Rev. bras. psicoter. 2024; 26(2):97-114
Lima AL, Macedo MAL, Morais NA. Intervenções psicológicas em crianças com problemas de comportamento externalizante: uma revisão integrativa de literatura. Rev. bras. psicoter. 2024;26(2):97-114
Artigos de Revisao
Intervenções psicológicas em crianças com problemas de comportamento externalizante: uma revisão integrativa de literatura
Psychological interventions in children with externalizing behavior problems: an integrative literature review
Intervenciones psicológicas en niños con problemas de conducta externalizantes: una revisión integradora de la literatura
Ana Lúcia de Limaa; Maria Alissandra Lopes de Macedob; Normanda Araújo de Moraisa
Resumo
Abstract
Resumen
Introdução
Problemas de comportamento externalizante ou disruptivos (entendidos como sinônimos) se expressam por meio de comportamentos agressivos, dificuldade com limites e regras, desatenção, hiperatividade e comportamento de oposição e desafio. À medida que esses comportamentos vão aumentando a prevalência e a intensidade, vão afetando cada vez mais as crianças e as pessoas que fazem parte do seu convívio, o que pode resultar em maiores demandas, como dificuldades quanto ao desempenho acadêmico, relacionamento com colegas, funcionamento familiar e saúde física e mental1,2,3,4,5,6.
Comportamento externalizante não é um transtorno psicopatológico, mas é tido como dificuldades comportamentais, as quais têm sérias implicações para o funcionamento adaptativo das crianças em casa, na escola e com amigos, com uma alta prevalência (na média de 32,9%)7,8, em que os dados apontam para o maior risco dessas crianças desenvolverem o Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), o qual tem como critérios diagnósticos um padrão de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou índole vingativa, com duração de pelo menos seis meses8, tendendo a demonstrar maior falta de habilidades em várias áreas, incluindo habilidades de funcionamento executivo, habilidades de comunicação, habilidades de regulação emocional e habilidades sociais. Tal fato torna mais difícil para essas crianças estabelecerem interações sociais adaptativas e gerenciar experiências de frustração, aumentando a probabilidade de rejeição de colegas, conflito com membros da família, baixo rendimento escolar, risco para transtornos de humor, etc.7,8,9,10
Sendo assim, programas que busquem a intervenção de forma precoce são o caminho para interromper e/ou amenizar as trajetórias em direção a problemas emocionais e comportamentais subsequentes, como transtornos de conduta e de personalidade antissocial, por exemplo, assim como fornecer um tratamento eficaz e prevenir que o comportamento externalizante tenha o potencial de influenciar tanto os indivíduos afetados, como a sociedade em geral1,2,3,5. Para alguns autores1, os pais e/ou cuidadores de crianças com problemas emocionais e comportamentais também estão em maior risco de estresse parental, dificuldades emocionais e saúde física prejudicada, aumentando o risco de práticas parentais menos responsivas, mais coercitivas e autoritárias, maus-tratos e abusos infantis, aumentando as dificuldades da criança, assim como no manejo da própria família.
Devido a isso, sublinha-se a importância de intervenções voltadas aos comportamentos das crianças, que também busquem o bem-estar dos pais, com o intuito de maximizar os resultados do tratamento para as famílias. O tratamento eficaz tem o potencial não apenas de diminuir os comportamentos disruptivos, mas também de melhorar as habilidades sociais, sua adaptação ao meio, relacionamentos com colegas, entre outros, de modo a permitir que essas crianças se envolvam de forma mais adaptativa com seus pares, amigos e cuidadores1,5,7.
À vista disso, o objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa de literatura sobre quais intervenções psicológicas estão sendo utilizadas com crianças com problemas de comportamento externalizante, quais as bases teóricas, público-alvo a que se destina, número de sessões, instrumentos utilizados, atividades propostas, principais resultados, limitações etc. Busca-se, assim, fomentar a discussão sobre o tema, iluminar a atuação de profissionais que trabalham com essa demanda, bem como refletir sobre possibilidades e limites das intervenções mapeadas.
Método
Tipo de estudo
Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, que tem como objetivo a avaliação crítica de materiais que já foram publicados, considerando o progresso das pesquisas na temática abordada e sendo um dos métodos de pesquisa utilizados na Prática Baseada em Evidências (PBE), que permite a incorporação das evidências na prática clínica11,12.
A questão norteadora do presente estudo foi definida a partir do método PICO (P= pacientes/participantes; I= intervenção; C= comparação; O= Outcomes (desfecho). Assim, a pergunta formulada recebeu a seguinte redação: Quais as intervenções psicológicas (O) que estão sendo utilizadas (I) em crianças que apresentam problemas de comportamento externalizante (P)?
Bases indexadoras e unitermos empregados
Foram consultadas as bases de dados, PubMed, PePSIC, LILACS, PsycINFO e SciELO, devido serem bases de dados importantes para à área da saúde e os mais utilizados como motor de busca13. Para a pesquisa, foram utilizados descritores da Terminologia em Ciências da Saúde (DeCS) e palavras chave, extraídas de estudos sobre o tema. Além disso, foi utilizado o Operador Booleano AND para combinar os termos da pesquisa.
Assim, os descritores utilizados foram: criança com comportamento problema AND tratamento psicológico; child with Problem Behavior AND treatment psychological. E como palavras-chave criança com comportamento externalizante AND tratamento psicológico; child with externalizing behavior AND treatment psychological; criança com comportamento disruptivo AND tratamento psicológico; child with disruptive behavior AND psychological treatment.
Critérios de inclusão e exclusão
Os artigos encontrados foram analisados de acordo com o resumo, sendo estabelecido como critérios de inclusão: a) artigos empíricos e indexados publicados em periódicos científicos, a partir da PBE12; b) trabalhos redigidos nos idiomas português, inglês e espanhol; c) trabalhos publicados no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2020; d) artigos relacionados com temática pertinente ao objetivo da revisão e que respondesse à questão norteadora.
Como critérios de exclusão, foram adotados: a) estudos que não tivessem relação com a questão norteadora da pesquisa; b) livros, capítulos de livro, cartas, resenhas, notícias, anais de congressos, editoriais, meta-análise, trabalhos de conclusão de curso, revisão narrativa, revisão sistemática, revisão integrativa, dissertações e teses; c) artigos publicados no período anterior a 2015.
Procedimento
Etapas
A pesquisa obedeceu as seguintes etapas: (a) formulação e delimitação da questão a ser pesquisada; (b) definição das bases de dados; (c) escolha dos descritores e das palavras-chave; (d) escolha do período de busca; (e) seleção dos artigos, pelo resumo, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; (f) extração dos dados dos artigos selecionados; (g) obtenção dos dados dos artigos selecionados; (h) avaliação dos artigos; (i) interpretação dos dados. Tais etapas são sugeridas por alguns estudiosos12.
Coleta de dados
O levantamento dos dados foi realizado por pares independentes, entre os meses de janeiro e fevereiro, de 2021. Após as buscas iniciais, com os unitermos e suas combinações, foram aplicados os filtros, por meio dos critérios de inclusão e de exclusão. Os estudos, então, foram analisados pelo resumo, procedimento este realizado por dois juízes independentes.
A partir disso, os estudos foram recuperados e lidos na íntegra, a fim de proceder a uma nova seleção, agora mais detalhada e a partir do texto completo. Estes procedimentos também foram realizados por dois juízes independentes, da área da psicologia e que estudam a mesma temática. Após isso, os dois juízes se reuniram e os casos de discordância foram analisados por um terceiro juiz, também com saber na área.
Análise dos dados
O corpus final foi organizado em uma planilha de Excel, destacando os seguintes aspectos: título, autores, ano de publicação, objetivos, amostra, idade, referencial teórico utilizado, método utilizado na intervenção, instrumentos, número de sessões, principais resultados, conclusões e limites/potencialidades. A partir disso, os artigos foram lidos e discutidos, conforme o objetivo da pesquisa e de acordo com os procedimentos da revisão integrativa12. A apresentação da síntese das informações colhidas nos estudos teve como parâmetro o checklist do sistema PRISMA14.
De forma geral, foram encontrados 253 artigos e após a análise dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 38 trabalhos e excluídos 215, sendo feita a análise quantitativa e qualitativa dos artigos incluídos. Após leitura na íntegra, 16 artigos foram excluídos, sendo incluído na amostra final 22 artigos, conforme o fluxograma (Figura 1).
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