Rev. bras. psicoter. 2012; 14(3):18-24
Picon FA, Moreira LM, Spritzer DT. Dependência de tecnologia: o desenvolvimento de um website psicoeducativo. Rev. bras. psicoter. 2012;14(3):18-24
Artigos Originais
Dependência de tecnologia: o desenvolvimento de um website psicoeducativo
Technology addiction: the development of a psychoeducational website
Felipe Almeida Picon*; Laura Magalhaes Moreira**; Daniel Tornaim Spritzer***
Resumo
Abstract
INTRODUÇAO
Os avanços tecnológicos, principalmente no que diz respeito a telecomunicaçoes e tecnologia da informaçao, têm sido os propulsores das principais mudanças da sociedade desde o final do século XX. Os celulares se tornaram smartphones, os computadores diminuíram de tamanho e de preço e aumentaram suas capacidades, e a internet é considerada um meio de comunicaçao indispensável. Do ponto de vista do desenvolvimento humano normal, esse novo contexto influencia o modo como aprendemos e nos relacionamos1.
A medida que o envolvimento dos jovens com a tecnologia aumenta, a preocupaçao dos pais em relaçao ao impacto que isso pode ter na vida dos seus filhos segue o mesmo caminho2. Uma das razoes pelas quais isso se intensifica decorre da pouca familiaridade dos pais com o universo tecnológico no qual os jovens estao tao inseridos. Na adolescência, quando o conflito entre as geraçoes atinge seu ápice, acaba sendo ainda maior a dificuldade dos pais de conversar sobre o tema e supervisionar o uso que seus filhos estao fazendo das redes sociais, jogos eletrônicos e do infinito conteúdo da internet3. E, quando existe um risco de uso excessivo dessas tecnologias, esse distanciamento pode se traduzir em dificuldades na colocaçao de limites e até mesmo em descuido com respeito a situaçoes de risco4.
Orientar os pacientes e seus familiares sobre os problemas que estao enfrentando é uma maneira efetiva de diminuir o sofrimento e promover uma maior autonomia e responsabilizaçao em relaçao ao tratamento5. Embora a experiência subjetiva de doença seja única para cada indivíduo, algumas características sao comuns aos portadores de transtornos específicos e podem ser informadas de modo mais generalizado para potencializar a capacitaçao das pessoas para lidarem com o problema6. A psicoeducaçao pode ser associada a diversas modalidades terapêuticas ou utilizada de modo independente7,8.
No caso do uso das novas tecnologias, o objetivo principal da psicoeducaçao é o de promover conhecimento sobre essa área de estudos ainda recente, tanto para tentar facilitar a difícil tarefa da parentalidade, quanto para auxiliar na identificaçao precoce dos sintomas e dos fatores de risco que levam à dependência de tecnologia9. No intuito de informar pais, educadores e profissionais da saúde sobre esse complexo fenômeno, o Grupo de Estudos sobre Adiçoes Tecnológicas (GEAT) trabalhou na construçao de uma página na Internet. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de construçao e organizaçao desse website psicoeducacional.
MATERIAL E MÉTODO
O GEAT foi fundado em 2006 por psiquiatras e psicólogos e, desde entao, vem estudando a relaçao dos jovens com as novas tecnologias. Desde entao, profissionais de diferentes áreas e referenciais teóricos foram integrando o grupo, com o intuito de dar conta da complexidade desse fenômeno tao multifacetado. Em encontros quinzenais sao discutidos tópicos relevantes dentro da dependência de tecnologia, casos clínicos e notícias da mídia sobre o assunto. Ao mesmo tempo em que estudamos os problemas decorrentes do uso excessivo das novas tecnologias, preocupamo-nos em entender melhor as novidades desse universo tecnológico, principalmente o que vem sendo mais utilizado por crianças e adolescentes (redes sociais, jogos, aplicativos).
Ao longo do ano de 2012, trabalharam na construçao do site profissionais das áreas da psiquiatria, psicologia, nutriçao, tecnologia da informaçao, comunicaçao, antropologia e educaçao. O site foi estruturado em quatro grandes áreas: "Dependência de tecnologia", "A família e a tecnologia", "A educaçao e a tecnologia" e "A saúde e a tecnologia". Foram realizadas revisoes nao sistemáticas sobre esses tópicos nos bancos PubMed, Scielo, Lilacs e Google Scholar, além de em diversos sites e blogs sobre tecnologia. Foi utilizada uma linguagem coloquial nos textos, visando atingir mais facilmente o público leigo.
RESULTADOS
O resultado do presente trabalho pode ser acessado na internet pelo endereço www.dependenciadetecnologia.org. O site foi estruturado em tópicos, como descrito na Tabela 01, com quatro grandes áreas, subitens dentro delas e áreas de apoio, como as seguintes seçoes: "Quem somos", "Tire suas dúvidas", "Contato" e "Newsletter". Uma imagem da capa do site pode ser vista na Figura 01. O site possui um total de 45 páginas de conteúdo em texto que sao o resultado da revisao bibliográfica realizada.
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