de seu manejo pelo supervisor. Para tanto, duas vinhetas de situações hipotéticas de supervisão são apresentadas, sendo uma em grupo e outra individual, a fim de ressaltar como possíveis reações esquemáticas do supervisor frente ao terapeuta e/ou à situação supervisionada, se não observadas, podem impactar nos propósitos primordiais formativos, normativos e restauradores da supervisão. Como consequência, é possível que supervisões venham a se tornar danosas ou prejudiciais. Considera-se a importância do treinamento de supervisor com intuito de aumentar o manejo contratransferencial, incluindo o uso de estratégias da própria TCC, para identificação e reestruturação de pensamentos distorcidos, regulação emocional e aumento de estratégias salutares no processo de ensino e aprendizagem clínica.

Descritores: Contratransferência; Terapia Cognitivo-Comportamental; Ensino