ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2025; 26(3):153-155



Resenha

Resenha do livro "O êxtase das coisas: O destino imaterial do mundo real", de Walter Trinca

Review of the book "The ecstasy of things: The immaterial destiny of the real world", by Walter Trinca

Reseña del libro "El éxtasis de las cosas: El destino inmaterial del mundo real", de Walter Trinca

Marcelo Santos Solidadea

Resumo

Fascinante, inspirador e inquietante do início ao fim, "O Êxtase das coisas: O destino imaterial do mundo real" é o mais novo livro do Dr. Walter Trinca, publicado em 2023 pela editora Blucher. Apesar de já ter publicado mais de 20 livros, traduzidos em várias línguas, o autor não para de nos surpreender. Com leveza e muita sensibilidade, um estilo literário aprimorado e ímpar, além da sua facilidade de comunicação e elegância, o autor nos convida a uma viagem ao mais profundo dos mares: o nosso ser interior, o inconsciente.

Descritores: Psicanálise; Resenhas de livros; Resenhas de livros como assunto; Amor

Abstract

Fascinating, inspiring and unsettling from start to finish, "The Ecstasy of Things: The Immaterial Destiny of the Real World" is the newest book by Dr. Walter Trinca, published in 2023 by Blucher. Despite having already published more than 20 books, translated into several languages, the author never stops surprising us. With lightness and great sensitivity, an improved and unique literary style, in addition to his ease of communication and elegance, the author invites us on a journey to the deepest of the seas: our inner being, the unconscious.

Keywords: Psychoanalysis; Book review; Love

Resumen

Fascinante, inspirador e inquietante de principio a fin, "El éxtasis de las cosas: el destino inmaterial del mundo real" es el libro más reciente del Dr. Walter Trinca, publicado en 2023 por Blucher. A pesar de haber publicado ya más de 20 libros, traducidos a varios idiomas, el autor no deja de sorprendernos. Con ligereza y gran sensibilidad, un estilo literario mejorado y único, además de su facilidad de comunicación y elegancia, el autor nos invita a un viaje a lo más profundo de los mares: nuestro ser interior, el inconsciente.

Descriptores: Psicoanálisis; Reseña de libros; Amor

 

 

Fascinante, inspirador e inquietante do início ao fim, "O Êxtase das coisas: O destino imaterial do mundo real" é o mais novo livro do Dr. Walter Trinca, publicado em 2023 pela editora Blucher. Apesar de já ter publicado mais de 20 livros, traduzidos em várias línguas, o autor não para de nos surpreender. Com leveza e muita sensibilidade, um estilo literário aprimorado e ímpar, além da sua facilidade de comunicação e elegância, o autor nos convida a uma viagem ao mais profundo dos mares: o nosso ser interior, o inconsciente.

Logo em suas primeiras páginas, o autor remete o leitor a pensar sobre sua própria experiência de ser. E nos questiona: "por que não estaríamos em condições de intuir, perceber, compreender e aceitar uma realidade mais profunda?" Não por acaso, ao embarcar nesta viagem, uma obra cuidadosamente estruturada com conexões lógicas, dividida em 7 partes com 33 capítulos, o leitor recordará de situações da sua vida, dos momentos especiais e das mais remotas lembranças. Afinal, sua escrita estimula a ocorrência de encontros emocionais com o nosso ser interior, levando-nos a amplificar os significados da vida, o nosso olhar para o mundo externo e interno.

Eis uma obra que reuni de forma sublime a filosofia e a psicanálise, cujo resultado possibilita um aprendizado prazeroso por meio de uma linguagem poética e sensível. Segurando o leitor pelas mãos, o autor leva-o a refletir sobre os vários conceitos e perspectivas diferentes sobre o mundo imaterial e o mundo real a partir da apreensão de uma nova visão da psicanálise e das suas reflexões fundamentadas na filosofia, nas ciências, nas artes, nas religiões, entre outras áreas do saber, reunindo assim novas ideias e formas de pensar o homem do mundo contemporâneo, criando um novo modelo clínico que integra a saúde ao "expandir da consciência".

Operando com o conceito de "ser interior", tão caro ao Walter Trinca, além de fundamental e original do seu estudo, ele nos mostra que a apreensão da imaterialidade da vida exterior depende da sua relação com o ser interior. Com uma visão global do ser humano como um ser pertencente a natureza e ao universo, o autor nos surpreende com a simétrica comparação entre o funcionamento psíquico do homem e o funcionamento do universo e da natureza com seus princípios fundamentais, nos mostrando que ambos caminham para a organização da vida, que tanto o universo, quanto o ser humano, estão em expansão.

Neste livro, o autor também destaca e nos mostra de forma humanizada que as coisas construtivas, a força da vida, a beleza, a harmonia do mundo, predomina sobre as coisas destrutivas. Porém, segundo o autor, o Ser Interior de cada um, que tem a função de manter viva a pessoa e organizar suas relações com o mundo interno e externo, está sendo substituído pelo ódio, pela violência, pela destrutividade, porque o contato com o Ser foi afastado, porque forças negativas contrárias ao Ser passaram a atuar sobre o Self, isto é, o órgão operatório que recebe múltiplas influências, onde se dão os conflitos psíquicos, a própria variabilidade do ser humano.

No entanto, diante disto, Walter Trinca, com um modelo de ideia de mente, de um Ser Interior que tem uma alta regulação, nos ensina que apesar de sofrer influências das forças do Self, pode ter sua integridade resgatável via análise, pois uma mente desobstruída do impedimento sensorial, poderá ficar aberta ao acolhimento do mundo imaterial, a contemplação das coisas do mundo e da vida, recuperando assim o melhor do ser humano e preencher a alma de ligações e experiências significativas. Contudo, demonstra que isso só é possível por meio do contato da pessoa com seu próprio ser.

Neste sentido, seu novo livro nos oferece de forma magistral e humanizada um convite para o encontro com o que ele denomina de núcleo essencial do ser humano, ou seja, o Ser Interior. Talvez seja esta a maior contribuição do livro diante de tantos estímulos sensoriais que nos oferece de forma exacerbada e desbussolada o mundo contemporâneo, no qual as pessoas estão buscando preencher o vazio de diferentes maneiras e experienciando a existência humana como uma falta e não como uma plenitude do ser. Afinal, estamos deixando a essência das coisas nos escapar pelas mãos como areia na ampulheta do tempo, não percebendo, como nos alerta o autor, que "o mundo real tem muito mais a oferecer do que reclamam nossos desejos" e que o "Êxtase está contido na plena manifestação de Ser", deste encontro profundo do Ser com a experiência de viver.

Em síntese, está obra profunda e enriquecedora leva o leitor a uma reflexão sobre a riqueza da sua existência, da pessoa com seu próprio Ser, da sua relação com seu mundo interno e externo, com suas experiências mais profundas e fundamentais. Em outras palavras, este livro nos conduz de forma incomparável e singular ao mais fascinante da evolução humana: a experiência amplificada da sua própria existência.










a Psicanalista e Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Docente do curso de Psicologia da Faculdade Santa Marcelina (FASM) e da Faculdade das Américas (FAM)

Autor correspondente

Marcelo Santos Solidade
marcelossoledade@hotmail.com/ E-mail alternativo: marcelossoledade@hotmail.com

Contribuição do autor: Visualização

Submetido em: 20/12/2024
Aceito em: 28/01/2025

Contribuição do autor: Visualização.

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo