ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2016; 18(3):33-44



Relato de Caso

A personificaçao do nao simbolizável: intersecçoes entre psicossomática e morte

Róger de Souza Michels1; Bruna Holst2

Resumo

A perspectiva de morte é uma das mais aterradoras sensaçoes humanas. Pensar a própria morte envolve um movimento de grande complexidade ao psiquismo, pois nao há correlato inconsciente ou vivencial que sustente sua representaçao. A morte em si, portanto, é irrepresentável ao psiquismo. Entretanto, sujeitos que enfrentam diariamente o temor da morte precisam encontrar formas simbólicas de representar suas sensaçoes e pensamentos. O sofrimento psicossomático vem ao encontro desse tema como uma via possível de descarga, ainda que seja caracterizada pelo empobrecimento da capacidade simbólica do sujeito. O paciente psicossomático, através da lesao real do órgao, exterioriza no corpo o conflito psíquico que se encontra pulsante e buscando expressao. Nesse sentido, o presente estudo objetiva investigar as possíveis relaçoes entre o temor da própria morte e o sofrimento psicossomático. Para ilustrar o tema, vinhetas clínicas de um paciente atendido em psicoterapia psicanalítica serao utilizadas.

Descritores: Transtornos psicofisiológicos. Morte. Psicoterapia. Doença de Huntington.

Abstract

The anticipation of death is one of the most terrifying human sensations. Thinking about one's own death involves a movement of great complexity to the psyche, as there is no unconscious or experiential correlative to sustain its representation. Therefore, death itself is unrepresentable to the psyche. However, subjects who face the fear of death in a daily basis need to find symbolic ways of representing their feelings and thoughts. Psychosomatic suffering meets this topic as a way of possible discharge, even though it is characterized by depletion of the subject's symbolic capacity. The psychosomatic patient, through the real lesion of organs, externalizes in the body the psychic conflict that is pulsating and searching for expression. Given this, the present study aims to investigate possible relations between the fear of one's own death and the psychosomatic suffering. To illustrate the theme, clinical vignettes of a psychoanalytic psychotherapy patient will be used.

Keywords: Psychophysiologic disorders. Death. Psychotherapy. Huntington disease.

 

 

INTRODUÇAO

A morte é um evento catalisador de angústias no ser humano. Sua certeza é um imperativo que poe o sujeito diante da perspectiva da própria finitude. No entanto, o mesmo ser humano, que é ciente do funesto destino de seu organismo, vive na maioria das vezes como se a certeza da morte fosse uma falácia. O jargao popular, como sempre, é a melhor forma de ilustrar essa sensaçao: "vivemos como se nunca fôssemos morrer". De fato, a negaçao da própria morte é necessária ao equilíbrio do psiquismo, que nao pode suportá-la devido a sua irrepresentabilidade. Freud1, em 1926, já afirmava que é impossível compreender a morte, pois nao há registro vivencial que sustente sua representaçao.

Quando Freud1 afirma que a morte é irrepresentável ao psiquismo por nunca ter sido experimentada pelo sujeito, abre-se um importante vértice de discussao sobre o tema: o papel do corpo. É por meio do corpo que os seres humanos se tornam aptos a experienciar e perceber o mundo². Sem o corpo, através de seu polo perceptivo, nao há comunicaçao entre o mundo interno e o externo. Juntamente com a dor, é construído, paulatinamente, o conhecimento dos órgaos e da constituiçao corporal - é nesse sentido que Freud² postulou a máxima de que "o ego é, primeiro e acima de tudo, um ego corporal" (p. 39). É por meio das sensaçoes corporais que a vida é experienciada, da mesma forma que é por meio da inatividade corporal que percebemos a morte. O corpo, portanto, é um campo de expressao simbólica do conflito psíquico subjacente, especialmente quando outras vias de expressao se configuram indisponíveis ao sujeito. O quadro apresentado por histéricas conversivas - que auxiliaram Freud no desenvolvimento da psicanálise - é um exemplo de como o sintoma corporal remonta processos mentais de intensa carga emocional, que "transbordava para a inervaçao somática" (p. 248)3.

No entanto, nao é apenas na histeria de conversao que o corpo se torna a expressao do psíquico. Os quadros psicossomáticos também sao entendidos como doenças orgânicas provocadas por conflitos psíquicos inconscientes4. Entretanto, nesses quadros - e ao contrário da histeria - existe uma lesao real do órgao. Atacar o próprio organismo no processo de descarga do conflito indica uma importante fragilidade simbólica e discursiva5. Nesse caso, nao há o simbólico da conversao histérica, mas a concretude da expressao somática, que lesa e danifica o corpo. Por esse motivo, McDougall5 situa o adoecimento psicossomático como um dos mais regressivos e patológicos, juntamente com os quadros psicóticos.

Dessa forma, coloca-se a seguinte indagaçao: como se configura a intersecçao entre a morte, inconcebível ao sujeito devido à inexistência de representabilidade, e a doença psicossomática, fruto do empobrecimento da capacidade simbólica do psiquismo? Se a morte é de difícil representabilidade, como ocorre o trabalho mental daquele que vive rodeado por ela e que é constitutivamente frágil em seus potenciais simbólicos? O presente artigo visa dissertar acerca da possível convergência entre o sofrimento psicossomático e a morte, considerando a possibilidade de a somatizaçao tornar-se campo de expressao do temor frente ao término da vida. Apresenta-se a seguir o caso clínico de Lázaro, paciente atendido em um serviço de psicoterapia psicanalítica. O paciente assinou um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para pesquisas conduzidas a partir dos atendimentos realizados na instituiçao. Nao obstante, seus dados pessoais foram alterados a fim de preservar o anonimato. Portanto, para o presente artigo serao utilizadas vinhetas dos atendimentos como forma de apontar a relaçao existente entre a doença psicossomática e o temor da morte.


CARACTERIZANDO A DEMANDA

Lázaro buscou atendimento psicoterápico devido a sugestoes da equipe médica com a qual faz tratamento para dermatite atópica. O paciente, desde a infância, enfrenta fortes alergias que acometem todo seu corpo e que, atualmente, aos 32 anos de idade, têm se intensificado. Além do diagnóstico de dermatite atópica, Lázaro tem em sua família um importante histórico de doença de Huntington. Descrita por George Huntington em 1872, a doença de Huntington define-se como um quadro degenerativo, hereditário e sem possibilidade de recuperaçao, caracterizado por sintomas cognitivos, motores e psiquiátricos - tais como demência e movimentos involuntários7. O avô e tio paternos de Lázaro morreram da doença. Seu pai, também diagnosticado, atualmente encontra-se em estágio avançado do quadro, apresentando sintomas graves e incapacitantes que suspenderam completamente sua autonomia.

Ainda que o quadro se caracterize pela transmissao autossômica dominante7 - ou seja, risco de cerca de 50% de transmissao da doença -, Lázaro e o irmao optaram por nao realizar o exame diagnóstico. Sobre essa decisao, o paciente comenta: "Optei por nao fazer o exame porque se eu tiver nao vou poder fazer nada, nao vou poder reverter a doença. Nao tem o que fazer com ela mesmo que se saiba antes. Entao eu prefiro manter a minha qualidade de vida, tentar fazer as coisas de maneira que eu possa ir levando ao natural". No entanto, apesar de primar pela qualidade de vida, Lázaro leva uma rotina pobre em investimentos. O paciente tem poucos relacionamentos interpessoais, nao trabalha, nao estuda e nao tem atividades de lazer. Devido à dermatite atópica, perdeu três empregos e um curso técnico. Lázaro nao tem relacionamentos íntimos gratificantes com nenhuma pessoa - nem mesmo com a mae, com quem mora e de quem dependente financeiramente. A relaçao com a mae, ao contrário de prazerosa, provoca em Lázaro sentimentos de frustraçao e desamparo: "a mae tá sempre brigando comigo, brigou porque eu tive a crise de novo. Eu já te falei isso, do jeito explosivo dela, eu queria até sair de casa. Eu nao aguento mais eles e eles nao me aguentam também. A mae é fogo, fala as coisas na tua cara".

Ainda que a doença de Huntington constitua fator de muita ansiedade para o paciente, o tema que circunda todas as sessoes é a doença de pele, sua queixa principal, aquela que o fez buscar o tratamento. Lázaro atribui à alergia a causa de seus problemas, afirmando que sofre muito em funçao das marcas em todo seu corpo. Nao obstante, o paciente compreende, em alguns momentos, a relaçao mente e corpo presente em suas alergias. "As coisas que eu sinto e guardo ficam no meu corpo, é como se fosse um tanque cheio e que eu nao esvazio, entao eu tenho que botar isso em algum lugar. Li um livro que diz que alergias como a minha sao para pessoas que nao conseguem viver no próprio corpo, nao sei explicar direito, é como se a pessoa quisesse sair, fugir de uma situaçao, sair da própria pele. Eu concordo com isso".


DOENÇA PSICOSSOMATICA: A QUEIXA PRINCIPAL

É cabível afirmar que a dermatite atópica de Lázaro trata-se de uma doença psicossomática, ou seja, o conflito psíquico passa a ganhar expressao via corpo. Nos quadros psicossomáticos, ao contrário da histeria de conversao, há um ataque real em um determinado órgao, uma lesao verdadeira oriunda da descarga libidinal. Portanto, entende-se que o paciente psicossomático tem como principal característica a fragilidade da capacidade simbólica. Sobre esse aspecto, Volich5 comenta que pacientes que apresentam uma sintomatologia somática nao conversiva têm sua capacidade simbólica empobrecida, havendo uma ausência quase absoluta de sonhos, devaneios ou mesmo atividade criativa.

O empobrecimento das capacidades simbólicas de pacientes com doenças psicossomáticas constitui o padrao de funcionamento denominado "pensamento operatório". De acordo com Marty8, esse funcionamento diz respeito a um pensamento demasiadamente concreto e de fraca capacidade de projeçao ao futuro. Seu princípio evidencia a carência funcional das atividades fantasmáticas e oníricas, responsáveis por integrar as tensoes pulsionais e assim proteger a saúde física individual.

Sobre esse aspecto, a fragilidade simbólica de Lázaro é visível e se manifesta de muitas formas e em diversos momentos ao longo do tratamento. O conteúdo de sua fala é habitualmente concreto e descritivo, havendo raros momentos em que expressa, ou mesmo relata, algum afeto. Da mesma forma, tem grande dificuldade para falar de si, exceto nos momentos em que fala da dermatite, como se fosse capaz de existir apenas por meio da doença. O paciente nao fala sobre desejos e, da mesma forma, seus sonhos sao pobres em simbolismo: "Eu sonho pouco, sonho apenas as coisas que eu vou fazer, especialmente se eu estou ansioso. Também sonho muito que estou pegando ônibus, porque eu faço isso demais. Apenas sonho que entro no ônibus".

Outro importante indício da fragilidade simbólica de Lázaro encontra-se no fato de ele ter sido adito. Relata que aos 18 anos fez uso de maconha e crack, chegando a ser internado durante 30 dias para desintoxicaçao: "Eu comecei a usar drogas meio que pra ser adulto, pra ser o cara, eu queria falar melhor, me expressar bem, falar como adulto. Entao eu comecei a usar a droga, só que ao invés de conseguir o que eu queria eu ficava ainda mais isolado e retraído". A droga, nesse sentido, constituía recurso de expressao e descarga dos conflitos internos, exatamente como afirma Lázaro: a droga servia para falar melhor, para expressar bem o que nao pode ser expresso pela palavra. McDougall6 traça um paralelo entre os quadros aditivos e os quadros psicossomáticos, apontando que comportamentos aditivos estao, muitas vezes, a serviço de uma tentativa de obscurecer da consciência as experiências insuportáveis ao psiquismo, onde a força dos afetos suscita confusao. No caso de Lázaro, de quais afetos estaríamos falando? Talvez dos afetos velados, daquilo que o paciente nao consegue expressar por meio da palavra, mas que acabará por ser dito, seja pelo uso da droga, seja através da pele, do corpo.

O silêncio dos afetos de Lázaro é sonoro nas sessoes. O paciente se define um cético, preferindo posicionar-se de maneira externa às situaçoes, de forma que nao se envolva de fato com elas. "Entao eu acabo mantendo um olhar distante mesmo. É, nao procuro me envolver muito, sabe? Eu acho que é importante manter um olhar de fora sobre as coisas, nao se envolver muito pra nao se deixar tomar por aquilo".

No texto "Sobre o narcisismo: uma introduçao", Freud9 descreve a influência da doença orgânica na distribuiçao da libido. Diante de uma doença orgânica, ocorre uma retirada das catexias libidinais direcionadas ao mundo externo. As catexias, entao, retornam ao próprio ego do sujeito, tornando-o, assim, retraído do contato com o outro devido à enfermidade. O mesmo movimento de regressao narcísica da libido é percebido por Freud9 nos quadros hipocondríacos, em que o órgao, dotado de uma erogeneidade, passa a expressar o desenvestimento da libido objetal. Nesse sentido, torna-se clara a natureza do retraimento afetivo de Lázaro, bem como o seu desinteresse por qualquer atividade, incluindo as de lazer: "Sou preguiçoso, sempre dá uma preguiça, uma vontade de nao sair de casa, sabe? Eu sempre gostei de jogar futebol, mas é um esporte que é complicado pra mim, o problema de pele, minhas alergias nao facilitam. Imagina, o cara tá no sol, suado, com o corpo quente, isso só deixa a alergia mais forte, entao eu me afasto. A alergia é uma boa desculpa pra nao ir jogar".

Por meio de sua dermatite, Lázaro tem uma justificativa para o desinvestimento na vida. A sensibilidade de sua pele torna-se um pretexto para perpetuaçao de sua "preguiça", que constitui sua forma de nomear a regressao de seus investimentos ao seu mundo interno. O tema da preguiça está presente em muitos momentos nas sessoes com Lázaro. Ao descrever alguns exemplos de expressao da doença psicossomática, Caïn10 elege a fadiga como uma das manifestaçoes possíveis. Nos quadros psicossomáticos a fadiga surge no sentido de uma regressao que, ao contrário de certos quadros neuróticos, possui um caráter corporal difuso, capaz de projetar o sujeito de volta a fases muito arcaicas de seu desenvolvimento. Assim, de acordo com o autor, a fadiga remeteria ao retorno à fase oral, uma regressao em busca da relaçao materna na qual a falta era (ou deveria ter sido) preenchida.

A figura materna desempenha um papel fundamental na compreensao dos quadros psicossomáticos. Volich5 comenta que a qualidade da presença materna é determinante na execuçao de funçoes que o bebê, devido a sua imaturidade, nao é capaz de desempenhar - processo chamado de "gerência materna" (p. 117). Por meio da gerência materna, a mae assegura a seu filho o desenvolvimento autônomo, até que o bebê alcance níveis mais harmônicos de funcionamento. Fica evidente, portanto, a relevância das primeiras experiências de cuidado materno no funcionamento psicossomático do bebê em desenvolvimento. Diversos estudos têm demonstrado que a relaçao com um outro que atenda às necessidades corporais possibilita a gradual integraçao entre o corpo do bebê e seu psiquismo5,11,12,13.

A relaçao de Lázaro com sua mae está marcada por conflitos. O paciente descreve sua mae como uma pessoa que fala muito, uma fala com a qual ele se sente agredido. Ao contrário de Lázaro, sua mae parece reagir ao que vivencia, expressando o que sente sem dificuldades. Lázaro entende que a mae, quando se posiciona, o faz através de uma postura crítica em relaçao a ele: "Minha mae segue brigando comigo. Essa semana ela brigou comigo de novo porque eu tive outra crise de alergias. Eu digo pra ela que eu tô doente, eu nao tenho controle, nao tô assim porque eu quero"; "a mae faz isso direto, em tudo o que ela fala dá pra sentir que tem algo por trás. Ela sempre fala alguma coisa, dá uma agulhada, sabe? Por trás ela sempre joga uma verdade na cara pra chatear".

Lázaro parece perceber a mae como incapaz de dar conta de seu sofrimento; em vez de nomear os afetos e amparar o filho, a mae tenta empurrar Lázaro para o mundo. Lázaro sente que a mae nao o compreende, nao percebe seus sintomas como comunicaçao de seu desamparo diante do medo da morte - medo este compartilhado apenas pela família paterna: um possível destino trágico do qual a mae nao é herdeira. As frustradas investidas da mae para solucionar a inércia de Lázaro, em lugar de fortalecer o ego do paciente, acabam por gerar uma sensaçao de incontinência de seus afetos. De acordo com Fernandes14, o corpo é constituído pela alteridade, isto é, pelo encontro com o outro, que nomeia e ampara as sensaçoes corporais que invadem o psiquismo. A figura materna é aquela habitualmente responsável por amparar a constituiçao da imagem do corpo do sujeito. No caso de Lázaro, entende-se que o incremento de sintomas somáticos e o distúrbio na relaçao com a pele estao intimamente ligados a essa precariedade na relaçao entre mae e filho.

Diante da dificuldade em simbolizar seus conflitos e de expressar seus afetos, o corpo de Lázaro torna-se palco de um círculo vicioso: nao somente é o meio pelo qual o seu padecimento fala, mas também é o caminho pelo qual o paciente justifica sua inércia e desmotivaçao. O conflito psíquico adoece o corpo, e o corpo adoecido e fisicamente lesionado alimenta os pensamentos de morte, doença e incapacidade. Sobre o funcionamento afetivo de pacientes psicossomáticos, Marty8 descreve o quadro sintomático que chamou de "depressao essencial", cuja principal característica é a ausência de um objeto externo. Volich5 amplia esse conceito, caracterizando-o principalmente por seu "rebaixamento do tônus libidinal e por um desamparo profundo, frequentemente desconhecido do próprio sujeito. Este nao apresenta nenhuma queixa, quanto muito uma profunda fadiga e a perda de interesse por tudo que o rodeia" (p. 153).

No entanto, o retraimento da libido e seu respectivo investimento narcísico, no caso de Lázaro, nao se justificam apenas pela doença psicossomática. Entende-se que há, subjacente à lesao na pele, uma fantasia de lesao nas profundidades do corpo. As alergias de Lázaro preenchem sua mente e constituem um bom motivo consciente para o retraimento social, profissional e afetivo. Com a atençao preenchida pela preocupaçao com a pele, o desespero pela possibilidade de uma morte dolorida e angustiante nao penetram na consciência. A doença psicossomática age como uma defesa do sofrimento, mas acaba por reproduzir esse sofrimento, ainda que em outra roupagem. Mas nao seria a desconfiança de que algo se move nas profundezas de seu psiquismo, de que existe algum pavor maior a que evitar, que leva Lázaro a querer "fugir de uma situaçao, sair da própria pele"?


A DOENÇA DE HUNTINGTON ENQUANTO LEMBRANÇA DA MORTE

Sobre a doença de Huntington o paciente comenta: "O que se sabe é que o filho tem 50% de chances de ter a doença, entao sei lá. A doença só começa a se manifestar por volta dos 50 anos de idade, mas pode acontecer antes, embora seja mais raro. Claro, eu tenho medo de tá doente. As vezes eu sinto que tropeço, que nao consigo puxar a perna direito ou entao eu erro alguma palavra. Automaticamente eu já penso no problema do pai, na hora. Nao tem como nao pensar. As pessoas dizem que nao pensar na doença é nao ter a doença, mas nao tem como nao pensar".

Percebe-se na fala de Lázaro o conflito pensar versus nao pensar. Optar por nao realizar o exame diagnóstico, na tentativa de ignorar a possibilidade, nao impede que os pensamentos de morte e doença invadam a mente de Lázaro. Sobre esse aspecto, Labaki15, ao pesquisar pacientes assintomáticos portadores de HIV, comenta sobre a existência de uma espécie de "doença-fantasma" (p. 30), que gera no sujeito a sensaçao de ser um enfermo em potencial, portador de um mal que, cedo ou tarde, tomará seu corpo - o que acaba por gerar a sensaçao de portar a morte dentro de si. O adoecimento do corpo, especialmente quando relacionado a diagnósticos graves e irreversíveis, traz consigo a fantasia da morte e aponta para os limites da existência do sujeito.

Pensar a doença de Huntington como um representante simbólico da morte é um equívoco, pois, de acordo com Freud², "a morte é um conceito abstrato com conteúdo negativo para o qual nenhum correlato inconsciente pode ser encontrado" (p. 72). Ou seja, é impossível uma representaçao que possa dar conta do que é morrer. Todavia, é justamente o fato de ser irrepresentável ao psiquismo que acaba por intensificar a angústia gerada. De acordo com Labaki15, devido ao fato de a morte nao possuir um correlativo representacional inconsciente, o paciente, ao ser diagnosticado com uma doença terminal, carrega uma grande quantidade de excitaçao desligada, que se derrama automaticamente em forma de angústia.

Frente ao temor do diagnóstico da doença de Huntington, Lázaro busca no espiritismo uma maneira de amenizar seu sofrimento. "Eu gosto do espiritismo porque ele me dá esperança, ele me ajuda a acreditar que tudo isso aqui tem um sentido, que as coisas vao ter uma continuidade". Porém, o paciente nao consegue sustentar essa esperança por muito tempo, havendo momentos em que chega para as sessoes completamente descrente em relaçao à religiao ou à possibilidade de uma vida após a morte. Lázaro vive uma profunda ambivalência entre a desesperança e a esperança, o que acaba paralisando seu funcionamento.

Ainda que a morte seja um conceito abstrato, por ser desprovido de um correlato inconsciente, entendese que por meio da doença de Huntington - bem como em outras doenças às quais o tema da morte possa estar atrelado, como o HIV, de acordo com Labaki15 - a morte se torna mais real ao sujeito. Freud15 afirma que "no fundo ninguém crê em sua própria morte, ou, dizendo a mesma coisa de outra maneira, que no inconsciente cada um de nós está convencido de sua própria imortalidade" (p. 299). Nesse sentido, pode-se afirmar que uma doença grave, tal como a doença de Huntington, tem potencial para extrair do sujeito a sensaçao de imortalidade, tao importante ao equilíbrio psíquico saudável.

A intersecçao entre a doença de Huntington e a consciência acerca da própria morte remete ao conceito de castraçao. Como afirmado anteriormente, a doença de Huntington trata-se de uma doença autossômica que atinge o sistema nervoso central, acarretando em significativas disfunçoes dos movimentos, da capacidade intelectual, além de acarretar distúrbios psiquiátricos diversos. A fase sintomática da doença pode durar até 20 anos, avançando progressivamente até um quadro de demência e comprometimento generalizado dos órgaos, levando ao óbito7. A julgar o conjunto sintomático da doença, bem como a deterioraçao imposta ao corpo do portador, entende-se que o sofrimento ligado ao seu diagnóstico remete ao conceito de castraçao das capacidades corporais.

O complexo de castraçao, pensado por Freud17 em 1923, além de fundamental para o entendimento da sexualidade infantil, possibilita compreender em profundidade as implicaçoes narcísicas decorrentes da privaçao do desejo. O autor destaca que, além da proibiçao da masturbaçao na fase fálica, também a perda do seio materno, a renúncia às fezes e até mesmo a separaçao do útero implicam ao sujeito um dano narcísico relacionado a uma perda do prazer corporal. Nasio18, ampliando o entendimento das implicaçoes relativas ao complexo de castraçao, compreende que esse evento sempre remete à angústia, "pois nao há castraçao senao sob a ameaça angustiante que pesa sobre o sujeito" (p. 83). Nesses termos, pesa sobre Lázaro a angústia relativa à possível doença paterna, que aponta para uma inevitável castraçao dos prazeres do corpo, a qual o paciente testemunha cotidianamente ao visitar e auxiliar nos cuidados com o pai hospitalizado.

Ciente das privaçoes impostas pela evoluçao da doença de Huntington, Lázaro busca continuamente estar a par da sintomatologia relativa ao diagnóstico, o que apenas intensifica sua apreensao frente à possibilidade de ser portador da doença. "Eu pesquiso muito os sintomas que eu tô sentindo pra saber como eu posso fazer. As vezes eu fico muito sonolento, ou entao tem dias que sinto um 'zunido' no ouvido, também dificuldade de me manter atento às atividades, nao consigo fazer as coisas direito, fico preocupado, me irrito, isso tudo podem ser sintomas iniciais, como foi com o pai". As aproximaçoes entre o tema da morte e a castraçao já haviam sido pensadas por Freud1 em "Inibiçoes, sintoma e ansiedade", ao expor que o medo da morte é análogo ao medo da castraçao e à situaçao na qual o ego reage ao abandono do superego protetor dos perigos externos.

Lázaro apresenta grande sofrimento relacionado às perdas que já sofreu e que pode vir a sofrer, visto que sua história de vida é marcada por danos que se relacionam tanto com a doença de Huntington quanto com seu problema de pele. "Eu perdi tudo, eu perdi os bons momentos. Hoje eu passo trancado dentro de casa, ainda mais com esses caloroes, nao posso nem sair que já fico todo me coçando. Eu tenho medo de perder de novo, perder trabalho, perder o que eu estiver fazendo, ter que ficar de novo em casa, trancado". O imperativo da própria morte, condensado às consequências da sintomatologia de sua dermatite, contrasta paradoxalmente com o profundo desejo de Lázaro em sentir-se vivo e existir com qualidade de vida. Ainda que o paciente pareça sentir-se incapaz de investir em projetos de vida, sua busca por atendimento psicológico denuncia sua busca pela vida, pelo movimento, pela mobilidade psíquica.


PSICOSSOMATICA, MORTE E VIDA

No princípio deste artigo, foram colocadas duas questoes iniciais que nortearam seu desenvolvimento. Indagava-se acerca da maneira como a morte, desprovida de representante simbólico no psiquismo, era concebida pelo sujeito psicossomático, que é, constitutivamente, frágil em sua capacidade de simbolizaçao. Compreende-se que, com base nos materiais teóricos, bem como nas vinhetas clínicas, apresentam-se possíveis convergências entre os temas abordados.

A história clínica de Lázaro, juntamente com sua atual limitaçao em funçao dos sintomas psicossomáticos, evidencia a fragilidade de sua capacidade simbólica. Além do pensamento demasiadamente concreto, o paciente apresenta-se com o afeto empobrecido, isolando continuadamente suas emoçoes e interesses no mundo. Ao longo do tratamento de Lázaro, foi sendo construída a hipótese de que a possibilidade do diagnóstico da doença de Huntington estaria exercendo pressao sobre as potencialidades afetivas e intelectuais do paciente. O temor frente ao possível diagnóstico empurra Lázaro para um padrao de funcionamento no qual a vida nao se apresenta como uma possibilidade plausível, mas como uma realidade frágil e suscetível ao término iminente. Diante desse cenário, Lázaro lança mao de defesas primitivas, tais como a somatizaçao, o isolacionismo e a negaçao. A possibilidade de portar a doença opera como uma ininterrupta ameaça de castraçao. Diante dessa possibilidade, entende-se o ceticismo de Lázaro, seu olhar distante, seu pensamento concreto e a inibiçao dos afetos como recursos diante do desamparo e desespero oriundos da ameaça à vida.

De acordo com Freud19, em "Além do princípio do prazer", o psiquismo se movimenta de maneira oscilante entre pulsoes que almejam o fim da vida e pulsoes que visam prolongar a jornada até o destino final. Assim, a pulsao de morte e o desejo de retornar ao estado inorgânico da matéria advêm de um impulso que "a entidade viva foi obrigada a abandonar sob a pressao de forças perturbadoras externas" (p. 46). Sendo a vida um fenômeno que surge para agitar a calmaria daquilo que é morto e inanimado, Lázaro vivencia os investimentos da pulsao de vida como perturbaçoes da morte, à qual se sente destinado. Sendo assim, fantasias e angústias inconscientes ligadas à morte constituem-se a matriz do sofrimento do paciente.

Uma parte significativa do trabalho terapêutico de Lázaro, justamente pelo empobrecimento de sua capacidade simbólica, foi ancorada na proposta de "sonhar juntos", na terminologia de Thomas Ogden20 - ou seja, elaborar psicologicamente conteúdos paralisantes e aterrorizadores da experiência emocional. Ogden20 entende os transtornos psicossomáticos como experiências nao sonhadas, impedidas de elaboraçao psicológica, nos quais o sujeito se vê incapaz de compreender sua experiência emocional. Nesse sentido, o objetivo terapêutico vem sendo buscar novas formas de existir e pensar a experiência, nao só sobre a morte, mas também sobre a vida. Por isso essa jornada, como é percorrida em dupla, promove crescimento nao apenas em Lázaro, mas no terapeuta que acompanha seu processo.

O trabalho psicoterapêutico com Lázaro objetiva primariamente potencializar sua capacidade simbólica e tornar consciente a percepçao dos ganhos secundários relativos à doença de pele. Ao longo de um ano de psicoterapia, percebe-se em Lázaro significativa melhora em sua capacidade de expressar os afetos. O temor relativo à doença de Huntington ainda se mantém como um assunto de difícil acesso nas sessoes, mas o tema vem se desmistificando na medida em que é abordado pela dupla terapêutica. É evidente a remissao dos sintomas somáticos do paciente, e o espaço de tempo entre cada crise de dermatite vem se tornando cada vez maior. Mas, mais relevante, é o setting, que vem se construindo como um espaço de expressao, permitindo que Lázaro comunique com palavras o que por muito tempo pôde comunicar apenas com açao e adoecimento orgânico. É esse espaço de diálogo, instituído e fundado entre duas pessoas, que permite a criaçao de novas formas de perceber a si mesmo e a implicaçao do sofrimento psíquico.


REFERENCIAS

1. Freud S. Inibiçoes, sintoma e ansiedade (1926). In: Strachey J, editor e tradutor. Ediçao standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. 20. Rio de Janeiro: Imago; 1996. p. 91-131.

2. Freud S. O ego e o id (1923). In: Strachey J, editor e tradutor. Ediçao standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. 19. Rio de Janeiro: Imago; 1996. p. 25-82.

3. Freud S. Dois verbetes de enciclopédia (1923). In: Strachey J, editor e tradutor. Ediçao standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. 18. Rio de Janeiro: Imago; 1996. p. 247-68.

4. Roudinesco E, Plon M. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1998.

5. Volich RM. Psicossomática: de Hipócrates à psicanálise. Sao Paulo: Casa do Psicólogo; 2000.

6. McDougall J. Teatros do corpo: o psicossoma em psicanálise. Sao Paulo: Martins Fontes; 1996.

7. Ribeiro, R. Doença de Huntington: aspectos psiquiátricos duma doença neuropsiquiátrica paradigmática. PsiLogos. 2014;3(1):7-18.

8. Marty P. Psicossomática do adulto. Porto Alegre: Artes Médicas; 1993.

9. Freud S. Sobre o narcisismo: uma introduçao (1914). In: Strachey J, editor e tradutor. Ediçao standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. 14. Rio de Janeiro: Imago; 1996. p. 81-108.

10. Caïn J. O campo psicossomático. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 1996.

11. Dias MF. A existência psicossomática: aspectos clínicos. Winnicott E-Prints [internet]. 2012 [citado 2016 jan];7(1):16-48. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-432X2012000100002&lng=pt&tlng=pt.

12. Silva GV, Pinheiro NNB. Consideraçoes teórico/clínicas sobre a angústia e a integraçao psique-soma em Freud e Winnicott. Winnicott E-Prints [internet]. 2008 [citado 2016 jan];3(1e2):1-32. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-432X2008000100004&lng=pt&tlng=pt.

13. Laurentiis VRF. A incerta conquista da morada da psique no soma em D. W. Winnicott. Winnicott E-Prints [internet]. 2007 [citado 2016 jan];2(2):1-13. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-432X2007000200003&lng=pt&tlng=pt.

14. Fernandes MH. Corpo. Sao Paulo: Casa do Psicólogo; 2011.

15. Labaki, MEP. Morte. Sao Paulo: Casa do Psicólogo; 2001.

16. Freud S. Reflexoes para os tempos de guerra e morte (1915). In: Strachey J, editor e tradutor. Ediçao standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. 14. Rio de Janeiro: Imago; 1996. p. 285-312.

17. Freud S. A organizaçao genital infantil (uma interpolaçao na teoria da sexualidade) (1923). In: Strachey J, editor e tradutor. Ediçao standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. 19. Rio de Janeiro: Imago; 1996. p. 159-63.

18. Nasio JD. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Zahar; 2007.

19. Freud S. Além do princípio do prazer (1920). In: Strachey J, editor e tradutor. Ediçao standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. 18. Rio de Janeiro: Imago; 1996. p. 17-75.

20. Ogden T. Esta arte da psicanálise: sonhando sonhos nao sonhados e gritos interrompidos. Porto Alegre: Artmed; 2010.










1. Psicólogo. Mestrando em Psicologia Clínica (PUCRS)
2. Psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS) e Doutoranda em Psicologia Clínica (PUCRS). Professora do Curso de Especializaçao e supervisora local do estágio de psicologia clínica do ESIPP - Estudos Integrados em Psicoterapia Psicanalítica.

Correspondência
Róger de Souza Michels
R. Eng. Ildefonso Simoes Lopes, 115, Três Figueiras
91330-180 Porto Alegre, RS, Brasil
rogermichels@hotmail.com

Submetido em: 24/02/2016
Aceito em: 13/05/2016

Instituiçao: ESIPP (Estudos Integrados em Psicoterapia Psicanalítica)

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo