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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Rev. bras. psicoter. 2012; 14(1):7-8



Nota dos editores júnior

Nota dos editores júnior

Note of the junior editors

Érico de Moura Silveira Júnior; Débora Vigevani Schaf; Caroline Buzzatti Machado; Anne Orgler Sordi; Luciana Terra; Lívia Hartmann de Souza

 

 

Caros leitores,

É com grande satisfaçao que fazemos parte do primeiro time de editores júnior da Revista Brasileira de Psicoterapia. Desde julho de 2011, quando recebemos o convite da nossa editora Simone Hauck para integramos a equipe, temos nos dedicado e nos esforçado para alcançar os objetivos atuais da revista: colocar a periodicidade em dia para indexá-la em bases de dados de maior abrangência, tanto nacional quanto internacional, e ser um espaço plural e de reconhecimento científico da psicoterapia no Brasil. Essas missoes sao um desafio honroso para nós. Percebemos a necessidade da existência de um periódico dedicado à psicoterapia que seja democrático e abrangente dentro do panorama brasileiro de revistas científicas. Dessa forma, os trabalhos aqui publicados também poderao ser lidos em qualquer "rincao", já que desde o número anterior todos os artigos estao acessíveis em português e inglês.

Dando início à realizaçao destas ambiciosas metas, tivemos a relevante e inédita iniciativa de lançarmos um número temático que traçasse um panorama sobre como ocorre o ensino da psicoterapia nas principais instituiçoes do Brasil. Esse esforço coletivo visa a fomentar a divulgaçao e integraçao entre os diversos centros produtores de conhecimento e recursos humanos de diversas abordagens psicoterápicas praticadas no país. Felizmente, o projeto foi bem recebido pelos colegas dos centros contatados. Consequentemente, expandimos a publicaçao de um número temático para três. Portanto, dando sequência à divulgaçao das generosas e ricas contribuiçoes, entregamos o segundo número deste amplo apanhado.

Neste número temos seis artigos e duas resenhas. O primeiro artigo aborda o ensino da terapia psicodinâmica, familiar e cognitivo-comportamental para terapeutas de crianças e adolescente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No segundo, temos a Abordagem Centrada na Pessoa do curso de psicologia da Universidade Federal de Campinas. No terceiro, o grupo do Serviço de Psicoterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro aborda o ensino da psicoterapia com idosos. Segue o artigo sobre o ensino da psicoterapia nos Transtornos de Somatizaçao na Universidade Federal de Sao Paulo. O quinto artigo trata do curso de psicoterapia psicanalítica de Ribeirao Preto. E o sexto artigo, escrito por uma ex-aluna do curso de psicoterapia dinâmica do Centro de Estudos Luís Guedes, versa sobre o uso do cinema no ensino da psicoterapia, tomando o filme "Cisne Negro" como material para reflexao sobre a abordagem da relaçao mae-filha no Transtorno Alimentar. Por fim, nas resenhas deste número, contamos com a contribuiçao de dois psicanalistas da SPPA. Na primeira resenha, Ruggero Levy fala sobre a peça teatral "Inimigos de Classe", de William Nigel, montada por Luciano Alabarse. Na segunda, Luiz Carlos Mabilde comenta o recente filme "Um Diva para Dois", do diretor David Frankel.

Desejamos uma boa leitura.


Cordialmente,

Érico de Moura Silveira Júnior
Débora Vigevani Schaf
Caroline Buzzatti Machado
Anne Orgler Sordi
Luciana Terra
Lívia Hartmann de Souza

 

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