Rev. bras. psicoter. 2012; 14(1):49-61
Andrade SH, Busatto BT, Morais GP, Defino MLFP. Intervalo produtivo: a experiência do "Curso de Psicoterapia de Orientaçao Psicanalítica" em Ribeirao Preto. Rev. bras. psicoter. 2012;14(1):49-61
Artigos Originais
Intervalo produtivo: a experiência do "Curso de Psicoterapia de Orientaçao Psicanalítica" em Ribeirao Preto
Productive interval: the experience of the Psychoanalytic Psychotherapy Specialization Course
Suad Haddad de Andrade*; Beatriz Troncon Busatto**; Guiomar Papa de Morais**; Maria Lucimar Fortes Paiva Defino***
Resumo
Abstract
INTRODUÇAO
Nosso universo profissional requer hoje dos recém-formados de quase todas as áreas de conhecimento uma bagagem cada vez mais aprimorada e especializada. Ao mesmo tempo, a amplitude e a rápida divulgaçao dos conhecimentos transformam o aprendizado, em especial no período de graduaçao, numa verdadeira maratona, com prazos muito exíguos a serem cumpridos. Raramente é possível que se desfrute, nesse período inicial, do prazer de aprofundar conhecimentos, sendo às vezes inviável escolher uma área específica a partir de reflexoes. A orientaçao chamada generalista para a formaçao nas universidades nem sempre é efetiva e, como consequência, nem sempre privilegia uma de formaçao de fato. O grande volume de informaçoes nao permite uma metabolizaçao adequada, gerando um excedente que, muitas vezes, permanece carente de sentido. Em consequência disso, nossos recém-formados nao se sentem instrumentalizados para essa grande prova que se configura com o término da graduaçao e início da atuaçao profissional. Por outro lado, profissionais com algum tempo de experiência necessitam sedimentar suas aquisiçoes, trocar experiências e encontrar um ambiente favorável à evoluçao de suas atividades.
Quando se trata da área de atendimento psicoterapêutico, essas dificuldades sao ainda maiores pela própria natureza do aprendizado que se requer. A experiência clínica implica cuidados e uma forma de aprender que exige contato estreito e profundo com nossa própria mente. Necessitamos de um acolhimento experiente que se disponha a acompanhar de perto nossas aquisiçoes.
A proposiçao deste curso ocorreu em funçao de nossos questionamentos sobre uma demanda que se avolumava em nossos consultórios. Profissionais iniciantes ou com algum tempo de experiência solicitavam orientaçoes para os atendimentos clínicos que realizavam em seus consultórios. Questoes frequentes sobre técnica e ética, sobre o que se considera uma psicoterapia psicanalítica, suas diferenças em relaçao à psicanálise e o claro desejo de se privilegiar a abordagem psicanalítica mobilizaram a organizaçao deste curso. Os princípios que nos nortearam estao baseados nos estudos psicanalíticos que podemos identificar como os que historicamente contribuíram para essas e outras definiçoes. Desde autores como Knight, Stone e Gill1 até Etchegoyen (1987)2, Zimmerman (2004)3 e Eizirik (2005)4, buscamos partilhar nossas dúvidas e anseios por respostas, mas temos considerado, sobretudo, o desenvolvimento de um trabalho dedicado e preenchido pela crença psicanalítica de estarmos transmitindo nossa experiência possível.
HISTORIA DO CURSO
A iniciativa de organizar um "Curso de Psicoterapia de Orientaçao Psicanalítica" em Ribeirao Preto nasceu de algumas observaçoes da nossa prática cotidiana: em nossos consultórios temos uma procura contínua de pessoas interessadas em psicanálise que desejam se analisar, profissionais interessados em supervisionar seus casos e em discutir sua prática com outro profissional mais experiente. Atividades, tais como palestras e conferências, com a participaçao de psicanalistas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirao Preto - SBPRP, de outras sociedades brasileiras e de outros países, sempre atraíram para a nossa cidade um público grande, respeitoso e interessado. A procura de um contato maior com a teoria e a técnica psicanalíticas já existe em nosso meio há algumas décadas, mas um curso organizado com os objetivos como os que definimos nunca havia sido oferecido pelos psicanalistas de nossa regiao.
Pensando na necessidade de algum programa sistematizado de estudos, tentamos sensibilizar nossas universidades locais no sentido de se criar um curso de especializaçao em psicoterapia de orientaçao psicanalítica. Quando percebemos que este caminho traria algumas dificuldades e implicaria revisao de alguns dos objetivos iniciais, passamos a pensar num curso independente. Talvez por termos aceitado de certo modo que os objetivos da universidade e aqueles que pensávamos em privilegiar sao mesmo distintos. A universidade parece ter como meta oferecer uma visao global, macroscópica e generalista, que contemple mais a extensao e abrangência de diferentes teorias e modelos, com pouca ênfase nas técnicas e no ensino de abordagens específicas. Por outro lado, as sociedades de psicanálise têm por objetivo desenvolver reflexoes teóricas aprofundadas sobre diversos temas e autores psicanalíticos e fundamentalmente acompanhar a formaçao do psicanalista no desenvolvimento de condiçoes pessoais que o instrumentalizem cada vez mais para o atendimento clínico psicanalítico. Sao objetivos que se aprofundam em especificidades, orientados para metas particulares.
Assim, consideramos que aqueles que nos procuravam em nossos consultórios para desenvolver suas habilidades clínicas e adquirir também um maior conhecimento sobre a teoria e prática em psicoterapia nao estavam sendo atendidos conforme suas demandas. Continuavam indicando que suas necessidades e interesses para atender melhor seus pacientes nao estavam sendo contemplados. Sua procura evidenciava, a nosso ver, a lacuna desse momento de formaçao, o hiato entre a graduaçao e a escolha de um aprofundamento teórico-clínico em uma abordagem específica.
Um grupo de profissionais, psicanalistas da SBPRP, organizou, entao, o "Curso de Psicoterapia de Orientaçao Psicanalítica" como extensao. Inicialmente procuramos conhecer os cursos que já haviam sido implantados por psicanalistas em outras cidades como Sao Paulo, Porto Alegre e Campo Grande. Através desses contatos e da generosa contribuiçao desses colegas, pudemos conhecer os seus programas e as suas experiências.
Nossos contatos com profissionais recém-formados indicam que a maior parte deles, psicólogos e médicos, termina a faculdade com poucas definiçoes do caminho a seguir para a evoluçao de suas carreiras. O espaço de tempo entre o fim da faculdade e o momento em que se delineiam concretamente os projetos de desenvolvimento da carreira, em nossa especialidade, é muitas vezes bastante angustiante e sujeito a dúvidas e reformulaçoes. Este curso tem se apresentado como uma oportunidade para esses profissionais pensarem e decidirem em que direçao e de quais instrumentos mais necessitam para se desenvolverem. Tal como temos percebido, o curso se configurou, entao, como um intervalo de reflexao e de escolhas: um Intervalo Produtivo, como o denominamos. Um insight para alguns, uma abertura para experiências mais elaboradas ou a procura pela formaçao psicanalítica para outros. De acordo com nossas percepçoes, e as dos próprios alunos, o curso tem proporcionado estímulos para desenvolver e ampliar a capacidade de observaçao dos fenômenos psíquicos e maior reflexao teórica sobre os mesmos. Nesse processo, sua definiçao profissional torna-se mais bem delineada e consequentemente ocorre o desenvolvimento da sua identidade profissional e pessoal. A evoluçao na forma de atender os pacientes é percebida tanto pelos professores como pelos próprios alunos, que comentam sobre suas aquisiçoes.
A iniciativa de organizar um curso de maneira mais formal trouxe, em primeiro lugar, um espaço de reflexao entre os psicanalistas que passaram a se reunir, tentando elaborar um programa coerente a ser oferecido e que formasse um contexto introdutório adequado para profissionais da área clínica. O programa do curso é bastante abrangente, abordando os princípios básicos fundamentais numa linha de desenvolvimento que se inicia com Freud e passa por Klein e Bion, atendo-se à sequência histórica e funcional dos conceitos psicanalíticos.
Desde o início, tivemos uma grande procura: recém-formados, pessoas que já contavam com experiência de atendimento em consultório e profissionais de serviços públicos e/ou médicos das áreas de neurologia, pediatria e psiquiatria. Em todos os casos, percebemos que os alunos têm claramente demonstrado um desejo de adquirir conhecimentos e habilidades práticas para exercer o difícil trabalho de psicoterapeuta.
A concepçao deste curso é psicanalítica em sua essência, no modo como foi idealizado e na maneira de lidar com as possibilidades dos alunos e dos docentes: o que pretendemos é despertar e ampliar continuamente o olhar psicanalítico para as suas experiências e evocar constantemente a postura e o pensamento psicanalíticos. Assim, nao nos preocupamos com correçao ou avaliaçao, mas enfatizamos a evoluçao e ampliaçao de possibilidades e a reflexao sobre os diferentes modelos de trabalho em psicoterapia psicanalítica.
ESTRUTURA DO CURSO
O foco deste curso sao as técnicas psicoterapêuticas de orientaçao psicanalítica, já que nossa experiência, como comentado anteriormente, indica que essa é a maior lacuna na formaçao, bem como o maior interesse e necessidade, dos profissionais em nossa regiao. Pela própria natureza do curso, o público-alvo foi restrito a psicólogos e médicos, embora muitos outros profissionais da área da saúde o tenham procurado. Nao ampliamos para outras especialidades como assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicopedagogos e foniatras em funçao do foco na prática clínica e nas técnicas psicoterapêuticas, prerrogativas dos profissionais com formaçao em psicologia e medicina.
Como os objetivos definidos para este curso visam predominantemente à extensao de conhecimento e nao à titulaçao, nao aplicamos nenhum processo seletivo ou avaliativo. Sao solicitados apenas os comprovantes de formaçao em psicologia ou medicina. Da mesma forma, os alunos sao estimulados a realizar suas análises pessoais, mas nao há uma cobrança formal ou pedido de comprovaçao das mesmas, embora os participantes do curso compartilhem da importância do processo e estejam, em sua maioria, sob análise ou psicoterapia.
O curso foi iniciado em 2009 e concebido para transcorrer em um ano. Porém, com a repercussao bastante favorável, tanto na procura quanto na intensidade e seriedade do envolvimento com que professores e alunos se engajaram no projeto, foi organizado o segundo ano em 2010 e o terceiro em 2011. Procuramos manter uma relativa independência entre esses períodos e denominamos o primeiro ano Módulo Básico; o segundo ano, Módulo Complementar; e o terceiro, Módulo Avançado. Os certificados sao oferecidos para cada módulo que é concluído. O curso vem sendo ministrado semanalmente, para cada um dos módulos, totalizando 500 horas ao final dos três anos. Os módulos Básico e Complementar sao assim estruturados:
- Duas horas de aulas teóricas, enfocando conceitos e a história do desenvolvimento teórico em Freud e seguindo até os autores contemporâneos;
- Duas horas sobre teoria da técnica, onde um tema é exposto em cada aula e em seguida é discutido material clínico, apresentado por um dos alunos do grupo;
- Uma hora e meia de seminário clínico em pequenos grupos, realizado nos consultórios dos docentes, onde um caso clínico é apresentado a cada semana.
artigo anterior | voltar ao topo | próximo artigo |
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax