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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Rev. bras. psicoter. 2025; 26(3):31-48



Artigo Original

Desenvolvimento de um chatbot de psicoeducação para transtornos de adaptação em pacientes internados em hospitais gerais

Development of a psychoeducation chatbot for adjustment disorders in patients admitted to general hospitals

Desarrollo de un chatbot de psicoeducación para trastornos de adaptación en pacientes hospitalizados en hospitales generales

José Bernardo Ramos Boeira Júniora; Juliana Nichterwitz Scherera,b

Resumo

Os transtornos de adaptação são comuns em pacientes não psiquiátricos internados em hospitais gerais, com prevalência estimada entre 5% e 20%. Se não tratados, esses transtornos podem agravar os desfechos clínicos. Este estudo teve como objetivo desenvolver um chatbot de prova de conceito, D.A.P.T.A. (Diálogos Autônomos para Transtornos de Adaptação), para oferecer intervenções de psicoeducação a pacientes clínicos hospitalizados. O estudo foi realizado em seis etapas: 1) Revisão narrativa sobre transtornos de adaptação e psicoeducação; 2) Desenvolvimento inicial do chatbot; 3-4) Validação de conteúdo e ajustes com base no feedback de especialistas; 5) Avaliação de usabilidade por usuários potenciais; e 6) Finalização da ferramenta. O D.A.P.T.A. apresenta conteúdo interativo que aborda princípios da psicoeducação, definições de transtornos de adaptação, sintomas, tratamentos e evolução clínica. O chatbot demonstrou conteúdo validado e boa usabilidade, revelando potencial como ferramenta para melhorar o acesso à informação e ao cuidado de saúde sobre transtornos de adaptação em pacientes hospitalizados. Esta inovação destaca novas possibilidades para aprimorar o cuidado ao paciente e atender necessidades psicossociais em hospitais gerais.

Descritores: Saúde Mental; Educação em Saúde; Hospitalização; Psiquiatria; Tecnologia Digital

Abstract

Adjustment disorders are common in non-psychiatric patients in general hospitals, with prevalence estimates between 5% and 20%. If untreated, these disorders can worsen patient outcomes. This study aimed to develop a proof-of-concept chatbot, D.A.P.T.A. (Autonomous Dialogues for Adjustment Disorders), to provide psychoeducation interventions for hospitalized clinical patients. The study involved six steps: 1) Narrative review on adjustment disorders and psychoeducation; 2) Initial chatbot development; 3-4) Content validation and adjustments based on expert feedback; 5) Usability testing with potential users; and 6) Finalizing the tool. D.A.P.T.A. offers interactive content covering psychoeducation principles, adjustment disorder definitions, symptoms, treatments, and clinical outcomes. The chatbot demonstrated validated content and good usability, showing potential as a tool to improve access to information and healthcare for adjustment disorders in hospitalized patients. This innovation highlights new possibilities for enhancing patient care and addressing psychosocial needs in general hospital settings.

Keywords: Mental Health; Health Education; Hospitalization; Psychiatry; Digital Technology

Resumen

Los trastornos de adaptación son comunes en pacientes no psiquiátricos hospitalizados en hospitales generales, con una prevalencia estimada entre el 5% y el 20%. Si no se tratan, estos trastornos pueden empeorar los resultados clínicos. Este estudio tuvo como objetivo desarrollar un chatbot como prueba de concepto, D.A.P.T.A. (Diálogos Autónomos para Trastornos de Adaptación), para ofrecer intervenciones de psicoeducación a pacientes clínicos hospitalizados. El estudio se llevó a cabo en seis etapas: 1) Revisión narrativa sobre trastornos de adaptación y psicoeducación; 2) Desarrollo inicial del chatbot; 3-4) Validación de contenido y ajustes basados en la retroalimentación de expertos; 5) Evaluación de usabilidad por usuarios potenciales; y 6) Finalización de la herramienta. D.A.P.T.A. ofrece contenido interactivo que cubre los principios de la psicoeducación, definiciones de trastornos de adaptación, síntomas, tratamientos y evolución clínica. El chatbot demostró contenido validado y buena usabilidad, mostrando potencial como herramienta para mejorar el acceso a la información y la atención sanitaria sobre trastornos de adaptación en pacientes hospitalizados. Esta innovación destaca nuevas posibilidades para mejorar la atención al paciente y abordar las necesidades psicosociales en hospitales generales.

Descriptores: Salud Mental; Educación en Salud; Hospitalización; Psiquiatría; Tecnología Digital

 

 

 

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