Rev. bras. psicoter. 2023; 25(3):39-54
Resende KIDS, Teodoro MLM, Barros VV. Estudo de análise de viabilidade do Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness como intervenção em saúde mental para estudantes universitários. Rev. bras. psicoter. 2023;25(3):39-54
Artigo Original
Estudo de análise de viabilidade do Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness como intervenção em saúde mental para estudantes universitários
Feasibility analysis study of the Mindfulness Based Quality of Life Program as a mental health intervention for university students
Estudio de análisis de factibilidad del Programa de Calidad de Vida Basado en Mindfulness como intervención en salud mental para estudiantes universitarios
Kênia Izabel David Silva de Resendea; Maycoln Lêoni Martins Teodoroa; Víviam Vargas Barrosb
Resumo
Abstract
Resumen
Introdução
Os dados epidemiológicos relativos à prevalência dos transtornos psiquiátricos no contexto acadêmico apontaram que os estudantes universitários apresentaram níveis sintomáticos acentuados1,2,3,5,7,9. Uma metanálise composta por 201 estudos avaliou a distribuição de vários sintomas psiquiátricos entre os discentes de medicina e constatou altas taxas de depressão (41%), ansiedade (38%), estresse (34%), distúrbios do sono (52%) e burnout (38%) nesta população3. No contexto nacional, um trabalho que reuniu 59 estudos que investigaram a prevalência de diferentes problemas de saúde mental em acadêmicos de medicina constatou que os sintomas de depressão (30,6%) e os transtornos mentais comuns (31,5%) foram os responsáveis pelos maiores índices de adoecimento emocional9. Os estudantes do curso de medicina constituíram uma população bastante investigada no que que se refere a saúde mental, porém os estudos com universitários de outros cursos como a enfermagem, a fisioterapia, a medicina veterinária e a engenharia também apontaram comprometimento nos níveis de saúde emocional e qualidade de vida destes alunos2, 4, 10.
As Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) são intervenções que visam o tratamento e a promoção da saúde mental e empregam as práticas de mindfulness como o principal agente de mudança14,23,25. Os estudos sobre os efeitos de mindfulness na saúde iniciaram na década de 1970 e privilegiaram populações clínicas com problemas relacionados a dor crônica, estresse e mais tarde a depressão23. Os resultados significativos destes trabalhos impulsionaram novos estudos e ampliaram as áreas de aplicação de mindfulness para as organizações e instituições de ensino superior4,6,16,17,18.
O termo mindfulness pode ser entendido como um estado psicológico, no qual se está atento ao presente de forma intencional e com esforço de não julgar a experiência13,14,15. Este estado pode ser treinado e desenvolvido por meio das IBM, cuja característica distintiva é o treinamento sistemático e sustentado da atenção por meio das práticas de mindfulness formais e informais15. Em mindfulness, prestar atenção significa direcionar o foco ao que se passa no momento, sendo capaz de observar os estímulos internos e externos, que compõem uma experiência14,15,23. Naturalmente, a atenção será captada por processos de interpretações, previsões, evocação de memórias e outros eventos mentais, que não são a experiência presente em si23,24. Prestar atenção, distrair-se, perceber a divagação mental, desengajar-se dos conteúdos distrativos e, conscientemente retornar o foco repetidas vezes, permitem o treinamento de uma habilidade chamada de inibição cognitiva15. Para atingir esse objetivo, é preciso que haja intenção. Ou seja, é importante que o praticante tenha clareza do seu propósito e das razões que o levam a se envolver com as práticas, sendo que a realização destas interfere nos desfechos afetivos e emocionais de vários aspectos da vida23. Em vista disso, para que o treinamento em mindfulness seja completo, é primordial ter compreensão das intenções, empreender o treino atencional e, ainda, adotar um conjunto de atitudes (não julgamento, aceitação, paciência, gentileza e compaixão dentre outras)23,24,25. A integração de todos esses elementos ajuda a evitar a reatividade às experiências desagradáveis, o apego aquelas que são mais aprazíveis, além de desenvolver um manejo mais positivo em relação às próprias dificuldades e sofrimentos13,14,15,23,24.
Dadas as características do treinamento em mindfulness e os desafios da experiência universitária, vários estudos foram realizados em contextos acadêmicos com os objetivos de investigar os efeitos das IBM na saúde mental dos estudantes1,3,5,7,12,16,17,22,27. Os resultados apontaram melhora significativa nos sintomas de estresse4,6,7,16, de ansiedade4,7,16, de depressão4,6,7,12,16,22,17,29, com redução nos níveis de perfeccionismo12, de ruminação12,32,36, insônia29 e sintomas físicos 17,29. Os estudos identificaram ainda aumento no nível de satisfação geral com a vida32, autocompaixão 12,16, autoeficácia12,16, qualidade de vida30, desempenho acadêmico6 e mindfulnesss6,7,17,27,33,35,36, especialmente nas facetas de descrever e não julgar a experiência17,27. Entretanto, o tamanho de efeito da mudança varia entre os trabalhos e há, também, aqueles que não observaram alterações no pós-teste18,19.
Apesar da literatura internacional elencar um conjunto de trabalhos de IBM com foco na melhoria da saúde mental de estudantes universitários, pouco se conhece sobre a viabilidade desses programas no contexto das instituições de ensino superior brasileiras18,30. O termo estudo de viabilidade abrange qualquer tipo de estudo que auxilie os investigadores a se prepararem para pesquisas em grande escala20,21. Devido às limitações de recursos, nem todas as intervenções podem ser testadas em termos de eficácia e efetividade. Por isso, estudos de viabilidade são úteis para distinguir as propostas de trabalho que possuem condições de seguir para estudos mais amplos, daquelas que necessitam de modificações para continuar e as que se mostram impraticáveis20,21,25,30.
Neste contexto, considerando as lacunas sobre a exequibilidade das IBM em ambientes acadêmicos nacionais e a complexidade deste tipo de intervenção, o objetivo deste trabalho é avaliar se o Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness é viável como intervenção em saúde mental para estudantes universitários. Para isso, serão investigadas a viabilidade da metodologia do trabalho, a praticabilidade do Programa em seu formato original e as percepções dos participantes que vivenciaram o processo de intervenção. Espera-se que o programa se mostre praticável em instituições de ensino superior brasileiras e que possa, futuramente, ser aplicado em maior escala a fim de investigar a sua efetividade sobre desfechos de saúde mental dos estudantes.
Método
O presente trabalho constitui um estudo de análise de viabilidade cujo objetivo é avaliar se a realização de uma pesquisa em larga escala é viável. Esse tipo de estudo, geralmente realizado com um número reduzido de participantes, tem a vantagem de detectar possíveis problemas e sinalizar a necessidade de adequações metodológicas. Tais ações aumentam a probabilidade de sucesso dos trabalhos mais amplos. Os estudos de viabilidade podem avaliar uma série de itens a depender do trabalho que será realizado20,21,22. Neste estudo, a análise da viabilidade foi concentrada em três aspectos distintos: análise da viabilidade dos aspectos metodológicos, da praticabilidade do Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness em instituições de ensino superior e a percepção dos participantes em relação ao programa realizado dentro dessas instituições.
Descrição do local do estudo e dos participantes
O estudo foi realizado em dois centros universitários particulares, que oferecem cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu em diferentes áreas do conhecimento. Participaram deste trabalho 22 alunos matriculados nos períodos finais (9º e 10º períodos) dos cursos de Psicologia de ambas as instituições. Foram admitidos os acadêmicos que preencheram os seguintes critérios de elegibilidade: estar regularmente matriculado/a e frequentes às aulas; ter idade entre 18 e 28 anos; responder aos instrumentos de medida integralmente; não utilizar ansiolíticos, benzodiazepínicos ou outra medicação psiquiátrica; não estar em tratamento psiquiátrico ou psicológico e não ter experiência prévia e/ou praticar qualquer tipo de treino de atenção e/ou meditação.
Intervenção
O Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness foi desenvolvido pelo Centro de Promoção de Mindfulness (CPM), exclusivamente, para a população brasileira a partir de programas com validação científica como o Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR)23 e o Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT)24. O Programa tem duração de oito semanas com encontros semanais de duas horas de duração e número médio de 15 participantes por grupo. Em cada encontro, são desenvolvidas práticas de regulação atencional e emocional, dinâmicas, conteúdos psicoeducacionais e momentos de partilha de experiências. O programa conta com uma apostila própria com conteúdos relativos a cada uma das oito sessões, instruções para as práticas meditativas formais e informais e diários para que o participante possa monitorar o seu desenvolvimento. Além disso, são fornecidos os áudios das práticas para treinamento em casa. Todas as sessões do programa são estruturadas e padronizadas, a fim de facilitar a aprendizagem do participante. O Quadro 1 apresenta o resumo dos conteúdos e práticas de cada uma das sessões do Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness.
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