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A comunicaçao profissional-paciente em oncologia: uma compreensao psicanalítica
Daniela Bianchini1; Fernanda Bittencourt Romeiro2; Ana Carolina Peuker3; Elisa Kern de Castro4
Páginas: 20 - 36
Trata-se de um estudo qualitativo exploratório que investigou a percepçao de profissionais sobre a comunicaçao com o paciente oncológico. Foram entrevistados 14 profissionais de diferentes áreas da saúde que atuam em oncologia. Utilizou-se uma ficha de dados sociodemográficos e entrevista semiestruturada. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra. Os dados foram assim analisados: leitura inicial sem julgamentos (naive); análise estrutural e categorizaçao do conteúdo; interpretaçao crítica e discussao. Dois juízes independentes avaliaram os conteúdos das entrevistas (Kappa=0,842). Foram estabelecidas três categorias de comunicaçao: 1) Técnica; 2) Técnica com Suporte Emocional; 3) Insuficiente. Os resultados apontaram para a importância da empatia, provisao de esperança e escuta ativa, percebidas como qualidades essenciais ao profissional para a comunicaçao efetiva com o paciente, além da relevância do trabalho interdisciplinar. A criaçao de estratégias que favoreçam a comunicaçao profissional-paciente pode aumentar a satisfaçao e o bem-estar dos pacientes oncológicos.
Descritores: Oncologia; Neoplasias; Comunicaçao; Qualidade de vida; Psicanálise.
Saúde mental e câncer infantil: a relaçao entre sintomas de TEPT de sobreviventes e maes
Elisa Kern de Castro1; Maria Júlia Armiliato2; Luisa Vital de Souza3; Franciele Peloso4; Miguel Luis Alves de Souza5
Páginas: 5 - 16
Trata-se de um estudo qualitativo exploratório que investigou a percepçao de profissionais sobre a comunicaçao com o paciente oncológico. Foram entrevistados 14 profissionais de diferentes áreas da saúde que atuam em oncologia. Utilizou-se uma ficha de dados sociodemográficos e entrevista semiestruturada. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra. Os dados foram assim analisados: leitura inicial sem julgamentos (naive); análise estrutural e categorizaçao do conteúdo; interpretaçao crítica e discussao. Dois juízes independentes avaliaram os conteúdos das entrevistas (Kappa=0,842). Foram estabelecidas três categorias de comunicaçao: 1) Técnica; 2) Técnica com Suporte Emocional; 3) Insuficiente. Os resultados apontaram para a importância da empatia, provisao de esperança e escuta ativa, percebidas como qualidades essenciais ao profissional para a comunicaçao efetiva com o paciente, além da relevância do trabalho interdisciplinar. A criaçao de estratégias que favoreçam a comunicaçao profissional-paciente pode aumentar a satisfaçao e o bem-estar dos pacientes oncológicos.
Descritores: Oncologia; Neoplasias; Comunicaçao; Qualidade de vida; Psicanálise.
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