ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2010; 12(2-3):151-156



Editorial

Editorial

Editorial

 

 

Caros leitores,

Um dos principais objetivos de nossa revista é ser um meio de atualizaçao para as diferentes abordagens psicoterápicas.

A violência familiar é um assunto recorrente nos meios de comunicaçao, indo aos extremos como matricídio, parricídio e filicídio.

Este tema surgiu a partir da realizaçao do atendimento multifocal de um caso de tentativa de matricídio, e com participaçao decisiva da Dra. Olga Garcia Falceto como coeditora.

Compartilhamos nossa motivaçao para discutir este assunto com vários profissionais de diferentes áreas. Tivemos o cuidado de organizá-lo de maneira a evitar a identificaçao dos participantes e obtivemos o consentimento da família para publicá-lo.

O relato do caso clinico foi enviado para todos os autores cujas reflexoes e comentários compoem este número da revista.

Os colegas: Juliana Richter Dreyer, Felipe Almeida Picon e Olga Falceto fazem uma revisao sobre o tema do matricídio; Claudio Laks Eizirik tece consideraçoes psicanalíticas; Rodrigo Grassi-Oliveira, Ingrid D'Avila Francke e Janaína Thais Barbosa Pacheco contribuem com um artigo sobre o tema aprendizagem, trauma e comportamento violento; André Palmini discute a violência na perspectiva neurocientífica atual dos afetos e das decisoes; Douglas A. Bernstein traz o ponto de vista de um psicólogo americano criminalista; Maria Rita D'Angelo Seixas, pedagoga, psicóloga e psicodramista aborda a violência transgeracional e destaca o trabalho terapêutico em rede; José Vicente Tavares-dos-Santos e Elisabeth Mazeron Machado apresentam seu ponto de vista sobre violência, juventude e reconstruçao dos laços sociais; Márcia Pettenon e Lisia Von Diemen analisam a possível relaçao entre o uso de substâncias psicoativas e violência; Cristina Soares Melnik e José Roberto Goldim refletem sobre a complexidade dos aspectos da bioética; Vivian Peres Day descreve sua participaçao como consultora em psiquiatria forense, discutindo os fatores de risco, aspectos preventivos e assistenciais; Maria Regina Fay Azambuja - procuradora da Justiça - aborda os aspectos jurídicos que envolvem o adolescente, autor de ato infracional; Eduardo Carvalho Barbosa e Oriol Ginés tratam sobre os cuidados com a equipe cuidadora; José Ovídio Copstein Waldemar e Olga Garcia Falceto apresentam o seguimento e algumas reflexoes finais sobre o caso.

A escolha deste formato da revista temática propiciou um olhar de diferentes vértices num caso de violência intrafamiliar. O psicoterapeuta atual nao pode negligenciar os impressionantes avanços nas neurociências bem como o contexto biopsicossocial complexo em que vive o paciente e/ou a família.

Ainda que tenhamos a certeza de que os vários enfoques deste tema tao difícil nao tenham sido esgotados, acreditamos que esta leitura será enriquecedora.

A qualidade com que estes textos foram construídos nos estimulou a multiplicá-los em dois números.

Com os números 2 e 3 do volume 12, estamos encerrando nossa participaçao na Revista Brasileira de Psicoterapia. Foram dois anos de muito trabalho para manter o objetivo da revista: propiciar a divulgaçao de assuntos que auxiliem os colegas que trabalham com as mais diversas modalidades de psicoterapia no dia a dia dos seus consultórios. Esperamos ter contribuído de alguma forma com os sócios do CELG na reflexao dos temas publicados.

Agradecemos profundamente a disponibilidade, a presteza e a compreensao dos colegas da comissao editorial, dos autores, dos revisores, da direçao e dos funcionários do CELG que nos auxiliaram nesta caminhada.

Também estamos dando as boas vindas à nova direçao do CELG: Marcelo Pio de Almeida Fleck e sua equipe. A Simone Hauck, como editora da Revista, que assegure a continuidade e a qualidade de nossa publicaçao. Desejamos uma gestao com muito sucesso e que a Revista Brasileira de Psicoterapia siga sendo tratada com muito carinho e consolide seu espaço na psicologia e psiquiatria brasileiras.

Agradecimento especial aos colegas citados abaixo que, de forma voluntária e efetiva nos auxiliaram colaborando nessa ediçao do volume 12.

Adriana Fork Perez
Anna Luiza Kauffmann
Carla Brunstein
Cláudio M. S. Osório
Dóris Vasconcellos-Bernstein
Elizabeth Zambrano
Ester Malque Litvin
Gisha Brodacz
Jair Rodrigues Escobar
Luiz Carlos Prado
Marilene Marodin
Marta Kops Xavier
Nina Furtado
Silvia Halpern

Despedimo-nos com um forte abraço a todos.

Boa leitura.

Gislaine e Victor

 

voltar ao topo próximo artigo
     
voltar ao topo próximo artigo