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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Atendimento psicológico e supervisão em terapia analítico-comportamental em um serviço-escola
Suzana Peron; Caroline da Cruz Pavan Cândido; Carmem Beatriz Neufeld
Páginas: 1 - 14

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever o estágio de atendimento individual na abordagem analíticocomportamental, oferecido pelo Laboratório de Pesquisa de Intervenção Cognitivo-Comportamental - LaPICC-USP (CPA - Instituição da FFCLRP-USP). Serão descritos os procedimentos de atendimento e supervisão assim como dados clínicos referentes aos atendimentos realizados entre 2009 e 2016. Trata-se de uma pesquisa descritiva com metodologia documental. As variáveis consideradas foram sexo, idade, escolaridade, ocupação, estado civil, indicação de atendimento, demanda e encaminhamento. Os resultados quantitativos foram analisados a partir de estatística descritiva, sendo atendidos 24 pacientes, havendo prevalência na busca espontânea por atendimento (54,17%), por clientela na faixa dos 20-29 anos (66,67%), com ensino superior completo (54,17%), economicamente ativa (83,33%), solteira (54,17%) e do sexo feminino (75,00%). Os procedimentos específicos relativos à supervisão também foram descritos com detalhes.

Descritores: Serviços-Escola de Psicologia; Caracterização de Clientela; Terapia Analítico-Comportamental

Laboratório de Pesquisa e Intervençao Cognitivo-Comportamental (LaPICC): ensino-pesquisa-extensao no dia a dia da formaçao de psicólogos
Carmem Beatriz Neufeld*; Ana Irene Fonseca Mendes**; Caroline da Cruz Pavan***; Renata Panico Gorayeb****; Equipe LaPICC
Páginas: 50 - 62

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever o estágio de atendimento individual na abordagem analíticocomportamental, oferecido pelo Laboratório de Pesquisa de Intervenção Cognitivo-Comportamental - LaPICC-USP (CPA - Instituição da FFCLRP-USP). Serão descritos os procedimentos de atendimento e supervisão assim como dados clínicos referentes aos atendimentos realizados entre 2009 e 2016. Trata-se de uma pesquisa descritiva com metodologia documental. As variáveis consideradas foram sexo, idade, escolaridade, ocupação, estado civil, indicação de atendimento, demanda e encaminhamento. Os resultados quantitativos foram analisados a partir de estatística descritiva, sendo atendidos 24 pacientes, havendo prevalência na busca espontânea por atendimento (54,17%), por clientela na faixa dos 20-29 anos (66,67%), com ensino superior completo (54,17%), economicamente ativa (83,33%), solteira (54,17%) e do sexo feminino (75,00%). Os procedimentos específicos relativos à supervisão também foram descritos com detalhes.

Descritores: Serviços-Escola de Psicologia; Caracterização de Clientela; Terapia Analítico-Comportamental