Rev. bras. psicoter. 2022; 24(3):83-98
Oliveira RM, Miranda AC, Silveira JM. Intervenções para comportamentos suicidas e autolesivos em adolescentes: revisão integrativa de literatura. Rev. bras. psicoter. 2022;24(3):83-98
Artigo de Revisao
Intervenções para comportamentos suicidas e autolesivos em adolescentes: revisão integrativa de literatura
Interventions for adolescents suicidal and self-injurious behaviors: integrative literature review
Intervenciones para conductas suicidas y autolesivas en adolescentes: revisión integrativa de la literatura
Rosiane Magalhães de Oliveiraa; Amanda Cavalcanti de Mirandab; Jocelaine Martins da Silveirac
Resumo
Abstract
Resumen
INTRODUÇÃO
Os índices de suicídio aumentaram consideravelmente nas últimas décadas. Estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa morre vítima de suicídio no mundo1. Para além do suicídio consumado, as tentativas de suicídio não fatais, os comportamentos autodirigidos que resultam em algum tipo de lesão, com intenção suicida implícita ou explícita, são ainda mais comuns que as mortes por suicídio2. Há também aumento dos comportamentos suicidas e autodestrutivos na população infanto-juvenil1,3,4,5,6.
No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que acontecem cerca de 10 mil mortes por suicídio por ano7 e no período de 2006 a 2015 houve aumento de 13% no índice de suicídio entre adolescentes6. Além disso, entre os anos de 2011 e 2016, houve aumento nos índices de notificações de lesões autoprovocadas, as quais compreendem autoagressões, automutilações e tentativas de suicídio cujo desfecho não resulta em óbito8.
O histórico de comportamentos autolesivos, ideação suicida, tentativas anteriores e autolesão sem intenção suicida são os principais indicadores de risco de suicídio2,9,10,11,12,13,14,15,16,17. Grande parte dos jovens que cometem suicídio apresenta uma história de comportamentos suicidas ao longo da vida9.
Há estimativas que entre os adolescentes que já praticaram duas ou mais tentativas de suicídio, 24% tentam novamente18. A presença de autolesão, ainda que sem intenção suicida, é um forte indicador da ocorrência de futuras tentativas de suicídio. Aproximadamente 70% dos adolescentes com histórico de autolesão sem intenção suicida apresentam pelo menos uma tentativa de suicídio durante a vida19. O Ministério da Saúde indica que os adolescentes e os jovens estão entre as pessoas com maior vulnerabilidade para o risco de suicídio7 .
Em decorrência dos índices expressivos, o suicídio é conceituado como um grave problema de saúde pública e a redução da mortalidade por suicídio tem sido considerada como meta global priorizada pela OMS1. A prevenção ao suicídio também é indicada no Brasil como uma das prioridades do Ministério da Saúde, com ações voltadas à vigilância, à promoção da saúde, à prevenção ao suicídio e também atenção às pessoas que tentam suicídio e seus familiares7.
Para endereçar comportamentos de complexidade tão alta, as ações são pensadas de forma abrangente, em termos de programas, de práticas e de políticas, os quais podem ser ajustados conforme as necessidades de populações e comunidades, por não haver uma única orientação para tratamento ou prevenção do problema20
Historicamente, entre as formas de tratamento mais comuns ao suicídio estão a utilização de terapêutica medicamentosa e a internação em hospital psiquiátrico18. Contudo, na atualidade, buscam-se também outras formas de intervenções, bem estabelecidas e que sejam baseadas em evidências empíricas. Em razão do cenário preocupante envolvendo autolesões e tentativas de suicídio em adolescentes, diversas revisões sistemáticas de literatura foram conduzidas. Buscaram conhecer, por exemplo, a habilidade preditiva de instrumentos de avaliação21 e o efeito de intervenções preventivas de autolesão e suicídio22. Entretanto, as revisões ainda reportam a confiabilidade baixa ou desconhecida de certas estratégias para prevenir comportamentos suicidas e sugerem a necessidade de mais investigações.
Tendo em vista a importância de investigações envolvendo a temática do suicídio para o contexto de saúde, o presente estudo busca identificar componentes de intervenções já implementadas, de forma a organizar aspectos salientes dos tratamentos e descrever um panorama do campo das intervenções e estratégias de tratamento direcionadas a comportamentos suicidas na adolescência.
MÉTODO
O presente estudo consiste em uma revisão integrativa de literatura, a qual foi sistematizada com base no checklist PRISMA23. A revisão integrativa de literatura apresenta-se como uma importante estratégia para revisar a investigação científica. Para além de revisar as produções, esta abordagem metodológica amplia a compreensão dos fenômenos ao permitir a inclusão de estudos com métodos diversos. Ela permite a síntese e sistematização do conhecimento, organizando as produções sobre o tema, com rigor metodológico e análise crítica das publicações pesquisadas24.
Foram realizadas pesquisas nas bases de dados Cochrane Library, PubMed e PsychInfo, em janeiro de 2021, buscando-se artigos publicados no período entre 2015 e 2020. A estratégia de busca eletrônica empregada utilizou os seguintes descritores: ("Self-Injurious Behavior" OR Suicide OR "Attempted Suicide" OR "Suicidal Ideation" OR "Self-Mutilation" OR "Self-Destructive Behavior" OR Suicidality OR "Self-Harm") AND (Adolescent OR Adolescence) AND ("Psychotherapeutic Interventions" OR Psychotherapy OR "Cognitive Behavioral Therapy" OR "Brief Therapy" OR "Group Psychotherapy" OR "Behavior Therapy" OR "Acceptance and Commitment Therapy" OR "Dialectical Behavior Therapy" OR "Psychotherapeutic Techniques" OR "Mindfulness-based Interventions" OR "Mental Health Programs" OR "Adolescent Psychotherapy" OR "Behavioral Activation" OR "Psychological Therapies"). Uma bibliotecária profissional foi consultada na elaboração da estratégia de busca.
Os critérios de inclusão abrangeram apenas estudos que apresentaram alguma estratégia de tratamento e/ou intervenção voltada a comportamentos suicidas e autolesivos em adolescentes, na faixa etária entre 11 e 19 anos, publicados no período entre 2015 e 2020, sem estabelecimento de resultados desejáveis. Foram incluídos somente artigos já publicados, nos idiomas português, inglês ou espanhol, disponíveis na íntegra, on-line e com acesso gratuito ou favorecido pelo login institucional disponibilizado pela instituição de ensino das pesquisadoras.
Os critérios de exclusão restringiram artigos em que o suicídio aparecesse apenas como uma variável de resultados, mas não estivesse como um critério de inclusão no estudo. Foram excluídos artigos exclusivamente teóricos, tais como artigos de revisão, metanálise, cartas, resenhas, editoriais, considerando-se que tais modalidades de artigos, embora possam apresentar informações sobre intervenções, descrevem-nas de forma sucinta, eventualmente, omitindo o detalhamento de etapas das intervenções. Também foram excluídos relatos anedóticos, relatos de experiência, anais de congressos, entrevistas, teses ou dissertações, além de investigações que ainda não contemplassem o resultado da intervenção realizada. Foram eliminadas as duplicatas e os estudos referentes a uma mesma população, por exemplo, etapas diferentes ou desdobramentos de um mesmo estudo em diferentes publicações, nesse caso foi escolhido o artigo que abrangesse de forma mais completa a intervenção estudada, com preferência para os ensaios clínicos randomizados, se houvesse. Foram excluídos, ainda, os artigos que trataram do tema autolesão ou comportamento autodestrutivo no contexto de transtornos de outras etiologias, tais como Transtornos do Neurodesenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista ou Transtornos Psicóticos. Da mesma maneira, os estudos que trataram do tema tricotilomania ou skin picking (transtorno de escoriação) foram excluídos, por serem melhor explicados como um comportamento obsessivo-compulsivo, de outra etiologia.
Os artigos rastreados na busca nas bases de dados foram importados para o Mendeley, para exclusão de artigos por duplicidade. Os artigos restantes foram importados para uma planilha Excel, para triagem dos documentos conforme critérios de elegibilidade utilizados. A seleção dos estudos ocorreu em duas fases: leitura dos títulos e resumos, e leitura do texto na íntegra, realizada por duas pesquisadoras independentes, com divergências expostas e discutidas com a terceira pesquisadora, para decidir pela inclusão ou exclusão do artigo.
A coleta de dados foi realizada a partir de um instrumento elaborado pelas pesquisadoras, estruturado com informações de variáveis, conforme as seguintes categorias: referência do artigo, objetivo, tratamento ou programa utilizado, referencial teórico, país de origem do estudo, design do estudo, critérios de inclusão e exclusão do estudo, duração do tratamento, grupos de intervenção e controle, população estudada, tamanho da amostra, local de seleção da amostra, medidas clínicas de resultados, método de análise, descrição da intervenção, principais componentes do tratamento, resultados ou efeitos principais do estudo e mediadores ou moderadores. Uma tabela com todas as informações coletadas encontra-se nos materiais suplementares.
Foi realizada também a avaliação da qualidade metodológica dos artigos, conforme seis níveis propostos por Souza, Silva e Carvalho24: nível 1 - metanálises de múltiplos ensaios clínicos controlados e randomizados; nível 2 - estudos com delineamentos experimentais; nível 3 - estudos quase-experimentais; nível 4 - estudos descritivos, não experimentais, ou de abordagem qualitativa; nível 5 - relatos de caso ou de experiência; nível 6 - opiniões de especialistas.
Para a análise dos dados, inicialmente, o material foi organizado a partir das categorias elencadas no instrumento elaborado. De acordo com os objetivos do estudo, foram identificados os componentes das intervenções direcionadas aos comportamentos suicidas e autolesivos. Num segundo momento, realizou-se análises quantitativas descritivas dos dados, comparando-os e avaliando-os, conforme a incidência nos estudos. As informações foram mapeadas, identificando-se interações, semelhanças e diferenças entre os principais achados. Ao final, procurou-se estabelecer articulações entre as informações coletadas e os referenciais teóricos.
RESULTADOS
A busca na base de dados rastreou 1785 artigos. Após a aplicação de todos os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi composta por 30 artigos. A Figura 1 indica o processo de rastreamento, seleção, triagem e elegibilidade dos artigos para a amostra.
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