ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2015; 17(3):17-28



Artigos Originais

A dimensao da parentalidade no tratamento do paciente adulto

The dimension of parenthood in the treatment of adult patients

Catia Olivier Mello1; Miriam Fontoura Barros de Santis2

Resumo

A análise de pacientes adultos por analistas com formaçao em análise de crianças e adolescentes oferece uma oportunidade de reflexao para uma situaçao que se apresenta também a qualquer analista: as identificaçoes do paciente com seu filho e seus desdobramentos na sua análise. Os filhos evocam nos pais esperanças e aspiraçoes profundas, sonhos narcisistas, mas também hostilidade destrutiva. Uma das fontes dessa destrutividade, além do passado dos pais, é o status atual dos pais como adultos, com poderes físicos e mentais adultos e a atemorizadora consciência dos limites finitos desses poderes a serem apontados em análise pelo campo analítico na relaçao com o analista. Ademais da análise da transferência, as projeçoes dos conflitos e dificuldades dos pais nos seus filhos podem ser identificadas em análise e serem abordadas desde o vértice do exercício e construçao da parentalidade a partir do contato com o filho como alguém diferente de seu genitor. Este trabalho procura discutir esse ponto desde o vértice teórico e ilustrando-o com dois exemplos de pacientes adultos (com filhos) em análise.

Descritores: Transferência (Psicologia); Psicoterapia; Pais.

Abstract

The analysis of an adult patient conducted by analysts who, besides being an adult analysts is also a chidren and adolescent's analyst offers him/her an opportunity to reflect upon a situation that shows off for any analyst: the adult patient's identification with his children and their implications for his/her analysis. As we know, children evoke in their parents hope and the deepest aspirations, but also narcissistic dreams and destructive hostility. One of the sources of this destructiveness, beyond the parents'past is the current status of the parents as adults who have physical and mental powers, bringing up the frightening awareness of the finite limits of those powers to be pointed by the analytical field in relation with the analyst. Further analysis of the transference, as well as the projections of the conflicts and problems of parents in their children can be identified in analysis and be addressed from the vertex of the construction of parenthood, keeping an eye in the child as someone other than this/her parent. This paper discusses this theoretical vertex and illustrates it with two clinical vignetes of adult patients (with children) underanalysis.

Keywords: Transference (Psychology); Psychotherapy; Parenting.

 

 

INTRODUÇAO

O trabalho de orientaçao analítica com um adulto privilegia, segundo sabemos, principalmente a direçao da transferência. Esta remete o terapeuta (predominantemente) na fantasia do paciente à posiçao de seu genitor, enquanto assume (também predominantemente) a condiçao de seu filho durante as sessoes de tratamento (Freud1,2,3). A esse vértice teórico corresponde uma técnica psicanalítica que se propoe a tratar os aspectos infantis da transferência e, para tanto, privilegiar a condiçao de filho do paciente. A Psicanálise assume que uma vez recobrado o desenvolvimento pela compreensao da neurose infantil, o adulto em tratamento pode exercer com mais liberdade a conduçao do seu destino.

Como se sabe, o processo de tornar-se pai e tornar-se mae é um longo percurso que se inicia na infância de cada um dos pais. O nascimento de um filho produz uma mudança irreversível no psiquismo parental, podendo, inclusive, auxiliar na retificaçao de sua história infantil (Zornig4). Logicamente, enquanto nao se processa o amadurecimento psíquico ou a resoluçao da neurose infantil de uma forma mais extensa na vida do adulto em tratamento, observa-se que todos os seus relacionamentos interpessoais sao permeados por tais aspectos infantis. É possível para o analista identificar as projeçoes de tais aspectos em seu paciente por intermédio da transferência, como se sabe, mas também pela observaçao de como o adulto se relaciona e, eventualmente, que aspectos seus projeta em seus filhos.


DESENVOLVIMENTO NAO É UM VETOR UNICO NEM UNIDIRECIONAL

Os conceitos de Erickson5,6 sobre o desenvolvimento a partir de crises formadas por pares antitéticos já mostravam como cada fase do ciclo vital é nao só permeada, mas composta a partir das experiências do sujeito com as fases anteriores e com o que se imagina, antevê ou presencia na cultura sobre as fases que ainda estao por vir no seu ciclo vital em particular. Assim, o papel de pai ou de mae vai se tecendo a partir da vivência com o filho (em um dos vértices, o do futuro, digamos) e com o que pode ser internalizado das identificaçoes feitas do adulto com seus próprios pais (desta vez o vértice do passado, chamemos assim). Evidentemente, ambos os vértices nao sao nem passado nem futuro somente, como aliás trata Erickson de demonstrar ao longo de toda a sua obra, sendo essa compreensao uma das primeiras a capacitar a nossa visao atual naoestruturalista do desenvolvimento. Segundo o autor, assim como é possível perceber quais aspectos infantis influenciaram a personalidade do adulto a partir de seu tratamento analítico, também seria possível entrever que aspectos de sua vida adulta, em alguma medida, já estao presentes na criança ainda em formaçao. Erickson comenta essa dupla possibilidade mesmo se considerarmos o bebê e o velho, porém nao de uma maneira linear ou causal. Sua metapsicologia alerta para a presença dos aspectos identificáveis do caráter e sua evoluçao ao longo de todo o ciclo vital.

Outro autor a pensar o psiquismo como sendo concebido de forma dinâmica e pluralista, Bion7 pensa que, ao invés de somente pensarmos que o grupo é feito de indivíduos, o reverso é igualmente possível, na medida em que os supostos básicos estao em açao em todas as situaçoes de vida do sujeito. Assim, um indivíduo seria formado por vários grupos, além da clássica formaçao que atesta que um grupo é formado por vários indivíduos. Analogamente, pode-se pensar que uma análise é formada por dois indivíduos que compoem o grupo paciente-analista, mas também que cada um dos participantes tem, em si, vários grupos que compoem a sua personalidade.

Embora atualmente essa visao seja de fácil compreensao e apreensao pela comunidade científica (pois, quando lançados, tais conceitos nao foram tao bem compreendidos e aceitos), sua aplicaçao técnica ainda é mais difícil. Poucos autores têm escrito sobre essa sobreposiçao de forma específica e sobre a dimensao da parentalidade. Destacamos os trabalhos de Blos Jr.8 e Costa e cols.9 Este último ressalta como o desenvolvimento da funçao parental nao nasce pronta e tampouco se encerra com o nascimento dos filhos. Já o trabalho de Peter Blos Jr.8 alerta para os sentimentos despertados nos pais por seus filhos e para a variável capacidade de pacientes em análise (quando sao também pais) de estar em contato com seus filhos. Através de exemplos de analisandos, o autor espera mostrar de que modo essa capacidade ou sua ausência aparecem no material de tratamento de pacientes que sao pais. Em alguns casos se obtém insight sobre as defesas parentais, conflitos e inibiçoes afetivas; em outros se revela a liberdade, espontaneidade e capacidade de estar emocionalmente em harmonia com o filho. Como parte da exploraçao, presta atençao ao modo como os filhos sao utilizados emocionalmente pelos pais, pois a forma como se lida com a alteridade contida no filho pode ser de grande auxílio em determinados momentos do tratamento psicoterápico ou analítico.


A DIFICULDADE DO RECONHECIMENTO DA ALTERIDADE: PROJEÇAO E BALUARTE

A experiência de Puget10,11 com grupos e psicanálise de casais fez com que a autora refletisse e explorasse as dificuldades em lidar com a alteridade existente em cada outro como sendo distintas dos conflitos derivados da identificaçao, o que por sua vez a fez incluir em seus escritos uma espécie de disposiçao para lidar com o inesperado. Refletindo sobre como surge esse material em análise, Knijnik e cols.12 estudam a relevância da surpresa de algumas comunicaçoes entre paciente e analista para a identificaçao e desmantelamento de baluartes no processo analítico.

Nessa mesma linha, Gomel13 alerta para o fato de que o "campo vincular cria as possibilidades de emergência ou de sepultamento para a possibilidade de retranscriçao do aparato psíquico. As modalidades familiares de renúncia pulsional[...] demarcam o itinerário da perda necessária para armar o mundo representacional" (p.69). Assim, ao observarmos como o paciente adulto está lidando coma sua funçao de pai ou de mae, temos também acesso ao modo como ele abre mao (ou nao) de suas necessidades mais infantis, na medida em que abre ou nao caminhos para que o filho as tenha de forma legítima. A análise desse armarrepresentacionalde que fala Gomel parece fundamental para que novas possibilidades de retranscriçao possam efetivamente ser incorporadas ao repertório de identificaçoes e desidentificaçoes do paciente em análise. Enquanto isso nao acontece, as projeçoes podem ser mais intensas por parte do adulto sobre a criança, muitas vezes dificultando a formaçao da noçao de alteridade.

Houzel14 sugere que a parentalidade possa ser pensada como compreendendo três eixos: o seu exercício por intermédio dos aspectos jurídicos de filiaçao e parentesco; por intermédio dos cuidados parentais; e no que se refere à experiência de parentalidade, a qual abrange as modificaçoes psíquicas que se produzem no interior do sujeito enquanto passa pelo processo de tornar-se pai ou mae. Esse mesmo autor enfatiza que as capacidades criativas dos bebês reparam e modificam as fantasias dos pais, auxiliando-os no processo de parentificaçao. Da mesma forma, Zornig15 indica como esse percurso tem origens remotas, na infância dos pais, e ressalta que tornar-se pai/mae resgata e ressignifica vivências infantis, sempre levando-se em conta a pessoa real do filho, ou seja, a sua dimensao ativa nesse processo de mudança de identidade do seu genitor.

A necessidade de análise da dimensao da parentalidade pode nao ser percebida suficientemente pelo terapeuta ou analista, preocupado e treinado para analisar a dimensao infantil da transferência, favorecendo a formaçao de um baluarte (Baranger e Baranger16). Um exemplo disso pode ser a expressao de violência contra um filho como uma maneira de permitir que a raiva infantil, nao elaborada suficientemente na mente adulta, venha à tona diretamente sobre a criança (Guignard17). Com efeito, a clínica analítica nos permite observar que os filhos tornam-se alvo dos impulsos parentais em razao da dependência da criança, da fragilidade e dos significados inconscientes que o filho adquire na mente dos pais.


AS PROJEÇOES DOS PAIS SOBRE OS FILHOS E O DESENVOLVIMENTO DA ALTERIDADE

Levando esse conceito em consideraçao, já nos anos 1940 e 1950 Sperling18 recomendava o tratamento dos pais no caso de enfermidades psicossomáticas e de conduta sexual desviada das crianças. Segundo ela, a resistência dos pais interfere na vida dos filhos de várias formas e frequentemente nao se consegue lidar com ela por intermédio da criança. Recomendava, na época, analisar simultaneamente mae e filho. Shengold19 sugere que a ampla experiência do analista de crianças dentro do complexo sistema intergeracional e interpessoal oferece uma sensibilidade e oportunidade únicas de observar as maneiras em que o pai pode ser defensivamente surdo, nao estar disponível emocionalmente e, persistente ou intermitentemente, falhar em compreender as necessidades dos filhos, podendo chegar a situaçoes extremas de hostilidade e destrutividade, como nos casos de abuso psicológico ou físico (Santis, Marczyk e Ramos20).

As projeçoes parentais sobre a criança têm sido objeto de estudo de psicanalistas reconhecidos e pesquisadores do desenvolvimento dos bebês. Os trabalhos de Stern21, entre outros, descrevem como tais projeçoes operam já desde o período gestacional, mostrando como esse também é um período rico para análise da funçao parental, favorecendo um melhor vínculo paterno-filial.

Nessa mesma linha e com o auxílio do conhecimento adquirido por intermédio da Psicologia do Desenvolvimento e das interaçoes precoces pais-bebês, Fraiberg, Adelson e Shapiro22 explicitam como o narcisismo dos pais pode interferir seriamente na subjetividade do bebê. Utilizaram-se da metáfora dos fantasmas que invadem o quarto do bebê para demonstrar como a dor decorrente de um trauma esquecido e nao resolvido pode ser reatualizada, naointencionalmente, de geraçao em geraçao por meio de identificaçoes projetivas maciças entre pais e bebê. O atendimento de pais-bebê é a alternativa técnica recomendada por eles.

Atualmente, com os recursos técnicos que temos, podemos identificar as projeçoes dos pais sobre os filhos nos tratamentos individuais dos pais para, além do exame da transferência, poder apontar o efeito de tais projeçoes sobre as crianças e, eventualmente, o efeito das mesmas no desenvolvimento do filho como diferente de seu pai ou mae. Ao mesmo tempo, o recurso do analista de observar e identificar o que de infantil seu está sendo mobilizado no campo analítico, como aponta Guignard17, também amplia o campo de visao e de açao do analista.

Se os estudiosos do desenvolvimento e psicopatologia da interaçao pais-bebê se ocuparam de uma fatia desse assunto, os teóricos e terapeutas de adolescentes o veem por outro ângulo. O efeito de uma geraçao em outra e sua dimensao tem sido objeto de teorizaçao por parte dos analistas de adolescentes, como o trabalho de Kancyper23 acerca dos estilos dos pais que nao permitem a confrontaçao de geraçoes. Em seu lugar, existe a provocaçao, a qual é feita basicamente por projeçoes dos pais sobre os filhos. Sao eles, segundo o autor, basicamente de três tipos: os pais pigmaliônicos (que tentam moldar os filhos à sua imagem e semelhança, nao permitindo que desenvolvam suas próprias identidades), os distraídos (que tudo fazem pelos filhos, impedindo-os de identificar suas próprias necessidades) e os servis (que gratificam sua necessidade masoquista entronando os filhos e servindo-os como a um rei, para mais tarde fazê-los sentirem-se culpados por explorar seus pais). O analista de adultos pode, conhecendo esses padroes, identificar no seu paciente quando tais necessidades estao sendo satisfeitas por intermédio do relato do relacionamento com seu filho, acrescido da observaçao acerca de se esse mesmo padrao transferencial está se repetindo com o analista.


VINHETAS CLINICAS

O terceiro padrao (pais servis) pôde ser observado na análise de Paula, por exemplo. A paciente, profissional que no momento aqui descrito contava 30 anos de idade e encontrava-se há quatro anos em análise, alimentava a fantasia de que o melhor que alguém podia aspirar era receber ajuda incondicional de outra pessoa, ter regalias e nao ter que se esforçar para nada. O padrao transferencial reproduzia essa fantasia, exigindo da analista soluçoes para seus problemas, mudanças de horário frequentes, sempre ameaçando abandonar o tratamento caso a analista nao pudesse lhe oferecer condiçoes ideais para que pudesse se analisar. Tinha um filho de 3 anos, o qual criava sem contato com o pai. Atendia todos os desejos do menino, o qual desenvolvia-se sem limite algum. Dormia na cama de sua mae, pois ela nao gostava de levantar à noite quando necessário para atender ao chamado do menino. Na escola tinha acessos de fúria quando contrariado. Quando na casa dos avós maternos ou em contato com os primos, batia nas crianças quando tinha que dividir algum brinquedo.

Neste caso observa-se que as necessidades de ser atendida incondicionalmente eram projetadas no filho, gerando um padrao de mae servil, o qual era usado pela paciente para atender ao seu narcisismo, e nao às necessidades da criança. Do ponto de vista transferencial, realizava sua fantasia de ter tido uma mae que a atendesse a qualquer hora e lugar, e enfurecia-se com a analista quando nao era compreendida ou quando esta nao falava o que queria ouvir, exigindo também uma analista servil. A paciente pensava que os avós maternos nao cuidavam de seu filho como ele merecia, preterindo-no em relaçao aos outros netos, bem como pensava que a professora nao dava a atençao necessária ao menino, permitindo que as outras crianças o maltratassem ou o fizessem vítima de abusos na escola. Sua reaçao a esses maus-tratos, como mae, era brigar com seus pais e com a professora constantemente, exigindo que seu filho fosse melhor atendido, mostrando a essas pessoas como elas o estavam deixando de lado em comparaçao a outras crianças, ou nao compreendendo suas necessidades em determinado momento, situaçoes nas quais, na sua opiniao, justificariam a abertura de exceçao para atender a necessidade do seu filho. Reclamava muito dos cuidadores, caracterizando-os como ineptos e irresponsáveis.

Foi necessário na análise mostrar-lhe que, além de querer ser atendida pela analista incondicionalmente, vingava-se dos próprios pais projetando no filho o que vivera na sua fantasia na infância, incentivando seu filho a tiranizar os avós e a professora. Conversar com ela sobre como utilizava o menino como forma de realizar as suas fantasias, nao levando em consideraçao as necessidades de ser educado, auxiliaram-na a perceber e integrar a responsabilidade que tinha como adulta frente ao seu filho. Ou seja, manter-se infantilizada nao somente atrapalhava o seu desenvolvimento como pessoa, mas impedia a construçao de uma identidade própria do filho, separada da sua. Quando compreendeu esse aspecto na análise e passou a nao atender tanto e tao prontamente o menino, o mesmo pôde começar a desenvolver soluçoes criativas para as suas dificuldades, as quais nao incluíam tiranizar os avós e a professora.

Outro exemplo é o de Rafael, 42 anos, profissional autônomo cujo processo de análise já estava bem avançado, que queixava-se de que seus pais o consideravam medíocre se comparado aos inteligentes e brilhantes filhos de seus amigos e parentes. Quando tornou-se pai, a sua tendência foi repetir, na sua prole, o mesmo padrao pigmaliônico (do qual fala Kancyper) de relacionamento que sofrera quando criança com seus pais, aspirando às mesmas exigências narcísicas e comprometendo sua capacidade de empatia com as necessidades dos três filhos. Especialmente o filho homem era mais exigido. Frustrava-se e era agressivo cada vez que vinham as notas do colégio, que denunciavam um desempenho mediano, considerado medíocre, muito longe do brilhantismo sonhado. A fantasia era a de que, finalmente, através do filho brilhante, atenderia aos sonhos de seus pais e o agradaria.

O mesmo padrao se repetia na transferência com a analista. O seu filho, por sua vez, já começava a apresentar sintomas depressivos, resultado de um superego (ideal de ego) exigente e cruel, inundado que estava com a identificaçao projetiva maciça de seu genitor.Essa luta narcísica entre pai e filho, ao ser elucidada na relaçao analítica, possibilitou maior liberdade e satisfaçao para ambos. Claro está que na relaçao transferencial buscava agradar, tirar boas notas e ser o filho-analisando genial. Esse trabalho foi o foco principal do trabalho analítico, porém, caso nao fosse incluída a abordagem da funçao parental com o filho, imagina-se que se manteria o prejuízo na relaçao da dupla e no crescimento emocional do analisando. Assim, nao se trata de abordagens excludentes, mas complementares, que se enriquecem mutuamente e ampliam as possibilidades de mudança psíquica.

Portanto, estar atento às projeçoes dos pais sobre a pessoa do filho pode ser um aspecto complementar ao exame da transferência na medida em que se considera o filho como alguém que representa a alteridade, e nao somente uma projeçao de si mesmo.


O RECONHECIMENTO DA ALTERIDADE DO PACIENTE PELO ANALISTA

No polo do analista, Guignard17 alerta para o quanto de infantil cada paciente desperta no seu analista. Concebendo-se a análise como sendo composta por dois indivíduos cujos mecanismos inconscientes estarao em constante interaçao, um agindo e reagindo sobre o outro, é mister que o analista tenha condiçoes de identificar ao menos (a ponto de nao evitar), segundo ela, o impacto do infantil de cada paciente no seu psiquismo na sessao, ou refletir sobre ela após o seu término, escrevendo-a ou supervisionando o caso. Para tanto, a autora identifica as condiçoes de término da análise do analista como sendo importante para que ele tenha tido condiçoes suficientes de dar um destino, em sua personalidade, ao impacto do infantil do paciente (seja ele criança, adolescente ou adulto), que serao ali despertadas. O analista poderá fazê-lo por intermédio da sublimaçao, da repressao e/ou, quando necessário, de novas retranscriçoes de representaçoes, sempre com o fim de nao comprometer o trabalho analítico com o paciente.

Com o objetivo de nao borrar a alteridade de cada pessoa, o inusitado e novo de cada situaçao, Bion24 advoga que o analista procure encontrar-se com cada paciente a cada nova sessao como se fosse a primeira vez, e tente abandonar o que ele já conhece de seu paciente para que possa aprender com a nova experiência emocional que se criará na sessao. Somente assim ele poderia tentar libertar-se do que achava que sabia a fim de ser receptivo a tudo que nao sabe (Bion24, Ogden25). A experiência do analista vir a saber quem o paciente está se tornando é inseparável da experiência do paciente de vir a saber quem o analista é e está se tornando. Essa alteraçao em seu ser é uma presença nao falada, mas sentida na análise. Fèdida26 alerta para o fato de que "quando nao nos espantamos mais com a estranheza da transferência corremos o risco de tê-la esquecido ou negligenciado o seu sítio de estrangeiro e, com certeza, a virtude da linguagem, interlocutora da transferência" (p.174).

Seguindo nessa linha de diferenciaçao entre o eu e o outro, Green27 aborda como os limites sao estruturais desde o ponto metapsicológico, uma vez que somente o objeto e a sua finalidade é que podem ser alterados, enquanto que a fonte e o objetivo da pulsao nao podem. Relacionar-se com outra pessoa é ao mesmo tempo invasivo e respeitador, já que para tanto é necessário o reconhecimento da existência de alguém além de si mesmo, fato que abala o narcisismo do sujeito ao denunciar a falácia da ilusao de completude e autossuficiência. Na sequência, para realizar algum contato interpessoal significativo, é necessário que tenhamos condiçoes de adentrar a subjetividade do outro por intermédio da identificaçao projetiva, denotando algo de invasivo nesse trajeto. Por definiçao, tais movimentos nao podem estar nem tao somente no polo do narcisismo, sob pena de nao se conectar com ninguém além de si mesmo, nem serem tao invasivos que eliminem a subjetividade do outro e o submetam a sua subjetividade ao tentar se aproximar. O polo do objeto é, para Green, revelador da pulsao, sendo os mesmos inseparáveis metapsicologicamente falando. A dificuldade em estabelecer limites está, pois, aí identificada. Ela é a um só tempo impossível e necessária para a constituiçao do sujeito e da identidade.


PARA CONCLUIR: COMO IDENTIFICAR MAIS ESSE ASPECTO NO TRABALHO TERAPEUTICO?

Vemos a tarefa complexa que se apresenta ao analista, quando este for o caso: analisar a posiçao infantil do paciente adulto sem negligenciar os seus aspectos parentais adultos. Faz-se necessário que o analista também identifique o que de alteridade há no paciente e o que de infantil este despertou no analista para que possa auxiliar o mesmo a nao projetar nas pessoas de sua vida de relaçao, inclusive seus filhos, o que nao é deles. Sabe-se que o exercício da parentalidade traz elementos valiosos acerca do exercício do próprio narcisismo, como assinalou Freud em 19142. Nesse trabalho, Freud explica como os pais, mesmo que já tenham alcançado uma condiçao no seu desenvolvimento de renunciar a aspectos narcísicos em prol de uma adaptaçao à realidade, ou que o avançar da idade já tenha lhes sinalizado com a perspectiva unilateral da flecha do tempo (Meltzer e cols.28), encontram na infância e no convívio com os filhos uma oportunidade de reeditar a ilusao da onipotência e a total satisfaçao infantis:

Se prestarmos atençao à atitude dos pais afetuosos para com seus filhos, temos que reconhecer que ela é uma revivescência e reproduçao de seu próprio narcisismo, que de há muito abandonaram. [...] Sentem-se influenciados a suspender, em favor da criança, o funcionamento de todas as aquisiçoes culturais que seu próprio narcisismo foi forçado a respeitar e a renovar em nome dela as reivindicaçoes sua vontade própria nao a atingirao; as leis da natureza e da sociedade serao ab-rogadas em seu favor: ela será mais uma vez realmente o centro e o âmago da criaçao - "sua majestade o bebê" -, como outrora nós mesmos nos imaginávamos (p. 107-108).
Como analistas, pensamos como integrar esses aspectos na análise do paciente, uma vez que nos parece que ao realizar tal tarefa estaremos auxiliando nosso paciente adulto a integrar aspectos do seu ciclo vital que estao sendo construídos (e nao somente reeditados) a partir do nascimento dos seus filhos. Trata-se de uma tarefa que, ao nosso ver, mereceria mais atençao pelo intrincado que se apresenta ao analista: distinguir o que de infantil há na comunicaçao do paciente adulto (transferência) do que de infantil e que está sendo projetado no agir do adulto com seu filho a partir da singularidade que o contato com a pessoa do filho, diferente da sua, elucida. Esse último ponto contribuirá para a construçao de aspectos da vida adulta que nao sao mais somente reflexo da transferência de aspectos infantis de sua vida de relaçao com os objetos primitivos, mas que estao sendo formados e moldados a partir do contato com o filho. Por tabela, evidentemente, o filho do paciente estaria se beneficiando ao ter um genitor mais maduro e que nao precisasse utilizá-lo como palco para extravasar sentimentos infantis malcontidos ou nao elaborados suficientemente.

Neste sentido, o limite entre a criança que está presente no paciente adulto e que busca satisfazerse pode encontrar no seu próprio filho o objeto de descarga. Neste caso, é tarefa do analista poder identificar esse risco quando estiver acontecendo, para que a criança nao seja utilizada para esse fim. Na sequência, o paciente adulto poderá ir construindo, junto com o exame da transferência com seu analista, novas maneiras, dessa vez pertencentes a uma identidade adulta que estará sendo construída na análise, a qual nao será apenas uma naorepetiçao de padroes infantis antigos. Nao se tratará apenas (embora isso nao seja pouco, absolutamente) de liberar-se dos padroes transferenciais antigamente aprendidos, mas criar novos, criativos e adaptados a sua realidade, idade e personalidade, a qual incluirá a singularidade da personalidade de cada filho(a).

Assim, identificar em si e no paciente o que há de infantil e o que há de adulto no seu modo de viver, relacionar-se, fantasiar e pensar parece ser uma boa possibilidade de manter a singularidade da personalidade do(a) paciente adulto(a), de seu filho(a) e do(a) analista.

Mas em que momento abordar essa questao no aqui e agora da sessao? No tratamento analítico do paciente adulto, estamos suficientemente atentos à dimensao da parentalidade? Seja como for, talvez seja importante nao perder de vista que, ao "olhar" para Édipo, podemos estar borrando a visao de Layo e Jocasta presentes em cada análise.


REFERENCIAS

1. Freud S. A dinâmica da transferência (1912). In: Ediçao standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago; 1976. v. XII, p. 129-143.

2. Freud S. Sobre o narcisismo: uma introduçao (1914). In: Ediçao standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago; 1976. v.XIV, p.85-119.

3. Freud S. Conferências introdutórias sobre psicanálise. Conferência XXVII: Transferência (1916-1917). In: Ediçao standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago; 1976. v. XVI, p. 503-521.

4. Zornig SMA-J. Tornar-se pai, tornar-se mae: o processo de construçao da parentalidade. Tempo Psicanalítico.2010;42(2):453-470.

5. ______. As oito idades do homem (1966). In: Infância e sociedade. Rio de Janeiro: Zahar Editores; 1976. p. 227-253.

6. Erikson EH. O ciclo vital: epigênese da identidade (1968). In: Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Guanabara; 1987. p. 90-141.

7. Bion WR. Experiências com grupos (1961). Rio de Janeiro: Imago; 1975.

8. Blos Jr P. El significado de losniñosenel material de sus padres. PsicoanálisisAPdeBA. 1974;26(2):297-317.

9. Costa FMC, Portella IB, Pezzi LP, Lima LCG, Lucion NK, Celia R, Rosa SW. Parentalidade: aspectos evolutivos. Revista de Psiquiatria do RS.1992;14(1):30-33.

10. Puget J,Berenstein I. Psicanálise do casal. Porto Alegre: Artes Médicas; 1993.

11. Berenstein I,Puget J. Lo vincular. Clínica y técnica psicoanalítica. Buenos Aires: Paidós; 1997.

12. Knijnik J, Rispoli A, Azambuja ACT, Mello CO, Rubin LC, Pacheco MHR e Eizirik CL. Baluarte, surpresa e comunicaçao no campo analítico. Revista Brasileira de Psicanálise.2012;46(1):150-162.

13. Gomel S. La escena fantasmática. In: Transmissióngeneracional, família y subjetividad. Buenos Aires: Lugar Editorial; 1999. p. 67-80.

14. Houzel D. As implicaçoes da parentalidade. In:Solis-Ponton L, organizador. Ser pai, ser mae. Parentalidade: um desafio para o terceiro milênio. Sao Paulo: Casa do Psicólogo; 2004.

15. Zornig SMA-J. Construçao da parentalidade: da infância dos pais o nascimento dos filhos. In: Piccinini CA, Alvarenga P, organizadores. Maternidade e paternidade:a paternidade em diferentes contextos. Sao Paulo: Casa do Psicólogo; 2012. p. 17-34.

16. Baranger M, Baranger W. La situación analítica como campo dinámico. Revista Uruguaya de Psicoanálisis. 1961;IV(1):3-54.

17. Guignard F. O infantil ao vivo: reflexoes sobre a situaçao psicanalítica. Rio de Janeiro: Imago; 1997.

18. Sperling M. Fobias escolares: classificación, dinámica y tratamiento. Buenos Aires: Paidós; 1974.

19. Shengold L. Soul murder, a review. InternationalJournalofPsychotherapy. 1974;3:366-373.

20. Santis MFB, Marczyk C, Ramos F. Psicoterapia de orientaçao psicanalítica de crianças vítimas de violência sexual intrafamiliar. In: Azambuja MRF, Ferreira MHM. Violência sexual contra crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artes Médicas; 2011.

21. Stern D. The interpersonal world of infant. New York:Basic Books; 1985.

22. Fraiberg A, Shapiro. Fantasmas no quarto do bebê: uma abordagem psicanalítica dos problemas que entravam a relaçao mae-bebê. Publicaçao CEAPIA.1994;7:12-34.

23. Kancyper LM. La confrontacióngeneracional como campo dinámico. In: Kancyper LM, editor. Volviendo a pensar com Willy y Madeleine Baranger - nuevosdesarollos. Buenos Aires: Editorial Lúmen; 1999. p. 169-216.

24. BionW. As transformaçoes. Rio de Janeiro: Imago; 1978.

25. Ogden TH. Esta arte da psicanálise. Sonhando sonhos nao sonhados gritos interrompidos. Porto Alegre: Artmed; 2010.

26. Fèdida P. O sítio do estrangeiro: a situaçao psicanalítica. Sao Paulo: Escuta; 1997.

27. Green A. Conferências brasileiras de André Green: metapsicologia dos limites. Rio de Janeiro: Imago; 1990.

28. Meltzer DD. La dimensionalidad como unparametrodel funcionamento mental: surelacionconlaorganizacion narcisista (1975). In: Meltzer DD, editor. Exploracióndel autismo: unestudiopsicoanalítico. Buenos Aires: Paidós; 1984.










1. Psicanalista (SPPA).Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS).Psicóloga (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil
2. Médica psiquiatra (UFRGS). Membro graduado do Instituto de Psicanálise (SPPA). Psiquiatra. Porto Alegre, RS, Brasil

Instituiçao: Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Correspondência
Cátia Olivier Mello
Av. Iguaçu, 119/501
90470-430 Porto Alegre/RS
catiaomello@gmail.com

Submetido em: 27/01/2015
Aceito em: 09/03/2015

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo