Rev. bras. psicoter. 2012; 14(3):12-17
Pires TS, Alves CP, Gastaud MB. Perfil de pacientes que buscam atendimento em saúde mental perto das suas datas de aniversários: curiosidades empíricas. Rev. bras. psicoter. 2012;14(3):12-17
Comunicaçao breve
Perfil de pacientes que buscam atendimento em saúde mental perto das suas datas de aniversários: curiosidades empíricas
Profile of patients seeking for mental health care near their birthday dates: empirical curiosities
Tamires de Souza Pires*; Camila Pereira Alves**; Marina Bento Gastaud***
Resumo
Abstract
INTRODUÇAO
O aniversário é uma data que pode provocar intensas emoçoes, pois muitas vezes representa o momento do ano em que a pessoa se depara com a passagem do tempo e com a avaliaçao das metas e expectativas que delineou para si. Simboliza, ao mesmo tempo, a comemoraçao da vida e a ansiedade frente à proximidade da morte advinda pelo envelhecimento. A literatura sobre o assunto, embora escassa, mostra o impacto do aniversário na saúde mental do sujeito ao encontrar associaçao entre a data do aniversário e o suicídio1 e a data do aniversário e a data de morte do indivíduo2,3.
Entretanto, nao há literatura suficiente associando a busca por atendimento na área da saúde mental e a proximidade com a data de aniversário do paciente. Um estudo alemao4 que objetivou verificar a influência do aniversário na busca por psicoterapia encontrou que menos pacientes do que o esperado tinham feito contato telefônico com o serviço nos dois meses precedentes a seus aniversários e mais pacientes do que o esperado tinham feito contato nos dois meses posteriores a seus aniversários. Esse estudo reforça, portanto, a ideia de que pode haver uma associaçao entre o aniversário e a busca por atendimento psicológico, embora nao comente o perfil específico dos pacientes que procuram ajuda nessa época. Ademais, o estudo foi realizado 30 anos atrás, havendo necessidade de atualizaçao da literatura sobre o tema.
Em pesquisa realizada em ambulatório transdisciplinar de saúde mental, deparou-se com a seguinte curiosidade: o perfil de paciente que busca atendimento próximo à data de seu aniversário difere dos demais quanto a características sociodemográficas e clínicas? Assim, o objetivo da presente investigaçao é responder empiricamente esse questionamento.
MÉTODO
O estudo foi realizado no ambulatório do Contemporâneo - Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade (CIPT), localizado na cidade de Porto Alegre/RS. O CIPT constitui-se em um ambulatório e uma escola que visa instituir o conhecimento psicanalítico e transdiciplinar para a prática clínica nas áreas da psicoterapia, psiquiatria, pedagogia, fonoaudiologia e nutriçao, promovendo, assim, por meio do seu ambulatório, a saúde emocional dos indivíduos. O ambulatório é voltado à populaçao de média e baixa renda, os tratamentos têm término aberto e os honorários sao estipulados pela dupla paciente-terapeuta a partir de um valor mínimo estipulado pela instituiçao.
Foi calculada a diferença de tempo entre as datas de aniversário e as datas de triagem dos pacientes adultos que procuraram a instituiçao entre maio de 2009 e dezembro de 2011 e aceitaram participar da pesquisa assinando termo de consentimento. Arbitrou-se que os pacientes que buscaram atendimento com até 15 dias de diferença da data do aniversário comporiam o grupo 1; pacientes que buscaram atendimento com mais de 15 dias de diferença da data do seu aniversário compuseram o grupo 2.
Para comparar os grupos quanto às variáveis categóricas (sexo, fonte de encaminhamento, motivo de consulta e psicoterapia prévia), foi realizado o teste do qui-quadrado; para comparar os grupos quanto às variáveis contínuas (qualidade de vida, sintomatologia, estilo defensivo e idade) foi utilizado o teste t de comparaçao de médias para amostras independentes. Foram considerados significativos resultados com valor de p d" 0,05.
Os instrumentos utilizados para avaliar a qualidade de vida, sintomatologia e estilo defensivo foram, respectivamente:
- WHOQOL-Bref (World Health Organization Quality of Life - brief version), inventário desenvolvido pela Organizaçao Mundial da Saúde que avalia a percepçao de qualidade de vida do indivíduo5;
- SCL-90-R (Symptom Checklist 90 - Revised), inventário multidimensional que avalia sintomas e sinais psicológicos ou psicopatológicos6;
- DSQ-40 (Defense Style Questionnaire), questionário que pretende mensurar o estilo defensivo do sujeito7.
artigo anterior | voltar ao topo | próximo artigo |
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax