ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2016; 18(2):1-2



Editorial

Editorial

Editorial

 

 

Diante de um contexto paradoxal de baixo investimento em pesquisa na área das psicoterapias, a despeito das evidências existentes em termos de custo-efetividade dessas intervençoes, o corpo editorial da Revista Brasileira de Psicoterapia foi ampliado.

Considerando as potencialidades de crescimento da produçao científica em psicoterapia, aos atuais editores da Revista somaram-se os colegas Alexandre Annes Henriques (médico psiquiatra, contratado do Serviço de Dor e Medicina Paliativa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA, coordenador do Programa de Psiquiatria e Dor - Prodor/HCPA, mestrando do PPG em Ciências Médicas - Famed/UFRGS), Andrea Poyastro Pinheiro (médica psiquiatra - Fumm/ABP, mestre em Epidemiologia - Famed/UFRGS, PhD em Psiquiatria - EPM/Unifesp), Carolina Meira Moser (médica, psiquiatra e mestre em Psiquiatria pela UFRGS, especialista em Psicoterapia de Orientaçao Analítica pelo Celg), Cintia C. V. Heidemann (médica, especialista e mestre em Psiquiatria pela UFRGS, especialista em Psicoterapia de Orientaçao Analítica pelo Celg, psiquiatra da Infância e Adolescência pela UFRGS), Cristiano Tschiedel Belem da Silva (médico psiquiatra, doutor em Psiquiatria pela UFRGS e bolsista PNPD/Capes de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduaçao em Psiquiatria e Ciências do Comportamento - UFRGS), Érico de Moura Silveira Jr. (médico, especialista e mestre em Psiquiatria pela UFRGS, aluno de doutorado do PPG em Psiquiatria da UFRGS), Julia Domingues Goi (médica pela UFSM, especialista e mestre em Psiquiatria pela UFRGS, especialista em Psicoterapia de Orientaçao Analítica pelo Celg, candidata em formaçao analítica pela SPPA) e Tiago Crestana (médico pela PUCRS, psiquiatra pelo HCPA, especialista em Psicoterapia de Orientaçao Analítica pelo Celg, membro graduado do Instituto de Psicanálise da SPPA).

O caráter plural da nova equipe assim composta - por psiquiatras e psicólogos, mestres e doutores, especialistas em adultos e em infância e adolescência, especialistas em psicoterapia de orientaçao analítica, terapia cognitivo-comportamental e com formaçao analítica - pretende fortalecer o trabalho do corpo editorial para a missao de expandir a visibilidade da Revista Brasileira de Psicoterapia no meio científico, bem como o impacto de seu conteúdo. A indexaçao no SciELO ainda é um objetivo a ser alcançado, juntamente com a ampliaçao do perfil de leitores e maior número de artigos submetidos.

Abertos a novas experiências e associaçoes, dispostos à reflexao de paradigmas e motivados a percorrer uma trajetória de desafios, pretendemos unir nossos esforços. Inspirados no emblema autobiográfico do escritor Aldous Huxley, que na escuridao da proximidade de uma cegueira inexorável conseguiu enxergar um "Admirável Mundo Novo", reconhecemos que "a experiência nao é o que acontece conosco, mas o que fazemos com aquilo que nos acontece". Nesse mesmo sentido, parafraseando Bernard Shaw, propomo-nos a procurar e criar as circunstâncias das quais precisarmos para alavancar o crescimento e a qualidade científica da Revista Brasileira de Psicoterapia.


Editoras: Neusa Sica da Rocha, Pricilla Braga Laskoski
Editores Juniores: Alcina Soares Barros, Carolina Padoan,
Diogo Machado, Rafael Stella Wellausen

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo