Rev. bras. psicoter. 2016; 18(2):134-144
Teche SP, Ramos-Lima LF. Indicaçoes de tratamento psicoterápico individual no Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Rev. bras. psicoter. 2016;18(2):134-144
Artigo de Revisao
Indicaçoes de tratamento psicoterápico individual no Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Stefania Pigatto Teche1; Luís Francisco Ramos-Lima2
Resumo
Abstract
INTRODUÇAO
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um dos principais transtornos mentais, caracterizado por alta morbidade, prejuízo social significativo e, quando evolui com sintomas crônicos, apresenta pouca resposta ao tratamento1. No Brasil, 80% da populaçao em geral já foi exposta a pelo menos um evento traumático ao longo da vida em grandes centros urbanos, como Sao Paulo e Rio de Janeiro, e a prevalência de TEPT foi estimada em torno de 10%1. Segundo o DSM-5, os critérios diagnósticos de TEPT incluem a exposiçao direta ou indireta a um evento traumático; sintomas intrusivos da memória traumática; sintomas de evitaçao; alteraçoes negativas na cogniçao e humor e alteraçoes na atençao e reatividade das percepçoes2.
Há diferentes recomendaçoes internacionais sobre o tratamento do TEPT. Existem recomendaçoes baseadas em guidelines que orientam iniciar o tratamento combinado do TEPT com uma associaçao de psicoterapia e farmacoterapia3,4,5. Outros recomendam, como primeira escolha, a Psicoterapia Focada no Trauma, e como segunda linha a farmacoterapia6,7,8.
Vários tratamentos psicoterápicos sao eficazes para adultos com TEPT. Estudos de metanálises foram insuficientes para determinar a eficácia comparativa desses tratamentos9,10. A International Society for Traumatic Stress Studies indica como primeira escolha a farmacoterapia quando a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) nao está disponível ou se a TCC nao for a preferência do paciente11. Seguindo as recomendaçoes dos guidelines internacionais, possuem evidências para a primeira linha de tratamento: a TCC Focada no Trauma, a Terapia Cognitiva, a Terapia de Exposiçao, o Treinamento de Inoculaçao do Estresse, a Terapia de EMDR e a Terapia do Processamento Cognitivo. Como segunda linha no tratamento de TEPT recomenda-se: a Psicoterapia Psicodinâmica12,13,14. Tais recomendaçoes, porém, nao devem ser aplicadas indiscriminadamente; devem ser associadas ao contexto do paciente para o julgamento e a melhor decisao clínica. Um estudo recente mostrou que, quando era dado ao paciente a escolha da sua primeira linha de tratamento, obteve-se um desfecho com melhores resultados de custo-efetividade e na qualidade de vida, quantificada por QALYs (quality-adjusted life-year), podendo escolher iniciar com Terapia de Exposiçao Prolongada ou Sertralina15.
O psiquiatra clínico necessita fazer a escolha da intervençao psicoterápica para o manejo dos sintomas. Na decisao clínica, porém, observamos pacientes que nao estao dispostos ou motivados a realizar as terapias de recomendaçao grau A. Por exemplo, um paciente muito sintomático nas suas evitaçoes pode apresentar uma forte resistência a iniciar seu tratamento pela Terapia de Exposiçao.
Baseando-se nesse problema, fez-se uma revisao sobre o tema com os principais guidelines e recomendaçoes internacionais atuais para conhecer as peculiaridades das diferentes técnicas psicoterápicas, objetivando uma indicaçao individualizada para cada paciente a fim de obter o melhor desfecho possível. A relevância de uma revisao sobre o tema baseia-se na importância da escolha da intervençao adequada, visto que, se os sintomas do TEPT cronificam, as chances de resultados positivos com o tratamento ficam cada vez menores14.
MÉTODO
O presente artigo tem por objetivo revisar as principais recomendaçoes de tratamento psicoterápico individual em adultos para o TEPT, com a ideia de disponibilizar informaçao para prover uma melhor avaliaçao clínica de acordo com as características do paciente. Para isso, uma revisao narrativa foi realizada nos guidelines vigentes sobre o tema das principais associaçoes internacionais. Além disso, foi realizada uma busca dos trabalhos dos últimos 10 anos (2006-2016) nas bases de dados PubMed, Cochrane, Scielo e Lilacs. Foram utilizados os seguintes descritores MeSH: "Practice Guidelines as Topic" e "Stress Disorders, Post-Traumatic"; adicionalmente, o termo "therapy" foi utilizado como filtro nos textos de título/resumo. Com esses critérios, 12 artigos foram selecionados. Foram utilizados como critérios de exclusao dos artigos os relacionados a terapias de grupo, terapias farmacológicas, estudos de prevençao de TEPT, uso de biomarcadores e estudos sobre trauma infantil/adolescência. Dois artigos foram relacionados3,7; além desses, incluímos alguns artigos de revisao e livros-texto da área. Somente artigos em português, inglês e espanhol foram selecionados.
Foram utilizados como grau de recomendaçao os propostos por Medeiros et al.16:
Terapia Cognitivo Comportamental Focada no Trauma;
Terapia de Exposiçao;
Terapia Cognitiva;
Treinamento de Inoculaçao do Estresse;
Terapia do Processamento Cognitivo;
EMDR (Eye-Movement Dessentization Reprocessing®);
Psicoterapia Interpessoal (TIP);
Psicoterapia Psicodinâmica.
artigo anterior | voltar ao topo | próximo artigo |
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax