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Aplicaçao da psicoeducaçao na saúde: revisao integrativa
Rodrigo da Silva Maiaa; Tereza Cristina Santos de Araújob; Eulália Maria Chaves Maiac
Páginas: 53 - 63
OBJETIVO: o presente estudo tem por objetivo analisar, através de uma revisao integrativa da literatura, as produçoes científicas sobre a aplicaçao da técnica da psicoeducaçao no contexto da saúde.
MÉTODO: Realizamos uma busca eletrônica por artigos, publicados até 2017, nas bases de dados Periódicos CAPES, LILACS, SCOPUS e SCIELO. Para a busca utilizamos o termo: "psicoeducaçao" OR "psychoeducation".
RESULTADOS: Ao todo foram encontradas 27 publicaçoes nas bases de dados exploradas. Contudo, após a aplicaçao dos critérios de seleçao, permaneceu um total de 13 artigos. De modo geral, estes tratam de testar a intervençao psicoeducativa com diferentes públicos. Dentre os estudos revisados, percebe-se que cinco estudos (38%) tratam da temática da psicoeducaçao aplicada ao tratamento do transtorno Bipolar, demonstrando sua eficácia, e três (23%) tematizam sobre o uso da técnica em intervençoes voltadas ao público idoso e seus familiares, dois (15%) abordam o uso da psicoeducaçao na prevençao do uso e promoçao de saúde diante do consumo abusivo de substância, e os demais abordam, respectivamente, a aplicaçao da psicoeducaçao para promoçao de saúde de pacientes hipertensos (n = 1, 8%), apresentam a técnica para a comunidade de enfermagem (n = 1, 8%) e investiga o uso da psicoeducaçao no campo da saúde (n = 1, 8%).
CONCLUSAO: Os dados sinalizam a eficácia da psicoeducaçao para a promoçao de cuidado em saúde para pacientes psiquiátricos, uma vez que promove empoderamento, fortalece vínculos destes com seus familiares e serviços de saúde e fortalece as redes de suporte social.
Descritores: Educaçao de Pacientes como Assunto; Pessoal de Saúde; Psicoterapia.
Comportamento suicida: reflexoes para profissionais de saúde
Rodrigo da Silva Maiaa; Marília Menezes de Oliveira Rochab; Tereza Cristina Santos de Araújoc; Eulália Maria Chaves Maiad
Páginas: 33 - 42
OBJETIVO: o presente estudo tem por objetivo analisar, através de uma revisao integrativa da literatura, as produçoes científicas sobre a aplicaçao da técnica da psicoeducaçao no contexto da saúde.
MÉTODO: Realizamos uma busca eletrônica por artigos, publicados até 2017, nas bases de dados Periódicos CAPES, LILACS, SCOPUS e SCIELO. Para a busca utilizamos o termo: "psicoeducaçao" OR "psychoeducation".
RESULTADOS: Ao todo foram encontradas 27 publicaçoes nas bases de dados exploradas. Contudo, após a aplicaçao dos critérios de seleçao, permaneceu um total de 13 artigos. De modo geral, estes tratam de testar a intervençao psicoeducativa com diferentes públicos. Dentre os estudos revisados, percebe-se que cinco estudos (38%) tratam da temática da psicoeducaçao aplicada ao tratamento do transtorno Bipolar, demonstrando sua eficácia, e três (23%) tematizam sobre o uso da técnica em intervençoes voltadas ao público idoso e seus familiares, dois (15%) abordam o uso da psicoeducaçao na prevençao do uso e promoçao de saúde diante do consumo abusivo de substância, e os demais abordam, respectivamente, a aplicaçao da psicoeducaçao para promoçao de saúde de pacientes hipertensos (n = 1, 8%), apresentam a técnica para a comunidade de enfermagem (n = 1, 8%) e investiga o uso da psicoeducaçao no campo da saúde (n = 1, 8%).
CONCLUSAO: Os dados sinalizam a eficácia da psicoeducaçao para a promoçao de cuidado em saúde para pacientes psiquiátricos, uma vez que promove empoderamento, fortalece vínculos destes com seus familiares e serviços de saúde e fortalece as redes de suporte social.
Descritores: Educaçao de Pacientes como Assunto; Pessoal de Saúde; Psicoterapia.
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