ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2012; 14(1):9-12



Editorial

Editorial - a capacidade de sonhar e a ética do psicoterapeuta

Editorial - the capability to dream and the psychotherapist ethics

Roosevelt M.S. Cassorla*

 

 

Em Moçambique, convivem a medicina científica e os tratamentos tradicionais. Estes sao efetuados por curandeiros, pessoas do povo. Pacientes procuram tratamento tanto com médicos como com curandeiros, e existe um sistema informal de encaminhamento mútuo. A colega psicanalista Fernanda Marinho, curiosa sobre as formas de lidar com a doença, perguntou a um curandeiro como ele decidia se um paciente devia ser tratado por ele ou encaminhado para a medicina científica. Sua resposta: "eu converso com o paciente. Depois, se eu sonhar, o paciente é meu. Se eu nao sonhar, o encaminho para o médico".

A situaçao descrita nos indica um critério técnico altamente sofisticado, certamente baseado em teorias, nao menos complexas, derivadas da experiência de geraçoes de curandeiros. Essa técnica, por sua vez, está vinculada a uma ética, perceptível na capacidade do curandeiro de aceitar suas limitaçoes frente a determinados tipos de pacientes, encaminhando para os médicos aqueles que ele nao se sente capaz de atender.

A importância da noite, dos sonhos, tem sido intuída pelos seres humanos desde sempre. Registros sobre o poder dos sonhos sao encontrados no estudo antropológico de muitas culturas, na Bíblia (Jacó e José se dao conta do significado de seus afetos a partir de seus sonhos) e nos mitos de todos os povos.

Somos herdeiros de Freud e de sua predileçao pelos costumes e mitos da cultura helênica. Sabemos que, frente ao templo de Apolo, os consulentes dormiam e sonhavam. Esses sonhos eram contados aos sacerdotes que, através de interpretaçoes - sempre dúbias - faziam o consulente pensar. Podemos supor que os sacerdotes se deixavam influenciar emocionalmente pelos sonhos relatados e "ressonhavam" (acordados e dormindo) esses sonhos, promovendo novas interpretaçoes, sempre polissêmicas. Os significados dessas interpretaçoes eram fornecidos, como pistas, para que o consulente pudesse continuar a sonhar e pensar.

O que ocorre à noite, no escuro, nos remete a Tirésias, o mítico adivinho cego. Ele é adivinho somente porque vive nas trevas. Tirésias é obrigado a dirigir sua "visao" para dentro de sua mente, para seu mundo de fantasias, para as imagens derivadas de seu inconsciente. Tirésias faz aquilo que Freud recomendará, muitos séculos depois, numa carta à sua amiga e discípula Lou Andreas-Salomé: o analista precisa se cegar artificialmente para melhor poder ver a luz. Um facho de intensa escuridao que torne a luz mais brilhante, como nos lembra Grotstein.

Hoje os psicanalistas (e imagino que todos os psicoterapeutas, de uma ou outra forma) sabem que devem desenvolver sua sensibilidade intuitiva para deixar-se penetrar pelos sonhos (da noite e da vigília) do paciente. Ao mesmo tempo em que se identifica com eles, o analista utiliza sua mente para "ressonhar" os sonhos de seu paciente. O sonho do analista se manifesta através de imagens, fantasias, devaneios, sentimentos, atos. O analista conta ao paciente o seu "sonho", fixando-o no discurso verbal, através de narrativas e ideias que estimulam no paciente novos sonhos, "ressonhos" dos sonhos do analista. Constituem-se "sonhos-a-dois", a matéria prima que permite a ampliaçao da rede simbólica do pensamento, a expansao da mente e da capacidade de sentir, sonhar e pensar.

Um desenvolvimento importante da psicanálise contemporânea é a descoberta de que o estado sonhante ("rêverie") do analista permite que ele sonhe fatos que o paciente nunca sonhou e/ou nao tem capacidade de sonhar. Nestas situaçoes o psicoterapeuta sonha o "nao-sonho" do paciente. Esse nao-sonho se manifesta através de sofrimento que, por nao poder ser simbolizado imageticamente, nao pode ser transformado em sonho. Trata-se de um sofrimento indivízel, um terror sem nome, segundo Bion. Eu apostaria que Jacó, José, os gregos e os curandeiros de Moçambique desenvolveram a capacidade de sonhar nessas áreas, antes de a psicanálise teorizar sobre aquilo que já era capaz de fazer, mas sem dar-se conta. E, como esses curandeiros, o psicanalista intui quando deve solicitar a ajuda do médico, do psiquiatra e de outros profissionais, que o auxiliarao a lidar com áreas para aquém ou além do sonho.

O psicoterapeuta deve identificar, também, limitaçoes em sua capacidade de sonhar (por aspectos do paciente e/ou próprios) necessitando o auxílio de outros "sonhadores" - analistas, colegas, supervisores - que ampliem sua capacidade intuitiva. Mais deve ainda perceber quando encaminhar seu paciente para outro psicoterapeuta, quando sua capacidade de sonhar é bloqueada por peculiaridades dos sonhos do paciente que mobilizam conflitos próprios, nao solucionáveis naquele momento. Isso faz parte da ética profissional.

Se considerarmos que o motor dos sonhos sao as emoçoes, a conhecida postulaçao de que as psicoterapias envolvem tratamentos pela fala tem que ser ampliada. No modelo utilizado o psicoterapeuta trata através de suas próprias emoçoes que, sonhadas, sao simbolizadas através da fala. Portanto, a fala é o último elo de uma complexa cadeia emocional. Há que lembrar que a expressividade emocional faz parte intrínseca do discurso verbal. O psicoterapeuta, quando fala com seu paciente, o faz com música, entonaçoes, pausas, timbres e também com o corpo - mímica, gestos, sinais e expressoes corporais - que o terapeuta nao planeja e que sao fruto de seu sonho inconsciente. Que reflete o inconsciente de seu paciente.

Ora, se no modelo apresentado o psicoterapeuta cuida de seu paciente estimulando emocionalmente sua capacidade de sonhar, o que diferencia a arte do psicoterapeuta das influências decorrentes das emoçoes, fala e postura de amigos, amantes, pais, professores, médicos, advogados, publicitários, religiosos e políticos? Mais ainda, como discriminar o uso perverso da linguagem verbal e emocional, manipulativa, de líderes religiosos e políticos demagogos? O que diferencia um psicoterapeuta de um líder (como Hitler) que capta parte dos "sonhos" de um povo e os amplia, transformando-os em nao-sonhos perversos que, como falsos sonhos, bloqueiam a capacidade de sonhar desse mesmo povo? O que diferencia um psicoterapeuta de um líder religioso que induz pessoas a alucinarem a salvaçao se eliminarem aqueles que pensam ou sentem de uma forma diferente? O que diferencia um psicoterapeuta ético de um psicoterapeuta perverso que "faz a cabeça" de seu paciente fragilizado, levando-o a agir ou atuar conforme lhe é sugerido ou imposto?

As respostas a essas questoes éticas passam, invariavelmente, pela formaçao do psicoterapeuta. É ela que vai desenvolver a capacidade de sonhar do analista e capacidades paralelas em psicoterapeutas de outras orientaçoes, obrigando-os a se defrontarem com questoes éticas. Essas questoes já devem ser levadas em consideraçao quando se selecionam pretendentes a uma formaçao em psicoterapia. O "conhece-te a ti mesmo" socrático envolve preceitos éticos que fazem o psicoterapeuta entrar em contato com sofrimento e conflitos próprios para poder vivenciar o sofrimento do outro e ajudá-lo a desenvolver-se de forma que o paciente usufrua e desenvolva seus recursos próprios. O psicoterapeuta precisa ter consciência de seu poder e de como ele pode ser usado para o bem e para o mal. Sem essa consciência, ele será um mau terapeuta. E esse é um problema ético.

É este tema, a formaçao do psicoterapeuta, que a Revista Brasileira de Psicoterapia aborda nestes números temáticos em forma admirável. Colegas, a maioria amigos queridos que admiro por sua dedicaçao e seriedade, da UFRGS, PUCRS, Unifesp, Unicamp, USP, UFRJ, PUC-Campinas, UFSCar e um grupo de colegas de Ribeirao Preto apresentam e discutem suas criativas experiências. A vertente ética se encontra implícita em todas elas.

É a formaçao séria que permite que um psicoterapeuta se conheça a si mesmo, que nao se misture com seu paciente de forma prejudicial, que desenvolva sua capacidade discutindo sua clínica com colegas mais experientes, que estude e se mantenha atualizado, sem dogmatismos e adesoes ideológicas. E que pense, permanentemente, nao apenas sua ética profissional, mas também a ética como um todo.










* Psicanalista, Membro Efetivo e Didata do Grupo de Estudos Psicanalíticos de Campinas e da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Sao Paulo. Foi Professor Titular do Depto. de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e do Curso de Pós Graduaçao em Psicologia Clínica da PUC-Campinas).

Correspondência
Roosevelt M. S. Cassorla
Av. Francisco Glicério 2 331/24
CEP: 13023-101 - Campinas/SP - Brasil
(55)(19)3234-8414
E-mail: rcassorla@uol.com.br

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo