Rev. bras. psicoter. 2015; 17(3):3-16
Brandtner M, Weydmann GJ, Serralta FB. Compras compulsivas: uma revisao sistemática das opçoes psicoterapêuticas. Rev. bras. psicoter. 2015;17(3):3-16
Artigos Originais
Compras compulsivas: uma revisao sistemática das opçoes psicoterapêuticas
Compulsive buying: a systematic review of the psychotherapeutic options
Maríndia Brandtner1; Gibson Juliano Weydmann2; Fernanda Barcellos Serralta3
Resumo
Abstract
INTRODUÇAO
A alteraçao psicopatológica que envolve o comportamento impulsivo relacionado ao comprar foi originalmente denominada oniomania por Bleuler e Kraepelin, no início do século XX1,2. Porém, ela começou a ser reconhecida como fenômeno a ser compreendido e investigado somente a partir da década de 19903. Atualmente, o comprar compulsivo é definido como um problema psicopatológico associado a fortes e incontroláveis impulsos por comprar4. O comportamento de comprar, neste contexto, é caracterizado por reaçoes rápidas e nao planejadas, sem nenhuma ou pouca avaliaçao de suas consequências5,6.
Embora esses sintomas sejam comuns e constituam, inclusive, critério diagnóstico para a fase de mania ou hipomania do Transtorno Bipolar7, é importante notar que o comprar compulsivo vem sendo estudado independentemente dessa categoria diagnóstica. Diversos autores8,9 consideram o comprar compulsivo como um Transtorno de Controle de Impulsos SOE (sem outra especificaçao), o que pressupoe a exclusao de mania ou hipomania.
McElroyet al.8 propoem os seguintes critérios diagnósticos para o comprar compulsivo:
1. Preocupaçoes, impulsos ou comportamentos mal-adaptativos envolvendo compras, como indicado por, pelo menos, um dos seguintes sintomas:Entende-se que o comprar compulsivo seja uma síndrome clínica que possui características crônicas e repetitivas9, na qual predominam preocupaçoes excessivas, desejos e comportamentos envolvendo gastos e que levam a consequências adversas10, resultando, assim, em prejuízo social e psicológico para o indivíduo11. A estimativa de prevalência dessa síndrome varia de 2 a 8% na populaçao geral, podendo estar associada a outros quadros psicopatológicos de eixo I, como transtornos de humor, transtornos de ansiedade e uso abusivo de substâncias8. Caso essa síndrome fosse incluída como transtorno específico nas classificaçoes da CID e do DSM, constituiria o diagnóstico mais comum entre o grupo dos Transtornos de Controle de Impulsos12. No DSM-V13 o comprar compulsivo nao foi incluído como um diagnóstico. Existe um especificador do Transtorno de Acumulaçao (colecionismo) que dita que aproximadamente 80 a 90% dos indivíduos com esse transtorno exibem aquisiçao excessiva de bens desnecessários, sendo que a forma mais frequente de aquisiçao sao as compras.
a. preocupaçao frequente com compras ou impulso de comprar irresistível, intrusivo ou sem sentido;2. A preocupaçao com compras, ou impulsos ou o ato de comprar causam sofrimento marcante, consomem tempo significativo e interferem no funcionamento social e ocupacional ou resultam em problemas financeiros.
b. comprar mais do que pode, comprar itens desnecessários ou comprar por mais tempo que o pretendido.
3. As compras compulsivas nao ocorrem exclusivamente durante episódios de mania ou hipomania.
artigo anterior | voltar ao topo | próximo artigo |
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax