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Mercedes no Diva: da comédia ao uso didático na formaçao de psicoterapeutas
Tales Vilela Santeiroa; Glaucia Mitsuko Ataka da Rochab; Leylane Franco Leal Barbozac
Páginas: 28 - 41
Alguns filmes comerciais sao utilizados como recurso didático em cursos de graduaçao em Psicologia por serem mediadores artísticos que facilitam processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem o objetivo de fazer aproximaçoes entre o filme Diva, dirigido por Alvarenga Jr. e lançado em 2009, e a psicoterapia de enfoque psicanalítico. O filme é considerado ilustrativo de aspectos teórico-práticos envolvidos num processo psicoterapêutico de mulher adulta com experiências conflituosas em relaçao a si mesma, ao outro e aos seus projetos profissionais. Mercedes, a protagonista, encena conflitos reais, presentes nas relaçoes conjugais, nas amizades, nas relaçoes entre maes e filhos, na vida e na morte e aos quais todos nós, seres humanos, estamos suscetíveis. Seguindo a terapia ficcional de Mercedes foi possível analisar metaforicamente como se dá um processo analítico de pacientes reais, as distintas fases que o compoem e alguns dos movimentos psíquicos usualmente inerentes a ele, como a evoluçao no uso de mecanismos de defesa do ego, dos mais imaturos em direçao aos mais amadurecidos.
Descritores: Cinema como Assunto; Psicologia Clínica; Psicoterapia; Psicanálise.
Produçao científica de Elisa Yoshida: contribuiçoes para o campo das psicoterapias (1990/2013)
Tales Vilela Santeiroa; Glaucia Mitsuko Ataka da Rochab; Giovanna Corte Hondac; Maria Leonor Espinosa Enéasd; Evandro de Morais Peixotoe
Páginas: 197 - 215
Alguns filmes comerciais sao utilizados como recurso didático em cursos de graduaçao em Psicologia por serem mediadores artísticos que facilitam processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem o objetivo de fazer aproximaçoes entre o filme Diva, dirigido por Alvarenga Jr. e lançado em 2009, e a psicoterapia de enfoque psicanalítico. O filme é considerado ilustrativo de aspectos teórico-práticos envolvidos num processo psicoterapêutico de mulher adulta com experiências conflituosas em relaçao a si mesma, ao outro e aos seus projetos profissionais. Mercedes, a protagonista, encena conflitos reais, presentes nas relaçoes conjugais, nas amizades, nas relaçoes entre maes e filhos, na vida e na morte e aos quais todos nós, seres humanos, estamos suscetíveis. Seguindo a terapia ficcional de Mercedes foi possível analisar metaforicamente como se dá um processo analítico de pacientes reais, as distintas fases que o compoem e alguns dos movimentos psíquicos usualmente inerentes a ele, como a evoluçao no uso de mecanismos de defesa do ego, dos mais imaturos em direçao aos mais amadurecidos.
Descritores: Cinema como Assunto; Psicologia Clínica; Psicoterapia; Psicanálise.
Psicoterapeutas e processos psicoterapêuticos no cinema: diálogos psicanalíticos sobre formaçao profissional
Tales Vilela Santeiro1; Lucas Rossato2; Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha3
Páginas: 23 - 39
Alguns filmes comerciais sao utilizados como recurso didático em cursos de graduaçao em Psicologia por serem mediadores artísticos que facilitam processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem o objetivo de fazer aproximaçoes entre o filme Diva, dirigido por Alvarenga Jr. e lançado em 2009, e a psicoterapia de enfoque psicanalítico. O filme é considerado ilustrativo de aspectos teórico-práticos envolvidos num processo psicoterapêutico de mulher adulta com experiências conflituosas em relaçao a si mesma, ao outro e aos seus projetos profissionais. Mercedes, a protagonista, encena conflitos reais, presentes nas relaçoes conjugais, nas amizades, nas relaçoes entre maes e filhos, na vida e na morte e aos quais todos nós, seres humanos, estamos suscetíveis. Seguindo a terapia ficcional de Mercedes foi possível analisar metaforicamente como se dá um processo analítico de pacientes reais, as distintas fases que o compoem e alguns dos movimentos psíquicos usualmente inerentes a ele, como a evoluçao no uso de mecanismos de defesa do ego, dos mais imaturos em direçao aos mais amadurecidos.
Descritores: Cinema como Assunto; Psicologia Clínica; Psicoterapia; Psicanálise.
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