Rev. bras. psicoter. 2012; 14(1):34-48
Bombana JA, Abud CC, Prado RA. Assistência e ensino de psicoterapia no programa de atendimento e estudos de somatizaçao (PAES-UNIFESP) . Rev. bras. psicoter. 2012;14(1):34-48
Artigos Originais
Assistência e ensino de psicoterapia no programa de atendimento e estudos de somatizaçao (PAES-UNIFESP)
Assistance and teaching of psychotherapy at the program of treatment and studies of somatization (PAES- UNIFESP)
José Atílio Bombana*; Cristiane Curi Abud**; Ricardo Almeida Prado***
Resumo
Abstract
INTRODUÇAO
O Programa de Atendimento e Estudos de Somatizaçao (PAES-UNIFESP) é um serviço universitário público voltado para a assistência, ensino e pesquisa sobre somatizaçao. É parte da disciplina de Psicoterapia do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.
Desde seu início, o programa vem utilizando psicoterapia de grupo, com características voltadas para pacientes somatizadores. Embora o atendimento grupal prevaleça, também utilizamos psicoterapia individual. Desenvolvemos ainda algumas modalidades de atendimento diferenciadas em relaçao à tradicional psicoterapia verbal, como a abordagem corporal e grupos com a utilizaçao de objetos mediadores como fotografias (grupo de fotolinguagem).
A principal referência teórica do grupo de profissionais envolvidos no programa é a psicanálise, portanto é dentro desse marco teórico/clínico que desenvolvemos nossas atividades. Sabe-se, entretanto, que a abordagem psicanalítica mais tradicional nao é adequada ao atendimento dos chamados somatizadores, em funçao de dificuldades particulares que apresentam, o que nos levou a utilizar settings psicoterápicos que levassem em conta tal funcionamento mental (por vezes chamado de pensamento operatório1).
A populaçao com a qual trabalhamos é aquela frequentadora de uma instituiçao universitária pública (Hospital Sao Paulo/UNIFESP). Trata-se, na maioria, de pacientes do sexo feminino, de nível socioeconômico baixo, com uma proporçao significativa de migrantes de outros estados, particularmente estados nordestinos; frequentemente também sao atendidos em outros departamentos médicos da instituiçao.
HISTORICO
O PAES-UNIFESP iniciou-se há aproximadamente 20 anos, entao com uma configuraçao diversa da atual, inclusive sem a atual denominaçao. Eram aceitos pacientes que apresentassem dificuldades de inserçao nos programas oferecidos pelo Departamento, nao havendo grande especificidade no perfil dos mesmos. Gradativamente, o foco do trabalho foi se voltando para as questoes de somatizaçao, visto que grande parte dos pacientes apresentava esse perfil.
Em 1999, houve uma mudança na coordenaçao e na proposta do programa, optando-se por um enfoque mais específico nos critérios de entrada de pacientes, com um maior rigor no serviço de triagem, possibilitando o trabalho apenas com pacientes somatizadores. A equipe de trabalho foi se ampliando e incluindo profissionais de diferentes áreas. O perfil atual dos profissionais caminhou no sentido de se constituir uma equipe com uma perspectiva próxima da psicossomática psicanalítica, inserida numa instituiçao universitária pública2.
COMO O PAES FUNCIONA2
O programa atualmente se organiza por atividades voltadas para a assistência, o ensino e a pesquisa. A entrada dos pacientes ocorre mediante um setor de triagem, que inicialmente discrimina entre os que participarao dos atendimentos e os que serao dispensados ou reencaminhados para outros serviços. A partir daí, haverá uma distribuiçao para diferentes abordagens dependendo das especificidades de cada paciente: psicoterapia de grupo, psicoterapia individual, atendimento medicamentoso, que serao mais bem explicitados a seguir.
Triagem: atende pacientes mediante encaminhamento de serviços de saúde. Sao realizadas uma ou mais entrevistas em grupo com fins diagnósticos e de encaminhamento do paciente para o tratamento necessário.
Grupos psicoterápicos: os grupos de psicoterapia realizados no ambulatório sao de base predominantemente psicanalítica, mas que se pretende adequado às características desses pacientes, que apresentam limitaçoes da capacidade de simbolizaçao.
1. O grupo de psicoterapia para somatizadores nao crônicos, semanal, atende pacientes com histórico de somatizaçao nao crônica, com idade entre 20 e 40 anos.
2. O grupo de psicoterapia para pacientes com dor crônica atende semanalmente pacientes centrados nesse sintoma.
3. O grupo Transformador, voltado para a reinserçao social é realizado semanalmente e tem como foco de trabalho o atendimento a pacientes cujos prejuízos sociais sao muito acentuados.
4. O grupo de fotolinguagem atende semanalmente pacientes somatizadores, valendo-se da técnica que utiliza fotos como objeto mediador, favorecendo a expressao de pacientes cujo arcabouço psíquico é concreto e sem capacidade de simbolizaçao e expressao verbal.
artigo anterior | voltar ao topo | próximo artigo |
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax