Rev. bras. psicoter. 2019; 21(1):39-51
Magalhães LT, Bazoni AC, Pereira FN. Impressões de psicólogos clínicos acerca da orientação psicológica online. Rev. bras. psicoter. 2019;21(1):39-51
Artigo Original
Impressões de psicólogos clínicos acerca da orientação psicológica online
Clinical psychologists impressions on online psychological counseling
Impressões de psicólogos clínicos acerca da orientação psicológica online
Lara Trabach Magalhães; Aline Costa Bazoni; Fábio Nogueira Pereira
Resumo
Abstract
Resumen
INTRODUÇÃO
Na contemporaneidade, uma grande parcela da população tem cada vez mais contato com tecnologias de informação e comunicação, inclusive os jovens, que, muitas vezes, crescem usando computadores e utilizando a internet cotidianamente. Com a ampliação do acesso à internet, observa-se que parte dessas pessoas buscam diversos tipos de prestadores de serviços online, inclusive profissionais de saúde, como os psicólogos. A resolução vigente do Conselho Federal de Psicologia (CFP)1 prevê a oferta de atendimentos online de diferentes tipos, desde que o profissional possa garantir o sigilo das informações do cliente e o esclareça sobre todos os procedimentos quanto ao uso de tecnologias para a prestação do serviço. O CFP preconiza a realização de atendimento e/ ou consultas por meios tecnológicos, assim, como, processos seletivos, aplicação de testes e supervisão técnica.
Diante do debate na comunidade acadêmica e da tentativa de regulamentação da prática pelo CFP, surgem dúvidas sobre como os profissionais encaram o atual cenário, a formação profissional e a prática em ambiente virtual. O presente texto apresenta e discute as impressões de psicoterapeutas acerca da psicoterapia online, tendo em vista que a resolução Nº 011/20181 que entende consulta e/ ou atendimentos psicológicos como um conjunto sistemático de procedimentos, pelo qual usa-se de métodos e técnicas psicológicas para as mais diferentes áreas da psicologia, contrapondo a orientação psicológica que segundo a resolução Nº 011/20122 são atendimentos realizados de maneira breve, pontual e informativo, constituído de até 20 encontros virtuais. Entrevistamos oito profissionais com tempo de formação e orientação teórico-metodológica distintos a fim de obter um panorama mais amplo da prática clínica nesta modalidade. Buscamos também fomentar uma discussão a respeito da possibilidade de um novo cenário para a prática psicoterápica, tendo como mediador a internet e outros meios de comunicação virtual. Este estudo pretende contribuir para a produção de conhecimento sobre práticas terapêuticas online, proporcionando espaço para debater acerca do tema e reflexões sobre teorias, técnicas e métodos utilizados no processo.
REVISÃO DE LITERATURA
A TECNOLOGIA NO COTIDIANO DO BRASILEIRO
A expansão da internet no Brasil tem sido progressiva, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2015 observou que 102,1 milhões de brasileiros acessavam a rede mundial de computadores, o que corresponde a 57,5% da população de 10 anos de idade ou mais3. Segundo o Relatório da Conferência das Nações Unidas4 que apura acerca do comércio e desenvolvimento, o Brasil apresenta-se como o quarto país do mundo com maior número absoluto de usuários de Internet. Esse mesmo relatório aponta ainda que mais de 50% da população brasileira faz uso da internet.
O contexto social com suas estruturas, instituições, entre outros, contribui para o desenvolvimento de novos processos e características individuais e coletivas. Encontramos na geração atual um grande número de pessoas que cresceu rodeados por tecnologias digitais. Muitos jovens com menos de trinta anos, antes mesmo de serem alfabetizados, possivelmente manuseavam computadores, telefones celulares e outras mídias e plataformas digitais5. Logo, conhecer os fatores presentes neste contexto possibilita investigar suas interferências nos processos de subjetivação e podemos inferir que o novo contexto produza alterações comportamentais e na maneira como as pessoas percebem e significam sua relação com o ambiente6.
A psicoterapia online e suas especificidades
A psicoterapia online se apresenta como mais uma possibilidade de prestação de serviço na área da saúde mental e tem potencialidade de preencher lacunas significativas5, abarcando as mais diversas populações e suas demandas. Lembramos que pessoas que tenham desenvolvido alguns quadros de saúde, física ou psicológica, talvez não se sintam a vontade para procurar um profissional ou estejam incapacitados de se deslocar. Também devemos considerar aqueles que tenham dificuldades de deslocamento em grandes cidades, morem no exterior, estejam em período de férias em viagem, ou mesmo morem em áreas remotas.
artigo anterior | voltar ao topo | próximo artigo |
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax