ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2022; 24(1):125-138



Artigo Original

Reações contratransferenciais de psicoterapeutas frente a uma paciente borderline em psicoterapia: um estudo qualitativo

Countertransferential reactions of psychotherapists towards a borderline patient in psychotherapy: a qualitative study

Reacciones contratransferenciales de psicoterapeutas hacia un paciente límite en psicoterapia: un estudio cualitativo

Fernanda Barcellos Serraltaa; Eduarda Duarte de Barcellosa,b; Caroline Hildebrando de Freitasb; Luciana Jornada Lourençob; Lisiane Geremiab; Luciana Zamboni Busettib,c; Pricilla Braga Laskoskid,e

Resumo

A contratransferência (CT) é um elemento do relacionamento terapêutico que possui valor clínico, especialmente com pacientes com personalidade borderline (PB). Este estudo, qualitativo e exploratório, visou identificar os sentimentos despertados em psicoterapeutas frente a um caso de paciente com PB, buscando compreendê-los em relação às características da paciente ou da sua narrativa, bem como explorar de que forma a CT seria idealmente manejada. Oito psicoterapeutas assistiram ao vídeo de uma sessão real com paciente com PB e, após, responderam a uma entrevista. As transcrições das entrevistas foram analisadas com o método Consensual Qualitative Research (CQR). Os dados organizaram-se em relação às facetas da CT, características da paciente que mobilizam afetos, e manejo da CT. Os resultados sugerem que pacientes com PB tendem a suscitar sentimentos intensos, vinculados a sua história e seu funcionamento em situação observacional, apontando para a viabilidade do método para o estudo empírico da CT. Resultados de estudos como esse podem ser utilizados como guia para jovens terapeutas compreenderem o mundo interno dos seus pacientes. A validação empírica de hipóteses clínicas fortalece a teorização e enriquece a prática psicanalítica.

Descritores: Psicoterapia; Psicoterapia Psicanalítica; Contratransferência; Estudo qualitativo, Transtorno de personalidade borderline

Abstract

Countertransference (CT) is an element of the therapeutic relationship that has clinical value, especially with borderline personality patients (BP). This qualitative and exploratory study aimed to identify the feelings aroused in psychotherapists in the case of a BP patient, seeking to understand them in relation to the patient's characteristics or her narrative, as well as exploring how the CT would be ideally managed. Eight psychotherapists watched the video of a real session with a BP patient and responded to an interview. The interview transcripts were analyzed using the Consensual Qualitative Research (CQR) method. The data were organized in relation to the facets of the CT, characteristics of the patient that mobilize affections, and management of the CT. The results suggest that patients with BP tend to elicit intense feelings, linked to their history and functioning, in an observational situation, pointing to the feasibility of the method for the empirical study of CT. Results from studies like this one can be used as a guide for young therapists to understand the inner world of their patients. Empirical validation of clinical hypotheses strengthens theorization and enriches psychoanalytic practice.

Keywords: Psychotherapy; Psychoanalytic Psychotherapy; Countertransference; Qualitative study; Borderline personality disorder

Resumen

La contratransferencia (CT) es un elemento de la relación terapéutica que tiene valor clínico, especialmente en pacientes con personalidad límite (BP). Este estudio cualitativo y exploratorio tuvo como objetivo identificar los sentimientos que despiertan los psicoterapeutas en el caso de un paciente con BP, buscando comprenderlos en relación con las características de la paciente o su narrativa, así como explorar cómo se manejaría idealmente la CT. Ocho psicoterapeutas vieron el video de una sesión real y luego respondieron a una entrevista. Las transcripciones de las entrevistas se analizaron utilizando el método de Investigación Cualitativa Consensual (CQR). Los datos se organizaron en relación a las facetas del CT, características del paciente que movilizan afectos y manejo de la CT. Los resultados sugieren que los pacientes con BP tienden a provocar sentimientos intensos, ligados a su historia y funcionamiento, en una situación de observación, lo que apunta a la viabilidad del método para el estudio empírico de la CT. Los resultados de estudios como este pueden usarse como una guía para que los terapeutas jóvenes comprendan el mundo interior de sus pacientes. La validación empírica de hipótesis clínicas fortalece la teorización y enriquece la práctica psicoanalítica.

Descriptores: Psicoterapia; Psicoterapia psicoanalítica; Contratransferencia; Estudio cualitativo; Trastorno límite de la personalidade

 

 

INTRODUÇÃO

A resposta emocional do terapeuta a seu paciente representa uma das ferramentas mais importantes no trabalho psicanalítico na contemporaneidade. O conceito de contratransferência (CT) passou por diversas mudanças desde que foi proposto por Freud: inicialmente considerado um obstáculo a ser superado, atualmente é entendido como um importante instrumento de investigação dirigido ao inconsciente do paciente. A premissa básica consiste na ideia de que o inconsciente do terapeuta pode constituir um instrumento de investigação da mente do paciente, uma vez que o inconsciente do primeiro capta o do segundo. Esta sintonia entre ambos inconscientes, na consciência, se manifesta por meio de sentimentos1. Assim, a CT revela-se como um fenômeno pervasivo que envolve a dupla em ação dentro do processo terapêutico e não somente um sujeito isolado2.

O encontro terapêutico inevitavelmente produz um impacto emocional mútuo; por meio dele ocorrem trocas de informações, comunicações verbais e não verbais, conscientes e inconscientes entre terapeuta e paciente. Neste sentido, quanto mais consciente o terapeuta estiver de suas motivações, necessidades, conflitos e desejos, menos atuará involuntariamente em resposta à CT durante o tratamento. Como um parceiro de dança, o terapeuta deve ficar perto o suficiente do paciente para manter contato e, ao mesmo tempo, não deve estar tão perto de modo que interfira nos seus movimentos próprios3.

Atualmente, a contratransferência é um conceito amplo em torno do qual outros conceitos se estruturam e interligam, como por exemplo os de identificação projetiva, campo analítico, intersubjetividade e enactment2,4. Isso reflete a tendência observada, na teoria psicanalítica contemporânea, de uma maior consideração com os aspectos relacionais, do vínculo terapêutico, ou seja, uma maior valorização dos fenômenos que ocorrem entre a díade em contraposição ao modelo mais tradicional, focado quase que unicamente no paciente2,6. Nesta perspectiva, considera-se que a habilidade do terapeuta de se colocar dentro do mundo interno do paciente, ao mesmo tempo em que se esforça para entender o seu estado emocional, são processos integrantes do efetivo manejo e uso da contratransferência6.

Embora ocupe lugar central na clínica psicanalítica contemporânea, a pesquisa empírica envolvendo a CT é ainda incipiente no contexto brasileiro. Uma revisão sistemática buscou identificar e descrever os principais achados de estudos que avaliaram a CT na psicoterapia de adultos. Dos 25 estudos selecionados, a maioria envolveu psicoterapia psicodinâmica e os resultados indicaram que a CT positiva, isto é, os sentimentos de proximidade com o paciente, está associada a resultados positivos no tratamento, tais como a melhora dos sintomas e o desenvolvimento de uma boa aliança terapêutica7. Um estudo de caso sistemático que examinou intensivamente o processo de uma PB ao longo de 59 sessões de psicoterapia psicanalítica encontrou níveis adequados de colaboração terapêutica e respostas de CT predominantemente positivas. Os autores argumentam que a experiência clínica, a formação e o tratamento pessoal da terapeuta podem ter contribuído para o manejo competente da CT, na medida que a consciência das reações emocionais provocadas na interação pode servir para a comunicação da empatia, favorecendo a aliança8.

A CT pode ser considerada uma ferramenta diagnóstica fundamental, pois pode revelar o nível de regressão do paciente. Nos últimos anos, alguns estudos demonstraram empiricamente a presença de um padrão específico de respostas do terapeuta que está relacionado a diferentes transtornos de personalidade do paciente. Além disso, tais estudos também mostraram como os efeitos da técnica do terapeuta dependem do contexto emocional em que são transmitidos e, em particular, das experiências contratransferenciais9.

Um estudo recente, realizado com 180 duplas paciente-terapeuta em psicoterapia psicanalítica, encontrou que a CT está associada às características do paciente, tais como: idade, trauma e vinculação na infância, características de personalidade como empatia e nível de operações defensivas. Por outro lado, o estudo evidenciou que as características clínicas (sintomas) pouco afetam a CT. Com base nos achados, os autores enfatizam a importância da CT para o processo terapêutico e a necessidade dos psicoterapeutas atentarem para as reações emocionais diante da história pessoal, dos traços e do funcionamento de seus pacientes, para então poder manejá-las adequadamente ao invés de atuá-las10.

A CT pode demonstrar características peculiares e se apresentar de forma a trazer dificuldades no atendimento de pacientes com funcionamentos mais regressivos, como os pacientes com organização de personalidade borderline (PB)11. Algumas manifestações estruturais específicas da PB, tais como, difusão da identidade, integração inadequada do ego, representações de si mesmo ou de objetos significativos cindidas e uso de mecanismos de defesa primitivos, podem constituir-se em importantes desafios ao manejo clínico com esses pacientes12. Além disso, características como impulsividade, ideação ou tentativas de suicídio, comportamento manipulador, exaltação e oscilação afetiva e instabilidade nos relacionamentos interpessoais podem suscitar no terapeuta intensas reações contratransferenciais4,5.

Sendo assim, destaca-se que a CT constitui um desafio particular no atendimento de pacientes como os que apresentam transtorno de personalidade borderline, sendo ainda pouco estudada empiricamente13. Nosso argumento está alinhado àqueles que entendem que a investigação empírica serve para examinar, ampliar e dar suporte aos insights clínicos psicanalíticos. Acreditamos sobretudo que a sinergia entre pesquisa e clínica é necessária para instrumentalizar jovens terapeutas, compensando a sua menor experiência. Neste sentido, o estudo propõe um método alternativo de investigação da CT: mediante a observação de uma sessão real, conduzida por outro terapeuta14,15. Assim, o presente artigo tem como objetivos identificar os sentimentos contratransferenciais despertados em psicoterapeutas psicanalíticos frente à gravação de uma sessão de um caso de paciente com transtorno de personalidade borderline e compreendê-los em relação às características da paciente ou da sua narrativa, bem como explorar de que forma a CT seria manejada idealmente pelos psicoterapeutas. Com o estudo pretende-se contribuir para a investigação empírica da CT, a instrumentalização clínica e a aproximação entre pesquisa e prática psicanalítica.


MÉTODO

Este trabalho tem delineamento qualitativo exploratório, visando o estudo empírico de um tema ainda pouco explorado neste contexto16.

Participantes

Participaram oito terapeutas de orientação psicanalítica da cidade de Porto Alegre/RS, com níveis diversos de experiência clínica (mínimo de 5 anos), escolhidos por conveniência (Tabela 1). Tabela 1. Caracterização dos participantes




Instrumentos

Entrevistas semiestruturadas foram realizadas após a observação de um vídeo de uma sessão real com uma paciente com PB. Os seguintes tópicos exploratórios orientaram a entrevista: Impressões iniciais; Quais sentimentos e reações despertadas (positivas e negativas); Quais aspectos da sessão estão relacionadas com os sentimentos; Exploração das ideias associadas a estes sentimentos; Na sessão, como tais sentimentos seriam trabalhados internamente (se o entrevistado fosse o terapeuta); Tais sentimentos seriam trabalhados com o paciente? Como?

A sessão observada

A paciente da sessão gravada era mulher, adulta, diagnosticada com organização de personalidade borderline pela terapeuta e pela SWAP-20017. A terapeuta era uma psicóloga com formação em psicoterapia psicanalítica e 3 anos de experiência clínica. A sessão escolhida foi uma sessão do quinto mês do tratamento na qual a paciente narra para a terapeuta diversos aspectos da sua história de vida, exibindo afetos intensos e contraditórios. A sessão foi gravada no contexto de um outro estudo sobre o processo de psicoterapia com pacientes borderline. Foi escolhida por ser uma sessão da etapa intermediária na qual algumas características associadas ao funcionamento e à história pregressa de pacientes com PB (por exemplo, vivências traumáticas, angústia elevada e oscilações nos afetos e má integração de representações de si e dos outros) são geralmente presentes e exploradas na sessão.

Procedimentos

O estudo é parte de um projeto mais amplo. O protocolo do estudo foi aprovado no Comitê de ética da universidade de origem do projeto (CAAE 39120214.6.0000.5344). Os terapeutas foram convidados via e-mail para participar do estudo. Após o aceite e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi marcado um encontro individual com a entrevistadora, uma psicóloga com formação em psicoterapia psicanalítica, no qual a gravação da sessão foi assistida seguida da entrevista semiestruturada. Terapeuta e paciente presentes no vídeo haviam autorizado a gravação das sessões e seu uso em pesquisa. Para este estudo específico foi feito um adendo ao projeto original. Os terapeutas que assistiram à sessão e responderam às entrevistas tiveram garantias de anonimato e confidencialidade das informações pessoais, bem como assentiram em resguardar as informações sobre o caso. O diagnóstico da paciente não foi informado para não criar viés nas respostas. As entrevistas foram gravadas em áudio.

Análise dos dados

As entrevistas foram transcritas e analisadas por um grupo de cinco juízes e uma auditora (todas mulheres, psicólogas e psicoterapeutas de orientação psicanalítica) usando o método Pesquisa Qualitativa Consensual (CQR [Consensual Qualitative Research])18. O CQR se baseia no uso de consenso entre múltiplos juízes a fim de captar diferentes perspectivas em amostras pequenas, partindo de pressuposto teórico-metodológicoepistemológico eclético que conjuga elementos da teoria fundamentada, construtivismo, fenomenologia e pós-positivismo19. Os resultados, que emergem do próprio material, são primeiramente classificados em grandes domínios (tópicos temáticos comuns às entrevistas); após, destaca-se as ideias principais (ideias nucleares) que serão o material para a subdivisão do domínio em categorias; a seguir, as categorias são definidas conforme sua variância: geral (presente em todas as entrevistas ou em todas menos uma); típica (presente em metade ou pouco mais da metade); variante (presente em menos da metade, mas em pelo menos duas); rara (presente em uma entrevista). Neste trabalho serão discutidos os principais resultados, focando a discussão nas categorias gerais e típicas.


RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os dados foram organizados em três domínios que refletem as considerações feitas pelos terapeutas diante da sessão de psicoterapia observada: Facetas da contratransferência, Características da paciente que mobilizam afetos e Manejo terapêutico. Estes domínios e suas respectivas categorias estão apresentados na Tabela 2, juntamente com as frequências de ocorrência das categorias em cada domínio. Duas categorias foram divididas em subcategorias. A ordem apresentada dos domínios segue critério metodológico-teórico-clínico.




O primeiro domínio, denominado Facetas da contratransferência, abarcou a descrição dos sentimentos dos terapeutas frente à sessão assistida. Observou-se em todas as entrevistas relatos tanto de sentimentos de aproximação (desejo de ajudar, interesse, empatia, tristeza) quanto sentimentos de afastamento (desconforto, desesperança, desconfiança, tédio, ansiedade, cansaço), destacando-se a oscilação de sentimentos. A mescla de sentimentos positivos e negativos, isto é, a ambivalência também foi mencionada por parte dos entrevistados.


"Eu fiquei com muita pena dela." (Terapeuta 6)

"Desejo de ajudar a paciente a transformar aquilo que ela estava dizendo do dia-a-dia dela." (Terapeuta 2)

"Eu não sei se a palavra é pena, mas me deu assim um certo desconforto também" (Terapeuta 5)

"Um pouco de agonia, com vontade de sacudir ela, vontade de mostrar ... relacionar mais coisas..." (Terapeuta 2)


Pesquisas indicam que indivíduos com funcionamento borderline provocam em seus terapeutas níveis mais elevados de raiva e irritação e níveis mais baixos de simpatia, empatia e carinho, evocando, portanto, sentimentos contratransferenciais mais negativos e turbulentos do que outros pacientes20,11,21. Os resultados do presente estudo, embora demonstrem que a evocação de sentimentos negativos é notável, sugerem que afetos positivos também são mobilizados em momentos distintos da sessão e, às vezes, concomitantemente. Neste sentido, estão em consonância com o estudo de Sanchez e Serralta que identificou que a utilização de defesas mais imaturas, pelos pacientes, está associada com os sentimentos de aproximação em etapas iniciais de psicoterapia psicanalítica10.

Entende-se que em pacientes com organização de personalidade borderline a CT emerge de forma intensa. No caso observado, a história traumática, o nível da angústia e certas particularidades suscitaram sentimentos de afastamento em todos os entrevistados. Todavia, sentimentos de aproximação também foram vinculados ao histórico de negligência familiar, situações de abuso, e vivências de abandono narradas na sessão. É digno de nota que os participantes somente observaram a sessão. É razoável supor que terapeutas que atendam pacientes com história e funcionamento semelhantes vivenciem reações afetivas ainda mais intensas, conflitivas e impactantes.

"Mas a gente sofre junto né, se lasca também. Então... Tem alguns pacientes que eu tenho dificuldade..." (Terapeuta 4)

"Gostei da moça, fiquei assim, ela me provocou um desejo de ajudar, e uma coisa de questionamento social sabe, não fujo disso, não adianta né..." (Terapeuta 6)

Na dinâmica transferencial-contratransferencial com esses pacientes, podemos entender que, ao mesmo tempo em que há desejo no paciente de se aproximar e de buscar o contato com o outro, despertando a aproximação do terapeuta, coexiste um forte medo de abandono e de intrusão, o que pode provocar reações de afastamento e sentimentos intensos no paciente. O terapeuta, por sua vez, contratransferencialmente vivencia via identificação projetiva esses sentimentos em si. A oscilação, às vezes rápida e intensa de distintas configurações de self-objeto internalizadas expressas na transferência é característica de pacientes borderline12.

É digno de nota a referência à relação da pessoa real e da história pessoal do psicoterapeuta com a psicopatologia do paciente para produzir uma resposta mais ou menos intensa de sentimentos. Acrescente-se a isso a consideração, feita por algumas entrevistadas, de que os sentimentos evocados são móveis e, passado o impacto negativo inicial, aspectos mais positivos começam a surgir.

"Na medida que ela foi se sentindo um pouco mais confortável na sessão, eu fui indo nesse mesmo ritmo. Eu fui empatizando um pouco mais com ela e bom, vendo que ela também passou por situações difíceis e que explicavam um pouco dessa submissão." (Terapeuta 5)

O segundo domínio identificado nas entrevistas centrou-se em percepções dos entrevistados sobre a paciente. As características identificadas mobilizam afetos. Os terapeutas perceberam um forte desamparo, ansiedade, fragilidade e funcionamento regressivo, assim como destacaram sua história traumática e de vulnerabilidade social. Tais aspectos evocaram reações diversas que remetem a aspectos da CT positiva, mas também negativa.

"Eu achei ela muito sozinha (...). A imagem que me veio à cabeça foi de uma criança com um bico, segurando um bico, sozinha." (Terapeuta 1)

"A questão do trauma que ela traz assim, fica um não nomeado. Paciente difícil, de difícil acesso." (Terapeuta 3)

"Acho que as questões sociais, de exploração, de trabalho, as questões de ter vindo de uma origem humilde .... o que essa menina passa, imagino." (Terapeuta 4)

"E depois ao longo da sessão vai se vendo que é uma moça muito sofrida né. O pai batia na mãe. Ela falava muito em trauma. Não sei se ela não viveu isso como um trauma. Acredito que sim, porque não deve ter sido nada fácil. Então uma sessão assim, eu fiquei me perguntando todo o tempo assim, como vamos ter acesso a essa moça com uma vida tão difícil, com uma ansiedade tão alta e com pouca entrega da paciente. Achei que ela estava ali e não estava tá. Totalmente defendida, muito defendida." (Terapeuta 8)

O desamparo, assim como a presença de uma história de vida marcada por abusos, negligências, maus tratos e experiências traumáticas na infância favorece a falta de limites bem construídos entre as instâncias psíquicas - ego, id e superego. Ou seja, há uma falha na passagem da pulsão à representação, de modo que os pacientes ficam restritos a respostas pelo ato (seja puramente corporal, atuações ou ato através da palavra), por não possuírem recursos simbólicos para elaborarem psiquicamente o que sentem22. Dessa forma, um ambiente familiar caótico caracterizado por problemas e violência no sistema familiar (instabilidade e organização caótica, perdas parentais, separações precoces, negligência emocional, superproteção/controle excessivo, típica de pacientes borderline23 contribui para o desenvolvimento de uma pobreza simbólica que acarretará no uso de mecanismos de defesa mais primitivos, como a cisão, negação, idealização primitiva, onipotência, desvalorização e identificação projetiva, a qual tem papel central na compreensão da CT com tais pacientes, visto o seu uso maciço contribuir para o surgimento de respostas emocionais mais intensas.

"Percebi que ela é mais primitiva (...). Ela tem essa dificuldade em falar né. Pra tu ver o quanto ela tem essa linguagem não verbal né, ela consegue passar as coisas pra todo mundo..." (Terapeuta 7)

"Porque eu imaginei ela um nenezinho para ser cuidado. Por isso me deu muita pena dela." (Terapeuta 1)

O terceiro domínio abarcou as percepções dos terapeutas sobre o tratamento, destacando-se aspectos técnicos, como o desafio frente a uma necessidade de construção, visto que pacientes mais regressivos apresentam uma compreensão concreta e pobreza simbólica. Esse aspecto, por sua vez, pode constituir um risco de o terapeuta se deter em detalhes concretos e não em nomear sentimentos ou acolher afetivamente (holding) o paciente24, que segundo a maioria dos terapeutas seriam as técnicas centrais no caso em questão.

Conforme os entrevistados, o funcionamento regressivo se expressa neste caso através do funcionamento concreto, baixa simbolização, dificuldade de comunicação, nível elevado de angústia, uso de mecanismo projetivo, hipersensibilidade e hiper-reatividade emocional entre outros aspectos da paciente. Foi bastante salientada a necessidade dos terapeutas de pacientes com este tipo de funcionamento atentarem para fenômenos do campo analítico.

"Parece que tu estás mais envolvido, ou mais misturado com o paciente e daí tu pode fazer uma intervenção absolutamente sintônica com o que tu estás sentindo. Isso com relação à contratransferência." (Terapeuta 2)

"Quantas vezes a gente deve tá enredado em alguma trama com um paciente e nem percebe." (Terapeuta 4)

O conceito de campo analítico introduzido pelo casal Willy e Madeleine Baranger, e posteriormente incorporado e desenvolvido por muitos outros psicanalistas contemporâneos, sugere a existência de um terceiro elemento ou dimensão criada na relação paciente-analista. Este elemento mítico, simbólico e intersubjetivo é próprio não da mente de um ou de outro, mas das duas mentes ou subjetividades em interação. Nesta perspectiva, portanto, entende-se que há algo novo que é criado a partir das transferências, identificações e contraidentificações projetivas cruzadas25.

Além disso, os terapeutas entrevistados falaram sobre usar sentimentos despertados como forma de "sintonizar" com a paciente, observando o que sentem e aos poucos devolvendo para o paciente como uma forma de ajudá-lo a pensar suas emoções de uma forma mais "digerida".

"O paciente percebe quando a gente já sabe alguma coisa e não diz e fica guardando aquilo. Isso pode ser anti-terapêutico, e é do momento, às vezes não tem muito o que dizer, e sim sentir, tu sente quando é o momento de trabalhar aquilo." (Terapeuta 8).

Pacientes com PB são considerados difíceis de tratar, em parte devido à CT que suscitam. Ainda que existam controvérsias na literatura psicanalítica acerca da utilidade e das limitações da auto-revelação do terapeuta, estudos empíricos de modo geral apoiam a assertiva de que em determinadas circunstâncias tais revelações favorecem o relacionamento terapêutico e o desenvolvimento da aliança8, 26.

Os participantes sinalizam que na técnica, com essa e outros pacientes semelhantes em termos de nível de funcionamento, utilizariam mais escuta, nomeação e discriminação de sentimentos, ao invés de interpretações. Referem ainda a relevância de se reparar eventuais desajustes de objetivos Tal recomendação está em consonância com a abordagem contemporânea de intervenção com esses pacientes12.

"Eu esperaria ela falar mais pra interpretar alguma coisa." (Terapeuta 6)

"Mas usando minha CT pra explicar pra ela que sim, eu percebo que ela ficou muito triste, mas assim, baseada nos meus sentimentos, porque eu acho que até para ela é difícil nomear o que ela estava sentindo, né, então eu acho que eu ia tentar aos poucos e muito aos poucos porque acho que é muito difícil e pelo que eu estava sentindo, mas colocando nela quando eu fosse devolver." (Terapeuta 7)

Ainda no terceiro domínio, observou-se que, embora isso não fosse perguntado na entrevista e não constituísse objeto específico deste estudo, os terapeutas trouxeram percepções acerca do trabalho da terapeuta observada no vídeo. Como tais comentários podem contribuir para a compreensão da contratransferência, este domínio foi incluído. Embora os entrevistados tenham destacado a capacidade de escuta e acolhimento por parte da terapeuta e tenham assinalado o uso adequado da contratransferência e, em alguma medida, a pertinência da sua postura mais ativa (fazendo perguntas e clarificando aspectos da história, do cotidiano e do pensamento da paciente), observaram também alguns desajustes ou dissintonias no funcionamento da dupla.

Fizeram também alguns comentários mais críticos, especialmente sobre a maior atividade e, em um caso, sobre a suposta pouca exploração de sentimentos por parte da terapeuta. Ainda que esta seja uma hipótese especulativa, será que focar na terapeuta não implica em buscar uma zona de conforto diante da CT eliciada pelo vídeo? Por outro lado, é natural que a situação "artificial" da pesquisa produza algum estranhamento nos participantes tão habituados a serem personagens participantes de sessões (como terapeutas) e não observadores passivos (expectadores que assistem ao vídeo).

"E dá uma vontade de seguir entendendo, porque corta muito rápido, a terapeuta é muito rápida." (Terapeuta 7)

"É difícil né, porque eu não estava ali. Eu estou de fora olhando as duas. Eu estou de fora. Sou um terceiro olhar." (Terapeuta 6)


CONSIDERAÇÕES FINAIS

A contratransferência e seu manejo com pacientes borderline, ainda que bastante discutida e debatida sob o ponto de vista clínico, é pouco estudada empiricamente. Isso possivelmente se deve, em parte, pela tradicional distância entre a pesquisa científica conduzida por métodos não psicanalíticos e a pesquisa psicanalítica no sentido estrito do termo, aquela realizada na sessão, pelo analista ou psicoterapeuta e em parte pela dificuldade de se avaliar a CT por métodos empíricos. Neste sentido o estudo inova ao utilizar uma sessão real videogravada para que psicoterapeutas pudessem auto-observar e relatar os impactos emocionais e ideias associadas ao material visualizado, com vistas a examinar aquilo que é comum aos observadores. É importante salientar que o presente estudo trata de percepções que surgiram a partir da visualização de apenas uma sessão. Além disso, os terapeutas não tiveram acesso a mais dados, ou seja, o foco não estava sobre o que ocorreu no decorrer do tratamento real. As falas dos terapeutas entrevistados e suas considerações sobre a sessão assistida vão ao encontro da literatura disponível sobre o tema e contribuem para validar empiricamente observações clínicas.

De modo geral os achados estão em consonância com a literatura e indicam que pacientes com PB tendem a suscitar sentimentos intensos nos psicoterapeutas. Os sentimentos negativos parecem ocorrer predominantemente em resposta às dificuldades interpessoais e funcionamento regressivo dos pacientes. Por outro lado, a empatia, a compaixão, a pena e o desejo de ajudar parecem mais relacionados às percepções da fragilidade decorrente da exposição a traumas, abusos, abandono e solidão a que tais pacientes muitas vezes estão submetidos. O estudo sugere ainda que tais reações de CT podem oscilar ou coexistir numa mesma sessão. Como afirmou uma entrevistada, a CT com pacientes com PB pode ser uma bússola, um instrumento de navegação que serve como guia daquilo que não pode ser plenamente comunicado por meios simbólicos durante a sessão. Neste sentido, cabe ao terapeuta utilizar a sua própria mente para reconhecer, discriminar e, no momento acertado, nomear as experiências até então não pensadas e significadas por serem demasiadamente dolorosas e perturbadoras. Mais estudos são necessários para se compreender quando e como a CT favorece ou impede o processo terapêutico.

É importante salientar que, mesmo se tratando de uma situação artificial (os terapeutas estão assistindo a um vídeo, não estão diretamente em contato com a paciente), foi possível identificar reações contratransferenciais similares entre eles. Isso pode ser um indicador da intensidade das características da paciente e seu potencial de pervasividade. Assim, ainda que a proposta metodológica amplie (ou até distorça) o conceito de CT para abarcar as reações emocionais de terapeutas advindas da observação de sessões conduzidas por outrem, possui valor heurístico. A observação de sessões reais pode constituir um método viável para o estudo empírico da CT, além de poder ser um veículo para o estudo e treinamento de terapeutas iniciantes.


REFERÊNCIAS

1. Heimann P. Sobre a contratransferência. Revista de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre. 1949; n 1.

2. Gabbard GO. The role of countertransference in contemporary psychiatric treatment. World Psychiatry. 2020; 19(2): 243.

3. Gelso CJ, Hayes JA. Countertranference and the Therapist´s Inner Experience. Perils and Possiblities. New York and London: Routledge-Taylor & Francis Group; 2013.

4. Sanchez LF, Serralta FB. Contratransferência: origem, evolução histórica do conceito e aplicabilidade clínica. Aletheia. 2019; 52(2).

5. Zaslavsky J, Santos MJP. Contratransferência: teoria e prática clínica. Porto Alegre: Artmed; 2006.

6. Gelso CJ, Hayes JA. Countertransference Management. Psychotherapy: Theory, Research Practice Training. 2001; 38(4): 418-422.

7. Machado DB, Coelho FMC, Giacomelli AD, Donassolo MAL, Abitante MS, Dall'Agnol T, Eizirik CL. Systematic review of studies about countertransference in adult psychotherapy. Trends in Psychiatry and Psychotherapy. 2014; 36(4): 173-85.

8. Moller RL, Serralta FB, Bittencourt AA, Benetti SPC. Manifestações contratransferenciais no processo terapêutico de uma paciente com personalidade borderline. Psico-USF. 2018; 23(4): 705-17. Doi: https://doi.org/10.1590/1413-82712018230410

9. Colli A, Ferri M. Patient personality and therapist countertransference. Current Opinion in Psychiatry. 2015; 28(1): 46-56. https://doi.org/10.1097/YCO.0000000000000119

10. Sanchez LF, Serralta FB. Associações entre contratransferência e características do paciente na psicoterapia psicanalítica. Rev. CES Psico. 2020; 13(3): 51-68. https://doi.org/10.21615/cesp.13.3.10

11. Colli A, Tanzilli A, Dimaggio G, Lingiardi V. Patient personality and therapist response: An empirical investigation. Am J Psychiatry. 2014; 171(1): 102-108.

12. Caligor E, Clarkin JF. Um modelo de personalidade e patologia da personalidade baseado na teoria das relaçoes objetais. In: Clarkin JF, Fonagy P, Gabbard GO, Orgs. Psicoterapia psicodinâmica para transtornos da personalidade Um manual clínico. Porto Alegre: Artmed; 2013. P. 21-54.

13. Silva MR, Steibel D, Campezatto PVM, Sanchez LF, Barcellos ED, Fernandes PP. Andando na corda bamba: desafios técnicos do atendimento de pacientes borderline. Revista Brasileira de Psicoterapia. 2016; 18(1): 13-22.

14. Jimenez JP, Altimir C. Beyond the hermeneutic/scientific controversy: A case for a clinically sensitive empirical research paradigm in psychoanalysis. The International Journal of Psychoanalysis. 2019; 100.5: 940-961.

15. Jurist EL. A Defense of Strong Pluralism: Mentalizing the Hermeneutic-Science Debate. In: Axelrod S, Naso R, Rosemberg L, Eds. Progress in Psychoanalysis: Envisioning the Future of the Profession. Londres: Routledge; 2018.

16. Sampieri RH. Metodologia de pesquisa (3rd ed.). São Paulo: McGraw-Hill; 2014.

17. Westen D, Shedler J. Revising and assessing axis II, part I: Developing a clinically and empirically valid assessment method. American Journal of Psychiatry. 1999; 36 156(2): 258-72. Doi: https://doi.org/10.1176/ajp.156.2.258

18. Hill CE, Thompson BJ, Williams EN. A Guide to Conducting Consensual Qualitative Research. The Counseling Psychologist. 1997; 25(4): 517-72.

19. Hill CE, Knox S, Thompson BJ, Williams EN, Hess SA, Ladany N. Consensual qualitative research: An update. Journal of Counseling Psychology. 2005; 52(2): 196-205.

20. Liebman R, Burnette M. It's not you, it's me: An examination of clinician - and client-level influences on countertransference toward borderline personality disorder. American Journal of Orthopsychiatry. 2013; 83(1): 15-125.

21. Rossberg JI, Karterud S, Pedersen G, Friis S. Specific personality traits evoke different countertransference reactions: An empirical study. Journal of Nervous and Mental Disease. 2008; 196(9): 702- 8.

22. Green A. Conceituaçõ es e limites. In: Green A. Conferências Brasileiras de André Green: metapsicologia dos limites. Rio de Janeiro: Imago; 1990. p. 11-32. (Original publicado em 1986).

23. Jordão AB, Ramires VRR. Vínculos afetivos de adolescentes borderline e seus pais. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2010; 26(1): 89-98. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000100011

24. Winnicott DW. O Ódio na Contratransferência. In: Winnicott DW. Da Pediatria à Psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 1947, 277-87.

25. Eizirik CL. Madeleine Baranger, uma mestra da psicanálise. Revista de Psicanálise da SPPA. 2018; 25(1). http://revista.sppa.org.br/index.php/RPdaSPPA/article/view/345/393, Abr. 2018.

26. Pinto-Coelho KG, Hill CE, Kivlighan DMJ. Therapist self-disclosure in psychodynamic psychotherapy: A mixed methods investigation. Counselling Psychology Quarterly. 2016; 29(1): 29-52.










aUniversidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica - São Leopoldo/RS - Brasil
bInstituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP) - Porto Alegre/RS - Brasil
cSociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre - Porto Alegre/RS - Brasil
dUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento - Porto Alegre/RS - Brasil
eXenophon College London, School of Psychology - Londres - WC1 B3JA - Inglaterra

Autor correspondente

Fernanda Barcellos Serralta
fernandaserralta@gmail.com

Submetido em: 06/11/2021
Aceito em: 15/03/2022

Contribuições: Fernanda Barcellos Serralta - Conceitualização, Redação - Revisão e Edição, Supervisão; Eduarda Duarte de-Barcellos - Coleta de Dados, Conceitualização, Gerenciamento do Projeto, Redação - Preparação do original; Caroline Hildebrando de Freitas - Coleta de Dados, Investigação, Redação - Preparação do original;l Luciana Jornada Lourenço - Coleta de Dados, Redação - Preparação do original; Lisiane Geremia - Coleta de Dados, Redação - Preparação do original; Luciana Zamboni Busetti - Coleta de Dados, Redação - Preparação do original; Pricilla Braga Laskoski - Redação - Revisão e Edição.

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo